Diário do Estudante 2019/2020

disruptedmind

Membro Dux
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Quando estás prestes a ganhar coragem para pedir uma carta de recomendação a um professor, mas a sensação é estranha:

Como eu acho que o professor se vai sentir com o email aleatório:
Além disso, quando envias aos Serviços Académicos uma dúvida sobre um "certificado" e perguntas se serve o que se encontra no Fénix e respondem-te com uma mensagem automática a dizer que não andam lá muito céleres nas respostas:

Quanto tempo é que eu acho que demoram a resolver alguma coisa naqueles SA:

Hoje apeteceu-me contar-vos um bocadinho do meu dia através do Michael Scott. Espero que estejam todos bem 🥰
There is never enough of Michael Scott...
Mensagem fundida automaticamente:

Vocês têm algumas dicas para o exame? Gramática... leitura... manusear o tempo, tudo o que acharem necessário.

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Quando estás prestes a ganhar coragem para pedir uma carta de recomendação a um professor, mas a sensação é estranha:

Como eu acho que o professor se vai sentir com o email aleatório:
Além disso, quando envias aos Serviços Académicos uma dúvida sobre um "certificado" e perguntas se serve o que se encontra no Fénix e respondem-te com uma mensagem automática a dizer que não andam lá muito céleres nas respostas:

Quanto tempo é que eu acho que demoram a resolver alguma coisa naqueles SA:

Hoje apeteceu-me contar-vos um bocadinho do meu dia através do Michael Scott. Espero que estejam todos bem 🥰
Adoro como pegaste no Michael para te ajudar na descrição dos acontecimentos 👌

Vocês têm algumas dicas para o exame? Gramática... leitura... manusear o tempo, tudo o que acharem necessário.
Como as que chegámos a dar, a nível do estudo, ou mesmo para a parte "durante o exame"?

• Like
Reactions: Ariana_

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
There is never enough of Michael Scott...

Isso depende daquilo que preferes e que resulta melhor para ti. Eu gostava de ler o tema da composição no início, assim como os textos e as perguntas de interpretação. Depois começava pela gramática enquanto ia pensando, em 2º plano, como escrever as outras respostas.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Depende de pessoa para pessoa. Eu costumo ler o exame todo primeiro, isto demora, uns 10 minutos, sublinhando algumas coisas e assim. Sempre fiz a composição em primeiro lugar, porque costumam sair temas que são exteriores à matéria em si e não tinha muita dificuldade em procurar um conjunto de ideias boas que pudesse escrever em 20-30 minutos (contando com o tempo de contar palavrinhas e rever). Depois, fiz a gramática, porque também é um grupo que consegues fazer e rever em 20-30 minutos. O meu problema surgiu com a parte C, porque não estava habituada e gastei muito tempo a dar uma resposta longa para algo que perdeu a consistência. Faria esta resposta depois da composição e gramática, tendo em conta que vale o mesmo que as outras perguntas de interpretação, ou seja, é uma resposta ainda sucinta, é um texto mais pequeno que uma composição. Diria que fazer e rever não deveria exceder os 15 minutos, máximo 20 minutos. Se não tiveres gasto muito tempo nestes passos que referi, tens 1 hora e pouco para resolver para resolver 5-6 perguntas de interpretação, o que dá cerca de 10 minutos para cada uma (contando que na leitura inicial que fizeste, já anotaste coisas rapidamente e já tens uma ideia concisa do que queres responder).

Juro que não tenho pequenas obsessões com tempo e timing 🌚 Na prática, isto sai tudo um bocado mais natural, mas gosto de ir olhando para o relógio (levo sempre um no pulso para as frequências e nunca mais tive problemas de ter pouco tempo 🙅‍♀️)

disruptedmind

Membro Dux
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Depende de pessoa para pessoa. Eu costumo ler o exame todo primeiro, isto demora, uns 10 minutos, sublinhando algumas coisas e assim. Sempre fiz a composição em primeiro lugar, porque costumam sair temas que são exteriores à matéria em si e não tinha muita dificuldade em procurar um conjunto de ideias boas que pudesse escrever em 20-30 minutos (contando com o tempo de contar palavrinhas e rever). Depois, fiz a gramática, porque também é um grupo que consegues fazer e rever em 20-30 minutos. O meu problema surgiu com a parte C, porque não estava habituada e gastei muito tempo a dar uma resposta longa para algo que perdeu a consistência. Faria esta resposta depois da composição e gramática, tendo em conta que vale o mesmo que as outras perguntas de interpretação, ou seja, é uma resposta ainda sucinta, é um texto mais pequeno que uma composição. Diria que fazer e rever não deveria exceder os 15 minutos, máximo 20 minutos. Se não tiveres gasto muito tempo nestes passos que referi, tens 1 hora e pouco para resolver para resolver 5-6 perguntas de interpretação, o que dá cerca de 10 minutos para cada uma (contando que na leitura inicial que fizeste, já anotaste coisas rapidamente e já tens uma ideia concisa do que queres responder).

