Viva! Acho que já não escrevia aqui faz uns dois anos
mas espero que esteja tudo bem com vocês! :) Muita coisa se passou entretanto, entre terminar carta de condução, trabalhar numa empresa em tech enquanto terminava o mestrado e outra pós-graduação, e agora a mais recente aventura, doutoramento em Tecnologia Médica (Bioinformática) na Noruega.
Faz 2 semanas que aqui estou e foi dificil sair do "conforto" e da rotina que tinha em Aveiro (cidade onde cresci e sempre estudei) e ficar a 3800 KM de casa para a cidade onde estou agora (Trondheim). Deixar amigos, familia, e a minha namorada (temporário já que ela ainda está a trabalhar em Portugal, mas vem morar comigo na Noruega). E integrar-me uma cultura diferente (e aprender a língua que ainda vai demorar 1 ano pelo menos!), mas sei que no final o esforço vai valer bastante. O primeiro dia que aqui cheguei fiquei a perguntar-me o que é que tinha acabado de fazer... Deixei tudo para trás e até mesmo um trabalho que até pagava bem para os standards em Portugal, mas sei que preciso de doutoramento para o que pretendo fazer
A escolha do doutoramento na Noruega foi "facil":
- Doutoramento de 3 anos (4-5 em Portugal com uma bolsa baixissima e poucos direitos)
- Doutorandos aqui na Noruega são considerados trabalhadores na universidade (não somos estudantes ou bolseiros) - Temos direito a férias, seguro de saude, parental leave, comprar casa com taxas bastante boas...
- O projeto era precisamente o que queria. Transcriptómica espacial em doentes com cancro do pulmão. Objetivo será validar biomarcadores (prognóstico e diagnóstico) e estratificar os pacientes com base na sua resposta a imunoterapia. Isto com base em imagem médica e dados de sequenciação.
- O salário que se recebe em doutoramento. Quando no final do mês tenho as contas pagas + alimentação e outras necessidades e ainda te sobram 1100-1300 euros (o salário medio em Portugal), dou por mim a dizer "Como é que não vim para aqui mais cedo"
Os primeiros 3 meses são realmente os mais complicados. Não conheces ninguém, as tuas primeiras idas ao supermercado demoram horas pois não sabes bem o que as coisas querem dizer, compras produtos errados (tipo uma lata que tu pensas ser de polpa de tomate quando na verdade acabaste de comprar feijão...), não sabes onde ir para comprar o que queres, não tens ID, não tens conta no banco, não podes ir ao ginásio até ter essas coisas tratadas... E o tempo! Em Portugal estao 30ºC, hoje estiveram 7º de minima por aqui de manha. Para não falar da neve e de ter sol 4h por dia a começar já em dezembro/janeiro. Mas é questão de tempo até habituar!
Ainda vai levar o seu tempo até ter uma rotina semelhante à que tinha em Portugal, mas com tempo as coisas começam a fluir melhor :)