Diário do Estudante 2022/2023

Nesta economia, acho que toda a gente anda a pensar nisso. O pior é arranjar oportunidades que valham a pena :')
Post automatically merged:

Eu continuo no mestrado, já quaseee a terminar e a tratar das coisas para o financiamento para o Doutoramento 🤓 Este semestre tenho só um seminário opcional que é mostly leitura de textos filosóficos e literários e uma reflexão sobre um tema que o professor escolheu, no caso, é sobre "fragilidade humana". Ainda só fui a uma das aulas e o seminário até foi interessante, o texto do Wittgenstein era bastante decente (mas a primeira parte da aula foi só a falar na 6ª Meditação do Descartes e só queria fugir, a escrita era tão secante).

E fora isso tenho a escrever a minha dissertação - que é um estudo de 3 peças escritas por mulheres portuguesas nos anos 20, um pouco sobre o contexto teatral da época, formação de cânones literários e recepção dos espectáculos (através do que a imprensa deixou escrita e do que os críticos disseram sobre as peças, mais alguns registos fotográficos que dão alguma ideia de como foram encenadas). Tenho efectivamente que me dedicar mais a escrever nestes meses, porque passei o verão a preparar eventos fora de Portugal, então já apresentei o assunto e discuti ideias várias vezes com pares, mas ainda não tenho o texto pronto a entregar. Daqui a uns meses, talvez Dezembro-Janeiro! Antes dessa entrega vou lançar o primeiro artigo científico a solo em revista científica 🎉 Só consegui fazer o artigo porque aproveitei a pesquisa de um seminário que fiz no ano passado, o artigo não é propriamente sobre a minha dissertação nem a "investigação" que tenho andado a fazer (e aproveitei o facto de trabalhar na revista para dar um pequeno contributo para o número, embora como é uma secção científica não há quaisquer benefícios enquanto assistente editorial, o meu texto teve de passar em regime anónimo como todos os outros). Basicamente a minha vida tem sido isso, estou a trabalhar para uma revista científica enquanto bolseira de investigação, tenho feito também a Newsletter do centro de estudos de que faço parte e feito algum trabalho científico para tentar ter o CV apto para o financiamento do PhD 🤗 Tem sido um pouco stressante, mas tenho professores confiantes de que dentro de tempos também estarei a dar aulas (se a cabecinha me permitir) 😛
Fiquei interessado nessa reflexão sobre a fragilidade humana, achas que vais poder partilhar depois 🧐
Realmente, é tanto trabalho wow, proud of you! Deixa-me roubar-te um pouco da energia!! XD

Olhei para a tua PFP e quis perguntar @Ariana_ já leste "Sayonara Eri"? É um one-shot do criador de Chainsaw Man, recebe imensos elogios críticos sobre o mesmo e eu juro que não entendo o furor todo 😭
Also, queria desenvolver o meu português um bocadinho, sabes de maneiras/recursos de como o fazer?

Nesta economia, acho que toda a gente anda a pensar nisso. O pior é arranjar oportunidades que valham a pena :')

Quando me dizem que na Alemanha o meu curso é basicamente equivalente a um profissional de nível secundário e ganham quase 3x mais que eu aqui, toda a oportunidade parece valer a pena (e possivelmente ainda conseguiria sacar algumas equivalências e trilhar o caminho para farmacêutico a um preço menor do que aqui e ganhar mais ainda) 😂

usava uma capa do telemóvel (que ainda uso) com uma personagem do anime favorito dele e isso gerou tema de conversa super fácil em vez de ser algo "forçado" entre perguntas do que é que o pessoal gosta.

Isso lembra-me que no meu ano de caloiro ia uma vez no comboio rumo a casa e encontrei uma rapariga com um pin do Kakashi na mochila e começamos a falar sobre animes 😂

Em nenhum momento trocamos nomes (ou qualquer outra informação identificativa), though.

• Haha
Reactions: GilSilva
Fiquei interessado nessa reflexão sobre a fragilidade humana, achas que vais poder partilhar depois 🧐
Sim, não vejo porque não. Esta semana vamos falar sobre Hobbes, depois creio que é Marx e a maior parte do semestre vai ser a falar sobre uma peça do Schiller. A avaliação é só um ensaio de 7 páginas mas o prof ainda nem sequer adiantou grande informação, só que supostamente deverá enquadrar-se nos nossos interesses - tenho uma ideia do que posso fazer, mas mais tarde confirmo com ele se é viável.

já leste "Sayonara Eri"?
Nope, não tenho tido grande tempo para ler manga, pelo que tenho imensa coisa por ler 😿
queria desenvolver o meu português um bocadinho, sabes de maneiras/recursos de como o fazer?
Tenta procurar cursos no Coursera ou plataformas do género, por vezes há formações gratuitas sobre escrita em determinados contextos, mas para ser muito sincera, nunca experimentei nada do género, eu escrevo e torço para que esteja mais ou menos decente 😹 Aparentemente, os meus profs elogiam bastante a minha escrita, particularmente a capacidade poética e algum humor envolvida nalguma da minha escrita mas se me perguntarem onde fui buscar as ideias, não tenho como explicá-lo racionalmente. UH, mas descobri há uns tempos atrás que podes fazer exercícios com o chatGPT, colocar lá um texto escrito por ti e pedires que identifique pontos fortes e pontos fracos - pode ser um feedback interessante, especialmente se for para treinar alguma escrita que seja mais "metódica" (CV, escrita académica, respostas a perguntas tipo teste).

