Diário do Estudante 2019/2020

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
5) A vida é injusta quando um artigo importante para o teu trabalho precisa de ser pago para teres acesso;
Não com o sci-hub :^]

Podes tambem tentar usar o scopus na rede da tua escola e ver se a tua instituiçao tem parceria para aceder aos papers sem ter que pagar

JSV

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2019
Então eu tou no 11 ano no Curso de Ciências e Tecnologias e percebi-me agora que preciso de melhorar a media, pois no 10 ano fui muito desleixado, não estava atento às aulas e depois deixava os estudos para 1/2 dias antes ao teste, e penso que isso tenha afetado um pouco a minha média. Então agora apercebi-me que preciso de mudar urgentemente e começar a subir a minha media o mais rápido possível também.
Então posto isto o que eu queria era conselhos, o meu maior objetivo é subir a média, portanto não me importo de abdicar de certas coisas como começar a estudar todos os dias ou outro tipo de coisas. Mas como nunca fui um aluno de estuda todos os dias, nem perto disso.Posto isto gostava que me ajudassem com os vossos métodos de estudo ou alguém conselho que me tenham para dar, pois queria mesmo melhorar a minha média para ver se entro no curso que eu pretendo.

• Like
Reactions: Mr. Pancakes

disruptedmind

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
https://www.reddit.com/r/HongKong/comments/dtw0he
Pensamentos?
Mensagem fundida automaticamente:

Então eu tou no 11 ano no Curso de Ciências e Tecnologias e percebi-me agora que preciso de melhorar a media, pois no 10 ano fui muito desleixado, não estava atento às aulas e depois deixava os estudos para 1/2 dias antes ao teste, e penso que isso tenha afetado um pouco a minha média. Então agora apercebi-me que preciso de mudar urgentemente e começar a subir a minha media o mais rápido possível também.
Então posto isto o que eu queria era conselhos, o meu maior objetivo é subir a média, portanto não me importo de abdicar de certas coisas como começar a estudar todos os dias ou outro tipo de coisas. Mas como nunca fui um aluno de estuda todos os dias, nem perto disso.Posto isto gostava que me ajudassem com os vossos métodos de estudo ou alguém conselho que me tenham para dar, pois queria mesmo melhorar a minha média para ver se entro no curso que eu pretendo.
Eu não sou de CT mas vou te dar conselhos pelo que sei da área. Matemática é uma daquelas disciplinas é que é como um músculo. Tens que treinar constantemente, tens que perceber a parte teórica bem e depois aplicá-la várias vezes. Se tiveres alguma dúvida há bastantes vídeos online mas mesmo que eles não te ajudem sempre podes perguntar ao teu professor/a. Penso que Biologia-Geologia é um área se calhar mais ""próxima"" ao estudo de LH. Tenta decorar aquelas partes que realmente tens que decorar, como palavras e fórmulas. Depois o que eu acho que me ajuda bastante (mas isto é mesmo individual) é fazer "diagramas-aranha". Ao certo pegas nos conceitos que aprendes-te e sem olhares tentas fazer vários diagramas com o que sabes e tens na tua memória sem olhar para lado nenhum. Voltas aos teus apontamentos e tentas ver o que perdeste e o PORQUÊ... Eu até ao fim do ano passado eu tentava lembrar-me e quando não me lembrava simplesmente olhava de novo e dizia "ah já sei" mas não sabia. Mas quando te questionas o porquê de não teres te lembrado que seja por falta de atenção, um nome complicado ou por teres pensado que fazia parte de outra coisa da matéria. Agora física não te consigo ajudar mesmo porque não faço a mínima ideia de como seja a física do secundário... MAS na secção de apontamentos da uniarea há BASTANTES de FQ então pode ser que algum te ajude! E fica sempre em cima dos estudos, não deixes que fiquem para trás eu fiz muito isso e depois sentia-me horrível e tinha que ficar a fazer diretas antes dos testes para tentar memorizar a matéria toda o que por vezes levava a desastre por estar com sono no dia seguinte e não pensar bem.

Última edição:
  • Like
Reactions: Brooklyn

JSV

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2019
https://www.reddit.com/r/HongKong/comments/dtw0he
Pensamentos?

