Diário do Estudante 2021/2022

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
o

opah.. não tens recurso? Se sim, boa sorte! vai correr tudo bem!

Eu chumbei a 3 cadeiras e falta-me a nota de duas outras 😔 O semestre correu-me horrivelmente mal... chumbei a uma das cadeiras por décimas o que me deixa super frustrada.
6 meses a fazer trabalhos por mim e pelos outros🤦‍♀️ cadeiras em que fiz 7 e 8 trabalhos enormes e, no fim. não passo por décimas!
Juro odeio a forma de avaliação de certas cadeiras que tenho... em que não valorizam os trabalhos para quando a nota do único exame que fazemos durante o semestre todo não foi suficiente.
Para o 2º Semestre já tomei a decisão de realizar tudo em avaliação final! Sem stresses de ter de fazer trabalhos e de no fim os mesmo não servirem para porcaria nenhuma. A avaliação contínua connosco não é como os professores dizem, de ser favorável... seria considerado favorável se ajudasse a passar À cadeira e não a lixar-nos... a avaliação contínua serve para passar com boa média... Prefiro ser uma boa profissional do que uma aluna de 17 valores para cima, sinceramente, e preservar a minha saúde mental.

Na terça feira fui colocar o Implanon e apanhei uma profissional horrível! É impressionante como existe pessoas assim a lidar com seres humanos.
Para quem conhece o sistema implanon sabe que aquilo tem uma agulha ainda grande e eu sou uma mariquinhas que tem um bocado de pânico a agulhas mas, pela minha saúde, sujeitei-me ao procedimento.
A médica pediu à enfermeira para a mesma colocar no meu braço lidocaína para depois se dar anestesia. A médica saiu e eu perguntei se ia doer muito, ao que a enfermeira responde "se quer tem de aguentar a dor. não quer pode se ir embora, ninguém a mandar estar aqui! vocês e a mania de quererem fazer estas coisas e depois não aguentam, são umas fracas! não se queixe mas é", e eu calei-me.
A médica volta e a enfermeira disse que já tinha colocado anestesia em spray e quando damos por nós estavam a colocar-me o implante a sangue frio, as dores foram horríveis porque a lidocaina já tinha passado de validade e ninguém tinha dado anestesia nenhuma.
No fim a enfermeira, para estancar o sangue, decidiu apertar-me o braço com demasiada força, causando ainda mais dor e hoje estou assim, coisa que não deveria ser normal neste procedimento.
Para piorar isto tudo, no dia seguinte, apresentei sintomas de alergia à lidocaina acordando com os olhos todos inchados em conjunto com uma conjuntivite!.
E pronto, foi isto.
Agora é continuar no estudo para os recursos.

Boa sorte a todos
Olha, eu já estava assim também com a coisa de preferir deixar tudo para avaliação final e, honestamente, vou continuar a ir sempre a recurso (mesmo passando a normal) porque é uma chance extra sem depender do trabalho dos outros e menos stressante.

Quanto à enfermeira, lamento dizer que não estou surpresa 🤷‍♀️ ainda assim, que situação horrível e não percebo de leis, mas se estivesse a ser filmado, não sei se não correria bastante mal para essa "profissional"... ainda me cheirou a sexismo/outra coisa com esse comentário nojento sobre o direito que nós temos de escolher o método que mais nos convém. Lamento imenso ): as melhoras!

André!

Membro Veterano
Matrícula
4 Março 2021
Curso
Eng. Informática
Instituição
Faculdade da Vida
Hey.. primeiros dois exames feitos e já estou a pensar que vou ter que ir à outra fase ou a recurso 😭 .
Não é que não soubesse as matérias, porque a maior parte das coisas, o que sabia melhor não saiu e como sempre, apareciam coisas que nunca ouvi falar que estragavam tudo. yey
Ainda faltam 3 exames e já estou a ver a minha vida toda a andar para trás 🤡

