Diário do Estudante 2019/2020

Mr. Pancakes

Membro Dux
Matrícula
6 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologia
Oioi gente... Estive um pouco desaparecido devido a estar doente mas já estou a melhorar um pouco.
Acho que esta semana vou começar já a estudar para o meu primeiro teste (5 de novembro) acham que é um prazo bom ou?
Que sorte só começares os testes nessa data!
Já tive o de Matemática, esta semana tenho mais 3 e dia 31 já acabei a primeira ronda! 🙃

casodafruta

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
31 Agosto 2015
Curso
Ciências da Linguagem [FUTURO]
Instituição
FLUL [FUTURO]
Ahaha, eu sei. Estou a gostar bastante de lá estar. O sítio é bom e conheci pessoal fixe. No Barbas come-se muito bem, até dá para perdoar ser do Benfica 😛. O esquisito é que quando chego lá esta melancolia de ir embora do Alentejo desaparece quase imediatamente 🤠
Porque a zona tem mais parecenças com o Alentejo do que tu pensas! 😜

• Like
Reactions: Jovem_estudante123

disruptedmind

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Fui para a escola... A stora faltou e eu tinha aulas com ela até as 10:00 e como tava doente voltei para casa, comecei a sentir-me muito mal de novo por causa da garganta. Gente eu só quero ir para a escola 😭😭não por lazer mas porque eu preciso para as notas!

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Curso
História da Arte
Instituição
FLUC
É só para dizer que dia 4 tenho frequência de um cadeirão do curso e os livros mais uteis ainda estão trancados porque mudaram os livros de História da Arte para um corredor novo e re-organizaram aquilo tudo mas ainda não estão todos catalogados :]]]]]] :] :] era para estar tudo completo em Setembro e estamos a meio de Outubro sem puder usar os livros, YAAAAAY FLUCCCCC

disruptedmind

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Algum de vocês aqui foi um dos casos peculiares de estar em LH no secundário e depois de terem ido para uma área totalmente diferente? (Por exemplo, medicina) Ou, sabem de uma história de alguém que fez o mesmo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Boa 2ª feira e boa semana! 🤗

#WorkloadStatus

• Like
Reactions: disruptedmind

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Algum de vocês aqui foi um dos casos peculiares de estar em LH no secundário e depois de terem ido para uma área totalmente diferente? (Por exemplo, medicina) Ou, sabem de uma história de alguém que fez o mesmo?
Nunca ouvi falar de ninguém que tenha conseguido fazer isso, pegando no teu exemplo de medicina, porque é tramado fazer-se 3 provas de ingresso bastante exigentes, sem ter tido as disciplinas durante o secundário e estudar tudo sozinho (é possível, claro, talvez com explicações, mas se já é difícil para quem está em ct...). Conheço quem tenha estado em ct e depois seguiu direito.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu era do Socioeconómico e fui para Aeroespacial, mas não é assim tão radical. Já tinha a matemática comum com CT, só tive de estudar por mim para o exame de Física da altura.

disruptedmind

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Nunca ouvi falar de ninguém que tenha conseguido fazer isso, pegando no teu exemplo de medicina, porque é tramado fazer-se 3 provas de ingresso bastante exigentes, sem ter tido as disciplinas durante o secundário e estudar tudo sozinho (é possível, claro, talvez com explicações, mas se já é difícil para quem está em ct...). Conheço quem tenha estado em ct e depois seguiu direito.
É que eu realmente não faço a MÍNIMA ideia do que quero ser, pode ser literalmente qualquer coisa porque eu não tenho nem um pingo de "direção" no sentido profissional... E pode ser que venha a ter que fazer esses exames

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
É que eu realmente não faço a MÍNIMA ideia do que quero ser, pode ser literalmente qualquer coisa porque eu não tenho nem um pingo de "direção" no sentido profissional... E pode ser que venha a ter que fazer esses exames
Mas talvez seja melhor primeiro reflectires que tipo de coisas preferirias estudar/fazer. Não me parece que seja arbitrário escolher assim Medicina 😂 🤪
Se sempre queres esse percurso, diria para apostares em conseguir uma média alta no teu curso e prepararia os proximos 1-2 anos para estudar e fazer as PI necessárias. Isto penso que é a maneira mais realista de abordar a situação.

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Mas talvez seja melhor primeiro reflectires que tipo de coisas preferirias estudar/fazer. Não me parece que seja arbitrário escolher assim Medicina 😂 🤪
Se sempre queres esse percurso, diria para apostares em conseguir uma média alta no teu curso e prepararia os proximos 1-2 anos para estudar e fazer as PI necessárias. Isto penso que é a maneira mais realista de abordar a situação.
Concordo com a Ariana! A melhor opção mesmo é dares o teu melhor e no fim logo se vê... Ao longo do tempo, vai reduzindo as tuas escolhas em termos de área (saúde, letras, ciências exatas, etc) e consoante as provas de ingresso que estás a pensar fazer.. Terás, de certeza, alguma área no geral que tenhas mais interesse do que todas as outras, algo que gostes realmente de estudar...

disruptedmind

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Sendo sincero, eu preferia não fazer nada porque eu sou um IMENSO preguiçoso 😂 Mas como não posso não fazer nada eu realmente não faço ideia do que quero, eu não me consigo ver a fazer algo para o resto da vida. Eu estou sempre a alterar os meus "padrões" e aquilo que eu faço, a música que oiço, a maneira como me comporto por isso fazer algo específico acho que me iria entendiar bastante...

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Sendo sincero, eu preferia não fazer nada porque eu sou um IMENSO preguiçoso 😂 Mas como não posso não fazer nada eu realmente não faço ideia do que quero, eu não me consigo ver a fazer algo para o resto da vida. Eu estou sempre a alterar os meus "padrões" e aquilo que eu faço, a música que oiço, a maneira como me comporto por isso fazer algo específico acho que me iria entendiar bastante...
Então, sendo sincera, nunca aguentarias Medicina e a carga de trabalho que envolve esse curso. Opta por uma área que te dê alguma flexibilidade nos estudos, é apenas isso que te posso recomendar. Estudos Gerais permite-te estudar diferentes áreas e tens a vantagem de teres profs para poderem aconselhar-te. Mas ninguém te vai dar a motivação necessária para exercer/estudar seja o que for. Tem que partir de ti

Última edição:

disruptedmind

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Então, sendo sincera, nunca aguentarias Medicina e a carga de trabalho que envolve esse curso. Opta por uma área que te dê alguma flexibilidade nos estudos, é apenas isso que te posso recomendar. Estudos Gerais permite-te estudar diferentes áreas e tens a vantagem de teres profs para poderem aconselhar-te. Mas ninguém te vai dar a motivação necessária para exercer/estudar seja o que for. Tem que partir de ti
Medicina foi só um exemplo, para além de saber que há MUITO mas MUITO trabalho, força e dedicação a meter na área eu também não a conseguiria exercer. Sou muito emocional e inseguro por isso ia sempre ter dúvidas dos meus diagnósticos e ia ficar aterrorizado se falha-se alguma coisa. Eu quero continuar a estudar, eu gosto de aprender coisas novas mas não de uma área específica... AMO ouvir as pessoas falarem, das suas experiências, histórias de vida, etc. Mas infelizmente ninguém é pago para ouvir sobre a vida dos outros se não eu não me importaria! Só rezo que faça uma decisão e que não fique preso numa profissão que não gosto para o resto da minha vida...