Eu não sou de CT mas vou te dar conselhos pelo que sei da área. Matemática é uma daquelas disciplinas é que é como um músculo. Tens que treinar constantemente, tens que perceber a parte teórica bem e depois aplicá-la várias vezes. Se tiveres alguma dúvida há bastantes vídeos online mas mesmo que eles não te ajudem sempre podes perguntar ao teu professor/a. Penso que Biologia-Geologia é um área se calhar mais ""próxima"" ao estudo de LH. Tenta decorar aquelas partes que realmente tens que decorar, como palavras e fórmulas. Depois o que eu acho que me ajuda bastante (mas isto é mesmo individual) é fazer "diagramas-aranha". Ao certo pegas nos conceitos que aprendes-te e sem olhares tentas fazer vários diagramas com o que sabes e tens na tua memória sem olhar para lado nenhum. Voltas aos teus apontamentos e tentas ver o que perdeste e o PORQUÊ... Eu até ao fim do ano passado eu tentava lembrar-me e quando não me lembrava simplesmente olhava de novo e dizia "ah já sei" mas não sabia. Mas quando te questionas o porquê de não teres te lembrado que seja por falta de atenção, um nome complicado ou por teres pensado que fazia parte de outra coisa da matéria. Agora física não te consigo ajudar mesmo porque não faço a mínima ideia de como seja a física do secundário... MAS na secção de apontamentos da uniarea há BASTANTES de FQ então pode ser que algum te ajude! E fica sempre em cima dos estudos, não deixes que fiquem para trás eu fiz muito isso e depois sentia-me horrível e tinha que ficar a fazer diretas antes dos testes para tentar memorizar a matéria toda o que por vezes levava a desastre por estar com sono no dia seguinte e não pensar bem.
Muito Obrigado, realmente tens razão vou tentar mudar, começando a estudar um bocado todos os dias e nao deixar tudo para a última. e vou ver melhor isso dos diagramas-aranha e vou ver os apontamentos de FQ porque tive dificuldade neste ultimo teste de Fisica

• Like
Reactions: disruptedmind

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Muito Obrigado, realmente tens razão vou tentar mudar, começando a estudar um bocado todos os dias e nao deixar tudo para a última. e vou ver melhor isso dos diagramas-aranha e vou ver os apontamentos de FQ porque tive dificuldade neste ultimo teste de Fisica
FQ é mais na base de treinar exercícios, convém consolidar a teórica, claro mas por norma eu fazia isso enquanto fazia exercícios.

• Like

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Hallo! O @disruptedmind já te deu algumas dicas, mas aqui vão mais algumas:
1) Faz uma breve lista de tópicos de coisas que queres alcançar e, dessa forma, motivar-te;
2) Experimenta o método pomodoro - 5 minutos de pausa por 25 minutos de estudo - acredito que para alguém com poucos hábitos de estudo, seja uma vantagem;
3)Faz uma lista de tarefas - pode ser diária ou semanal - de coisas a estudar. Tenta cumprir o máximo possível;
4)Pede ajuda aos teus colegas ou participa em sessões de estudo;
5)Após a leitura de um texto, tenta compreender os conceitos-chave principais e explicar o que leste a ti mesmo, sem deixar de fora esses mesmos conceitos;
6)Varia o tipo de exercícios que vais fazendo e tenta explicar todos os passos;
7)Isto é muito importante: pergunta se tiveres dúvidas. Os professores existem para ensinar e esclarecer os alunos. Um professor não faz bem o seu trabalho se o aluno não estiver a compreender a matéria. Mas, como é óbvio, os professores não vão saber que não estás a perceber a não ser que lhes digas. Há professores que dão horas de apoio - tenta participar!

Espero ter ajudado! Boa sorte e não desistas!

• Like
Reactions: davis

disruptedmind

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Linguas e Humanidades
Hallo! O @disruptedmind já te deu algumas dicas, mas aqui vão mais algumas:
1) Faz uma breve lista de tópicos de coisas que queres alcançar e, dessa forma, motivar-te;
2) Experimenta o método pomodoro - 5 minutos de pausa por 25 minutos de estudo - acredito que para alguém com poucos hábitos de estudo, seja uma vantagem;
3)Faz uma lista de tarefas - pode ser diária ou semanal - de coisas a estudar. Tenta cumprir o máximo possível;
4)Pede ajuda aos teus colegas ou participa em sessões de estudo;
5)Após a leitura de um texto, tenta compreender os conceitos-chave principais e explicar o que leste a ti mesmo, sem deixar de fora esses mesmos conceitos;
6)Varia o tipo de exercícios que vais fazendo e tenta explicar todos os passos;
7)Isto é muito importante: pergunta se tiveres dúvidas. Os professores existem para ensinar e esclarecer os alunos. Um professor não faz bem o seu trabalho se o aluno não estiver a compreender a matéria. Mas, como é óbvio, os professores não vão saber que não estás a perceber a não ser que lhes digas. Há professores que dão horas de apoio - tenta participar!

Espero ter ajudado! Boa sorte e não desistas!
Acrescentando ao que foi dito, usando o método pomodoro podes usar a aplicação Forest que te ajuda com os alarmes e vai plantando árvores, se saíres da aplicação ou entrares numa aplicação a árvore morre. Pode parecer que não mas veres a pobre árvore a morrer vai te dar motivação para não saíres do APP

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Acrescentando ao que foi dito, usando o método pomodoro podes usar a aplicação Forest que te ajuda com os alarmes e vai plantando árvores, se saíres da aplicação ou entrares numa aplicação a árvore morre. Pode parecer que não mas veres a pobre árvore a morrer vai te dar motivação para não saíres do APP
😂😂 Tentei utilizar essa aplicação mas cheguei à conclusão que não me importava que a árvore morresse 🤦‍♂️ então não funcionou!

(Por falar nisso, tenho imensos trabalhos para entregar nesta semana e ainda não comecei nenhum ...)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Qual é a vossa opinião em relação ao facto de agora só ser possível chumbar um aluno a partir do 9º ano?

