Diário do Estudante 2021/2022

Status
Não está aberto para novas mensagens.
  • Sad
Reactions: Deleted member 5277
Não sou de uma área de CT ou da FCT, mas o mesmo acontece aqui, é muito raro os professores colocarem fichas e soluções... é triste, porque se eu não sei é suposto o quê? Adivinhar? Enfim...

Eu acho que eles muitas vezes fazem isso porque aplicam os mesmos testes/exames todos os anos, então é para impedir a passagem de soluções para o pessoal do ano que vem. Pelo menos interpreto assim.

Havia uma prof que todos os anos colocava a mesma pergunta no exame, relacionar o conceito X com Y. Todos. E isto era sabido por nós todos e mesmo assim ninguém tirava grandes notas. Um dia uma pessoa perguntou como quem não quer a coisa à prof "professora, qual a relação entre X e Y? Tenho dúvidas nessa parte". Resultado: a pergunta do exame mudou.

Bons dias!
desde já pedia para responderem ao meu questionário sobre o covid e a forma como afetou os universitários, é rápido e é para um trabalho final de uma cadeira!
Impacto da Pandemia de covid-19 no ensino superior

Como têm estado? A ultima semana foi horrível: tive um acidente de carro (mas estou bem graças a Deus), o meu computador decidiu deixar de funcionar do nada e perdi tudo o que lá tinha, o meus 3 peixes morreram, os meus coelhinhos ficaram doentes e a pessoa que estava encarregue de nos avisar das datas dos trablhos de grupo e de fazer a divisão do trabalho decidiu não querer saber e tive 5 trabalhos ainda grandes para fazer de quinta até sexta à noite..
Essa vossa adaptação À universidade está a correr bem?

• Wow
Reactions: Teresa P.
Aquele momento em que as semanas estão tão cheias de aulas e exames que até práticas temos ao sábado 🥲

Então, tive ontem o meu primeiro teste na universidade, e felizmente, até correu bastante bem, acho que dá perfeitamente para um 10 pelo menos, que é o que interessa.

Já que isto é o Diário do Estudante e estão todos a falar da sua experiência universitária, aqui vão algumas palavras sobre a minha.

Tendo em conta que estou a fazer o meu mestrado em regime de tempo parcial e que tenho equivalências às disciplinas de Matemática, estou na situação confortável de só ter uma disciplina para fazer este semestre. No entanto, estou a fazê-la enquanto trabalho e é uma das disciplinas mais exigentes do mestrado. Ainda assim, estou a gostar imenso. Vou ter de entregar um trabalho individual e um trabalho de grupo durante o próximo mês, mas gosto muito dos temas de ambos (avaliação de competências transversais e educação para a igualdade de género, respectivamente). Vamos ver como corre.

Olá! Sabem me dizer qual é o número de faltas que posso dar a uma disciplina prática, no caso? Já me disseram que posso faltar a metade das aulas do semestre, é verdade?

Olá! Sabem me dizer qual é o número de faltas que posso dar a uma disciplina prática, no caso? Já me disseram que posso faltar a metade das aulas do semestre, é verdade?
Olá.
Terás de ver no Regulamento de frequência da tua instituição/curso, não é uma regra universal.

Toca a esmigalhar na frequência, @floater3! 😁🔥 Se há alguma coisa que aprendi num curso de Matemática é que na maior parte do tempo não percebes nada do que se está a passar (e isso é normal!!!) O importante é nunca desistires e perceberes que se continuares a tentar, então mais cedo ou mais tarde irás perceber. De facto, a Matemática não se aprende nas aulas, mas aprende-se fazendo. Por isso, eu recomendo sempre reveres muito bem o que deste na aula anterior antes da aula seguinte (porque se não percebeste ou não te lembras o que deste na aula anterior, então mais dificilmente conseguirás perceber a aula seguinte). Manter a matéria sempre em dia e as bases bem consolidadas é essencial na Matemática, porque tudo o que não perceberes bem agora irá dificultar-te as aprendizagens seguintes. (podes ver o meu método para estudar matemática neste vídeo e neste outro vídeo).

