Diário do Estudante 2022/2023

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Hallo!☺️
Espero que estejam bem!

Hoje alguém me relembrou que falta "pouco" para o Natal. E Natal significa uma coisa:

Best Ferrero Rocher GIFs | Gfycat

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça
Pergunta idiota para todos os caros diaristas: alguma vez tiveram uma semana em que chegaram a sexta-feira pensando que ainda era terça?

Ninguém tem semanas dessas.

(E parece que Ninguém fala de si mesmo na terceira pessoa, aparentemente. Ninguém não sabe porquê.)

Espero que, desses vossos múltiplos lados do ecrã, esteja tudo razoável.

Isabel7305

Membro Veterano
Matrícula
30 Maio 2021
Pergunta idiota para todos os caros diaristas: alguma vez tiveram uma semana em que chegaram a sexta-feira pensando que ainda era terça?

(E parece que Ninguém fala de si mesmo na terceira pessoa, aparentemente. Ninguém não sabe porquê.)

Por acaso isso às vezes acontece, nem dar conta que de repente volta a ser sexta.
Espero que do teu lado do ecrã esteja tudo bem, ou menos razoável.

Teresa P.

👑 Membro Honorário
Apoiante Uniarea
Matrícula
14 Agosto 2019
Curso
Serviço Social

Acontece-me muito disso. Sou campeã a confundir os dias da semana! Mas acho que pela minha idade tenho desculpa...😁

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP

Curiosamente aconteceu-me isso hoje, nem dei pela semana a passar.

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Por acaso isso às vezes acontece, nem dar conta que de repente volta a ser sexta.
Espero que do teu lado do ecrã esteja tudo bem, ou menos razoável.
Desde há muito que me habituei a responder a esse tipo de desejos com um encolher de ombros, mas isso é só prova do meu infindável optimismo e apreço pela existência.

Acontece-me muito disso. Sou campeã a confundir os dias da semana! Mas acho que pela minha idade tenho desculpa...😁
Sinto-me com vontade de responder com um abanar de bengala e uma imitação de um Velho do Restelo.

Esta juventude de hoje em dia! No meu tempo não havia dias da semana! Contávamos o tempo pelo Sol! Bah, fins-de-semana, descanso... pfff. No meu tempo havia respeito pelo trabalho! Dignidade! Não era esta preguiça de hoje em dia!

Desculpem, já tenho de facto uma certa idade também, e, pior ainda, uns quantos cabelos brancos. Acho que já tenho direito a ser assim.

Não é como outras pessoas, que são e serão sempre jovens na alma. @Teresa P. 😉

Curiosamente aconteceu-me isso hoje, nem dei pela semana a passar.
E o mais curioso que é, na minha experiência, há sempre duas circunstâncias em que isso pode acontecer, só para nos frustrar mais: ou quando não temos nada para fazer e estamos apenas a desfrutar do lazer e dos tempos livres (o que é isso?), ou quando temos mesmo muita coisa para fazer e gostaríamos que os prazos se esticassem...

• Love
Reactions: Teresa P.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá a todos!

Também tenho estado completamente perdida no tempo, isto de meter prolongamentos e adiar coisas tem deixado este mestrado parecer que não anda nem desanda, nem dei conta de que já estamos em Novembro e o ano está quase a terminar. Tenho andado extremamente ocupada porque a minha bolsa de investigação é com uma publicação académica que está para sair este mês, então sinto que tenho muito pouco tempo para focar-me mais na dissertação. Porém, sei que é temporário e que quando esta fase mais trabalhosa passar já vou poder entreter-me mais com os meus afazeres ☺️

Apesar de andar um pouco desmotivada, por sentir que tenho demasiado a fazer e pouca capacidade de conseguir fazer tudo ao mesmo tempo, ontem recebi uma notícia boa e que me relembrou que vale a pena o esforço: ganhei uma das 6 bolsas de mérito atribuídas aos alunos da FLUL referente ao meu 3º ano da licenciatura. Not only that, o meu nome estava no topo da lista (ou seja, tive a melhor média nesse ano 😳). Já sabia que nesse ano tinha tido notas bastante boas e estava consciente de que era possível chegar a ter uma bolsa dessas, mas ainda assim, segundos antes de abrir o pdf ainda veio o pensamento de "hmm se calhar nesse ano toda a gente teve notas fantásticas e com sorte fico ali em último" ☠️ Depois vi o nome no topo e tive o momento Elle Woods 🤡 São boas notícias, agora só falta lidar com o atraso nos pagamentos.

Achei por bem divulgar isto por aqui, porque o Uniarea fez parte do meu percurso ao longo destes anos todos e queria deixar registado uma notícia boa, no meio de coisas menos animadoras ou atrasos nos nossos percursos que fazem sempre duvidar se estamos ou não a fazer o que é certo.

