Diário do Estudante 2020/2021

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Ola! Descobri que afinal o calendário que ta na uc é diferente do que ta na fluc, que especifica que dia 20 é só pro segundo ciclo. Ou seja, as minhas aulas nao vao comecar mais cedo e talvez eu ainda consiga as turmas que quero 🙌
Espero que toda a gente receba boas noticias hoje também!!

Já li 60 páginas do livro "Os Irmãos de Auschwitz" e devo dizer, a escrita é pouco pesada. Também já contava com isso por isso nenhuma surpresa ai. O livro é muito bom até e bem interessante. Em principio, depois de acabar este livro, nem sei se consigo acabar este mês ainda, tem 400 páginas, vou ler "História da Madeira, As Ocupações Inglesas e as Lutas Liberais: O Processo Político (1801-1834)" com 600 páginas. E depois deste, estava a pensar em comprar aquele que mais desperta o meu interesse em ler da minha lista. "Mein Kampf - A Minha Luta". Mas algo me diz que só vou puder começar essa leitura no próximo ano, tenho 1000 páginas para ler de 2 livros e vou estar na universidade, não vou ler assim tanto como queria.

Nota engraçada. Dia 11, no sábado passado, fiz uma agenda desde dia 11 a 18 para controlar o tempo com as séries que tinha que acabar e filmes também. Ontem, foi o dia que estava marcado para ver a coleção Die Hard. Eu vi o primeiro e não é mau mas não tinha muita vontade de ver o 2º... a parte engraçada é que nesse mesmo dia, umas horinhas depois de ver o filme, o meu pai enviou me uma foto de jogos uns e perguntou-me se os queria, e um dos jogos era... Die Hard... o jogo do filme... nada estranho, pois não?

Já li 60 páginas do livro "Os Irmãos de Auschwitz" e devo dizer, a escrita é pouco pesada. Também já contava com isso por isso nenhuma surpresa ai. O livro é muito bom até e bem interessante. Em principio, depois de acabar este livro, nem sei se consigo acabar este mês ainda, tem 400 páginas, vou ler "História da Madeira, As Ocupações Inglesas e as Lutas Liberais: O Processo Político (1801-1834)" com 600 páginas. E depois deste, estava a pensar em comprar aquele que mais desperta o meu interesse em ler da minha lista. "Mein Kampf - A Minha Luta". Mas algo me diz que só vou puder começar essa leitura no próximo ano, tenho 1000 páginas para ler de 2 livros e vou estar na universidade, não vou ler assim tanto como queria.

Também recomendo "Man's Search for Meaning" de Viktor Frankl, sobrevivente do campo de concentração que relata as experiências e como superou a tragédia vivida. Ainda não li os irmãos de Auschwitz, mas também vou dar uma vista de olhos 👀

Também recomendo "Man's Search for Meaning" de Viktor Frankl, sobrevivente do campo de concentração que relata as experiências e como superou a tragédia vivida. Ainda não li os irmãos de Auschwitz, mas também vou dar uma vista de olhos 👀
Parece interessante. Vou adicionar à lista.

• Like
Reactions: Rafael.

Todos os oficiais de saúde e produtores de vacinas: "Maltinha, a vacina não vos impede de apanhar o virus e não é 100% eficaz."
Negacionistas: "AS VACINAS NEM VOS IMPEDEM DE APANHAR O VÍRUS!!"

Ya... toda a gente sabe... nem toda a gente que mete o cinto do carro tem um acidente, não é por isso que as pessoas não o usam.

👀 nós escolhemos os horários?
epah eu tou sempre a boiar no que toca a a informações sobre isto, no site da universidade não me diz nada, onde posso saber estas infos.?

Mr Rogers Clown GIF

Adorei esse livro! Esta é a minha citação preferida:
"Has all this suffering, this dying among us, a meaning? For, if not, then ultimately there is no meaning to survival; for a life whose meaning depends upon such a happenstance - as whether one escapes or not - ultimately would not be worth living at all." - Viktor Frankl

epah eu tou sempre a boiar no que toca a a informações sobre isto, no site da universidade não me diz nada, onde posso saber estas infos.?