Às vezes o problema nem é não percebermos, mas é apenas que ainda não estamos habituados à nova linguagem, aos novos símbolos ou à nova maneira de pensar. Arriscaria até a dizer que a Matemática muitas vezes não é algo que percebes, mas é algo a que te habituas - e se ainda não te habituaste, então tens de interagir mais com a Matemática (rever e recriar as demonstrações da aula, fazer exercícios, pedir ajuda a colegas ou professores - quanto mais interagires com a Matemática, melhor. O único erro é desistir).

Já agora, estás em que ano na universidade, floater? (estava a pensar fazer vídeos a explicar a Matemática de Ensino Superior e queria perceber quais é que são as matérias mais comuns)

Por fim, floater, sempre que precisares de esclarecer dúvidas de Matemática, podes ir ao servidor de Discord que acabei de criar. Lá podes:
✅ Tirar dúvidas com alunos de todo o país (incluindo, claro, eu! 😁)
✅ Verificar os teus resultados na calculadora WolframAlpha
✅ Fazer parte de uma comunidade fantástica, que te motiva a esmigalhar!
Podes ainda trabalhar em grupo, escrever em LaTeX e muito mais! Aqui está o convite:
➡️ Join the Ricardo Ferreira - Comunidade Matemática Discord Server!
(o servidor é para alunos do 5º ano ao Superior, por isso convida também os teus colegas, amigos e familiares! 😁🔥)

Esmigalha-me essa frequência, floater! E vemo-nos por cá, pelo YouTube, pelo Discord ou por onde quer que seja! 😁🔥
O meu filho está no primeiro ano de Engenharia Informática e está a ver-se grego com as matemáticas, análise então está um caus!

• Like
Estou a pensar ir estudar para Lisboa no próximo ano letivo. Contudo, uma das coisas que me tem deixado a mim e aos meus pais um pouco reticentes sobre isso é o custo de vida em Lisboa. Gostava de ouvir as experiências de quem estuda na cidade em termos de gastos que tem e assim.
Acham que é possível arranjar quartos até 350/375€ (já com despesas) ou isso é uma ideia a esquecer?
Também gostava de saber qual é a vossa experiência a nível académico, se gostam de estudar aí, ou se acham que por ser uma cidade muito grande é difícil uma pessoa conseguir sentir-se acolhida :/

Estou a pensar ir estudar para Lisboa no próximo ano letivo. Contudo, uma das coisas que me tem deixado a mim e aos meus pais um pouco reticentes sobre isso é o custo de vida em Lisboa. Gostava de ouvir as experiências de quem estuda na cidade em termos de gastos que tem e assim.
Acham que é possível arranjar quartos até 350/375€ (já com despesas) ou isso é uma ideia a esquecer?
Também gostava de saber qual é a vossa experiência a nível académico, se gostam de estudar aí, ou se acham que por ser uma cidade muito grande é difícil uma pessoa conseguir sentir-se acolhida :/
Quanto à parte dos custos não consigo ajudar, mas sobre o nível académico, eu nunca tive problemas com acolhimento, então acho que o tamanho da cidade não influencia.

Curtos comentários nascidos dos últimos tempos:
  1. Em cerca de três dias, deparei-me com problemas em cerca de três sistemas burocráticos diferentes. Adoro.
  2. Após ter de preencher certos formulários repetidas vezes por falhas nos sistemas, cheguei à conclusão de que "não têm nada a ver com isso" deveria ser uma das respostas possíveis para perguntas idiotas como "Estado Civil".
  3. Já me esqueci completamente do que é ter tempo para fazer as coisas com calma e não ter de estar a correr para cumprir prazos. E, pelos vistos, os dramas ainda não acabaram...
Enfim, espero que a vida dos caros diaristas esteja um pouco menos... erm... frustrantemente stressante e stressantemente frustrante do que a minha inexistência tem sido. 🙄

Já não passava aqui há algum tempo. Venho, novamente, confessar-me.

Tive mais um teste de matemática discreta de manhã e estou de rastos porque me fartei de estudar e agora ainda tenho de estudar para mais dois testes que vou ter nesta semana 😫.
Os testes são feitos no Moodle e grande parte das questões são escolha múltipla, por isso, não consigo ter noção da nota que vou ter. Isto deixa-me demasiado stressado porque a escolha múltipla é a descontar em caso de errarmos, tornando impossível qualquer tipo de previsão. Podiam simplesmente libertar logo a correção das escolhas múltiplas e ficávamos a aguardar revisão das restantes (que são essencialmente provas lógicas que fazemos num software de apoio que nos diz logo se fizemos uma prova válida ou não, ou seja, sabemos logo que está certo ou errado. Os professores só precisam de conferir.).

