Diário do Estudante 2022/2023

Boa noite (ou madrugada), querido diário.
Espero que estejam todos bens e que os dias estejam-vos a correr bem.
Por aqui as coisas andam muito complicadas, insónias, preocupações, muitos problemas e situações pessoais por resolver, climas pesados, e a juntar isto tudo sinto-me extremamente sozinha na universidade. Preciso urgentemente de conhecer novas pessoas na universidade, e de me distrair da solidão. O problema é que muitos da minha turma, falam sempre mal uns dos outros. Tenho de arranjar urgentemente novos mecanismos de me tentar integrar com novas pessoas na universidade. Ando na lusófona, vou ver a praxe (não gosto muito, mas faço tudo para não me sentir sozinha) ou a tuna. O que mais me pesa nestes dias, é a minha pressão académica, estou a ter boas notas nas frequências, tenho uma boa média, gosto genuinamente de estudar mas quando estou deprimida costumo desleixar-me um pouco nos estudos e isso causa me ansiedade. Prendi-me ao meu pensamento de que: "ok, posso nao ter muitos amigos na universidade, mas pelo menos se continuar a lutar pelo meu futuro, posso conseguir arranjar um bom mestrado, um bom emprego, e uma boa bolsa de estudos". Mas acho que o que estou a pensar é uma utopia, preciso de ter contactos com pessoas para não me sentir depressiva e ter pensamentos tristes. :( Alguém aqui está na ULHT e que estaria disponível e confortável para falar/ conhecermo nos melhor? :/ Obrigada e boa noite a todos!
Peço desculpa que estejas a passar por isso, suspeito que não seja exclusivo da nossa área, mas também senti-me isolado e sozinho e via isso das pessoas falarem mal umas das outras. De facto, ter amigos e contacto com os outros é algo fulcral para a saúde de qualquer pessoa, física e mental, no entanto, apesar de entender o desespero, não acredito que seja muito boa ideia fazeres de tudo para não te sentires assim. Vais acabar por conhecer pessoas com quem até te dás bem, mas maior parte do tempo esses desespero vai fazer-te ignorar coisas que normalmente não ignorarias. Esta ideia de que tens que conhecer o teu "grupo" na universidade e que essas amizades vão ser para a vida, sinceramente, acho que é uma ideia muito forçada pelas pessoas no geral. Conheces sempre pessoas novas e dá sempre para te conectares com os outros, independentemente da idade ou da posição em que estejas na vida. Não estou na universidade de momento, mas precisares de desabafar ou só quiseres falar com alguém, posso estar aqui. ^^ Espero que as coisas melhorem.

Boa noite (ou madrugada), querido diário.
Espero que estejam todos bens e que os dias estejam-vos a correr bem.
Por aqui as coisas andam muito complicadas, insónias, preocupações, muitos problemas e situações pessoais por resolver, climas pesados, e a juntar isto tudo sinto-me extremamente sozinha na universidade. Preciso urgentemente de conhecer novas pessoas na universidade, e de me distrair da solidão. O problema é que muitos da minha turma, falam sempre mal uns dos outros. Tenho de arranjar urgentemente novos mecanismos de me tentar integrar com novas pessoas na universidade. Ando na lusófona, vou ver a praxe (não gosto muito, mas faço tudo para não me sentir sozinha) ou a tuna. O que mais me pesa nestes dias, é a minha pressão académica, estou a ter boas notas nas frequências, tenho uma boa média, gosto genuinamente de estudar mas quando estou deprimida costumo desleixar-me um pouco nos estudos e isso causa me ansiedade. Prendi-me ao meu pensamento de que: "ok, posso nao ter muitos amigos na universidade, mas pelo menos se continuar a lutar pelo meu futuro, posso conseguir arranjar um bom mestrado, um bom emprego, e uma boa bolsa de estudos". Mas acho que o que estou a pensar é uma utopia, preciso de ter contactos com pessoas para não me sentir depressiva e ter pensamentos tristes. :( Alguém aqui está na ULHT e que estaria disponível e confortável para falar/ conhecermo nos melhor? :/ Obrigada e boa noite a todos!
olá! sinto me exatamente igual e na mesma situação, percebo que seja muito difícil e que a motivação que tenhas para ir às aulas ou para estudar seja pouca mas não desistas, as vezes demora mais a adaptação do que aquilo que queremos, mas não podemos por o nosso futuro em risco porque ainda não houve oportunidade para conhecer pessoas que te vão fazer bem! a minha faculdade não é a mesma que a tua mas também não é longe (estou na fcsh) por isso caso necessites de algo manda me uma mensagem e espero que as coisas comecem a melhorar para ti

Boa tarde malta! Sei que isso varia muito consoante o curso, ano e turmas, mas será que alguém aqui me pode dar uma ideia muito geral de como são os horários na FEUP? Ou seja, se são de manhã, tarde ou o dia todo? E com o estatuto trabalhador/estudante como será que funciona? Obrigada desde já (:

Fico ligeiramente desanimado que o fogo-de-artifício tenha acabado logo, mas queria aproveitar para desejar a todos os meus caríssimos diaristas um excelente 2024. (E também aos não-diaristas, mas há uma probabilidade mais elevada de tais desejos serem desperdiçados por invisibilidade nesse grupo que, precisamente pela forma como o defini, me é ligeiramente menos caro.)