Mr Rogers Clown GIF
Depende do curso. Mas há uns que tens opcionais. Experimenta ver no plano de estudos da universidade!!

Depende do curso. Mas há uns que tens opcionais. Experimenta ver no plano de estudos da universidade!!
Eu encontrei 1 horário no site da uni. , mas não percebo como isto funciona?
nem tem todas as cadeiras do curso lá, tem os 3 anos no mesmo horário, 1º ano so tem aulas ás segundas e quintas? .. basicamente não sei nada, é isso. 🤡

Eu encontrei 1 horário no site da uni. , mas não percebo como isto funciona?
nem tem todas as cadeiras do curso lá, tem os 3 anos no mesmo horário, 1º ano so tem aulas ás segundas e quintas? .. basicamente não sei nada, é isso. 🤡
Mas tu não encontras os horários. Tu encontras o plano de estudos, e no plano de estudos diz os ECTS necessários e as cadeiras obrigatórias e as opcionais. Se o teu curso não tiver cadeiras opcionais, tens o mesmo horário que toda a gente.

Ontem, durante um passeio com o meu pai, fizemos uma paragem pequena no Continente que havia perto. Reparei nas mochilas porque acho que tou a precisar de uma nova. Estou indeciso entre uma da Hogwarts ou da Marvel. Se alguém quiser ajudar.
Passando à parte que interessa, fiquei metade do tempo na parte que tem os livros e devo admitir, até que tinha alguns livros interessantes. Tinha lá um chamado "Diário de um médico no combate à pandemia", detalhe importante, um sobre o covid, como aconteceu e como evitar acontecer e outro de a história de Portugal para pessoas com pressa. Fiquei excitado até, principalmente com o primeiro. Estava escrito de forma diferente. Gostei. Claro que não comprei porque não tinha a carteira. Em casa, resolvi pesquisar alguns livros que tem também no Continente e usando o wook para ver as críticas, ler algumas páginas, basicamente, avaliar o livro. Cheguei a construir uma lista de desejos na wook, já que tem essa opção no site, why not. Reparei que acho mais interessante livros com fatos reais ou acontecimentos reais do que ficção, no geral. À primeira vista penso eu, depois como é obvio, vai depender do conteúdo se prefiro X ou Y mas nunca li muito, só um até agora do início ao fim no ano passado.
Continuando, hoje fui ao Continente que tinha ao perto de minha casa. Procurei, procurei e procurei e não tinha o primeiro livro que me interessou mais na loja, pena... Fui ver se tinha mais outros livros do meu interesse. Tinha 4 de lá que estavam na minha lista. Os Irmãos de Auschwitz, Os Fornos de Hitler, Covid-19 ( aquele que mencionei em cima) e por fim, Fatos úteis e inúteis, é do Ricardo Araujo Pereira. Sim, adicionei este último porque no 12° ano, há 2 anos atrás li um excerto dele no livro de português e AMEI a escrita. Também adoro ele mesmo por isso ya. Mas só considerei comprar os três primeiros para ler antes. Só queria comprar um para não usar demasiado dinheiro e para não fazer o mesmo que fiz aos jogos, muitos muitos jogos comprados mas não os posso jogar ainda, no futuro sim. Decidi ir para Os Irmãos de Auschwitz porque era o mais maiorzinho e mais interessante avaliando pela capa e a escrita da parte de trás e a primeira página. Fato interessante, afinal, esse livro não estava na minha lista, confundi com outro que é "As Gémeas de Auschwitz". Também não faz mal, não estava na minha lista mas de facto parece ser um livro bem interessante.

