Diário do Estudante 2021/2022

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Já percebi. Em vez das habituais desculpas para chumbar os alunos, eles agora escudam-se por detrás de Sigmund Freud.

Eu podia fazer um trocadilho com o nome do pai da psicanálise, mas iria incorrer demasiadamente no impropério, pelo que vou deixar ao vosso critério se vale ou não a pena considerar o apelido do senhor um verbo da segunda conjugação e colocá-lo na terceira pessoa do singular do presente do conjuntivo, seguido do respectivo pronome reflexivo.
Sim, foi uma maneira muito "simpática" de dizer, "escrevam bonito ou não temos paciência para decifrar hieróglifos".

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Vocês não têm torres com telescópios aí por esses lados, pois não? 🙄
Infelizmente, não - pelo menos que eu saiba 🥺
Mas temos labirintos - quem é do Iscte vai identificar-se com isto 😈

• Like
Reactions: Ana Noronha

Pedro D. Jesus

O Amoroso
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
Formatei o computador e ele agora só está inútil e estúpido mas mais rápido
Já ia dizer que ficou como eu mas falhou na parte de ser rápido.

• Haha
Reactions: garfo101

Raulmendes

Membro Veterano
Matrícula
4 Fevereiro 2021
Sim, foi uma maneira muito "simpática" de dizer, "escrevam bonito ou não temos paciência para decifrar hieróglifos".
o.o , espero que... seja melhor no meu curso, eu quase que escrevo por hieróglifos mesmo... especialmente se tenho que escrever 500+ palavras, no final já vai parecendo quase 1 receita médica.

André!

Membro Veterano
Matrícula
4 Março 2021
Curso
Eng. Informática
Instituição
Faculdade da Vida
E hoje que tive a primeira disciplina de estatística e foi logo exercícios com o stor a chamar pessoal ao quadro 🙃
Só rezei para que não me chamasse a mim, cabeça baixa e fingir que estava a escrever
que na realidade estava a fazer desenhos nas folhas 🤣

Scared Asustad GIF

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
o.o , espero que... seja melhor no meu curso, eu quase que escrevo por hieróglifos mesmo... especialmente se tenho que escrever 500+ palavras, no final já vai parecendo quase 1 receita médica.
No meu tempo em Informática, tive um professor que avaliava uma questão com 0 ou cotação consoante a correção gramatical do texto 😅

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Só agora estive a ler as últimas páginas, e sobre isto:

O nosso grande @davis é referênciado e contribuíu para a elaboração deste artigo!!! Fantástico 😄😄

@davis A voz da razão.

Sinceramente, ao meu ver isso é mais uma forma de mascarar o problema, do que tentar resolve lo, e em alguns casos um pouco injusto para os outros alunos, mas é só a minha opinião.
Obrigado pela referência, o artigo foi escrito pela talentosa @Maria , que começou a escrever artigos no Uniarea, e hoje faz as capas do Jornal i. 🚀

Não sei se ficou clara a ideia que queria passar, porque foi uma entrevista muito rápida por telemóvel e o artigo tinha de ficar fechado daí a poucos minutos, mas acho que:
- A ideia base do novo contingente é boa e faz sentido, desde que não abra a porta a abusos. Se hoje já tenho pessoas que me perguntam como podem ir para a Madeira para terem o contingente, imagino quem tente ver como pode mudar de escola para lá e/ou fazer lá um segundo curso do secundário que lhes dê acesso a estas vagas.
- Acho que antes de se criar um sexto contingente especial se deveria fazer um estudo de impacto dos outros 5 e perceber se não está na altura de fazer ajustes.
- Ligado ao ponto acima, acho que alguns contingentes estão desenquadrados na realidade atual. Pegando no que conheço melhor, o da Madeira, se por um lado acho que boa parte dos alunos da Madeira devem ter o contingente, também devemos questionar até que ponto que uma escola que consegue colocar mais alunos na sua primeira opção que a média nacional, em que 92% dos alunos ficaram colocados nas primeiras 3 opções (a média nacional é de 82%), que consegue colocar 6 alunos em engenharia aeroespacial (o contingente para a ilha toda só tem direito a 4 vagas), e que colocou 35 alunos em Medicina tem direito a esta benesse. Isto são os dados reais de apenas uma escola da Madeira na 1ª fase deste ano, que não é um exemplo do que acontece nas outras, obviamente, mas não é caso único na região. Os únicos 2 contingentes onde tenho visto algum acompanhamento e ajustes são nos de portadores de deficiência (que aumentou a percentagem entretanto, e passou a existir na 2ª fase de candidaturas) e no dos emigrantes (que passou este ano a incluir lusodescendentes). Só há números da evolução das entradas, mas não há números de impacto e de quantos alunos destes 2 contingentes acabaram os cursos, por exemplo.
- Além dos outros, acho que seria interessante perceber o impacto do contingente dos Açores/Madeira em 40 anos, por um lado no sucesso dos alunos, no aumento da qualificação dos residentes das ilhas, e na capacidade das respetivas universidades de atraírem/reterem alunos pela obrigação de colocares as instituições em 1ª opção. E com esses dados perceber se não faria um contingente especial mais abrangente para incluir algumas regiões do interior, para motivar mais alunos a ir mais longe, e para reter mais alunos nos respetivos politécnicos locais. Mas como há pouco planeamento nestas coisas, não espero ver nada sobre isto tão cedo. 🤷‍♂️

Pode ser um tema interessante para um artigo mais de fundo no Uniarea um dia destes. Provavelmente ficarão melhor explicados estes pontos do que nos comentário do Jornal i. 😬

-- // --

Espero que as vossas aulas estejam a correr bem! 🤗 Boa sorte para quem for concorrer agora à 3ª fase de candidaturas!

