Diário do Estudante 2020/2021

Status
Não está aberto para novas mensagens.

Creirwy

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Mestrado em Ensino de Física e Química
Instituição
FCUP
Seria, dada a tua imagem de perfil, demasiado óbvio dizer que foi uma homenagem ao Long Shutdown do LHC?

Long Shutdown a muitas coisas 😂

Durante a pandemia saí do Mestrado Integrado (oficialmente licenciada em física tecnológica - yay - 👩‍🎓), estagiei em machine learning, para depois mergulhar no mundo dos químicos para me poder inscrever em Ensino de Física e Química (começo em outubro 🙏).
Como descobrir the hard way que sou uma people person...

Como estão, Diaristas?

Ontem uma aluna minha do sexto ano disse que eu era o professor favorito dela, o que foi um feedback mais satisfatório do que qualquer outro que tenha recebido até hoje sobre as minhas competências profissionais. 🥺

Cute 💜

Pedro D. Jesus

O Amoroso
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
Ontem uma aluna minha do sexto ano disse que eu era o professor favorito dela, o que foi um feedback mais satisfatório do que qualquer outro que tenha recebido até hoje sobre as minhas competências profissionais. 🥺

thats-a-cute-one-thats-cute.gif

• Fabulous
Reactions: Teresa P. and Alfa

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Solicitadoria
Instituição
IPCA
Como estão, Diaristas?

Quando no primeiro ano a leccionar já tens alunos a elogiarem-te assim. Acho que isso é prova mais que suficiente que estás no caminho certo. Aprovação dos alunos (quanto mais como professor/a favorito/a) é sempre o mais difícil de alcançar para quem inicia, e ao que parece já estás a arrasar 🤗.

Muita força e continua a dar um bom nome aos professores!

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Tecnologia Médica
Instituição
NTNU
  • Like
Reactions: tiagohpa

tiagohpa

Membro Veterano
Matrícula
1 Junho 2021
Queria dizer que o Kindle permite ajustar a luminosidade (24 níveis de luminosidade)

Tipo isto:

Ver anexo 21473
Ah ok. Fui procurar na net, encontrei o termo e-ink. Supostamente as únicas luzes que o kindle emite estão nas bordas e não são emitidas diretamente para o leitor.

Não gosto de ler pelo tablet, porque fico com a vista cansada. Achas que o kindle seria uma opção?
Só costumo ler em casa para não andar a acartar mais peso, já que, até agora, prefiro a versão física dos livros.

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça
Podes explicar?

Queria dizer que o Kindle permite ajustar a luminosidade (24 níveis de luminosidade)

Tipo isto:

Ver anexo 21473

Ah ok. Fui procurar na net, encontrei o termo e-ink. Supostamente as únicas luzes que o kindle emite estão nas bordas e não são emitidas diretamente para o leitor.

Não gosto de ler pelo tablet, porque fico com a vista cansada. Achas que o kindle seria uma opção?
Só costumo ler em casa para não andar a acartar mais peso, já que, até agora, prefiro a versão física dos livros.

Não me querendo intrometer, até porque não tenho nenhum zingarelho desses, creio que a questão principal por detrás da tecnologia do "ecrã" é que existem pequenas partículas em suspensão que são manipuladas electronicamente de modo a tornar "píxeis" claros ou escuros. Nesse sentido, aquilo que vemos está dependente da reflexão da luz ambiente, como sucede com a maior parte dos restantes objectos, em vez de ser como num ecrã tradicional, onde as cores que vemos vêm da luz que é emitida pelo objecto. Isto significa que o principal problema que podes ter em termos de dificuldades de visualização acaba por ser em ambientes mais escuros, ao invés de um ecrã tradicional, onde é o excesso de luminosidade ambiente que te dificulta. Felizmente, existe uma solução bastante boa para combater esse problema: pôr uma iluminação a incidir no ecrã, dentro do próprio zingarelho. É disso que o @Rafael. está a tentar falar.

EDIT: Já terminei. Desculpem e obrigado.

