Olá a todos! Espero que esteja tudo bem :))
Inscrevi-me no Uniarea no primeiro ano do secundário e entretanto - tão rapidamente - já estou a terminar o 1° ano da licenciatura. Na verdade, as minhas avaliações ainda não acabaram. O 2° semestre não tem sido propriamente fácil: cadeiras mais exigentes, calendário de testes/exames/trabalhos muito "apertado", professores pouco empáticos/dedicados... Enfim! Um misto de coisas.
Estaria a mentir se dissesse que não estou a gostar do curso. Estou realmente a gostar daquilo que aprendo (embora considere que há muita coisa a mudar e a melhorar na forma como o conhecimento é transmitido e avaliado no ensino superior) e não me vejo noutro curso nem noutra cidade. A época normal acabou no dia 1 de julho, contudo, já me mentalizei que vou a recurso a Teoria da Computação, ainda que não tenha recebido a nota. O exame correu extremamente mal porque tive exame de Física I dois dias antes e não deu para estudar tudo em condições... A menos que aconteça um milagre, não escapo mesmo ao recurso. Ainda assim, até estou minimamente satisfeito com as minhas notas às restantes cadeiras:
- Análise Matemática II: 17
- Programação: 16
- Arquitetura de Computadores: 16
- Física I: 14 (bruuuh... mas depois lembro-me que a taxa de reprovação é considerável e até nem fico muito descontente...)
Falta, portanto, a nota do exame final de Teoria da Computação (que vai ser uma humilhação '_'). Estou a depositar toda a minha esperança no recurso, mas por um lado estou com imenso medo porque nunca fui a nenhum e é a minha última oportunidade. Tenho mesmo medo de deixar esta cadeira para o próximo ano porque foi a que menos me interessou (muito por causa dos docentes...) e é demasiado entediante para mim.
O que dizer mais? Bem... Este ano foi, talvez, o melhor de sempre. Tornei-me muito independente por ser estudante deslocado, conheci a fundo uma nova cidade e cruzei-me com muitas pessoas novas: fiz amizades mesmo muito fortes com algumas delas (aka coleguinhas da FLUP e FCUP da residência) e até já marcamos uma semaninha de férias todos juntos.
Só me vou embora do Porto no dia 31 de julho porque vou aproveitar até ao último dia a minha estadia na residência universitária. Se já me sinto nostálgico ao deixar o Porto por pouco mais de um mês, nem quero imaginar quando terminar o curso. :') Bem... Na verdade, não me vejo a sair daqui. Não consigo imaginar-me noutro sítio. Dificilmente sairei daqui.
Depois de receber a nota do exame de recurso, conto passar aqui mais vezes e darei mais detalhes sobre o meu primeiro ano. Por enquanto, ainda me encontro demasiado ansioso, nervoso, stressado e atarefado.
Parabéns a todos os que estão a terminar uma fase (e a entrar noutra). Boa sorte!