Bom ano pessoal! Que 2023 tenha sido um ano com erros que nos permitam aprender com estes e que 2024 seja um ano melhor, já que vamos ser mais velhos por isso mais sábios ( uns ainda mais que os outros 👀 @soraiarftorres né? 24 anos já é muito 👀 ) e as coisas vão correr melhor :)

Bom ano pessoal! Que 2023 tenha sido um ano com erros que nos permitam aprender com estes e que 2024 seja um ano melhor, já que vamos ser mais velhos por isso mais sábios ( uns ainda mais que os outros 👀 @soraiarftorres né? 24 anos já é muito 👀 ) e as coisas vão correr melhor :)
Já vou para 25, um quarto de século de pura sabedoria.
Tudo de bom para todos <3

• Haha
Reactions: Pedro D. Jesus
Feliz 2024 a todos! Que seja igual ou melhor do que 2023.

Aprendi tanto no último ano, e vivi tantas coisas incríveis. Não sei o que o próximo ano me reserva - parte do meu futuro pode ser decidido ainda hoje, dependendo do resultado de uma candidatura a mestrado -, mas quero aprender ainda mais. Causa-me um pouco de ansiedade não saber o que vou fazer a seguir, mas cada vez mais gosto da minha área de estudos. Não venho muito aqui, mas tenho memórias positivas do Uniarea e passo cá de vez em quando para espreitar o que se passa.​

Feliz 2024 a todos! Que seja igual ou melhor do que 2023.

Aprendi tanto no último ano, e vivi tantas coisas incríveis. Não sei o que o próximo ano me reserva - parte do meu futuro pode ser decidido ainda hoje, dependendo do resultado de uma candidatura a mestrado -, mas quero aprender ainda mais. Causa-me um pouco de ansiedade não saber o que vou fazer a seguir, mas cada vez mais gosto da minha área de estudos. Não venho muito aqui, mas tenho memórias positivas do Uniarea e passo cá de vez em quando para espreitar o que se passa.​
Espero que consigas entrar no mestrado! É normal ter essa ansiedade sobre a incerteza, mas tenho a certeza que acabarás por encontrar o teu caminho ^^

Tempos houve em que se festejava a chegada da página 1000 do Diário (com mais ou menos celeuma e spam). Parece que hoje em dia 13 páginas dá para ano e meio. Não deixa de ser melancólico, mas suponho que seja da natureza das coisas mudarem. E eu não posso propriamente falar, dada a minha sabática por tempo indefinido... (Até há moderadores que desconheço!)

Vim dar sinais de vida. Desde a minha última mensagem, fui convidado por outra escola a juntar-me à equipa, mas continuo a ser professor no ensino internacional. Continua a ser uma experiência por vezes exasperante, por vezes caótica, mas nunca aborrecida e sempre recompensadora. Já chorei juntamente com alunos que terminam o ensino pré-universitário e se despedem, já recebi e-mails de outros que me fazem chegar notícias das suas novas vidas, todos os anos tenho uma nova fornada de crianças e jovens a quem ensino coisas e que me ensinam outras tantas. (Por exemplo, o quanto adoro dar aulas aos anos mais novos!) Isto tudo para dizer que, afastado ou não deste fórum, nunca me afastei (nem me parece que vá afastar) da educação.

Espero que todas as caras familiares que por aqui andam (e ainda são umas quantas) estejam bem e assim continuem. Boa sorte com todos os vossos projectos académicos e não-académicos!

Tempos houve em que se festejava a chegada da página 1000 do Diário (com mais ou menos celeuma e spam). Parece que hoje em dia 13 páginas dá para ano e meio. Não deixa de ser melancólico, mas suponho que seja da natureza das coisas mudarem. E eu não posso propriamente falar, dada a minha sabática por tempo indefinido... (Até há moderadores que desconheço!)