Isabel7305

Membro Veterano
Matrícula
30 Maio 2021
Olá a todos!

Também tenho estado completamente perdida no tempo, isto de meter prolongamentos e adiar coisas tem deixado este mestrado parecer que não anda nem desanda, nem dei conta de que já estamos em Novembro e o ano está quase a terminar. Tenho andado extremamente ocupada porque a minha bolsa de investigação é com uma publicação académica que está para sair este mês, então sinto que tenho muito pouco tempo para focar-me mais na dissertação. Porém, sei que é temporário e que quando esta fase mais trabalhosa passar já vou poder entreter-me mais com os meus afazeres ☺️

Apesar de andar um pouco desmotivada, por sentir que tenho demasiado a fazer e pouca capacidade de conseguir fazer tudo ao mesmo tempo, ontem recebi uma notícia boa e que me relembrou que vale a pena o esforço: ganhei uma das 6 bolsas de mérito atribuídas aos alunos da FLUL referente ao meu 3º ano da licenciatura. Not only that, o meu nome estava no topo da lista (ou seja, tive a melhor média nesse ano 😳). Já sabia que nesse ano tinha tido notas bastante boas e estava consciente de que era possível chegar a ter uma bolsa dessas, mas ainda assim, segundos antes de abrir o pdf ainda veio o pensamento de "hmm se calhar nesse ano toda a gente teve notas fantásticas e com sorte fico ali em último" ☠️ Depois vi o nome no topo e tive o momento Elle Woods 🤡 São boas notícias, agora só falta lidar com o atraso nos pagamentos.

Achei por bem divulgar isto por aqui, porque o Uniarea fez parte do meu percurso ao longo destes anos todos e queria deixar registado uma notícia boa, no meio de coisas menos animadoras ou atrasos nos nossos percursos que fazem sempre duvidar se estamos ou não a fazer o que é certo.
Muitos parabéns.
O nosso esforço é, na maioria das vezes, recompensado.
Força para a tua dissertação.

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Olá a todos!

Queria só aproveitar para dizer, ó Moderativíssima Excelência Narrativa, que, de e por tudo aquilo que nos tendes dado a conhecer, creio que poucas ou nenhumas dúvidas pode haver de que tal reconhecimento, mais do que bem merecido, fica bastante aquém de tudo aquilo que vos é devido.

Cá estarei, atrevo-me a dizer que cá estaremos, para aplaudir os inumeráveis sucessos que sei que se encadearão no futuro. Continuai a espalhar pelos palcos deste mundo o vosso brilho inegável!

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Ressuscitando o Diário para desejar um Feliz Natal a quem está desse lado 🎄❤️

Por aqui vai ser o primeiro Natal pós-pandemia em que vamos juntar novamente a família (2020 e 2021 foi cada um na sua casa) e, curiosamente, o primeiro Natal onde, estando a família toda reunida, os meus avós não estarão presentes🤍 ✨

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Caros diaristas, estava com intenções de apresentar as minhas desculpas por uma longa ausência e recorrer ao meu antigo hábito de apelar à generosidade de leitores mais assíduos de modo a resumir a torrente de centenas de páginas aqui emitidas desde a minha ausência.

Fico chocado por ver que ainda é só a segunda página do Diário deste ano.

Temos de nos reabastecer de carne enlatada entalada. Ou será carne entalada enlatada? Encarne talada latada? Encarne latada talada? (Henkarn Lathad Thallad parece um bom nome para um vilão estereotipado de alguma narrativa de fantasia com um worldbuilding apressado.)

Enfim, espero que os caros diaristas tenham tido existências um pouco menos intranquilas que a minha inexistência. Ou, por outras palavras, que o "in" desapareça de ambas as palavras na expressão "inexistência intranquila" quando aplicada a vós. E que, de resto, tudo esteja a correr dentro dos limites do aceitável, ou, no mínimo, do gerível...

E, só porque não o digo há demasiado tempo, abaixo o actual sistema de ensino.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Caros diaristas, estava com intenções de apresentar as minhas desculpas por uma longa ausência e recorrer ao meu antigo hábito de apelar à generosidade de leitores mais assíduos de modo a resumir a torrente de centenas de páginas aqui emitidas desde a minha ausência.

Fico chocado por ver que ainda é só a segunda página do Diário deste ano.

Temos de nos reabastecer de carne enlatada entalada. Ou será carne entalada enlatada? Encarne talada latada? Encarne latada talada? (Henkarn Lathad Thallad parece um bom nome para um vilão estereotipado de alguma narrativa de fantasia com um worldbuilding apressado.)