Btw, e que nunca precisem dos serviços académicos da vossa faculdade na vida.

#mood

Round 6 Waiting GIF by Justin

voidlessmind

Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Ciência Política
Eu sinto-me tão fora do loop por ter entrado na segunda fase 😭

Só espero que as coisas acabem por fazer settle down e fique tudo bem.
Post automatically merged:

Btw, e que nunca precisem dos serviços académicos da vossa faculdade na vida.

#mood

Round 6 Waiting GIF by Justin
Tarde de mais... já preciso, e ainda amanhã vou ter que ligar de novo, para ver se me resolvem o mesmo problema pela terceira vez.

• Like
Reactions: Teresa P. and davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Tarde de mais... já preciso, e ainda amanhã vou ter que ligar de novo, para ver se me resolvem o mesmo problema pela terceira vez.

Eish, boa sorte! 😅

Pray Kimmy Schmidt GIF by Demic

Também estou há quase 4 semanas a tentar resolver algo muito simples. 🤦‍♂️

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Juro que me assusto com algumas questões no Quora. “Porque vogais repetidas são proibidas nos nomes. Ex: Claaudiaa”

A resposta suponho que seja imediata para todos, mas alguns dizem que com o mundo multicultural, deveriam ter direito a chamar aos filhos até de Poortucaliuus.

Façam isso aos filhos e depois paguem a mudança de nome quando forem maiores de idade, que eles não tiveram culpa da idiotice dos pais 😅

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Juro que me assusto com algumas questões no Quora. “Porque vogais repetidas são proibidas nos nomes. Ex: Claaudiaa”

A resposta suponho que seja imediata para todos, mas alguns dizem que com o mundo multicultural, deveriam ter direito a chamar aos filhos até de Poortucaliuus.

Façam isso aos filhos e depois paguem a mudança de nome quando forem maiores de idade, que eles não tiveram culpa da idiotice dos pais 😅
Imagino que isso seja o Quora Portugal (ou Brasil?). Fun fact, na Venezuela podes literalmente registar qualquer nome que queiras. O que dá origem a algumas modas estranhas:
  • Adaptações do inglês: Deivis, Brayan, Yenifer, et.
  • Nomes que combinam os nomes dos pais: MarLuis (María e Luis), Orlimar (Orlando e María), etc.
  • Nomes com w, que nem é uma letra comum no espanhol: Owich, Wilbert, Wencio, Giwalia, Wilmenson, etc.
  • Nomes inspirados no mar: Douglymar, Ahilimar, Betsimar, Yubimar, Diosymar, etc.
E a dos emigrantes portugueses, que só davam nomes estrangeiros (com ou sem adaptações 😬 ).

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Imagino que isso seja o Quora Portugal (ou Brasil?). Fun fact, na Venezuela podes literalmente registar qualquer nome que queiras. O que dá origem a algumas modas estranhas:
  • Adaptações do inglês: Deivis, Brayan, Yenifer, et.
  • Nomes que combinam os nomes dos pais: MarLuis (María e Luis), Orlimar (Orlando e María), etc.
  • Nomes com w, que nem é uma letra comum no espanhol: Owich, Wilbert, Wencio, Giwalia, Wilmenson, etc.
  • Nomes inspirados no mar: Douglymar, Ahilimar, Betsimar, Yubimar, Diosymar, etc.
E a dos emigrantes portugueses, que só davam nomes estrangeiros (com ou sem adaptações 😬 ).
Acho que foi no Quora Portugal, questionado por um Brasileiro. Havia mesmo gente a defender o método Venezuelano que referiste.

• Like
Reactions: Teresa P. and davis

André!

Membro Veterano
Matrícula
4 Março 2021
Curso
Eng. Informática
Instituição
Faculdade da Vida
O Quora é utilizado em Portugal? Pensava que nós eramos mais amigos do Reddit 😅

• Like
Reactions: Porungda

André!

Membro Veterano
Matrícula
4 Março 2021
Curso
Eng. Informática
Instituição
Faculdade da Vida
Eu detesto o formato do reddit, acho a organização e o site super confusos... Gostava de usar, mas é mesmo desagradável para mim. Quora >>> Reddit 😆
What como assim achas confuso e desorganizado, em que sentido?
Eu pelo contrário, no quora um bocado estranho em termos dos tópicos e comentários em si, talvez por causa da área de escrita ser tipo quadrada e tão pequena XD