Vim dar sinais de vida. Desde a minha última mensagem, fui convidado por outra escola a juntar-me à equipa, mas continuo a ser professor no ensino internacional. Continua a ser uma experiência por vezes exasperante, por vezes caótica, mas nunca aborrecida e sempre recompensadora. Já chorei juntamente com alunos que terminam o ensino pré-universitário e se despedem, já recebi e-mails de outros que me fazem chegar notícias das suas novas vidas, todos os anos tenho uma nova fornada de crianças e jovens a quem ensino coisas e que me ensinam outras tantas. (Por exemplo, o quanto adoro dar aulas aos anos mais novos!) Isto tudo para dizer que, afastado ou não deste fórum, nunca me afastei (nem me parece que vá afastar) da educação.

Espero que todas as caras familiares que por aqui andam (e ainda são umas quantas) estejam bem e assim continuem. Boa sorte com todos os vossos projectos académicos e não-académicos!
That's nice!

Eu estive a lutar contra dragões durante estes últimos meses ( as minhas disciplinas deste semestre ) e tive de ir a recurso numa delas mas consegui passar. 3 delas passei com 10 mas estou me a borrifar, consegui passar. Basicamente tive agora a aproveitar as férias a preparar-me para mais um semestre que em principio, não vai ser assim tão maçador quanto este ultimo. As disciplinas devem ter um grau de dificuldade igual ou inferior mas parecem mais interessantes até, portanto, faz com que de certa forma seja "mais fácil passar".

Consegui manter a minha postura em relação aos meus treinos de musculação, voltei em Dezembro e ainda estou a ir bem, motivado e a fazer esforços para melhorar aos poucos. Tenho mantido uma alimentação boa, estive a pesquisar algumas coisas sobre suplementos e tal e a ver o que seria bom tomar, está a ir num bom caminho as coisas nesse aspeto. É um mistério como consegui viver tantos anos sem beber 1 litro de água por dia no máximo dos máximos, basicamente, só bebia quando tinha sede e havia muitos dias em que passava quase todo o dia sem beber nada mas agora nestas últimas semanas tenho bebido mais água aos poucos e agora já consigo beber 2,5 litros facilmente, sem precisar mais de lembretes de uma aplicação que instalei, agora só a uso para registrar a quantidade que já bebi ao longo do dia. Evolução.

Vamos a ver como corre este semestre. Em principio, devo fazer estágio de verão na universidade, falta o professor mandar e-mail um dia destes para combinar o tópico do trabalho que irei fazer. So far all good.

Última edição:
Eu estive a lutar contra dragões durante estes últimos meses ( as minhas disciplinas deste semestre ) e tive de ir a recurso numa delas mas consegui passar. 3 delas passei com 10 mas estou me a borrifar, consegui passar.

Quais foram os teus dragões este semestre, por curiosidade?

Topologia, Teoria da Medida e Probabilidade e Análise Complexa.

Ah. Compreensível. Realmente são dragões. Até acho demais fazerem um plano de estudos com as três no mesmo semestre.

Ah. Compreensível. Realmente são dragões. Até acho demais fazerem um plano de estudos com as três no mesmo semestre.
Quem organizou o plano de estudos é um engraçadinho, todos nós achamos piada :) Ainda por cima quase tudo teve negativa nas primeiras frequências dessas cadeiras. Só uma dessas é que metade foi a recurso, de resto passamos na época normal mas still... too much...

No entanto, vi agora do Porto e acho que o meu plano de estudos está melhor tho, à primeira vista.

• Like
Reactions: Alfa

Entretanto encontro-me a exercer há 6 meses (passaram super rápido), fora isso tenho passado por uns tempos bem calmos sem nada que mereça destaque em particular.

Ah....e tenho tentado ensinar-me Francês e ando a contemplar possibilidades de emigração

Ah....e tenho tentado ensinar-me Francês e ando a contemplar possibilidades de emigração

Também tenho andado com vontade de reavivar o meu (parco e esquecido) francês.

Quanto à emigração... também é uma ideia que me tem passado pela cabeça, pelo menos temporariamente. Neste momento quero passar alguns anos na nova escola, visto que acabei de chegar, mas confesso que uma das vantagens que vejo no ensino internacional é o facto de o poder exercer em qualquer país. Gostava de aproveitar essa oportunidade mais tarde ou mais cedo.

Por vezes eu penso se não estou a teimar com a universidade desnecessariamente... eu sei que é preciso diploma hoje em dia para ter um trabalho um minímo decente, mas se não é aquilo que eu "quero" fico sempre desapontado. Queria estudar de qualquer dos modos, porque sinto que aos 22 já estou a perder imenso tempo da minha vida, mas se não entrar em psicologia e entrar em outra opção, sinto que vou entrar em depressão ainda pior e não conseguir tirar proveito nem da experiência nem proveito académico, é horrível. Sei que posso sempre estudar outra coisa no futuro, mas não sei, sinto-me tão preso na vida 😵‍💫

Acho que seria bom encontrar assim alguém como eu que agora está na boa e na universidade.