Juro que não tenho pequenas obsessões com tempo e timing 🌚 Na prática, isto sai tudo um bocado mais natural, mas gosto de ir olhando para o relógio (levo sempre um no pulso para as frequências e nunca mais tive problemas de ter pouco tempo 🙅‍♀️)
Credo, mas acho que o meu cérebro não processa as coisas assim tão rápido. Eu posso trocar a ordem das perguntas do exame?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Credo, mas acho que o meu cérebro não processa as coisas assim tão rápido. Eu posso trocar a ordem das perguntas do exame?
Podes, desde que indiques o grupo e a questão que vais responder, podes resolver na ordem que entenderes. Em História A eu coloquei as perguntas de escolha múltipla todas juntas, depois fiz as de ligação, depois fiz a de ordenação, depois fui fazendo as de resposta escrita e deixei para último a pergunta de desenvolvimento 🤪

• Like
Reactions: disruptedmind

disruptedmind

Membro Dux
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Acabei de receber as notas finais do 12º Ano e estou satisfeito! Português podia ter sido melhor, mas também não fizemos mais testes, então não houve assim grande espaço para melhorar.

• Like
Reactions: Ana Noronha
Matrícula
29 Fevereiro 2020
Curso
Línguas e Humanidades
Acabei de receber as notas finais do 12º Ano e estou satisfeito! Português podia ter sido melhor, mas também não fizemos mais testes, então não houve assim grande espaço para melhorar.
Já recebeste? Eu só recebo dia 3 de julho. Devem ser mais ou menos iguais às do período passado, se subir subo a História e quiçá Inglês.

• Like
Reactions: disruptedmind

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Recebi, há alguns momentos, a nota que me faltava saber do 2º semestre - relembrando que fiz 1 melhoria e que ainda não sei o resultado dessa mesma melhoria.
No geral. foi um semestre muito mais intenso que o anterior - devido a uma série de factores, entre os quais se encontra não apenas a actual pandemia, como a factores emocionais. Devido a tudo isto, posso dizer que estou bastante satisfeita e que cumpri os meus objectivos para este semestre, tendo subido 4 décimas a minha média 😁

Como vem sendo habitual, deixo em spoiler os resultados obtidos:
Desenho da Pesquisa - 15
Média e Opinião Pública - 15
Questões Contemporâneas da Comunicação e da Cultura - 16
Literacia dos Novos Média - 16
Participação Política e Poder na Era Digital - 18

Que venha o 2º ano 🙏😊

Estamos surtando com essa menininha que é igual a Emma Watson ...

disruptedmind

Membro Dux
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Estive a ver e descobri um livro que eu quero ler MUITO "Amar ou Depender" de Walter Riso, parece ser MUITO interessante.

Estive a ver e descobri um livro que eu quero ler MUITO "Amar ou Depender" de Walter Riso, parece ser MUITO interessante.

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL

Sobre o quê? 👀

Karl

Membro Veterano
Matrícula
28 Fevereiro 2020
Nossa porque é isso bugou e foi duas vezes? É basicamente sobre a diferença de "amar" ou "depender" é isso 😂
Olá visto que te interessas por livros posso te dar algumas sugestões? :) (se também me quiserem dar i welcome them :) )
  1. Estou a ler este: mia Couto - Jesusalém (este livro é mesmo muito fixe not going to spoil you on this one)
  2. A República - Platão (tem algumas ideias estranhas/not good)
  3. Albert Camus - O estrangeiro (livro fácil de ler)
  4. Alberto Caeiro (Fernando Pessoa) - O guardador de Rebanhos - É Poesia

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Olá visto que te interessas por livros posso te dar algumas sugestões? :) (se também me quiserem dar i welcome them :) )
  1. Estou a ler este: mia Couto - Jesusalém (este livro é mesmo muito fixe not going to spoil you on this one)
Antes de mais, bem-vindo! ^-^
Depois... Sobre as sugestões que deste:
1- Hmmmm, depois conta cenas, nunca li e acho que nunca ouvi falar (oops)
2- Q u e l o
3- Li e concordo, é pequeno e acessível se bem que não cheguei a fazer alguma ponte com algumas ideias que Camus tem mas oooh welllll :)
4- Memórias de 12º ;_;

Última edição:
  • Fabulous
Reactions: Karl

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
A República - Platão (tem algumas ideias estranhas/not good)
Olá! Permites-me pedir-te para desenvolver esta questão de Platão ter algumas "ideias estranhas" ou más ideias? Não te sintas julgado, é só que estudei A República no contexto de uma das minhas áreas de estudo e fiquei curiosa por poder ouvir outra pessoa comentar 🤪

• Like
Reactions: Alfa

disruptedmind

Membro Dux
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Há alguns ai que reconheço mas que ainda não li! Não sou grande leitor, mas tenciono começar a ler mais este verão. Obrigado!

Sabem aquele momento em que alguma professora confia em vocês e tem esperança em vocês, e aquilo dá-vos uma inspiração imensa?

