Diário do Estudante 2021/2022

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Já não vinha aqui há uns quantos tempos. Finalmente, 3 anos!Screenshot_136.png
Bem, dei por mim a desistir de um curso que achava que ia gostar e que fiquei animado por ter entrado (Ciência Política). Agora, não sei muito bem o que fazer da vida, não me vejo por meios académicos por agora. Se me forçasse a ingressar na universidade de novo só porque sim, não me sentiria satisfeito. Apercebo-me agora que, ao fim de dois anos pós-secundário, continuo perdido como estava no início. Infelizmente, não acho que me vá dar uma luzinha mágica assim do nada para decidir o que quero fazer da vida, nem me quero cometer a iniciar algo que não vou acabar porque não gosto de fazer isso.

Bem, dei por mim a desistir de um curso que achava que ia gostar e que fiquei animado por ter entrado (Ciência Política). Agora, não sei muito bem o que fazer da vida, não me vejo por meios académicos por agora. Se me forçasse a ingressar na universidade de novo só porque sim, não me sentiria satisfeito. Apercebo-me agora que, ao fim de dois anos pós-secundário, continuo perdido como estava no início. Infelizmente, não acho que me vá dar uma luzinha mágica assim do nada para decidir o que quero fazer da vida, nem me quero cometer a iniciar algo que não vou acabar porque não gosto de fazer isso.
Só quero dizer que isto é algo perfeitamente legítimo e não há qualquer problema em sentirmo-nos assim. Sinto que cada vez mais há essa pressão do "então, o que queres seguir na Universidade?", quando talvez as pessoas nem sequer queiram ir, em primeiro lugar.
Já dei este conselho anteriormente, mas volto a dizer: acho que seria muito produtivo se aproveitares os próximos tempos para fazeres uma reflexão interior sobre ti, os teus gostos e a tua personalidade. Às vezes, ter contacto com o mundo do trabalho também ajuda. Não te garanto nenhuma epifania sobre o que fazeres da tua vida, mas acredito que se chegares a uma fase em que olhas e pensas: "Não sei o que quero ser, mas sei o que não quero ser", só isso já é uma vitória.
Boa sorte 🌈🍀

Só quero dizer que isto é algo perfeitamente legítimo e não há qualquer problema em sentirmo-nos assim. Sinto que cada vez mais há essa pressão do "então, o que queres seguir na Universidade?", quando talvez as pessoas nem sequer queiram ir, em primeiro lugar.
Já dei este conselho anteriormente, mas volto a dizer: acho que seria muito produtivo se aproveitares os próximos tempos para fazeres uma reflexão interior sobre ti, os teus gostos e a tua personalidade. Às vezes, ter contacto com o mundo do trabalho também ajuda. Não te garanto nenhuma epifania sobre o que fazeres da tua vida, mas acredito que se chegares a uma fase em que olhas e pensas: "Não sei o que quero ser, mas sei o que não quero ser", só isso já é uma vitória.
Boa sorte 🌈🍀
Exato! E até acho que já tinha mencionado aqui, mas nunca tive aquele "sonho" de querer ir para a universidade. Só seguia o obrigatório e pronto. Claro, pode ter sido também dos cursos, mas a minha experiência com o ensino superior até agora, que ao todo foi dar uns 4 meses, foi tipo... ok isto é o mesmo que o secundário só que mais trabalho.

• Like
Reactions: Teresa P.
Olá! Neste momento podia estar a aproveitar as férias até ao próximo semestre, mas estou só preocupada a pensar em mestrado.
Sei que dizem que há pouquíssimos candidatos para ensino, mas também só há duas vagas para o meu ramo, então... 🤪
Pergunto-me se realmente ha menos que 2 pessoas a candidatarem-se há anos consecutivos para as vagas se manterem em números tão baixos. Se sim, ótimo para mim, mas considerando que há pelo menos mais um curso com acesso a esse mestrado, parece-me estranho números tão reduzidos.

É este o meu desabafo de hoje.
Entretanto também não vou desanimar e vou focar-me só naquilo que eu posso controlar.

Pergunto-me se realmente ha menos que 2 pessoas a candidatarem-se há anos consecutivos
Por norma, não, mas as vagas só podem ser aumentadas com aprovação da A3ES e isso só é feito aquando das avaliações dos cursos, que ocorrem a cada ~6 anos. Há 6 anos atrás o panorama era diferente e há 12 anos idem; estamos a falar de um durante e após a crise, então é comum as vagas serem "reduzidas" para vários mestrados (e também algumas instituições não têm interesse em aumentar a oferta de vagas, também depende do quadro de profs que tenham, capacidade das infraestruturas e mais alguns factores).