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Tecnologia Médica
Instituição
NTNU
Ler com ou sem luminosidade no Kindle não me cansa os olhos (noto até que consigo ler por mais tempo). A primeira vez que liguei o Kindle fiquei surpreendido pois é muito semelhante a uma página de um livro físico (o que facilitou a transição). Como mandei vir online e nunca tinha usado nenhum leitor com tecnologia e-ink ou algo semelhante, não sabia mesmo o que esperar. Por isso, sim, diria que é uma ótima opção, não só pela questão do cansaço (onde notei uma redução), mas também pela portabilidade do Kindle

Na altura comprei a 89€ pela Amazon Espanha e, até hoje, poupei cerca de 370€ (para além do espaco que ganhei nas estantes por não ter os livros físicos). Este valor não inclui eventuais preços de shipping que seria necessário em determinados livros (poderia facilmente chegar aos 450€+ se tivesse isso em conta).

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Boas noites. Faltam menos de dez dias para as colocações; admito que estou a ficar um bocado nervosa com a assunto. Como é que os meus colegas futuros caloiros estão a lidar com a espera?
Por acaso até estou confortável porque é praticamente certo que entro na minha 1ª opção. 🙂

Neste momento, o meu stress é saber se terei quarto na residência universitária, tratar do passe para utilizar transportes públicos, etc. Para além disso, estou um bocado ansioso porque vou viver sozinho e terei de me "desenrascar", para não falar da própria faculdade, que será todo um ambiente novo...

Enfim... Estou mesmo com receio da adaptação porque é algo que, por norma, me custa bastante uma vez que sou um bocado introvertido. We'll see... 🙂

Leonor Claro

Membro
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Gestão de Recursos Humanos
Instituição
ISCTE-IUL
Por acaso até estou confortável porque é praticamente certo que entro na minha 1ª opção. 🙂

Neste momento, o meu stress é saber se terei quarto na residência universitária, tratar do passe para utilizar transportes públicos, etc. Para além disso, estou um bocado ansioso porque vou viver sozinho e terei de me "desenrascar", para não falar da própria faculdade, que será todo um ambiente novo...

Enfim... Estou mesmo com receio da adaptação porque é algo que, por norma, me custa bastante uma vez que sou um bocado introvertido. We'll see... 🙂
Eu também tenho média de entrada acima da média do último colocado do ano passado, mas mesmo assim tenho algum medo... sou paranoica, enfim...
Ah sim, também tenho de tratar do passe que vou ter de apanhar comboio e metro todos os dias :/ Mas sim, viver sozinho é realmente um passo bastante "radical" depois de estarmos a viver com os nosso pais durante tanto tempo. Parece que de repente nos deixam pendurados com todas as responsabilidades que nunca tivemos até ali. Felizmente se for viver para Lisboa, vou com a minha irmã mais velha. Mas muito boa sorte para ti!! Vais acabar por de adaptar.

• Like
Reactions: Teresa P.

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Eu também tenho média de entrada acima da média do último colocado do ano passado, mas mesmo assim tenho algum medo... sou paranoica, enfim...
Ah sim, também tenho de tratar do passe que vou ter de apanhar comboio e metro todos os dias :/ Mas sim, viver sozinho é realmente um passo bastante "radical" depois de estarmos a viver com os nosso pais durante tanto tempo. Parece que de repente nos deixam pendurados com todas as responsabilidades que nunca tivemos até ali. Felizmente se for viver para Lisboa, vou com a minha irmã mais velha. Mas muito boa sorte para ti!! Vais acabar por de adaptar.
Vai ser uma mudança bastante grande mas acho que vai ser muito bom para mim, ainda que a adaptação não seja propriamente fácil. Vou ganhar alguma independência e, ao mesmo tempo, não vou ter de estar a ouvir dramas familiares quase todos os dias! 😅

Okay que, à partida, todos gostamos dos nossos pais, mas às vezes torna-se um bocado deprimente estar todos os dias com eles... Parece que qualquer coisinha é um drama! 🤷🏽‍♂️ Estas férias foram bastante difíceis para mim por causa de todos esses "escândalos" familiares que poderiam perfeitamente ser evitados. Acho que, de certa forma, ao mudar-me, vou conseguir passar tempo qb mas de qualidade com a minha família. Pelo menos assim espero! :)

• Like
Reactions: Teresa P.

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Olá malta! Nos últimos dias de vida deste diário, venho dar uma das minhas primeiras breves atualizações neste tópico.

Faz cerca de dois meses que terminei a licenciatura (em Física, na FCUP) e que estou de férias, mas parece que foi há demasiado pouco tempo e não me importava de ter mais dois meses de férias (isto também porque tive de tratar do relatório de um projeto durante o fim de agosto e início de setembro). Entretanto fui admitido ao mestrado a que me candidatei (que entretanto atualizei no perfil) e consegui arranjar um quarto razoável em Lisboa a um preço ok (sorte).

