Diário do Estudante 2021/2022

Status
Não está aberto para novas mensagens.

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça
Estranho pensar que estava no 10º ano quando vim ao uniarea pela primeira vez e agora vou para o 5º da faculdade. 😅
Não me posso esquecer que as minhas primeiras três participações no Fórum foram, por ordem:

1) Inquirir acerca de contestar os critérios dos exames

2) Cometer um erro de raciocínio matemático num problema de Física

3) Oferecer-me para cometer seppuku por causa do supracitado erro.

Faz sentido.

Eu em Agosto de 2015:

Acho que desonrei a minha família e devo, como os nipónicos, redimir-me através da prática do seppuku...

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Estranho pensar que estava no 10º ano quando vim ao uniarea pela primeira vez e agora vou para o 5º da faculdade. 😅
É mesmo estranho 💀 O secundário passou muito depressa, mas olhando para este primeiro ano da faculdade... Estou chocado! Vai continuar a ser assim? Sinto que passou tudo a correr. :')

Não me posso esquecer que as minhas primeiras três participações no Fórum foram, por ordem:

1) Inquirir acerca de contestar os critérios dos exames

2) Cometer um erro de raciocínio matemático num problema de Física

3) Oferecer-me para cometer seppuku por causa do supracitado erro.

Faz sentido.

Eu em Agosto de 2015:
O meu primeiro post aqui, se não estou em erro, era sobre a minha preocupação desmedida pelo facto de, ao ir para o secundário, ter de me separar da esmagadora maioria dos meus amigos que iam todos para Letras e Humanidades. 😅 Eu estava mesmo em pânico e sem saber lidar com a situação ahahaha. Agora dá-me vontade de rir porque vejo que foi uma preocupação totalmente desnecessária...

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
O meu primeiro post aqui, se não estou em erro, era sobre a minha preocupação desmedida pelo facto de, ao ir para o secundário, ter de me separar da esmagadora maioria dos meus amigos que iam todos para Letras e Humanidades. 😅 Eu estava mesmo em pânico e sem saber lidar com a situação ahahaha. Agora dá-me vontade de rir porque vejo que foi uma preocupação totalmente desnecessária...
Bem... conheço... bem, não pessoas, mas certas criaturas que se assumem como inexistentes, que, não pelas amizades (que sempre foram e aparentemente sempre serão um assunto... difícil de compreender para essa entidade), mas pelo facto de efectivamente terem de abandonar parte das aprendizagens que de outro modo queriam ver reconhecidas, por um lado começaram a congeminar novos sistemas de ensino, e por outro lado planearam livros de Ficção Científica diversos por puro escapismo.

Portanto, em última análise, imagino que até estivesses a lidar bem com a situação. 🙄

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
É engraçado ver a diferença no número de tópicos de ontem e de hoje 😁
anyway, boa sorte a toda a gente que se vai candidatar este ano!

• Like
Reactions: Teresa P.

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
O meu primeiro post foi precisamente uma dúvida sobre o curso que frequentas. Uns meses depois mudei de ideias... No fundo, evitar um cometer um erro cometendo outro.

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
O meu primeiro post foi precisamente uma dúvida sobre o curso que frequentas. Uns meses depois mudei de ideias... No fundo, evitar um cometer um erro cometendo outro.
Estás com muita sorte se achas que escolher Física representou só um erro e não muitos. 🙄

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Estás com muita sorte se achas que escolher Física representou só um erro e não muitos. 🙄
Bem, foi um erro. Agora, se é um erro que traz recorrentemente novas consequências e que desencadeou várias outras tomadas de decisão péssimas… sem comentários

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
No fundo, evitar um cometer um erro cometendo outro.
Também me aconteceu, cerca de um ano depois de me inscrever. 😇

Lá fui eu, empolgadíssimo, com apenas o 10° ano, para a Escola de Verão de Física (FCUP) e passado dois dias já estava traumatizado e a dizer, convicto, que nunca iria para Física nem nada relacionado (as coisas até eram interessantes mas senti um mental breakdown iminente). Um ou dois anos mais tarde, após alguma reflexão, percebi que também não fui muito realista ao achar que iria perceber as coisas quando nessa altura nem sequer sabia o que era derivar.

Fui consultar as minhas notas dos cursinhos introdutórios de Relatividade Restrita e Mecânica Quântica e percebi que até era interessante, então ainda me deixei convencer e pus Engenharia Física na minha 4a opção (mas se calhar só o fiz porque sabia que conseguia entrar na primeira e, portanto, ficava bem fingir mostrar que gostava de Física).

Enfim... Acho que as duas UCs de Física que tive/vou ter são suficientes para ir mantendo algum contacto. Ainda assim, não apresentam grandes novidades nenhumas do ponto de vista conceptual porque é tudo Física Clássica, e isso deixa-me um bocado triste porque gostava de explorar outras "dimensões" da Física.