Enfim, espero que os caros diaristas tenham tido existências um pouco menos intranquilas que a minha inexistência. Ou, por outras palavras, que o "in" desapareça de ambas as palavras na expressão "inexistência intranquila" quando aplicada a vós. E que, de resto, tudo esteja a correr dentro dos limites do aceitável, ou, no mínimo, do gerível...

E, só porque não o digo há demasiado tempo, abaixo o actual sistema de ensino.
Passei para dizer que a existência está intranquila e pouco mais do que gerível :'] Nunca imaginei que processos burocráticos fossem tão stressantes: ainda estou a resolver problemas relacionados com possibilidade de entrar em doutoramento ainda para 23/24 e financiamento para isso. Todos os dias me afligem prazos e todos os processos relacionados, porque o meu mestrado ficou com uma estrutura um pouco menos usual (mea culpa, decidi deixar a opcional para o 1° semestre de 23/24 porque as deste ano lectivo eram pesadamente desinteressantes e a única a que me inscrevi, acabei por desistir em duas aulas). Nonetheless, não estou insatisfeita com a decisão, o seminário estava relacionado com história do género, mas a execução era um pouco... binária e não era ético para mim manter-me num espaço em que os ensinamentos eram abordados de formas extremamente contrárias ao que penso (por outro lado, sei que no Porto leccionam teoria queer e é nestes momentos em que preferia fazer a opção fora daqui, mas enfim).

Mas tudo se resolverá, tento pensar que se não entrar em 23/24 não será o fim do mundo e logo pensarei em alternativas a isso. A dissertação, por outro lado, parece-me muito mais exequível do que o medo de escrever que tinha inicialmente, yay. Medos ultrapassados, submeti uma proposta para uma conferência fora de Portugal e estou neste momento a aguardar potenciais resultados. Estarei ok se for uma rejeição, mas se for seria uma óptima oportunidade e pelo menos teria a companhia de uns quantos investigadores do meu centro (incluindo a minha orientadora, que está a orientar pela primeira vez!). Felizmente, o centro foi amiguinho e se for aceite, cobrem as despesas da viagem então também não tenho que stressar com marcações de voos e alojamento. Acho que se me metem mais um processo burocrático à frente, eu fujo dali e vou para casa, onde me aguardam a quantidade absurda de livros que fui comprando aos poucos e agora não há tempo para ler.

Anyway, espero que pelos vossos lados as coisas estejam a correr bem, mesmo no meio da azáfama que possam estar a vivenciar.

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Medos ultrapassados, submeti uma proposta para uma conferência fora de Portugal e estou neste momento a aguardar potenciais resultados.
Posso apenas dizer que "aguardar potenciais resultados" é uma forma um pouco estranha de dizer "aguardar pela confirmação daquilo que já todos sabemos que é certo"? 😉

(Enfim, na prática, conferências são o que são, mas os organizadores seriam dos maiores idiotas do mundo se deixassem passar a oportunidade de incluir uma contribuição que, não tenho a menor dúvida, tem toda a excelência e distinção que haveis demonstrado e que sei que continuareis a demonstrar...)

Acho que se me metem mais um processo burocrático à frente, eu fujo dali e vou para casa
Queria só aproveitar para dizer que raras vezes vi uma tão perfeita descrição do meu estado de alma em certos momentos não muito cronologicamente distantes do presente...

(Ainda que, no meu caso particular, o número mínimo de processos burocráticos para atingir esse estado esteja algures entre 0 e 2, provavelmente mais enviesado para o início do intervalo. 🙄)

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Anyway, espero que pelos vossos lados as coisas estejam a correr bem, mesmo no meio da azáfama que possam estar a vivenciar.

De momento a minha vida resume-se em estágio curricular e projeto, nada assim de muito louco porém cada vez mais perto do fim da Licenciatura (finally, dare I say 😂 ).

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
"aguardar pela confirmação daquilo que já todos sabemos que é certo"? 😉
Ui, quem me dera! Bem, concorri para um painel adequado que é focado em alunos de mestrados e doutoramentos ou investigadores em início de carreira poderem apresentar um pouco dos seus projectos. Ainda assim, sendo uma organização europeia, receio que existam trabalhos mais consolidados que o meu e não há espaço para todos. Mas tentar (não) custa (custou sim, tive de me fazer membro da organização e pagar 40€ grrr)

provavelmente mais enviesado para o início do intervalo. 🙄
Pondero seriamente só entrar no doutoramento no outro ano, só para não ter o concurso da FCT à frente. Menos um processo burocrático :^)
De momento a minha vida resume-se em estágio curricular e projeto, nada assim de muito louco porém cada vez mais perto do fim da Licenciatura (finally, dare I say 😂 )
Ui, está quase! E ficas pela licenciatura, ou ponderas continuar a estudar?

• Like
Reactions: Teresa P.