O prazo normal de inscrição nos exames nacionais acabou no passado dia 4 de abril. Mas isso não significa que não possas ainda fazer ou até corrigir a inscrição caso queiras acrescentar novos exames. Neste artigo respondemos às principais dúvidas sobre o tema.
Sabem se é possível fazer uma cadeira de 2º ano, no 3º ano? Isto falando de uma universidade privada, e se normalmente tem algum custo acrescido fazer isso?
Tenho de intervir só para dizer que, pela minha parte, lamento não ter sido capaz de fazer mais ainda!
E, de resto, também tenho de te agradecer por teres estado desse lado, com as gentis e sábias palavras, gentis e sábias como seria inevitável dada a sua proveniência, e por teres sido um vago exemplo de quem estava a passar mais ou menos pelo mesmo que eu mais ou menos ao mesmo tempo que eu, e, dada a tua aparente manutenção da sanidade mental, conforme atestado pelas diversas comunicações que tivemos, foste mais uma razãozita para eu fazer um esforço para manter esses fiapos de sanidade que na realidade nunca tive mas que gosto de fingir que tenho para benefício dos que me rodeiam, posto que, se tu o conseguias, também o teria de conseguir eu.
Seja o que for que sejam os teus próximos passos, há uma coisa da qual tenho a certeza absoluta: vais ter sucesso.
Afinal, comer muita fruta dá saúde, e a saúde traz sucesso. É caso para isso.
Deve ser provavelmente o primeiro post de 2022 da minha parte então... Bom, que seja um ano bom.. Acho eu, espero eu
O misto de emoções lá continua, a caoticidade toda ainda anda por aqui e nem sei como me sentir ou o que achar do que quer que seja. O que vale é que sei que já tenho duas cadeiras feitas: a optativa de Antropologia, sobre Parentesco, com 16, e Estatística com 14. Achei graça quando vi que acertei na minha previsão para esta última e em como o prof meteu "We Are The Champions" na plataforma XD estava com medo, tho, é que a frequência correu +/-
Tive também frequência de uma outra cadeira mas desta tenho ainda mais receio de como correu a frequência, enfim. Neste momento ando às voltas com o trabalho de Psicometria e deveria seriamente começar a estudar Psicopatologia, uma vez que a frequência é na próxima segunda-feira. Enfim. De resto, também andei a tratar de coisinhas relativas a mas até que estão bem encaminhadas, por isso...
Espero que estejam bem, dentro do possível!!! :)
Vou mas é continuar a ver do trabalho e ver se começo Psicopatologia. :') E sim, ando com os sonos trocados, mas lá seguimos. :')
Portanto, um breve mini-relato de mais uma vacina Covid no bucho
Eu toda contente quando, na segunda-feira passada, me dirijo ao Centro de Vacinação para saber se posso tomar a dose de reforço antes de chegar à minha faixa etária, sob o olhar das pessoas que lá estavam:
Eu, quando fico mais de uma hora numa fila sem ter a completa certeza do resultado disto:
Eu, quando me chamam para o Posto de Vacinação e a enfermeira me pergunta se é a segunda dose:
Enquanto verificam no sistema há quanto tempo levei a segunda dose e fazem as contas para ver se posso levar já o reforço:
Eu, já depois de levar a vacina, quando recebo a mensagem de uma amiga a dizer que se sentiu muito mal e teve todos os sintomas possíveis e imagináveis:
O meu único sintoma em todas as doses:
E pronto, seguimos fortes e firmes para ver se acabamos com o bicho antes que ele acabe connosco
#Vacinem-se
um balanço deste semestre, meu e de quem se identificar, é parar de me deixar levar pelo ego e desvalorizar as minhas vitórias. eu ganhei o mau hábito de correlacionar valor próprio com sucesso académico e depois fico à espera de notas que eu tive no secundário e que não necessariamente terei na faculdade, pelas circunstâncias, dificuldade e vida serem bastante diferentes. entretanto, eu não sou as minhas notas, nem o meu valor tem que ser medido por elas, e às vezes preciso aprender a ser menos overachiever para não acabar por ficar paralisada pelo medo de falhar.
apesar de tudo, também reconheço que comecei o semestre on top of my game e me desleixei totalmente mais para o final (em especial, porque tenho tendência ao caos em todos os campos, quando se aproxima o final do ano). ansiosa pelo segundo semestre e, hopefully, já terei aprendido qualquer coisa com os meus erros
Não querendo transformar isto numa retórica vazia e disconexa que, se não fosse isto o Diário, poderia ser vista como spam desnecessário, sinto-me inclinado a dizer que provavelmente estás a observar o teu reflexo, na medida em que quaisquer generosidade ou grandeza cardíaca que me queiras atribuir são, na verdade, as que tu (também) tens em grande quantidade.