PassingBy

Membro Caloiro
Matrícula
9 Fevereiro 2021
Hey.. primeiros dois exames feitos e já estou a pensar que vou ter que ir à outra fase ou a recurso 😭 .
Não é que não soubesse as matérias, porque a maior parte das coisas, o que sabia melhor não saiu e como sempre, apareciam coisas que nunca ouvi falar que estragavam tudo. yey
Ainda faltam 3 exames e já estou a ver a minha vida toda a andar para trás 🤡
Hey! Desculpa a intromissão, mas eu consigo entender como te sentes.
E também sou de Eng. Informática btw 😅
Já fiz 3 exames, só sei a nota de um e chumbei porque cometi erros de distração estúpidos.
O 2o nem me correu mal e hoje fiz outro. O de hoje também não me tinha corrido mal até me aperceber que fiz outro erro de distração 🤡
Basicamente tenho sentido uma frustração enorme nesta época de exames porque me preparo o máximo que consigo e vou preparada e depois o que me faz chumbar nem são coisas que eu não sei, são mesmo erros de distração :(

E já agora, oláa todos!

André!

Membro Veterano
Matrícula
4 Março 2021
Curso
Eng. Informática
Instituição
Faculdade da Vida
Hey! Desculpa a intromissão, mas eu consigo entender como te sentes.
E também sou de Eng. Informática btw 😅
Já fiz 3 exames, só sei a nota de um e chumbei porque cometi erros de distração estúpidos.
O 2o nem me correu mal e hoje fiz outro. O de hoje também não me tinha corrido mal até me aperceber que fiz outro erro de distração 🤡
Basicamente tenho sentido uma frustração enorme nesta época de exames porque me preparo o máximo que consigo e vou preparada e depois o que me faz chumbar nem são coisas que eu não sei, são mesmo erros de distração :(

E já agora, oláa todos!
Nicee, estás em que ano?
Yaaa, eu também sou bué distraido, então há muitos erros dessa categoria "distração" que passam e só tenho noção depois XD

• Like
Reactions: PassingBy

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Bem... Acabou hoje a época normal do meu 1° semestre. Finalmente!

Nesta semana tive exame de Análise Matemática I, na quarta-feira, e hoje um exame teórico (já tinha feito o prático) de Fundamentos de Programação.

O exame de Análise Matemática correu bastante mal tendo em conta o que eu estudei. 🥲 Honestamente, acho que o professor este ano decidiu "implicar" um bocadinho connosco e as avaliações têm sido bem mais difíceis do que as dos anos anteriores (até o meu professor das práticas o disse). Em princípio, consigo passar à cadeira porque o exame não vale 100% e tirei 17 num teste, mas mesmo assim, não devo acabar com mais do que 11-12. Isto deixa-me um bocado triste porque esforcei-me mesmo muito e foi a cadeira de matemática que mais gostei (e só estava a ter dificuldades no início, depois adaptei-me bem). Vai ser, de certeza, a minha nota mais baixa.

O exame teórico de programação também não correu maravilhosamente bem, mas eu já estava a contar porque é extremamente difícil saber os pormenores todos de uma linguagem de programação. Para além disso, o exame eram 50 perguntas de escolha múltipla a descontar e, como é óbvio, não faltavam ratoeiras. Fiz hoje, mas como aquilo é corrigido automaticamente, já soube a nota. Tive 15. Não estou triste, mas poderia estar mais feliz porque estava com 18 na componente prática e se não tivesse errado duas questões conseguia manter o 18 (o exame teórico valia 25% da nota).

Enfim... Entretanto, as outras cadeiras já estão terminadas mas ainda não sei a nota de uma delas. Mas confesso que me surpreendi com algumas.

Álgebra Linear e Geometria Analítica - tive 18. Estou surpreendido? Sim, mas apenas quando considero o medo com que estava no início do ano. Porque a certo ponto, comecei a perceber que seria a minha melhor nota: a professora das teóricas e o professor das práticas eram fantásticos e as avaliações eram justas e contemplavam de forma equilibrada tudo aquilo que era abordado em aula. Professores bons fazem toda a diferença... É pena existirem muito poucos...

Acabei fundamentos de sistemas computacionais, aka introdução à arquitetura de computadores, com 17. Estou muito contente, porque foi uma cadeira muito desafiante e em que me vi perdido muitas vezes. Apesar desta nota, não me sinto propriamente confortável e vou ter de me organizar muito bem para conseguir fazer Arquitetura de Computadores no 2° semestre sem "deslizes"... Sinto que tive alguma sorte nos testes, honestamente.

Matemática Discreta... Bem... Esta cadeira deve ter sido a coisa mais estranha de sempre... O último teste não correu lá muito bem, mas tive boas notas nos anteriores. Ainda não sei a nota neste último, mas à partida devo acabar a cadeira com um 15 ou um 16.