• Like
Reactions: caat
Por norma, não, mas as vagas só podem ser aumentadas com aprovação da A3ES e isso só é feito aquando das avaliações dos cursos, que ocorrem a cada ~6 anos. Há 6 anos atrás o panorama era diferente e há 12 anos idem; estamos a falar de um durante e após a crise, então é comum as vagas serem "reduzidas" para vários mestrados (e também algumas instituições não têm interesse em aumentar a oferta de vagas, também depende do quadro de profs que tenham, capacidade das infraestruturas e mais alguns factores).

É um bocado triste quando olho para as vagas de lisboa e porto 😥 infelizmente, vai ter de ser nesta mesmo.
Obrigada pela explicação (:

• Like
Reactions: Ariana_
Faço aquele duplo post para dizer que estou satisfeito e aliviado. Tive notas muito melhores da que esperava. Com 197 a mat e 196 a bio ainda consegui subir a interna de 19 para 20. A fq tive 180.

Sinceramente, correu tão melhor do que esperava. Achava que agora ia ser um sofrimento até setembro, mas com média de 193 de acesso não tenho já qualquer tipo de ansiedade relação a entrar e sinto que posso genuinamente desfrutar do resto do verão antes de me tornar "medicininho" completamente zen 🧘🏻‍♂️.

Esta experiência contrasta muito com as que tive no 11o e 12o ,em que até não tive más notas, mas sempre abandonei as pautas a achar que poderia facilmente ter aumentado aquele 16 ou 17. Acho que é a prova que a maturidade faz maravilhas e o facto de ter estado na faculdade realmente incutiu-me ainda uma melhor capacidade de estudar.

Finalmente, evitado o desterro para a Covilhã, Madeira ou Açores (nada contra os sítios nem a malta de lá, temos de perseguir os sonhos e eu próprio considerava esses sítios como opções perfeitamente válidas), preciso só de decidir se opto pela NMS ou pela FMUL. Sinceramente, não me vou massacrar muito com a escolha que fizer. Vou tentar recolher informações e comparar. Qualquer uma é de medicina e isso é o que mais importa depois de há um ano ter feito a decisão e ter começado a estudar. No final valeu a pena e é muito gratificante.

Faço aquele duplo post para dizer que estou satisfeito e aliviado. Tive notas muito melhores da que esperava. Com 197 a mat e 196 a bio ainda consegui subir a interna de 19 para 20. A fq tive 180.

Sinceramente, correu tão melhor do que esperava. Achava que agora ia ser um sofrimento até setembro, mas com média de 193 de acesso não tenho já qualquer tipo de ansiedade relação a entrar e sinto que posso genuinamente desfrutar do resto do verão antes de me tornar "medicininho" completamente zen 🧘🏻‍♂️.

Esta experiência contrasta muito com as que tive no 11o e 12o ,em que até não tive más notas, mas sempre abandonei as pautas a achar que poderia facilmente ter aumentado aquele 16 ou 17. Acho que é a prova que a maturidade faz maravilhas e o facto de ter estado na faculdade realmente incutiu-me ainda uma melhor capacidade de estudar.

Finalmente, evitado o desterro para a Covilhã, Madeira ou Açores (nada contra os sítios nem a malta de lá, temos de perseguir os sonhos e eu próprio considerava esses sítios como opções perfeitamente válidas), preciso só de decidir se opto pela NMS ou pela FMUL. Sinceramente, não me vou massacrar muito com a escolha que fizer. Vou tentar recolher informações e comparar. Qualquer uma é de medicina e isso é o que mais importa depois de há um ano ter feito a decisão e ter começado a estudar. No final valeu a pena e é muito gratificante.
Wow, parabéns! Muito bom quando sentimos que o nosso esforço é recompensado de forma justa. Boa sorte!

Não sei quanto tempo depois faço o meu regresso ao diário e ,novamente, estou a tentar entrar no ensino superior. Mesmo que este diário já não tenha a atividade de antigamente, confesso uma certa nostalgia.

Exames feitos, correram bem.Há cerca de um ano decidi que engenharia biomédica não era o curso para mim (não me vou alongar muito porque poderia escrever um testamento) e decidi que iria tentar entrar em medicina. Agora é esperar pelo dia 19 e desfrutar das férias e esperar que os resultados me dêem alguma tranquilidade até ao final de setembro. Depois de 2 exames de biologia, 4 de fq e 2 de matemática (embora só 3 depois de acabar o secundário), com uma quase licenciatura e crise existencial pandémica pelo meio espero encerrar finalmente esta parte de exames e candidaturas ao ensino superior (achei que estava encerrado há 3 anos) e em setembro poder dizer que estarei a estudar medicina.