• Like

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Acho que as duas UCs de Física que tive/vou ter são suficientes para ir mantendo algum contacto. Ainda assim, não apresentam grandes novidades nenhumas do ponto de vista conceptual porque é tudo Física Clássica
No fundo, a Física que faz algum sentido 🙃 O que é que achaste da cadeira que tiveste (suponho que ainda seja dada pelo Prof. Jaime)?

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
No fundo, a Física que faz algum sentido 🙃 O que é que achaste da cadeira que tiveste (suponho que ainda seja dada pelo Prof. Jaime)?
Sim, foi o professor Jaime mas acho que ele vai deixar de dar Física II. No próximo ano já não o vou ter :(. Olha, eram as únicas aulas teóricas que eu conseguia suportar. O professor era muito dinâmico, ia escrevendo no quadro enquanto explicava a matéria (não se limita a mostrar slides ou acetatos, como o que me deu Análise Matemática II), esclarecia dúvidas no final das aulas sem qualquer problema e notava-se mesmo o entusiasmo ao explicar a matéria.

Eu gostei, só acho é que não aprendi tanto quanto gostaria porque as coisas são dadas tão à pressa que, quando eu comecei realmente a percebê-las e queria fazer questões ao professor sobre elas no sentido de saber ainda mais, já íamos 3 ou 4 capítulos à frente. As aulas teórico-práticas já não eram tão entusiasmantes, mas mesmo assim eram engraçadas. Foi o professor Manuel Marques, que deves conhecer bem. Ele disse que era a primeira vez que estava a ensinar Mecânica, então às vezes cometia pequenas gafes, mas até era divertido interagir com ele; é muito peculiar. 😅

A nota que tive não foi grande coisa (mas foi mais porque eu fui muito preguiçoso e não quis ir a melhoria). Tive boas notas nos testes mas no exame final baixei um bocado porque tinha vários nessa semana e não estudei as coisas com muito cuidado. Mas enfim... Está feita!

• Like

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
só acho é que não aprendi tanto quanto gostaria porque as coisas são dadas tão à pressa que, quando eu comecei realmente a percebê-las e queria fazer questões ao professor sobre elas no sentido de saber ainda mais, já íamos 3 ou 4 capítulos à frente.
Honestamente, isso acontece em tipo 90% das cadeiras de Física, se é que não acontece em 90% de todas as cadeiras nestes cursos. No Técnico de certeza, especialmente com este novo modelo de ensino.
Foi o professor Manuel Marques, que deves conhecer bem.
Sim, deu-me dois laboratórios. Gostei de o ter enquanto professor de laboratórios, talvez tenha sido o único que efetivamente me ensinou alguma coisa e era razoavelmente transparente. Agora, não gostaria de o ter numa teórica ou teórico-prática, por razões que deves ter percebido x)

• Haha
Reactions: floater3

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Bem, foi um erro. Agora, se é um erro que traz recorrentemente novas consequências e que desencadeou várias outras tomadas de decisão péssimas… sem comentários
Vamos antes admitir que foi um operador de criação a actuar sobre o espaço das funções de sofrimento?

No fundo, a Física que faz algum sentido 🙃
Convenhamos, a maior parte da Física, dentro daquilo que é, faz algum sentido.

Agora, o tratamento matemático que depois esperam que faças a certos e determinados problemas, com as aproximações manhosas e tudo o mais... enfim.

De que outra forma poderias responder? Não consigo pensar em mais nenhuma...
Alternativa 1:
Não consegues?????
Hmmmm... por este andar não vais para Medicina Medecina.
No meu tempo havia mais respeito......
Quem não trabalha não come!!
Há muitas maneiras de responder...... porque não pensas TU numa????
Alternativa 2:
Quem te diz que foi representação?
Alternativa 3:
É tudo mentira.
Alternativa 4:
Askjgklmlkmjldsajuiopjmklmiuqwepekusadagghghjhgawyaghdfdgah. Pfthugh.

Não recomendo que a alternativa 4 seja lida em quaisquer locais onde as barreiras entre a nossa realidade e a de quaisquer outras entidades possam ser um bocadinho mais finas, por uma questão de precaução.

Miguel2004

Membro Dux
Matrícula
14 Junho 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Não recomendo que a alternativa 4 seja lida em quaisquer locais onde as barreiras entre a nossa realidade e a de quaisquer outras entidades possam ser um bocadinho mais finas, por uma questão de precaução.
É melhor, não ofenda algum ser extra-dimensional sem querer.

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
É melhor, não ofenda algum ser extra-dimensional sem querer.
Estava mais preocupado com invocar do que com ofender, mas também tens alguma razão.

Se bem que seja fácil aplacá-los. Um sacrificiozito ou dois, nada de mais.

