Olá! Decidi finalmente seguir para o mestrado de ensino, que era o plano originL há vários anos atrás, mas do qual desisti por pressão/trauma. Entretanto, ainda me falta mais um ano, vou ter que abdicar do menor e das duas cadeiras que já tinha feitas, e vou ter de fazer 12 cadeiras em vez de 10 no próximo ano letivo. Também estou em processo de procurar algum projeto extracurricular para fazer e a rezar muito para conseguir bolsa este ano, embora já tenha conseguido juntar para a maioria das prestações (difícil pagar do bolso, mas é assim a vida de quem não teve um percurso académico direitinho, haha).
Estive a rever o meu plano de estudos com a coordenadora do curso que ficou chocada com a falta de apoio técnico e vocacional que eu tive desde que reingressei (e que a universidade deveria dar, supostamente). Mesmo assim, vou ter que desembolsar uma quantidade considerável para pedir creditações e também ainda estou há espera de tutor, já que mudei de percurso há um semestre e a faculdade ainda não substituiu a tutoria que eu tinha no percurso anterior.
Apesar de tudo, acho que foi bom ter tomado estas decisões só agora, porque eu nao tinha nem maturidade, nem experiência, nem estabilidade interior suficientes para ter feito tudo "no tempo certo". E tá tudo bem em terminar a universidade mais tarde também. O "não", sem a licenciatura, eu já tinha. E não me caiu nenhum braço por trabalhar até agora, então os comentários todos que eu ouvia antes sobre como Letras não leva a nada já nao me afetam, porque estando as vozes certas, eu estive lá e não morri. Entretanto, se não tentar (ou se tivesse tentado nas areas que me mandavam ir e para as quais eu tenho 0 aptidão), aí sim vou continuar no mesmo tipo de empregos e nem a sorte seria capaz de mudar a minha trajetória para algo que eu realmente gosto. Não queria ficar com o "e se".
Enfim, nem sei se estou a ter coerência, mas vejo muita gente mais nova a colocar questões aqui baseadas em pressão externa, medo de falhar e uma ideia de linearidade que fazia sentido no passado, mas não faz sentido hoje. Para essas pessoas: não é tudo ou nada, acertar ou falhar. Escolhas são escolhas, nem certas, nem erradas. É ok trocar de curso ou de percurso profissional, é ok esperar, é ok começar mais tarde. Sei la, fico a pensar na diferença que eu tinha em termos de mentalidade aos 17 e que tenho agora, e que as pessoas mais novas do que eu terão também, e não sei o que é que eu estava à espera de mim aos 17 e com a carga de exigência de tudo.
Só sei que me cruzei com muitas pessoas que nao trocaram de emprego e agora se arrependem por já terem menos possibilidades devido à idade, outras que se arrependeram de não tirar um curso que podia nem ter interferido na carreira que elas têm agora mas teriam sido anos passados imersas naquilo que elas realmente gostam (e aprender nunca é mau) ou poderia ter sido a porta de entrada para uma carreira diferente.
Vou parar a Bíblia por aqui, hahah. Boa sorte pra quem está a entrar agora e para quem está à espera de mais um ano na universidade!
Ps: apesar disto ser sofrer por antecedência, o único receio agora é sobre as vagas do mestrado, que não abrem na primeira fase (este ano, pelo menos) e na segunda só têm 2 vagas para o meu ramo de línguas

Ah! E também ainda não recebi uma única nota este semestre, tou só na inveja por quem já recebeu tudo.