On topic no Diário, Ninguém espera com total indiferença pelos resultados da candidatura ao Doutoramento.
Ora viva! Creio que este é o meu primeiro post em 2022 no Diário Espero que tenham todos começado o vosso ano de forma excelente.
O meu ano não começou propriamente da melhor forma e estive algum tempo mais afastada e isolada porque este semestre foi muito muito exigente comigo: ao mesmo tempo que estava a estudar, passava os restantes dias nos Serviços Académicos a trabalhar e ainda a ajudar num trabalho de investigação que o CET me contratou para fazer. Este semestre recomeçarei de forma muito semelhante porque:
1) o trabalho nos Serviços Académicos vai continuar, uma vez que estou como Bolseira de Colaboração;
2) o trabalho para o CET também ainda não está terminado, pelo pelo menos na próxima semana ainda estarei de volta na ajuda para a pesquisa do último livro das colecções das Biografias do Teatro Português;
3) o meu semestre retoma já esta 2ª feira, tenho exactamente o mesmo horário que no 1º semestre, pelo que tenho receio de sentir que as coisas são meramente uma extensão e não tive assim tanto tempo para descansar.
Apesar de tudo, na verdade, tive bastantes oportunidades de aproveitar o meu tempo, caso contrário não teria feito tanta coisa nos últimos meses, ainda que eu sinta que posso ter corrido imensos riscos (nomeadamente, trabalhos escritos no próprio dia da entrega, que deixaram pouquíssimo tempo para afinar a minha escrita: façam o que eu digo, não façam o que eu faço por amor de deus).
Como é habitual, deixo em spoilerzinho os resultados deste semestre e que o próximo consiga correr tão bem ou melhor do que este, com a companhia dos meus amigos e da melhor companhia que podia ter Independentemente dos resultados, gostaria de relembrar-vos que não têm que medir o vosso sucesso meramente com base em números e que se trabalharam para os resultados que alcançaram, então a missão está mais do que cumprida da vossa parte. Se ainda sentem que estão aquém, é continuarem o esforço e o trabalho até dar frutos. Que tenham uma óptima época de exames / final de semestre / início do próximo.
Resultados do 1º semestre:
História do Teatro e do Espectáculo - 18
História do Teatro em Portugal - 18
Teatro e Imagem - 19
Recebi bom feedback da parte dos professores e em princípio já terei quem me oriente a tese (consta que chamou à atenção também de uns investigadores internacionais, pelo que aguardo com entusiasmo notícias ).
Oi pessoal, passando por aqui para anunciar que sobrevivi ao 1º semestre
Ainda estou a espera de algumas notas, como anatomia, e a parte pratica de fundamentos de enfermagem, mas em principio correu tudo bem e com a média esperada.
Isto por aqui anda muito calminho. Ainda deve haver quem esteja em fase de exames (recurso, melhoria), tal como o meu filho. Ainda por cima, ontem começou a apresentar sintomas que ser de COVID-19 e isso, claro, não vem nada a calhar nesta altura. Fez hoje teste PCR - vamos ver no que dá.
Por azar, levei a dose de reforço da vacina há apenas uma semana e, adivinhem, terei que ficar na mesma em isolamento por ser contacto de risco elevado e não ter a vacina há mais de 14 dias. Enfim...
Oi pessoal, passando por aqui para anunciar que sobrevivi ao 1º semestre
Ainda estou a espera de algumas notas, como anatomia, e a parte pratica de fundamentos de enfermagem, mas em principio correu tudo bem e com a média esperada.
Gostava de dizer o mesmo mas ainda tenho 3 frequências, 1 apresentação e 2 exames. Por enquanto está a correr bem, só não quero é ver a frequência que me aguarda no dia 31 :/
Oi pessoal, passando por aqui para anunciar que sobrevivi ao 1º semestre
Ainda estou a espera de algumas notas, como anatomia, e a parte pratica de fundamentos de enfermagem, mas em principio correu tudo bem e com a média esperada.
Ainda me faltam 4 frequências. Amanhã tenho a última de matemática discreta e sinto que vai correr mal, mas pelo menos tive boas notas nas anteriores. A "época normal" acaba no dia 11 de fevereiro e depois há recursos a algumas cadeiras, só espero que corra tudo bem e não precise de ir a nenhum.
Ainda me faltam 4 frequências. Amanhã tenho a última de matemática discreta e sinto que vai correr mal, mas pelo menos tive boas notas nas anteriores. A "época normal" acaba no dia 11 de fevereiro e depois há recursos a algumas cadeiras, só espero que corra tudo bem e não precise de ir a nenhum.
