Há cinco anos descobri este fórum quando pesquisava sobre cursos superiores para apoiar o meu filho nas suas escolhas, pouco antes da fase de candidaturas ao ensino superior. Desde que entrei neste fórum já não saí mais, tendo aprendido muito ao longo destes anos (também me tenho divertido).
Cinco anos passaram e o meu filho terminou hoje, oficialmente, o mestrado com a apresentação e defesa da tese - digo orgulhosamente que teve 19 valores -, estando já com emprego garantido a partir de final de agosto. Para nós, pais, há sempre a preocupação relativamente ao futuro dos nossos filhos, nomeadamente se conseguem emprego na área que gostam. O meu filho, felizmente, alcançou esse objetivo e vai trabalhar no seu ramo favorito, na empresa onde estagiou este ano. É um orgulho imenso perceber que outros reconhecem competências e capacidades no meu filho, que eu já sabia que tinha (sou suspeita, eu sei).
Transbordei de felicidade pela oportunidade de poder assistir à defesa da tese e estar presente para ver o meu filho a transpor a "meta" de conclusão de mais uma etapa na sua vida. Estas palavras que aqui escrevo não são suficientes para ilustrar como me sinto agora, sabendo que o meu filho alcançou tudo o que almejou e que está feliz e preparado para a fase seguinte da sua vida.
O tempo passou demasiado depressa - ainda recordo, com nostalgia, do sentimento que tive quando fui concluir a inscrição do meu filho no 10º ano e, quando vi outros miúdos do 12º ano nesse dia, senti, meio assustada, que eram muito crescidos (adultos) e que o meu filho iria ser assim em três anos. Já passaram oito anos desde esse dia e, de facto, ele agora é "demasiado" adulto e é estranho ter um filho tão crescido e a caminho da sua independência. Por muito difícil que seja para nós essa emancipação, estou expectante relativamente a essa fase. Vou adorar ter um filho independente, com rotinas de adulto.
Bem, já devem ter percebido que estou mesmo muito feliz e, por isso, vou parar de escrever, senão ainda faço aqui uma tese sobre o assunto
.
Nota: Estou a adorar, como sempre, esta fase de candidaturas ao ensino superior, pois o Fórum fica mais "vivo". Mas fico triste quando vejo que este "diário do estudante" está muito paradito. Outros tempos - há que aceitar as mudanças e a evolução, embora sejam por vezes desanimadoras.
Espero que estejam todos bem!