Ver anexo 21462Aqui está a minha lista de desejos. O que estou mais ansioso por ver é o segundo da lista, do Hitler. Caso alguém queira ver e recomendar algum. Em princípio vou acabar primeiro de ler o que comprei hoje (400+ páginas) e depois outro que tenho em casa, daquelas coleções com a história da Madeira, o volume que tenho é o 6, das invasões britânicos e tudo o que aconteceu na altura, entre 1800 e tal ate 1900. Fato interessante, quando foi apresentada a Constituição dos EUA, estava a ser servido um vinho da Madeira, e agora é quase obrigatório, se não o for, ser servido vinho da Madeira nessas ocasiões atualmente. Se não estou em erro. Também parece ser um livro bem interessante. Com 500 páginas no mínimo. Depois vejo o que fazer. Vou começar as leituras domingo, amanhã é dia de cinema. Completar saga Star Wars com o 8 e 9 e depois coleção toda de Die Hard 😁
Passei aqui só para dizer que tenho e li o livro da Bonnie G. Smith! É bastante interessante, muito sintético e pode ser um bom livro de introdução para quem quiser saber um bocadinho de generalidades sobre a história das mulheres entre o século XV e o XXI. Obviamente, acaba por ser um período demasiado extenso e os conhecimentos não são muito aprofundados com o livro, mas introduz uma série de factos que depois podem levar a interesses mais particulares de pesquisa no futuro. Se estiverem à procura de algum período mais específico, existem uns livros organizados por uma historiadora (Michelle Perrot) e uma filósofa (Geneviève Fraisse) que fora traduzidos para português, inclusive e que estão divididos em vários livros por períodos históricos. Esses fazem uma abordagem mais aprofundada para caso tenham desenvolvido algum interesse particular por uma época na história das mulheres.

Passei só para deixar este feedback e recomendações 🤗

Mas tu não encontras os horários. Tu encontras o plano de estudos, e no plano de estudos diz os ECTS necessários e as cadeiras obrigatórias e as opcionais. Se o teu curso não tiver cadeiras opcionais, tens o mesmo horário que toda a gente.
afinal ja tinha visto tudo, mas fiquei confuso quando tavam a falar de escolher os horários e isso.
ja percebi 👍

• Like
Reactions: voidlessmind

Não necessariamente. Se houver mais que uma turma/horário para as obrigatórias também (que é o caso do meu curso). Tenho opcionais que têm só uma turma também.

• Like
Reactions: Blasty

Não necessariamente. Se houver mais que uma turma/horário para as obrigatórias também (que é o caso do meu curso). Tenho opcionais que têm só uma turma também.
Ah pois é, esqueci-me disso, mb.

Olá malta! Nos últimos dias de vida deste diário, venho dar uma das minhas primeiras breves atualizações neste tópico.

Faz cerca de dois meses que terminei a licenciatura (em Física, na FCUP) e que estou de férias, mas parece que foi há demasiado pouco tempo e não me importava de ter mais dois meses de férias (isto também porque tive de tratar do relatório de um projeto durante o fim de agosto e início de setembro). Entretanto fui admitido ao mestrado a que me candidatei (que entretanto atualizei no perfil) e consegui arranjar um quarto razoável em Lisboa a um preço ok (sorte).

Começo as aulas dia 27, no mesmo dia das colocações (boa sorte aos candidatos!), mas não sem antes tirar um dente do siso complicado (quarta feira)... RIP
Tiveste consulta do viajante? É que por terras mouras, nunca se sabe a bicharada que anda por lá. 🤣 Brincadeira, mas parabéns!!

Mr Rogers Clown GIF
Depende da instituição.

Ai ai, amanhã começo as aulas mas ainda não tenho tudo organizado. Vamos lá ver como corre...

• Like
Reactions: Teresa P.

Ah, já agora pessoal. Como é que vai ser com as praxes este ano? Vão haver?

Ah, já agora pessoal. Como é que vai ser com as praxes este ano? Vão haver?

Creio que vai sempre depender de faculdade para faculdade, já o ano passado houve praxes em algumas instituições (ainda que online).

• Like
Reactions: Teresa P.

• Sad
Reactions: Deleted member 5277

Status
Não está aberto para novas mensagens.