Houve algumas em que estava em dúvida e pensei em não responder. Mas decidi arriscar... o problema é que agora não consigo para de stressar porque em caso de ter feito porcaria, tanto posso ter uma negativa como posso ter um 15...

Honestamente, só quero que este semestre acabe e que eu não tenha de ir a recurso a nenhuma cadeira. Os testes que fiz até agora até têm corrido minimamente bem, mas é tudo tão imprevísivel... Numa semana parece que até estou a achar a matéria acessível, na semana seguinte já é uma dor de cabeça! Às vezes penso: "Análise Matemática é a cadeira mais difícil", mas passado pouco tempo aparecem coisas piores e depois o resto até já parece mais fácil... detesto esta sensação! Por mais que eu queira, não consigo ter tempo para entender tudo a 100%; parece que há sempre lacunas de conhecimento. Isso faz-me sentir pouco preparado... No secundário, nunca na vida ia para um teste sem saber alguma coisa, só na esperança que não saísse... Agora já não posso dizer o mesmo! 😅

Espero que esteja tudo a correr bem do vosso lado.

• Like
Reactions: davis and Teresa P.

Tive mais um teste de matemática discreta de manhã e estou de rastos porque me fartei de estudar e agora ainda tenho de estudar para mais dois testes que vou ter nesta semana 😫.
Os testes são feitos no Moodle e grande parte das questões são escolha múltipla, por isso, não consigo ter noção da nota que vou ter. Isto deixa-me demasiado stressado porque a escolha múltipla é a descontar em caso de errarmos, tornando impossível qualquer tipo de previsão. Podiam simplesmente libertar logo a correção das escolhas múltiplas e ficávamos a aguardar revisão das restantes (que são essencialmente provas lógicas que fazemos num software de apoio que nos diz logo se fizemos uma prova válida ou não, ou seja, sabemos logo que está certo ou errado. Os professores só precisam de conferir.).

Houve algumas em que estava em dúvida e pensei em não responder. Mas decidi arriscar... o problema é que agora não consigo para de stressar porque em caso de ter feito porcaria, tanto posso ter uma negativa como posso ter um 15...

Honestamente, só quero que este semestre acabe e que eu não tenha de ir a recurso a nenhuma cadeira. Os testes que fiz até agora até têm corrido minimamente bem, mas é tudo tão imprevísivel... Numa semana parece que até estou a achar a matéria acessível, na semana seguinte já é uma dor de cabeça! Às vezes penso: "Análise Matemática é a cadeira mais difícil", mas passado pouco tempo aparecem coisas piores e depois o resto até já parece mais fácil... detesto esta sensação! Por mais que eu queira, não consigo ter tempo para entender tudo a 100%; parece que há sempre lacunas de conhecimento. Isso faz-me sentir pouco preparado... No secundário, nunca na vida ia para um teste sem saber alguma coisa, só na esperança que não saísse... Agora já não posso dizer o mesmo! 😅

Se te faz sentir melhor acho que toda a gente passa pela mesma experiência. Com o tempo vais te habituando à sensação que é praticamente impossível saber tudo com o detalhe que eles querem e que vais para o exame/teste dar o teu melhor e que não podes fazer mais do que isso.

Das cadeiras de matemática que fiz os cálculos (basicamente as tuas análises matemáticas) foram as que mais me deram dores de cabeça. Não houve melhor sensação no final do ano passado do que saber que já não tinha mais cadeiras com o Departamento de Matemática 🤣

Tive teste de Analise hoje, e correu um bocado mal... Se der para o 10 dou uma festa, porque não sei se chega ao 10

• Sad
Reactions: floater3
Enfim, espero que a vida dos caros diaristas esteja um pouco menos... erm... frustrantemente stressante e stressantemente frustrante do que a minha inexistência tem sido. 🙄

Ontem estive a terminar de corrigir testes no metro e no comboio, isso responde à tua pergunta?

• Wow
Status
Não está aberto para novas mensagens.