Mas por agora, o sol da Caparica espera por mim e depois destas últimas semanas preciso mesmo de desligar um bocado. Não é que com 20 anos quase a fazer 21 seja um velho, mas pus demasiada pressão em mim mesmo por causa disto, senti muito que este ano seria muito "medicina ou o caos" e ,em termos de tensão arterial, digamos que este ano letivo não foi muito saudável.

Desejo que quem esteja a ler isto tenha um bom fim-de-semana (para mim já começou 😂).
Olá!! Engenharia Biomédica é o meu plano B :(( queria imenso medicina mas se isto não descer está complicado... Sabes dizer-me se por acaso me licenciar nessa engenharia, posso concorrer pelos licenciados a medicina?

Que saudades dos tempos em que por este andar já íamos na página 300-400 do diário no mínimo e havia toda aquela azáfama.
Don't tempt fate... 😰

Or is that an invitation?

mas com média de 193 de acesso não tenho já qualquer tipo de ansiedade relação a entrar
Já cheguei a uma certa idade, portanto estou a recordar memórias antigas, e por isso tenho mesmo de perguntar: conheces algumas abelhinhas que te tranquilizaram, portanto????

(Provavelmente a referência já tem demasiada poeira para uma boa parte dos actuais diaristas se recordar dela. Numa palavra: coisas estranhas que acontecem em fóruns.)

Olá!! Engenharia Biomédica é o meu plano B :(( queria imenso medicina mas se isto não descer está complicado... Sabes dizer-me se por acaso me licenciar nessa engenharia, posso concorrer pelos licenciados a medicina?
Olá. Sinceramente, não sei. Penso que deves poder, não haverá nenhuma penalização. Aconselho -te a investigar online os regulamentos de cada instituição.Também tens o Algarve, onde é exclusivamente para licenciados.

Pessoalmente, eu tinha média há 3 anos para ter escolhido medicina mas na altura mas caí na ingenuidade de achar que gostar de estudar física e química e matemática no secundário queria dizer que ia gostar de continuar a trabalhar essas matérias. Quando cheguei aqui ao curso na FCT adorei imenso, mas agora percebo que adorei foi os aspetos secundários do ensino superior como a vida social, vir viver sozinho e ter autonomia , etc. Ainda duvidei se o meu crescente desinteresse e descontentamento era apenas das aulas online ou do curso em si, até que percebi que não gostava mesmo do que andava a fazer. Então decidi arriscar tudo e este ano , apesar de ter feito tudo até aí, só fiz 3 créditos neste semestre e foquei-me nos exames nacionais, porque até tinha uma média interna muito alta. E correu bem. Acho que pelo concurso nacional será sempre mais fácil entrares .

Não sei como será o teu caso. É possível entrares das duas formas e as médias vão ter tendência a voltar às que eram em 2019 na altura em que me candidatei. Eu dizia-te, se não conseguires entrar este ano, para tentares biomédica e ires para lá sem noções pré-concebidas. Se calhar até acabas mesmo por gostar e nem mudas. Se vires que não é para ti, ainda podes tentar os exames de novo e ,por fim, o concurso de licenciados.

Se não entrares este ano, não é o fim do mundo e terás outras oportunidades. Se quiseres mesmo, é possível. Tenho uma amiga que saiu do curso no primeiro ano, um bom amigo que saiu no 2o e eu vou sair no fim da licenciatura .As nossas vidas não são percursos lineares e acho que para quem ambiciona entrar em medicina isto ainda se aplica mais 😂
Post automatically merged:

Provavelmente a referência já tem demasiada poeira para uma boa parte dos actuais diaristas se recordar dela. Numa palavra: coisas estranhas que acontecem em fóruns.
Acho que ainda não sou desse tempo, mas dá vibes de exame de BG.

Última edição:
  • Like
Reactions: Teresa P.
Olá. Sinceramente, não sei. Penso que deves poder, não haverá nenhuma penalização. Aconselho -te a investigar online os regulamentos de cada instituição.Também tens o Algarve, onde é exclusivamente para licenciados.