Se fosses para Medecina, havias de saber como sacrificar pessoas. Eu sei que é verdade porque uma abelha me contou. Eles até têm lá a cabeça de um assassino em série e tudo, o indivíduo ainda fala e ainda ensina os médicos a matar como deve ser.

• Haha

Miguel2004

Membro Dux
Matrícula
14 Junho 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Se fosses para Medecina, havias de saber como sacrificar pessoas. Eu sei que é verdade porque uma abelha me contou. Eles até têm lá a cabeça de um assassino em série e tudo, o indivíduo ainda fala e ainda ensina os médicos a matar como deve ser.
O que faz menos sentido nesse conjunto de frases é a abelha... Não são os passarinhos que "contam coisas". De onde surgiu o inseto? Será que esse user que falava em abelhas se enganou na expressão?

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
O que faz menos sentido nesse conjunto de frases é a abelha... Não são os passarinhos que "contam coisas". De onde surgiu o inseto? Será que esse user que falava em abelhas se enganou na expressão?
Nunca devemos perscrutar o abismo deste tipo de processos de pensamento, porque é precisamente o tipo de abismo que nos olha de volta.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
É mesmo estranho 💀 O secundário passou muito depressa, mas olhando para este primeiro ano da faculdade... Estou chocado! Vai continuar a ser assim? Sinto que passou tudo a correr. :')

Depende, eu não dei por mim a chegar ao 3º ano, mas este 2º semestre está a parecer 1 ano inteiro (e ainda não acabou, um recurso me espera na sexta) 😂

• Wow
Reactions: Ariana_

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Depende, eu não dei por mim a chegar ao 3º ano, mas este 2º semestre está a parecer 1 ano inteiro (e ainda não acabou, um recurso me espera na sexta) 😂
Senti um bocado o mesmo porque demoraram imenso a lançar a minha nota do seminário/estágio então nunca mais dava as coisas como "concluídas" (especialmente porque a minha média na altura estava nos ,45 e a nota que saísse era absolutamente decisiva) 🤣 Boa sorte para o recurso!

Saudações, diaristas 👀 É bom ver que, aos poucos, alguns de nós estão a reunir-se por aqui 🤓 Fui ontem buscar os meus óculos e é kinda estranho ver as coisas com mais nitidez. Also, a minha percepção mudou com os óculos, então eu sinto-me mais pequena do que aquilo que imaginava antes de usar óculos ???? 🤣 Além disso, as minhas semanas têm sido passadas entre exames médicos e trabalho, então não há peripécias muito particulares sem ser:

1) encontrei ontem uma gatinha na rua e trouxe-a para casa 🥺
2) a minha orientadora da bolsa de investigação pediu-me para fazer a tradução de um texto para incluir na revista académica em que trabalho. Tudo ok chefe, não sou propriamente formada em tradução mas devo desenrascar algo... turns out que o artigo vinha só de um grupo de investigadores de Harvard e a minha pressão e vergonha subiram a mil 😳

Este ano tem sido uma enorme confusão para mim e acho que nunca tinha tido um ano tão caótico e só agora é que finalmente dou com as coisas mais assentes e calminhas, which feels good :relieved: Acho que passei demasiado tempo a massacrar-me com o que as pessoas à minha volta pensariam de mim e isso não era sustentável, acabando eu por tolerar coisas que normalmente não toleraria e a tentar fazer coisas que realmente não queria fazer. Acho que ter recebido o apoio necessário na altura certa fez com que pudesse aceitar muito mais facilmente que eu tinha efectivamente de me impor e fazer as coisas sem interpretar que as pessoas que me importam estão a ver-me como um fracasso.

Acho até que a aprendizagem mais difícil para mim foi aprender a separar o que é que deveria ter importância do que não deveria e that took a tuuuurn porque eu não costumava diferenciar muito as opiniões dos mais próximos das opiniões de pessoas que conhecem reminiscências minhas: queria que ambas tivessem a melhor opinião minha, dentro dos possíveis e se não o tivessem eu ficava muito insegura quanto a mim própria e a tentar ir de encontro ao que achava que iria encaixar melhor. Claro, não era saudável porque algumas pessoas que mal nos conhecem podem emitir tanto opiniões super positivas como opiniões maldosas e mentalmente eu deixava que qualquer uma dessas tivesse efeitos desproporcionais. Poder varrer isso da minha mente e agir de forma segura foi 10/10 um dos maiores alívios da minha cabecinha (que deveria estar a fazer leituras mas quem nunca procrastinou que atire a primeira pedra 🥴 )

Não sei como tem sido o vosso ano, mas espero que tenham tido aprendizagens felizes !! Aos que ainda vão fazer mais exames, boa sorte a todos 🥳 Aos que vão agora concorrer a licenciaturas, mestrados ou até outros cursos, igualmente boa sorte e que as coisas corram dentro do melhor possível ♥️

Status
Não está aberto para novas mensagens.