Diário do Estudante 2021/2022

Status
Não está aberto para novas mensagens.
  • Fabulous
  • Love
Reactions: davis and Teresa P.
Irei acabar o semestre ou irá este semestre acabar comigo?
Nem tu, nem o semestre nunca acabam: são os dois um contínuo inseparável, unidos num mesmo gesto, numa mesma atitude, numa mesma vontade, agora e até ao fim dos tempos.

E, sim, isto é suposto ser uma metáfora sugestiva de actividades muito pouco académicas. Porque quis muito indirectamente dizer que todos os semestres são f... erm... tramados. Na minha cansada cabeça, fez sentido. Desculpem.

Vocês que já frequentam a faculdade à possivelmente mais tempo que eu... é normal "baixar" de nível relativamente às notas do secundário?
Há todos os tipos de pessoas na faculdade, as que baixam as notas relativamente ao secundário, as que sobem e as que mantêm. Dependendo do curso, pode ser mais comum descer ou subir as notas.
Posso dizer-te que desci bastanteee as notas no 1º ano da faculdade, assim como a maioria das pessoas com quem me dou do meu curso. 😅

• Like
Reactions: Teresa P.
Eu devo ser o único que não tem exames nem nada para fazer XD

Vocês que já frequentam a faculdade à possivelmente mais tempo que eu... é normal "baixar" de nível relativamente às notas do secundário?
A minha média entre secundário e ensino superior subiu 5 valores, por isso, diria que depende do tipo de curso (motivação e gosto que tens pelo mesmo) e instituição que estás a frequentar. Há instituições que facilitam mais as notas do que outras e mesmo dentro de cada instituição tens diferenças de departamento para departamento. Tive cadeiras em que grande parte dos alunos foi tudo corrido a 19 e 20s e outras em que se os alunos tivessem mais do que 16 valores teriam de se submeter a avaliaçoes adicionais para defender a nota

• Haha
Há todos os tipos de pessoas na faculdade, as que baixam as notas relativamente ao secundário, as que sobem e as que mantêm. Dependendo do curso, pode ser mais comum descer ou subir as notas.
Posso dizer-te que desci bastanteee as notas no 1º ano da faculdade, assim como a maioria das pessoas com quem me dou do meu curso. 😅
Estou na fase de conformação. 🥲

O teste da semana passada correu mais ou menos bem mas não consigo ter ideia da nota que poderei ter porque sinto que não tive muito tempo para pensar com calma nas questões de escolha múltipla (que ainda para mais eram a descontar). Amanhã tenho teste outra vez e vai ser assim até ao final do semestre (pelo menos um teste por semana).

Devo confessar que não estava à espera que Engenharia Informática fosse tão exigente (na FEUP, pelo menos, é muito exigente mesmo). Falamos de coisas muito diferentes e que exigem muito tempo de estudo (primitivação, por exemplo, requer bastante prática porque os professores só fazem dois ou três exercícios por cada tipo), algumas delas nunca vimos anteriormente (portas lógicas, circuitos, álgebra booleana, multiplexadores, representação de números em diferentes bases/formatos, etc). São imensas coisas distintas para assimilar em pouco tempo; sinto que não tenho tempo para ver tudo com o pormenor que gostaria e começo mesmo a questionar-me se será possível eu conseguir aguentar isto. 😅 Sinto-me meio perdido e parece que não estou confortável com matéria nenhuma...

Espero que isto seja algo temporário ahah.

É um bocado chocante no início... 😅 Chorei tanto quando chumbei num exame prático pela primeira vez ahaha (estando habituada a boas até ao secundário...), mas já passou. xD 😂
Sim, certamente que as coisas vão melhorar. 🤗

• Fabulous
Reactions: floater3

O teste da semana passada correu mais ou menos bem mas não consigo ter ideia da nota que poderei ter porque sinto que não tive muito tempo para pensar com calma nas questões de escolha múltipla (que ainda para mais eram a descontar). Amanhã tenho teste outra vez e vai ser assim até ao final do semestre (pelo menos um teste por semana).