Pessoalmente, eu tinha média há 3 anos para ter escolhido medicina mas na altura mas caí na ingenuidade de achar que gostar de estudar física e química e matemática no secundário queria dizer que ia gostar de continuar a trabalhar essas matérias. Quando cheguei aqui ao curso na FCT adorei imenso, mas agora percebo que adorei foi os aspetos secundários do ensino superior como a vida social, vir viver sozinho e ter autonomia , etc. Ainda duvidei se o meu crescente desinteresse e descontentamento era apenas das aulas online ou do curso em si, até que percebi que não gostava mesmo do que andava a fazer. Então decidi arriscar tudo e este ano , apesar de ter feito tudo até aí, só fiz 3 créditos neste semestre e foquei-me nos exames nacionais, porque até tinha uma média interna muito alta. E correu bem. Acho que pelo concurso nacional será sempre mais fácil entrares .

Não sei como será o teu caso. É possível entrares das duas formas e as médias vão ter tendência a voltar às que eram em 2019 na altura em que me candidatei. Eu dizia-te, se não conseguires entrar este ano, para tentares biomédica e ires para lá sem noções pré-concebidas. Se calhar até acabas mesmo por gostar e nem mudas. Se vires que não é para ti, ainda podes tentar os exames de novo e ,por fim, o concurso de licenciados.

Se não entrares este ano, não é o fim do mundo e terás outras oportunidades. Se quiseres mesmo, é possível. Tenho uma amiga que saiu do curso no primeiro ano, um bom amigo que saiu no 2o e eu vou sair no fim da licenciatura .As nossas vidas não são percursos lineares e acho que para quem ambiciona entrar em medicina isto ainda se aplica mais 😂
Muito obrigada pelo teu testemunho! Ajuda-me imenso nestas indecisões 🥲 Eu entrei em Fisioterapia este ano (6ª opção) e acabei por sair em finais de Dezembro, porque lá está, queria medicina e não me contentei de todo com o curso... Estudei 3 meses para os exames e realmente consegui subir imenso as notas todas, o problema foi matemática falhei as coisas mais simples do exame, TIPO TEOREMA DE PITÁGORAS, e yah acabei por tirar 16.7. Como deves calcular estou super em baixo por ter "perdido" um ano a estudar a 100 por cento e não consegui, mais uma vez. A minha nota de candidatura está tipo entre 18.03 e 18.13 então já quase que assumi que é impossível descer tanto. O que me "salva" é a minha média interna ser 18.33, mas no meio disto tudo nem sei o que fazer quanto ao plano B.

Medicina Dentária - entro mas não quero exercer e iria por equivalências.
Ciências Biomédicas - se correr mal por licenciados não sei se a taxa de empregabilidade é assim tão boa como, por exemplo, engenharia biomédica.
Engenharia Biomédica - estou como tu, gosto de fq e mat e acho que posso vir a gostar do curso, tem pouca duração relativamente aos outros dois acima e se corresse mal até poderia continuar esse trajeto e acabar por exercer nessa área.

Não sei de todo o que fazer.😭

Acho que ainda não sou desse tempo, mas dá vibes de exame de BG.
Bem... dois nomes para a história, dois nomes que são o mesmo, uma entidade dúplice, dual, mas una, como todas as figuras metafísicas que se prezem: Palex e MEDECINA_SEMPRE.

Por exemplo:

Mas existem imensas outras intervenções, quiçá dignas de uma boa recolha e compilação, para ficarem registadas para a posterioridade. (Não para a posteridade, que o futuro não merece coisas dessas.)

Bem... dois nomes para a história, dois nomes que são o mesmo, uma entidade dúplice, dual, mas una, como todas as figuras metafísicas que se prezem: Palex e MEDECINA_SEMPRE.

Por exemplo:

Mas existem imensas outras intervenções, quiçá dignas de uma boa recolha e compilação, para ficarem registadas para a posterioridade. (Não para a posteridade, que o futuro não merece coisas dessas.)

Cheguei um ano tarde.

Que pérola 😂

Por exemplo:

O mundo parecia mais doce. Doce tipo mel🐝. 😔

Cheguei um ano tarde.

Que pérola 😂
Há pessoas que viverão para sempre nos nossos corações.

...

E depois há o Palex.

O mundo parecia mais doce. Doce tipo mel🐝. 😔
Hmmmm.... Mel?????
Mas não sabes que isso faz mal à saúde, rapaz?????
Como já dizia o meu avô,
BOCAS DOCES TRAZEM AMARGOS......
Mas que sei eu???? Sou só uma figura desaparecida..... da história deste fórum......
Vai estudar rapaz...... pode ser que ainda consigas entrar!!!!

Por exemplo:

Isto aconteceu há 6 anos 🥲 Estamos a ficar velhos...

• Like
Reactions: Miguel2004
Status
Não está aberto para novas mensagens.