Ricardo A. Ferreira
Membro Veterano
- Matrícula
- 16 Novembro 2020
- Curso
- Matemática
- Instituição
- Warwick University
Oi oi, gostoso!Boa noite, caros colegas da Uniarea!
Começou há uns poucos dias atrás as férias mas decidi esperar até hoje para contar como correu o meu 1º ano. Porquê até hoje? Já explico.
O primeiro semestre correu muito bem para a primeira vez na universidade, consegui ter boas notas. Acabei com 19 a Álgebra Linear, 17 a Análise Matemática ( a que mais tenho orgulho ), 15 em Paradigmas da Programação ( podia ter sido 16 se quem corrigiu a 2ª frequência tivesse me dado mais 0,05 valores de 0 a 20 ) e 15 em Ciências Experimentais. Fiz relativamente bem, estudava e tirava notas boas. Não achei difícil mas também pode ter sido por eu ter me esforçado e não que o curso seja fácil
Depois o 2ª semestre começou, fiquei mais preocupado do que em relação ao 1º semestre pelas disciplinas que tinha e o seu aspeto em nivel de matéria, mas correu bem afinal.
Começando ao contrário agora, das piores ( relativamente ) notas às melhores, baixei de 17 para 12 a Análise Matemática II mas a matéria foi mais puxada ao meu ver mas mesmo assim já está bom, também tive 11 em Mecânicas e Ondas ( esperei até hoje porque estava à espera que a nota final da disciplina fosse publicada na plataforma da universidade ) o que pode parecer um pouco fraco mas já fico mais que satisfeito ter conseguido essa nota para a disciplina que foi ( 1ª frequência, fizeram +/- 200 alunos e 16 tiveram positiva ).
E por fim, as melhores notas. Consegui 15 a Geometria Euclidiana e 16 a Matemática Discreta. Nada mau, nada mau para o 1º ano. E é isto, agora é aproveitar as férias bem merecidas :). Agora que tenho mais tempo, vou tentar chatear mais um pouco o pessoal de cá como antigamente, não é? @iamsuzym
@Cristiana Matos @Ricardo A. Ferreira @André! A minha relação com a matemática está a melhorar aos poucos, mas o que importa é que está. Como foi o vosso ano?
Cordialmente e todas as outras escolhas para acabar um e-mail, ou pelo menos tentativa de um,
Eu

Primeiro de tudo, Pedro, fico contente que estejas a fazer progesso (e fico ainda mais contente por tu também o estares). Agora aproveita as férias não para descansar mas para experimentar (é nestas experiências de férias que descobrimos aquilo que queremos para a nossa vida - curiosamente foi o que me aconteceu com o canal de YouTube - tudo começou com um pequeno projeto de férias).
Sobre o meu ano (Gap Year), o arrependimento é sempre o mesmo: gostava de ter feito mais.

ESTE ANO:
(1) Agosto foi preparar um aluno para exame completamente do zero (falhei, mas criei um conjunto de exercícios de preparação para exame que depois meti à venda online só para ver se alguém estaria interessado. Fiquei surpreendido pelo interesse, que foi fundamental para o que se seguiu)
(2) Setembro e Outubro foi experimentar explicações, desde o 5º ano ao ensino superior (concluí que esse não era o caminho e terminei todas as explicações)
(3) Novembro foi criar o Discord para dúvidas de Matemática: Join the Ricardo Ferreira - Comunidade Matemática Discord Server! (que nem foi ideia minha!)
(4) Dezembro foi criar uns vídeos de Álgebra Linear (após tanto tempo sem criar vídeos!)
(5) Janeiro e Fevereiro foi interromper esses vídeos para criar o meu website: Ricardo Ferreira - Arrasa na Matemática! (aprender a criar um website foi doloroso no início, mas agora é ótimo!)
(6) Março e Abril foi criar dois vídeos atualizados de 12º ano e imensos artigos importantes para o website (muitos deles inspiraram vídeos futuros!)