Enfim... Foi este o meu semestre. Finalmente está terminado. Acho que se tivesse mais avaliações na próxima semana, não aguentaria! 😅 Vou aproveitar para descansar bastante nestas duas semaninhas para recarregar baterias... Vou precisar de muita energia para enfrentar o 2° semestre. 💀
Post automatically merged:

Estou a ver algumas pessoas de engenharia informática por aqui... 👀 Contem-me tudo, principalmente se forem do 1° ano! O que acharam das cadeiras? Era o que estavam à espera?

PassingBy

Membro Caloiro
Matrícula
9 Fevereiro 2021
Nicee, estás em que ano?
Yaaa, eu também sou bué distraido, então há muitos erros dessa categoria "distração" que passam e só tenho noção depois XD
Estou no 2o ano! E tu? :p

Bem... Acabou hoje a época normal do meu 1° semestre. Finalmente!

Nesta semana tive exame de Análise Matemática I, na quarta-feira, e hoje um exame teórico (já tinha feito o prático) de Fundamentos de Programação.

O exame de Análise Matemática correu bastante mal tendo em conta o que eu estudei. 🥲 Honestamente, acho que o professor este ano decidiu "implicar" um bocadinho connosco e as avaliações têm sido bem mais difíceis do que as dos anos anteriores (até o meu professor das práticas o disse). Em princípio, consigo passar à cadeira porque o exame não vale 100% e tirei 17 num teste, mas mesmo assim, não devo acabar com mais do que 11-12. Isto deixa-me um bocado triste porque esforcei-me mesmo muito e foi a cadeira de matemática que mais gostei (e só estava a ter dificuldades no início, depois adaptei-me bem). Vai ser, de certeza, a minha nota mais baixa.

O exame teórico de programação também não correu maravilhosamente bem, mas eu já estava a contar porque é extremamente difícil saber os pormenores todos de uma linguagem de programação. Para além disso, o exame eram 50 perguntas de escolha múltipla a descontar e, como é óbvio, não faltavam ratoeiras. Fiz hoje, mas como aquilo é corrigido automaticamente, já soube a nota. Tive 15. Não estou triste, mas poderia estar mais feliz porque estava com 18 na componente prática e se não tivesse errado duas questões conseguia manter o 18 (o exame teórico valia 25% da nota).

Enfim... Entretanto, as outras cadeiras já estão terminadas mas ainda não sei a nota de uma delas. Mas confesso que me surpreendi com algumas.

Álgebra Linear e Geometria Analítica - tive 18. Estou surpreendido? Sim, mas apenas quando considero o medo com que estava no início do ano. Porque a certo ponto, comecei a perceber que seria a minha melhor nota: a professora das teóricas e o professor das práticas eram fantásticos e as avaliações eram justas e contemplavam de forma equilibrada tudo aquilo que era abordado em aula. Professores bons fazem toda a diferença... É pena existirem muito poucos...

Acabei fundamentos de sistemas computacionais, aka introdução à arquitetura de computadores, com 17. Estou muito contente, porque foi uma cadeira muito desafiante e em que me vi perdido muitas vezes. Apesar desta nota, não me sinto propriamente confortável e vou ter de me organizar muito bem para conseguir fazer Arquitetura de Computadores no 2° semestre sem "deslizes"... Sinto que tive alguma sorte nos testes, honestamente.

Matemática Discreta... Bem... Esta cadeira deve ter sido a coisa mais estranha de sempre... O último teste não correu lá muito bem, mas tive boas notas nos anteriores. Ainda não sei a nota neste último, mas à partida devo acabar a cadeira com um 15 ou um 16.

Enfim... Foi este o meu semestre. Finalmente está terminado. Acho que se tivesse mais avaliações na próxima semana, não aguentaria! 😅 Vou aproveitar para descansar bastante nestas duas semaninhas para recarregar baterias... Vou precisar de muita energia para enfrentar o 2° semestre. 💀

Estou a ver algumas pessoas de engenharia informática por aqui... 👀 Contem-me tudo, principalmente se forem do 1° ano! O que acharam das cadeiras? Era o que estavam à espera?
Hey camarada de informática! :D
Antes de mais, parabens pelos teus resultados este semestre! 💪
No meu caso, eu estou no 2o ano! Achei algumas cadeiras bastante interessantes, só que chatinhas. Estruturas de Dados é a que mais dá dor de cabeça, mas é muito útil e interessante.
E tu, estás a gostar? :)

• Like
Reactions: André!