Devo confessar que não estava à espera que Engenharia Informática fosse tão exigente (na FEUP, pelo menos, é muito exigente mesmo). Falamos de coisas muito diferentes e que exigem muito tempo de estudo (primitivação, por exemplo, requer bastante prática porque os professores só fazem dois ou três exercícios por cada tipo), algumas delas nunca vimos anteriormente (portas lógicas, circuitos, álgebra booleana, multiplexadores, representação de números em diferentes bases/formatos, etc). São imensas coisas distintas para assimilar em pouco tempo; sinto que não tenho tempo para ver tudo com o pormenor que gostaria e começo mesmo a questionar-me se será possível eu conseguir aguentar isto. 😅 Sinto-me meio perdido e parece que não estou confortável com matéria nenhuma...

Como eu te entendo... apesar de ser de uma área de humanidades, tenho a tal cadeira de Análise de Dados, e juro que não entendo nada de nada. E recebi a informação chocante de que algumas universidades têm os testes com as fórmulas, o meu não vai ter... Enfim... também espero que seja temporário!

Nem de propósito 😌
1637369967876.png

• Like
Acabei o teste, acho que nunca me senti tão burro na minha vida. Esqueçam, números e eu... não dá.
Post automatically merged:

A praxe da minha universidade começa para a semana, e já tenho imensa gente a tentar convencer-me a ir... que chatos, credo.

Última edição:
  • Like
Reactions: ~tahani~
Pessoal, uma CASIO FX-GC20 ainda está na lista de calculadoras aceites para os exames nacionais das disciplinas de Matemática do secundário?

• Like
Reactions: ~tahani~
Pessoal, uma CASIO FX-GC20 ainda está na lista de calculadoras aceites para os exames nacionais das disciplinas de Matemática do secundário?
Não tenho certezas, mas eu acho que está. Essa foi minha e agora o meu irmão a usa e no ano passado ele levou para o exame de FQ A. Não sei se já há lista para este ano letivo tho

• Like
Reactions: Deleted member 5277
A praxe da minha universidade começa para a semana, e já tenho imensa gente a tentar convencer-me a ir... que chatos, credo.
Posso dizer que tive sorte por não ser abordado nesse sentido - este ano, a Faculdade de Letras está mais sintonizada para programas de mentoria com o intuito de integrar e direccionar caloiros. Até agora, a única pressão que me assola é a do calendário, já que o semestre é super curto e os programas têm de ser leccionados em contra-relógio, sendo que também é pernicioso para os próprios professores, os quais admitem que também têm que adaptar os programas curriculares com base no tempo lectivo disponível.

Eu devo ser o único que não tem exames nem nada para fazer XD
What como assim? Eu no primeiro mês de aulas já tive 2 frequências, e trabalhos 🤣 🤣

• Haha
Reactions: André!
What como assim? Eu no primeiro mês de aulas já tive 2 frequências, e trabalhos 🤣 🤣
Pois, também não sei ahahah
É bué estranho, vejo o pessoal todo cheio de trabalhos e testes e eu práticamente só dou matéria, não tive nenhum trabalho nem algo que se pareça XD

Não sei se é por estar num politécnico privado que os métodos são diferentes, but that's weird anyway

Mecânica deve ser pior acredita, algebra está a matar-me por dentro, e tenho frequência disso no sábado😭.

• Like
Reactions: Pedro D. Jesus
Mecânica deve ser pior acredita, algebra está a matar-me por dentro, e tenho frequência disso no sábado😭.
Não sou muito de fazer comparações de qual curso é pior. 😅 Mas acredito que mecânica não seja fácil.

Tenho teste de álgebra na quarta-feira e acho que até estou minimamente confortável (espero que não seja uma falsa sensação de segurança). As cadeiras que mais me preocupam são Análise Matemática l, Matemática Discreta e Fundamentos de Sistemas Computacionais.

Status
Não está aberto para novas mensagens.