(7) Maio e Junho foi criar o meu livro de Preparação para Exame (uma versão "como deve ser" daquele primeiro livro).
(8) O resto de Junho e Julho foi criar os vídeos que achei mais necessários para os exame, muitos deles sobre método de estudo e motivação (foi bom finalmente incorporar o meu conhecimento de Desenvolvimento Pessoal no meu canal de YouTube).
PLANOS:
(0) Já decidi que não voltarei a Inglaterra para o Mestrado, mas ficarei cá em Portugal a avançar os meus projetos.
(1) CURTO PRAZO: Em agosto vou criar um livro de preparação para o exame de 9º Ano (também bom para o pessoal de 12º sem bases). Em setembro, vou criar alguns vídeos de ensino básico (num formato super diferente que acho que terá imenso sucesso). Em outubro devo apostar forte no Ensino Superior: Álgebra Liner e Cálculo (talvez Estatística e Matemática Discreta). Aí pelo meio, também devo arranjar espaço para um ou dois vídeos de secundário.
(2) MÉDIO PRAZO: O objetivo final do canal de YouTube é ter uma lista completa de dicas, divididas por ano de escolaridade, que inclui os conceitos e lições de vida (e matemáticos também) que qualquer pessoa nessa idade deve ter para alcançar o seu máximo potencial. No fundo, criarei um "livro da vida", que explica a sequência de passos que qualquer pessoa deve tomar para alncançar o seu máximo potencial (muitos dos conceitos já se encontram espalhados no meu "livro" no Google Docs - o objetivo agora é tornar tudo mais concreto e digerível)
(3) LONGO PRAZO: O meu objetivo final é "morrer, sabendo que já não serei preciso". Sendo assim, irei melhorar e/ou reformular a maioria dos sistemas que existem atualmente na sociedade mundial de modo que facilitem naturalmente que cada um alcance o seu máximo potencial. O primeiro passo provavelmente será a Educação. O resto depois vê-se. :)
COMO TER TANTA CERTEZA SOBRE O FUTURO?
Duas palavras: atenção e ação. Pela ação experimentamos e pela atenção percebemos o que gostamos e não gostamos sobre aquilo que estamos a experimentar. A verdade é que não há um "trabalho de sonho". Há apenas características que gostamos e não gostamos sobre cada trabalho. E o nosso objetivo é aproximarmo-nos cada vez mais do trabalho que realmente queremos fazer. A universidade é o nosso primeiro palpite. E a partir daí temos de continuar neste processo de ação e atenção para podermos chegar a alguma conclusão. Podemos continuar a viver na ilusão da distração e da aparente ausência de responsabilidade e consequências, mas uma coisa é certa: não estarás a descobrir mais sobre ti. E se não estás a descobrir mais sobre ti, então não estás a descobrir mais sobre a vida que queres ter. E se não sabes a vida que queres ter, então não sabes onde investir o teu tempo e energia - vives ao sabor do vento. Mas o problema é que o vento não nos levará à vida que queremos ter. Pelo contrário, levar-nos-á a ficar presos a uma vida qualquer - e nessa altura perceberemos o nosso erro. Perceberemos que devíamos ter aproveitado o momento certo para exprimentar e estar atento, descobrir a vida que queremos ter e fazer o que fosse preciso para lá chegar. Por isso, antes que seja tarde demais, começa a experimentar e a estar atento, a perceber as características que gostas e não gostas em cada coisa que fazes para que possas então saber a vida que queres ter. E, já agora, não te iludas: não é consumindo mais informação que chegarás a alguma conclusão (isso é só outra forma de distração). Aceita que a resposta é só uma: atenção e ação. :)
PS: Qualquer momento sem distrações (tecnologia. pessoas ou livros) é ótimo. Meditação é particularmente bom para ter as melhores ideias.
Foi um ótimo momento de inspiração e reflexão, Pedro. Muito obrigado! No geral, boas férias a todos! E mais importante que tudo: começa AGORA a perceber a vida que queres ter, com atenção e ação!)