Miguel0

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Feup
Então, já à alguns dias que acabou a minha epoca normal de exames, e com isso finalmente algum descanso.
Fazendo uma retrospetiva, este primeiro semestre correu muito melhor do que aquilo que estava à espera antes de entrar, consegui-me adaptar bem à faculdade e à cidade, o que é importante.
Em relação às cadeiras, tem corrido bem.
Ciencias dos materiais, uma cadeira com alguma quimica, (a parte que menos gostei), acabei com um 14 de nota final, e sinceramente esta é uma cadeira que sinto que não é muito dificil de passar e por isso os professores fazem os testes desnecessariamente longos para baixar as notas.

Análise matemática, well, foi a cadeira de matemática que mais gostei deste primeiro semestre, com o professor que mais gostei do primeiro semestre, acabei com 16.

Em relação ao resto ainda não recebi mas:

- Organização e gestão de Empresas: ainda não recebi nada da cadeira por isso tanto posso acabar com um 10 como com um 15.

- Algebra- Acho que consigo acabar com um 14 ou um 15.

- E por fim Desenho Técnico, esta foi a cadeira em que de longe senti mais dificuldade e talvez seja a única a que devo ir a recurso, mas ainda não recebi o teste, por isso tenho sempre aquela esperança de que isso não aconteça.
@floater3 o stor de analise foi aquele que durante o vosso primeiro teste de análise, well, deves saber o que aconteceu.

• Wow
Reactions: floater3

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
Então, já à alguns dias que acabou a minha epoca normal de exames, e com isso finalmente algum descanso.
Fazendo uma retrospetiva, este primeiro semestre correu muito melhor do que aquilo que estava à espera antes de entrar, consegui-me adaptar bem à faculdade e à cidade, o que é importante.
Em relação às cadeiras, tem corrido bem.
Ciencias dos materiais, uma cadeira com alguma quimica, (a parte que menos gostei), acabei com um 14 de nota final, e sinceramente esta é uma cadeira que sinto que não é muito dificil de passar e por isso os professores fazem os testes desnecessariamente longos para baixar as notas.

Análise matemática, well, foi a cadeira de matemática que mais gostei deste primeiro semestre, com o professor que mais gostei do primeiro semestre, acabei com 16.

Em relação ao resto ainda não recebi mas:

- Organização e gestão de Empresas: ainda não recebi nada da cadeira por isso tanto posso acabar com um 10 como com um 15.

- Algebra- Acho que consigo acabar com um 14 ou um 15.

- E por fim Desenho Técnico, esta foi a cadeira em que de longe senti mais dificuldade e talvez seja a única a que devo ir a recurso, mas ainda não recebi o teste, por isso tenho sempre aquela esperança de que isso não aconteça.
@floater3 o stor de analise foi aquele que durante o vosso primeiro teste de análise, well, deves saber o que aconteceu.
Sim, sei o que aconteceu (até porque eu estava exatamente nessa sala que ele vigiou). 💀 Foi ele que vos deu Análise? E tu gostas dele?

Bem... Parece que então ele tem mesmo algo contra nós ahahaha 😂

Miguel0

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Feup
Sim, sei o que aconteceu (até porque eu estava exatamente nessa sala que ele vigiou). 💀 Foi ele que vos deu Análise? E tu gostas dele?

Bem... Parece que então ele tem mesmo algo contra nós ahahaha 😂
Opá, eu gostava das aulas dele, era fixe. Ele ficou na altura 1 aula quase a reclamar para nós sobre vocês😅. Se serve de consolo não é só de voces que ele não gosta particularmente, ele também odeia gestão industrial.

• Haha

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
Opá, eu gostava das aulas dele, era fixe. Ele ficou na altura 1 aula quase a reclamar para nós sobre vocês😅. Se serve de consolo não é só de voces que ele não gosta particularmente, ele também odeia gestão industrial.
Damn. O homem é um fã incondicional de Engenharia Mecânica, então todas as outras engenharias são claramente inferiores para ele ahahahah!