Gostava de dizer o mesmo mas ainda tenho 3 frequências, 1 apresentação e 2 exames. Por enquanto está a correr bem, só não quero é ver a frequência que me aguarda no dia 31 :/
Feel you!
Tenho hoje o ultimo exame e estudei 0 basicamente devido ao excesso de trabalhos e apresentações que tinhamos para entregar... todas na mesma altura... e o estudo para este exame ficou um standby Já tenho Análise financeira em recurso e não queria mesmo ter mais nenhum
Um pequeno desabafo:
Sinto me super cansada... Por mais que queira dar o máximo agora já não resta energia nenhuma :c Nunca pensei me sentir assim na universidade. Com o curso a acabar daqui a 1 ano e 6 meses só consigo ter na cabeça o medo de sair do curso e não saber nada porque, não estamos a aprender, estamos a decorar para testes e sinto que estamos a ser avaliados pela capacidade de decorar e despejar o que conseguimos decorar em contra-relógio.
Espero um dia poder ser uma profissional fantástica no meu ramo apesar de todas as dificuldades... médias não demonstram dificuldades, nem o esforço máximo que alguns demos, nem dores, cansaço, lágrimas, noites e madrugadas passadas a fazer trabalhos para os quais alguns os professores nem olham, a estudar para algumas UC em que os docentes nem sequer se preocupam se estamos a aprender... No fim, eles ganham o ordenado deles com todas as certezas. Mas e nós? Rezamos para conseguir reter algo daquilo que não nos ensinaram e continuamos a aguentar o cansaço, os medos, a ansiedade e o achar que nunca vamos ser suficientes.
Também já não posto aqui há algum tempo.
Entretanto consegui resolver o assunto da bolsa, e recebi resultado positivo
Já acabei todas as frequências da época normal, e já passei a 2, falta mais duas ainda, mas o recurso é já para a semana e ainda não há notas .
E uma bojarda numa das cadeiras com 150+ pessoas cerca de 110 vão a recurso , e as poucas que passaram tirando 2 ou 3 , foi com notas mínimas
foi chocante ver tantos 9's e 9.25 a dizer recurso.
A ver como saí as restantes notas
Também já não posto aqui há algum tempo.
Entretanto consegui resolver o assunto da bolsa, e recebi resultado positivo
Já acabei todas as frequências da época normal, e já passei a 2, falta mais duas ainda, mas o recurso é já para a semana e ainda não há notas .
E uma bojarda numa das cadeiras com 150+ pessoas cerca de 110 vão a recurso , e as poucas que passaram tirando 2 ou 3 , foi com notas mínimas
foi chocante ver tantos 9's e 9.25 a dizer recurso.
A ver como saí as restantes notas
Socorro ahah! Aqui não vai tanta gente mas no último teste de matemática discreta mais de metade foram negativas e provavelmente o teste de Análise Matemática (que o professor anda a corrigir à velocidade de um caracol) também foi um desastre para a maioria das pessoas (creio que consigo ter positiva, mas não estou à espera de nada extraordinário). Para além disso, a programação já estão chumbados mais de 40 alunos por não frequentarem as aulas... Enfim. Começamos mais de 300 mas aposto que o número de alunos vai diminuir bastante no 2º semestre ou no 2º ano.
Enfim, o meu último teste de Matemática Discreta foi hoje e correu bastante mal... :/ Havia escolhas múltiplas a descontar 1/3 que valiam 2.5 valores... Para além disso, tive problemas em submeter uma prova que me deu imenso trabalho a fazer porque o Moodle decidiu crashar (falei com o professor no final da aula, ele tirou foto à minha resolução e disse que ia ponderar corrigir aquilo que eu teria submetido se o moodle não decidisse parar de funcionar): sim... nós fazemos teste de matemática no moodle. É do tipo "desenrasquem-se... aprendam LaTeX". Não é muito prático porque demora sempre mais do que escrever à mão.
O que achei de matemática discreta? Até é interessante mas não acho os conceitos muito intuitivos. Para além disso, é tudo dado muito à pressa e quase parecia que já tínhamos de sair do secundário com todo um conhecimento vasto sobre provas, quando em matemática do ensino secundário nem se aborda quase nada disso (eu nem sequer dei indução no secundário). Em geral, não gostei muito da cadeira porque era demasiado stressante e exigia bastante conhecimento que eu não tinha e tive de andar a tentar apreender sozinho. Ainda assim, gostei de conhecer "uma nova faceta" da matemática, que nem sabia que existia.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.