- Matrícula
- 27 Fevereiro 2016
- Curso
- Direito
- Instituição
- FDUP
Sim, eles dão a previsão. Só que quando necessitas da certidão de grau, normalmente necessitas dela com alguma brevidade. Pelo menos em Direito o ano letivo acaba um pouco tarde, e normalmente é por dias que as pessoas se conseguem candidatar a mestrados que sejam em instituições diferentes daquelas em que estão no momento. É por isso que eles permitem que peças as certidões com urgência, desde que pagues mais. No fundo, todos acabamos por pedir com urgência porque esperando pelo prazo normal acabarias por não conseguir candidatar-te a outro lado. Resultado: pagas mais uma ou duas vezes o preço que pagarias pela emissão no prazo normal.Milagre uma instituição ter estipulado quanto tempo demoram na emissãoRecordo-me de ter pedido a minha certidão no início de Julho, logo assim que tive a última nota lançada e eles não davam qualquer previsão de datas, mas a verdade é que, por experiência, costumam chegar entre 2-3 meses (a de registo demora bastante mais, só estava disponível em Fevereiro deste ano!).
Ora, tive toda uma situação porque no ano passado a minha faculdade ainda tinha duas fases de inscrições para os mestrados, uma fase normal e uma fase especial uns dias antes das aulas começarem. Como terminei tudo em época normal, fazia-me sentido a mim poder inscrever-me logo na 1ª fase, que foi algures em Julho. Tive quase uma discussão ao telefone com a senhora que me atendeu, porque eu liguei-lhe cerca de 1 semana antes dessas inscrições, porque na altura ia também candidatar-me a uma bolsa de investigação e precisava do certificado de habilitações. Liguei para lá e perguntei-lhe quanto tempo é que demoraria mais ou menos, porque tinha urgência e a senhora nem me deixou completar a frase de que tinha urgência porque ia candidatar-me a uma bolsa de investigação de um centro da faculdade, interrompendo-me para dizer que as emissões dos certificados eram por ordem de pedidos e eu tinha pedido no início de Julho e eles ainda estavam a emitir os das pessoas que tinham pedido no início de Junho e que não podiam emitir o meu antes dos outros. Disse-o de uma forma super brusca e o que aconteceu foi que me candidatei à bolsa sem poder apresentar essa certidão (facto super compreendido pelo CET, felizmente), mas na semana a seguir também não me pude inscrever logo no mestrado e quando liguei lá a perguntar se me podiam desbloquear a inscrição, a senhora que me atendeu foi novamente brusca e disse que eu tinha era de me inscrever no prazo especial
O detalhe engraçado é que eu conheço um aluno que tinha pedido o certificado dele depois do meu e quando ele ligou para lá a pedir a certidão para poder candidatar-se a uma bolsa, a senhora que o atendeu ao telefone fez-lhe o "favor" de passá-lo à frente na prioridade e dias depois tinha o documento
Gatekeeping do grau de doutor. Não é para quem quer, é para quem podeHá uma tendência para mercantilizar tudo o que faz parte da academia. As pessoas pagam para submeter dissertações e teses, é quase como se quisessem dizer que não só pagas pelo grau de estudos que frequentas, como pagas também por todo e qualquer processo que te faça pertencer à "academia". Há coisa de uns meses fiz uma comunicação num colóquio e tive de pagar 40 euros para apresentar trabalho meu, feito exclusivamente por mim e sem qualquer apoio da parte da organização. Ao menos que pagasse os 40 euros mas que tivesse direito assim a um PowerPoint feito por eles
![]()
Uau, não me ocorreria essa do Gatekeeping. Pela exigência, carga de trabalho e custo que implica, os doutoramentos já são aventuras em que pouca gente se mete. E calculo (corrige-me se estiver errado) que a maioria esmagadora dos doutorandos são bolseiros, porque de outro modo seria muito dificil ao português médio pagar o valor da propina anual em causa, mais todos os custos sem aparente sentido que mencionas. Mas olha que mesmo para o Mestrado a coisa é complicada. Eu vou matricular-me no meu amanhã, e a diferença de propina é bastante pronunciada (tendo em conta que também já paguei taxa de candidatura). Sendo elevada a procura de mestrados pormparte dos estudantes, as instituições podiam perfeitamente cobrar algo inferior a estes 1200€ por ano. Também parece evidente que é mais uma forma de contornar o pouco financiamento público das universidades à custa dos estudantes que se vêm obrigados pelo mercado de trabalho a fazer um mestrado.
Edit: enganei-me: as minhas propinas de mestrado são 1375€ por ano. É dose..