Pois, percebo que ela tenha ido reclamar sobre nós, até porque na altura apresentamos queixa ao regente de AMat I da L.EIC (que por acaso é um professor que é formado em Engenharia Mecânica 👀) e esse tal professor deixou de vigiar os nossos exames. Na altura foi bastante desagradável fazer um teste enquanto o ouvíamos permanentemente a reclamar de alguma coisa e a rebaixar-nos.

Não sei se ele já costumava ser assim... Mas achei por bem considerar que nesse dia em específico deve ter caído abaixo da cama, daí aquele escândalo todo ahahaha

• Like
Reactions: Francisco Ana

Miguel0

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Feup
Damn. O homem é um fã incondicional de Engenharia Mecânica, então todas as outras engenharias são claramente inferiores para ele ahahahah!

Pois, percebo que ela tenha ido reclamar sobre nós, até porque na altura apresentamos queixa ao regente de AMat I da L.EIC (que por acaso é um professor que é formado em Engenharia Mecânica 👀) e esse tal professor deixou de vigiar os nossos exames. Na altura foi bastante desagradável fazer um teste enquanto o ouvíamos permanentemente a reclamar de alguma coisa e a rebaixar-nos.

Não sei se ele já costumava ser assim... Mas achei por bem considerar que nesse dia em específico deve ter caído abaixo da cama, daí aquele escândalo todo ahahaha
O homem adora reclamar, a diferença é que nas nossas aulas ele não reclama de nós, somos tipo os psicólogos dele😅, mas ele até explica mais ou menos. Essa da queixa não sabia, mas Ya, têm razão, estar a fazer um teste e ter de levar com um stor a dizer que o vosso curso não vale nada não deve ser nada agradável.

Damn. O homem é um fã incondicional de Engenharia Mecânica, então todas as outras engenharias são claramente inferiores para ele ahahaha.
Opá, é isso que ele acha😅, se é ou não, não sei

• Haha

bmoreira_14

Membro Caloiro
Matrícula
1 Setembro 2020
Curso
Ciência de Dados
Instituição
NOVA IMS
Estás a acabar a licenciatura e/ou tens interesse em ingressar num mestrado, mas ainda não sabes qual escolher?

Não há melhor escolha do que ires às Master Talks da NOVA IMS SU! 😉 Contarão com a participação dos Serviços Académicos e com testemunhos de alunos de cada um dos mestrados da NOVA IMS, para esclarecerem todas as tuas dúvidas!

Marca já na tua agenda dia 16 de fevereiro, pelas 18h, via Zoom! 🗓️

Inscreve-te aqui e segue-nos no Instagram para te manteres a par de todas as novidades!

Contamos contigo! 😄

Master_Talks_NOVA_IMS.png

Matrícula
16 Novembro 2020
Curso
Matemática
Instituição
Warwick University
  • Fabulous
Reactions: Pedro D. Jesus

André!

Membro Veterano
Matrícula
4 Março 2021
Curso
Eng. Informática
Instituição
Faculdade da Vida
Hey..
Bem, 4 exames feitos e já sei que um deles vou a recurso 😢 , correu horrívelmente mal, nada tinha a ver com os exames dos anos passados e exames tipos falados na aula, nos quais a maioria se baseou para estudar 🤡 .

Na tua fac a diferença de exigência do 1º ano para o 2º também subiu consideravelmente? Para não dizer drasticamente 🤣
Se queres te diga não faço ideia, porque eu "saltei" o 1º ano por causa de equivalências, mas em comparação com o curso que estava a tirar anteriormente que também era na uni (apesar de não ser licenciatura) é uma diferença muito grande XD. Agora com os exames tenho andado super cansado 😭

• Like
Reactions: PassingBy

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Hallo! Já há algum tempo que não passo por cá (e parece que a tendência é para o nosso Diário estar cada vez mais caladinho 🥺 )

Já estou no meu 2º semestre e com bastante trabalho adiante, muitos muitos percalços, alguns azares, mas tive ontem notícia de que vou finalmente receber acompanhamento psicológico regular - o que ajuda a conseguir lidar com os problemas mais básicos e com os mais complicados, que têm parecido cogumelos a brotarem na minha vida. Acho que um post a explicar-vos todas as peripécias que aconteceram seria quase semelhante a descrever-vos o enredo de um filme que não sei se é tragicómico ou não. Espero com o tempo poder falar-vos de alguns assuntos, que talvez sejam importantes para alguns de nós - para que nos sintamos menos sozinhos e também porque falar neles talvez nos dê uma outra perspectiva que precisamos escutar.