Karl

Membro Veterano
Matrícula
28 Fevereiro 2020
Olá! Permites-me pedir-te para desenvolver esta questão de Platão ter algumas "ideias estranhas" ou más ideias? Não te sintas julgado, é só que estudei A República no contexto de uma das minhas áreas de estudo e fiquei curiosa por poder ouvir outra pessoa comentar 🤪
Olá, uma delas, que me lembro mais, era que ele defendia que os melhores indivíduos deviam somente procriar com os melhores indivíduos "para o bem da sociedade" enquanto que os piores não deviam procriar (esta última parte sobre os piores não me lembro muito bem, mas penso que seja assim), outra ideia é que eles usavam o after-life como argumento para se ser justo durante a vida, ( ao longo do livro é discutido a justiça), então eles dizem que eles que os que foram justos durante a sua vida irão para o paraiso, enquanto que aqueles que o não foram irão para o "inferno".

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
sтαяℓιgнт cяιsιs Diário do Estudante 2018/2019 Geral 16447
sтαяℓιgнт cяιsιs Tópico completamente inútil — O elenco do Diário do Estudante ao longo dos tempos Geral 17
Blasty Melhores Posts do Diário do Estudante :D Geral 24
davis Diário do Estudante 2017/2018 Geral 46056
Gonçalo Santos Silva Diário do Estudante - Parte 2 (Fail) Arquivo 3
Alfa Diário do Estudante 2 Geral 55156
blackuro Diário do Estudante Geral 19629
marina c quanto tempo diário dedicam ao estudo exame nacional bio e geo? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 22
blackuro Melhorias - Diário de Estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 338
tiguidias98 Diário da Tortura Geral 726
D Diário do Caloiro Ensino Superior 69
D Faltas-estatuto trabalhador-estudante Ensino Superior 1
R Estatuto trabalhado estudante/Tipo de contracto Ensino Superior 1
A Estatuto Trabalhador-Estudante para Enfermeiros Ensino Superior 1
G Duvidas em relaçao A Bolsa de estudante, e em geral preços de Propinas, e mais especificamente a experiencia de Universidade Privada Etic 2019/2020 Ensino Superior 1
C Estudante com ensino secundário estrangeiro Concurso Nacional e Locais - Público 3
B FMUC Medicina – Vida de estudante na FMUC Universidade de Coimbra 5
L Bolsa para estudante internacional Bolsas e Residências 0
Nerd96 OK estudante Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
João_Melo332 Cartão de Estudante Ensino Superior 1
F Concurso nacional enquanto estudante universitário Concurso Nacional e Locais - Público 13
LauraNCarvalho Estudante para dividir casa Ermesinde Alojamento Universitário 0
AnaAFB98 Estatuto de trabalhador estudante Ensino Superior 1
DaniEva Mãe e Estudante Ensino Superior 8
Douken FDUL Direito na FDUC - Trabalhador-Estudante Universidade de Lisboa 1
M Trabalhador/estudante Concurso Nacional e Locais - Público 2
T Medicina e ser Trabalhador-estudante é possível ? Saúde 0
Carlos Luis ISCAC Estatuto Trabalhador Estudante Instituto Politécnico de Coimbra 3
S Trabalhador/Estudante Concurso Nacional e Locais - Público 1
T ISCAL Estatuto trabalhador estudante - ISCAL Instituto Politécnico de Lisboa 0
D Estudante emigrante em inglaterra Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
V Estudante emigrante Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 12
G UA Existe alguma maneira de "amortecer" o custo da vida de estudante em Aveiro? Universidade de Aveiro 1
M Estudante estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
M ESEP Enfermagem - Trabalhador-estudante Escola Superior de Enfermagem do Porto 0
J UAlg Explicador(a) estudante 2ºciclo 6 horas x 50€/semana Universidade do Algarve 0
R A frágil saúde mental de um estudante: desabafos, depressão, ansiedade, ataques de pânico... Geral 102
J FEUP Cartão estudante como cartão MB Universidade do Porto 2
V Cartoes de estudante, contas á ordem expliquem ! Ensino Superior 12
Hazure Estudante Deslocado Bolsas e Residências 2
F Ingresso de estudante de curso secundario não português Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
S FLUL Cartão de Estudante - Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 1
B Trabalhador-Estudante Ensino Superior 29
Caroliny Silva Guimaraes UPorto Estudante internacional Universidade do Porto 2
P Para pedir mudança de par curso/instituição tenho que ter uma ficha ENES do ano de 2020 ou posso usar a de 2019 Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
T Acabei o Secundário em 2019, qual é a média de ingresso na faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 4
dinisdeoliveirafer Estatísticas do Concurso Nacional de Acesso 2019 Procura em 1.ª Opção Concurso Nacional e Locais - Público 2
Inês Guerra Resolução exame 2019 fq época especial Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
S Alunos que terminaram o secundário em 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
xTixax E para quem chumbou num exame em 2019? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1