Fim dos chumbos até 9º ano permite poupança de 250 milhões
Não é também como se fosse muito fácil/comum chumbar atualmente um aluno nesses níveis, só se "oficializou" a coisa, e concordo que chumbar o aluno não é o caminho para resolver o problema.
Novidade mais wow até agora: um amigo e eu estamos a formar uma lista para as eleições da AE da FLUL. Aquilo precisa mesmo de uma mudança total. A @Ariana_ também vai estar neste projecto.
Aprende-se imenso no associativismo. Força nisso, boa sorte! ✌

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
A sério? Eu sou menos produtivo se estudar em casa. Geralmente faço-o na biblioteca. Em casa tenho imensa coisa para me distrair... :/
Se estudar sem ser em casa, é porque estou com outro pessoal. Logo, sou mais produtivo em casa porque assim estudo mesmo e não converso.Para além disso, no geral não procrastino muito também. O medo do que acontece se não estudar é motivação suficiente para me meter a trabalhar. Finalmente, agora que estou na Costa , apesar de ter todas as comodidades tipo net, telemóvel, tablet, pc, etc , não tenho-me distraído como às vezes acontecia no Alentejo. Acho que simplesmente deixei de estar tão à vontade com a matéria e basicamente tenho uma ética de trabalho razoável (tem de ser assim na Uni).

• Like
Reactions: Mr. Pancakes

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Então eu devo ser o teu terror, eu consigo ser produtivo e eu gosto de estudar na cama DJSKAKJD
Como?🤦‍♂️ Se eu estudar na cama é meio caminho andado para adormecer... e nem é confortável! Gosto de escrever enquanto estudo e preciso de uma superfície estável para isso!

Estudante96

Membro Veterano
Matrícula
9 Novembro 2018
Curso
Matemática
Instituição
FCUP
Como?🤦‍♂️ Se eu estudar na cama é meio caminho andado para adormecer... e nem é confortável! Gosto de escrever enquanto estudo e preciso de uma superfície estável para isso!
Normalmente a estabilidade de que preciso é mais mental... O resto uma pessoa consegue desenrascar! ahah x)

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
A sério? Eu sou menos produtivo se estudar em casa. Geralmente faço-o na biblioteca. Em casa tenho imensa coisa para me distrair... :/
Entendo-te!! Embora, até agora, a maior parte do meu trabalho autónomo ter sido feito em casa, começo a preferir as bibliotecas, mesmo que nem sempre seja possível lá estudar. Em casa são muitas distrações e depois é o pessoal cá de casa a chamar-me para o que quer que seja, levar com o barulho, seja da cozinha, seja da sala, mesmo que nem sempre aconteça... Oh well
Então eu devo ser o teu terror, eu consigo ser produtivo e eu gosto de estudar na cama DJSKAKJD
Eu gostaria de saber como é que conseguem, porque eu não consigo estudar na cama ahahah
Aiii sameee

• Like

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Normalmente a estabilidade de que preciso é mais mental... O resto uma pessoa consegue desenrascar! ahah x)
Também ahah 😂 eu sou aquela pessoa que só sabe estudar se tiver uma secretária. Escrever sem ter uma secretária é demasiado difícil para mim 🤦‍♂️😂

Entendo-te!! Embora, até agora, a maior parte do meu trabalho autónomo ter sido feito em casa, começo a preferir as bibliotecas, mesmo que nem sempre seja possível lá estudar. Em casa são muitas distrações e depois é o pessoal cá de casa a chamar-me para o que quer que seja, levar com o barulho, seja da cozinha, seja da sala, mesmo que nem sempre aconteça... Oh well

Eu gostaria de saber como é que conseguem, porque eu não consigo estudar na cama ahahah

Aiii sameee
True... Então estudar a ouvir a minha avó a contar histórias do ano da pedra ou a cantar os salmos é que é super agradável! Enfim! É por isso que quando tenho tarde livre não venho para casa. 🙃

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Entristece-me ler que vos dá sono estudar na cama ou não são capazes 😢

Eu estudo um bocado por tudo o que é sítio 🤓 call me messy, mas nunca fui lá muito ortodoxa nestas coisas 🤪 Quando estou pelo Alentejo, como não tenho secretária no quarto, costumo estar a estudar pela cama, ou às vezes até me meto no chão a escrever 🥴 outro sítio onde gosto de estudar por casa é na sala; sofá, salamandra, manta, pc e apontamentos e estamos com a noite feita 🤤🤤
Na resi, tenho três opções e uso conforme me der na cabeça. Ou cama, ou secretária ou a sala de estudo 🤗 Também gosto bastante de ir para a biblioteca da FLUL estudar, também já cheguei a estudar na Cantina Velha, no Starbucks, no Caleidoscópio - se houver vontade, meto-me a estudar em qualquer sítio, se bem que aprecio bastante o silêncio que encontro na biblioteca 🥰

Oh e apesar de estudar maioritariamente sozinha, adoro sessões de estudo. E nem faço com colegas de curso, normalmente é só com pessoas cuja companhia eu aprecio o suficiente para desfrutar só da presença das pessoas enquanto se estuda 🥴