Lancei hoje um gofundme para uma situação pela qual estou a passar. Decidi partilhar o link aqui convosco - não quero, de todo, que se sintam no dever de me ajudar. E tenho algumas dificuldades em aceitar que efectivamente pedir esta ajuda não é o fim do mundo e que não me torna menos digna. Estou ainda a aprender a lidar com tudo, mas tem sido único receber palavras de apoio de amigos e família. Sentir-me vulnerável deixa-me ao menos num momento de coragem de partilhar convosco também - o Uniarea é sem dúvida um local onde aprendi muito, ajudei e fui ajudada, fiz amigos e terá sempre um lugar muito especial no meu percurso. Fica aqui o link: Ajudar-me a pagar o Mestrado, organized by Ariana Galamba

A quem puder ajudar, o meu agradecimento ENORME. Que tenham devolvida toda a generosidade com que me receberam. A quem não possa fazê-lo, todo o apoio que me deram ao longo dos meses foi especial para me manter viva e q.b. feliz. E para o pessoal que ainda está em exames, boa sorte com as avaliações!

Aos que iniciam um novo semestre, que tudo corra bem 🤗

PassingBy

Membro Caloiro
Matrícula
9 Fevereiro 2021
Hey..
Bem, 4 exames feitos e já sei que um deles vou a recurso 😢 , correu horrívelmente mal, nada tinha a ver com os exames dos anos passados e exames tipos falados na aula, nos quais a maioria se baseou para estudar 🤡 .

Se queres te diga não faço ideia, porque eu "saltei" o 1º ano por causa de equivalências, mas em comparação com o curso que estava a tirar anteriormente que também era na uni (apesar de não ser licenciatura) é uma diferença muito grande XD. Agora com os exames tenho andado super cansado 😭
Eish, espero que consigas recuperar agora no recurso! Força nisso!
Entretanto já passei a 4 cadeiras, tem sido duro mas as coisas lá se têm vindo a compor e com melhores notas que o que estou à espera 😅 Fui a recurso a uma e a minha nota duplicou literalmente. E pensei que fosse chumbar a outra e acabei por ter uma nota bastante razoável 😅 Agora só falta ir a recurso a uma e o que for será!

• Like
Reactions: Teresa P.

Isabel7305

Membro Veterano
Matrícula
30 Maio 2021
Bom dia, a todos!
Espero que os exames tenham corrido bem.
Há por aqui alguém que esteja ou tenha estado em Engenharia e Gestão Industrial na FEUP?
Obrigada

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Após uma longa ausência, retorno ao querido diário.

Depois de uma estadia falhada na UP, espero conseguir ser colocado este ano na UMinho.

Para quem passou pela fase de avaliações finais, sejam testes, exames ou projetos, espero que vos tenha corrido tudo bem.

Pelo que tenho visto aqui a ânsia dos exames nacionais está a brotar. O melhor que vos posso dizer é que decerto que com preparação antecipada e algum tempo “zen” pré-exame (o que é muito importante), que irá correr tudo bem, e que até verão que o nervosismo era escusado.

Falando sobre temas mais sérios, em breve iniciarei o acompanhamento com psicologia além do psiquiátrico, a ver se não acontecem mais "acidentes" como foi este ano letivo. Foi demasiada pressão para o estado mental em que estava e acabei por fraquejar... Espero resolver isto o quanto antes. Em retrospetiva até reparo que muitos dos fatores de stress eram baseados em premissas falsas, e que por isso, induziram-me a mente em erro.

Creio que esta ansiedade acontece muito no ingresso no superior, com a diferença de ensino/cidade/avaliações/acompanhamento. Fica aqui um testemunho de alguém que ao qual essa ansiedade foi ao extremo, no entanto, era mal fundada, e espero que quem esteja a passar por qualquer stress devido a isto faça uma introspeção, e se aperceba que talvez se esteja a ver as coisas de um ponto de vista demasiado fatalista.

Fica assim o meu desabafo e apelo à vossa resiliência, porque mesmo parecendo que estando muito separados, a maioria estará a passar pelo mesmo. Muita força para tod@s e que tenham um excelente ano, quer sejam do básico, secundário ou superior.