Diário do Estudante 2022/2023

Sim. Há umas semanas, saí em Grândola para ir para casa de família e estava a chover imenso, então fui abrigada, de caminho, na casa de uma vizinha que me viu a fugir da chuva torrencial e demorou minutos a chamar-me porque teve de se esforçar para acertar no meu nome. Estou sentadinha a ver a cadela da velhota, quando ela começa a conversar comigo e a tratar-me por você, uma parte de mim morreu e senti que o role-play era de colega da escola dela :'(
Quando em cada esquina há um amigo e os rostos são todos iguais, é natural que os nomes se comecem a baralhar um bocadinho.

Ye, I get it! A psicóloga que me acompanha uma vez disse-me "antes feito que perfeito" porque estava a preocupar-me demasiado com algo menos relevante e que era melhor focar-me em executar do que no resultado final. Às vezes precisamos dar oportunidade de falhar a nós próprios ou de fazer menos bem, sem que isso coloque em causa todo o nosso valor. No meu caso, ter apoio ajudou-me a perspectivar mais as coisas como um todo e não cada micro-coisa em que tudo tinha demasiado peso para o meu sentimento de bem-estar. Coisas simples como faltar a uma aula deixavam-me exausta e a sentir-me culpada e quando mudei um pouco, os meus resultados até foram melhores do que antes, mesmo tendo precisamente dado oportunidades a mim mesma de falhar. É sempre um processo demorado, mas quando vemos resultados ficamos muito contentes porque não é nada fácil sentar num consultório e falar dos nossos problemas, especialmente quando somos perfeccionistas e colocamos importância na forma como somos vistos - mas é um desafio para um dia de cada vez :')
Sim! É preferível tentar e errar do que também estar assim como estou, inativo, com medo de sequer tomar iniciativa de coisa alguma. E sim, também tenho sofrido com isso. Sempre soube que tinha problemas a resolver, mas acho que o meu ego entrava pelo caminho e eram sempre os outros isto e os outros aquilo. Mas pronto, aqui estamos, sem querer desabafar para não encher muito aqui, mas é realmente complicado apercebermo-nos de coisas que nem faziamos ideia de que estavam lá, tem sido difícil, mas a dor faz parte de ficar melhor, eu acho.

Agora tenho de ver é se passo o medo de falhar, porque eu sei que quero ir para psicologia agora, mas já está a começar a self-doubt "E se não tirar notas boas para entrar no curso, depois faço o que da vida?" 😅

• Like
Reactions: Ariana_
Sim! É preferível tentar e errar do que também estar assim como estou, inativo, com medo de sequer tomar iniciativa de coisa alguma. E sim, também tenho sofrido com isso. Sempre soube que tinha problemas a resolver, mas acho que o meu ego entrava pelo caminho e eram sempre os outros isto e os outros aquilo. Mas pronto, aqui estamos, sem querer desabafar para não encher muito aqui, mas é realmente complicado apercebermo-nos de coisas que nem faziamos ideia de que estavam lá, tem sido difícil, mas a dor faz parte de ficar melhor, eu acho.

Agora tenho de ver é se passo o medo de falhar, porque eu sei que quero ir para psicologia agora, mas já está a começar a self-doubt "E se não tirar notas boas para entrar no curso, depois faço o que da vida?" 😅
Acho que já deste provas de ser bem capaz - já antes conseguiste uma óptima nota num exame, é tentar melhor! Boa sorte :>

• Like
Reactions: voidlessmind
Acho que já deste provas de ser bem capaz - já antes conseguiste uma óptima nota num exame, é tentar melhor! Boa sorte :>
Obrigado! Também vou ter mais tempo, para o outro só estudei durante 200 horas (só sei disto porque usei o Forest para estudar) então com mais tempo... acho que dá para tirar melhor!

• Fabulous
Reactions: Ariana_
Acabei de ver alguém no twitter a dizer que traição é parte do mundo pragmático dos adultos e quem é traído simplesmente devia seguir em frente e "parar de mimimi" e imensa gente a concordar 😭

Onde é que chegámos?!

Tens razão, eu acho que também às vezes iludo-me um pouco porque desde o secundário que valorizavam imenso esta ideia de que tu tens que escolher uma carreira desde puto, porque sim, convenhamos, com 17/18 anos ainda somos putos. Se fosse eu a falar comigo mesmo ficaria irritado comigo, mas agora sei que, em poucos anos, muita coisa mudou 😂
Eu ainda sou puto

• Haha
Achava que o Diário de Estudante mais adequado para este ano, seria o de 2023/2024....mas ele não existe 😂 😂

Tudo bem pessoal? 😉😉

Achava que o Diário de Estudante mais adequado para este ano, seria o de 2023/2024....mas ele não existe 😂 😂

Tudo bem pessoal? 😉😉
Só agora é que notei nisso... quem é que vai fazer as honras este ano?

É assim... Vocês já referiram isso e não há requisitos quanto a quem abre o tópico 😇😇

É assim, o Diário só começou a ser dividido por anos letivos porque o post original começou a bater mal depois de tantas páginas e julgo que o 2º estava a começar a querer ir pelo mesmo caminho...mas com nem 1/500 das páginas que teve o 2º Diário acho que não justifica lá muito abrir outro por agora 😂

Ainda não comecei a estudar para os exames, zero energia e motivação. 😵‍💫

Boa noite (ou madrugada), querido diário.
Espero que estejam todos bens e que os dias estejam-vos a correr bem.
Por aqui as coisas andam muito complicadas, insónias, preocupações, muitos problemas e situações pessoais por resolver, climas pesados, e a juntar isto tudo sinto-me extremamente sozinha na universidade. Preciso urgentemente de conhecer novas pessoas na universidade, e de me distrair da solidão. O problema é que muitos da minha turma, falam sempre mal uns dos outros. Tenho de arranjar urgentemente novos mecanismos de me tentar integrar com novas pessoas na universidade. Ando na lusófona, vou ver a praxe (não gosto muito, mas faço tudo para não me sentir sozinha) ou a tuna. O que mais me pesa nestes dias, é a minha pressão académica, estou a ter boas notas nas frequências, tenho uma boa média, gosto genuinamente de estudar mas quando estou deprimida costumo desleixar-me um pouco nos estudos e isso causa me ansiedade. Prendi-me ao meu pensamento de que: "ok, posso nao ter muitos amigos na universidade, mas pelo menos se continuar a lutar pelo meu futuro, posso conseguir arranjar um bom mestrado, um bom emprego, e uma boa bolsa de estudos". Mas acho que o que estou a pensar é uma utopia, preciso de ter contactos com pessoas para não me sentir depressiva e ter pensamentos tristes. :( Alguém aqui está na ULHT e que estaria disponível e confortável para falar/ conhecermo nos melhor? :/ Obrigada e boa noite a todos!

• Sad