Começo as aulas dia 27, no mesmo dia das colocações (boa sorte aos candidatos!), mas não sem antes tirar um dente do siso complicado (quarta feira)... RIP

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Entretanto fui admitido ao mestrado a que me candidatei (que entretanto atualizei no perfil)
Os meus mais sentidos sentimentos. 😢

Começo as aulas dia 27, no mesmo dia das colocações (boa sorte aos candidatos!), mas não sem antes tirar um dente do siso complicado (quarta feira)... RIP
De facto, entre começar as aulas no icht ou arrancar um dente, não conseguiria escolher qual me pareceria menos desagradável. Provavelmente arrancar o dente.

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Boas. Tudo bem? Foste para MEFT? Parabens esse curso parece ser muito complicado
Sim, fui. Não tenho dúvidas de que é complicado, tendo em conta que passei 3 anos a tirar uma licenciatura em Física, que é o tema de MEFT 😜
Os meus mais sentidos sentimentos. 😢
😒
De facto, entre começar as aulas no icht ou arrancar um dente, não conseguiria escolher qual me pareceria menos desagradável. Provavelmente arrancar o dente.
Se calhar vou discordar um bocado. É que eu ainda consigo ter alguma curiosidade em começar as aulas, mas não para arrancar o dente e ficar 2 dias em sofrimento.

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Vamos tentar outra vez daqui a dois ou três meses, a ver se a tua reacção continua a mesma? 😇
Se calhar vou discordar um bocado. É que eu ainda consigo ter alguma curiosidade em começar as aulas, mas não para arrancar o dente e ficar 2 dias em sofrimento.
Bem, já que pões as coisas nesses termos... dois dias em sofrimento, um ano inteiro de sofrimento... a escolha é mais do que óbvia, afinal.

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Vamos tentar outra vez daqui a dois ou três meses, a ver se a tua reacção continua a mesma? 😇

Bem, já que pões as coisas nesses termos... dois dias em sofrimento, um ano inteiro de sofrimento... a escolha é mais do que óbvia, afinal.
8429942830ee706352fa51d1af23d503.jpg

• Love
Reactions: Blasty

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Sim, acho que a expressão representa bem o vazio interior que um aluno que sofra as agruras do icht passa a sentir.

E, tendo em conta as histórias que por vezes se ouve acerca da cantina (como se ouve acerca de todas?), vou admitir que o verde também não está de todo ma1 escolhido.

Creirwy

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Mestrado em Ensino de Física e Química
Instituição
FCUP

Nunca é o mesmo que um livro físico. No entanto, tenho um InkPad 3 (foi o que arranjei com maior tela e bom preço) e vale pelo dinheiro que já poupei em livros.

Eu sou aquele tipo de pessoa que lê bastantes livros que ainda nem estão (e talvez nunca estarão) traduzidos ou à venda em Portugal, então dá-me jeito. Até já li por lá livros da faculdade porque não me apetecia estar a imprimi-los - e comprá-los seria overkill (mas a leitura torna-se mais lenta, dividem-se em mais páginas).
Post automatically merged:

Faz cerca de dois meses que terminei a licenciatura (em Física, na FCUP) e que estou de férias, mas parece que foi há demasiado pouco tempo e não me importava de ter mais dois meses de férias (isto também porque tive de tratar do relatório de um projeto durante o fim de agosto e início de setembro). Entretanto fui admitido ao mestrado a que me candidatei (que entretanto atualizei no perfil) e consegui arranjar um quarto razoável
Eles crescem tão depressa 💙🥺

Boa sorte, Marco, arrasa com esses cromos todos. Se te chatearem, dá uma de Britney Spears ✌️

Última edição:

voidlessmind

The Real Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Ciência Política
Boas noites. Faltam menos de dez dias para as colocações; admito que estou a ficar um bocado nervosa com a assunto. Como é que os meus colegas futuros caloiros estão a lidar com a espera?
Não muito bem... também deve ser porque não estou só a lidar com esse stress, mas com outras fontes de stress também. Não faço a mínima de como vai ser e começo já a pensar demasiado à frente.
This Is Fine GIF by 100% Soft

Status
Não está aberto para novas mensagens.