Quando me dizem que na Alemanha o meu curso é basicamente equivalente a um profissional de nível secundário e ganham quase 3x mais que eu aqui, toda a oportunidade parece valer a pena (e possivelmente ainda conseguiria sacar algumas equivalências e trilhar o caminho para farmacêutico a um preço menor do que aqui e ganhar mais ainda) 😂
Certo, os salários por norma são muito mais recompensadores do que cá, mas há todos os afazeres para sair do país, residir fora, o custo de vida variável de cidade para cidade. O que menos me agrada na ideia de sair para fora é que há algumas oportunidades boas que conseguiria, mas o custo de vida nos países para os quais conseguiria emigrar é muito superior e all in all acho que não pouparia tanto quanto gostaria, pelo que por agora é um não-plano para mim.
Isso lembra-me que no meu ano de caloiro ia uma vez no comboio rumo a casa e encontrei uma rapariga com um pin do Kakashi na mochila e começamos a falar sobre animes 😂

Em nenhum momento trocamos nomes (ou qualquer outra informação identificativa), though.
Sim, isso aconteceu-me várias vezes e nunca faço questão de trocar contactos, ainda ontem ia apanhar o comboio e estive quuuaaaase a ir falar com uma rapariga que tinha uns pins de Danganronpa, mas depois acabei por ficar a ler e não ir falar x)
Deixa-me roubar-te um pouco da energia!! XD
Energia? Estive agora a fazer a Newsletter ASAP, quando já tinha a informação para a fazer há dias. Energia é tudo o que eu não tenho, só ADHD brain com momentos de muito foco 💥

• Love
Reactions: voidlessmind
Sim, não vejo porque não. Esta semana vamos falar sobre Hobbes, depois creio que é Marx e a maior parte do semestre vai ser a falar sobre uma peça do Schiller. A avaliação é só um ensaio de 7 páginas mas o prof ainda nem sequer adiantou grande informação, só que supostamente deverá enquadrar-se nos nossos interesses - tenho uma ideia do que posso fazer, mas mais tarde confirmo com ele se é viável.

Nope, não tenho tido grande tempo para ler manga, pelo que tenho imensa coisa por ler 😿

Tenta procurar cursos no Coursera ou plataformas do género, por vezes há formações gratuitas sobre escrita em determinados contextos, mas para ser muito sincera, nunca experimentei nada do género, eu escrevo e torço para que esteja mais ou menos decente 😹 Aparentemente, os meus profs elogiam bastante a minha escrita, particularmente a capacidade poética e algum humor envolvida nalguma da minha escrita mas se me perguntarem onde fui buscar as ideias, não tenho como explicar-lo racionalmente. UH, mas descobri há uns tempos atrás que podes fazer exercícios com o chatGPT, colocar lá um texto escrito por ti e pedires que identifique pontos fortes e pontos fracos - pode ser um feedback interessante, especialmente se for para treinar alguma escrita que seja mais "metódica" (CV, escrita académica, respostas a perguntas tipo teste).

Energia? Estive agora a fazer a Newsletter ASAP, quando já tinha a informação para a fazer há dias. Energia é tudo o que eu não tenho, só ADHD brain com momentos de muito foco 💥
oooooo that's nice, odiei isso em teoria política ahaha achei extremamente aborrecido não sei porquê, apesar de gostar de ler Marx e os restantes camaradas. (talvez seja porque o professor também meti lá o seu bedelho de socdem).

Queria mesmo melhorar a minha capacidade de escrita, sinto sempre que está a falhar em vários pontos 😭

Please AHAHA eu ando a tentar ver vídeos para deixar de me levar pela motivação e começar a ter mais disciplina no que faço, porque né, motivação não é sustentável a longo prazo...

teoria política
Ya, aqui o que é para ler de Marx é na altura em que ele ainda era um classicista e não um teórico político x) o programa é interessante, embora Descartes seja extremamente aborrecido no que escreve (é mesmo o molde de como se escrevia filosofia, o conteúdo é ok). O prof estava a ler excertos às 9h30 e estava prestes a dormir porque a sala é minúscula e estava só sentada numa cadeira encostada a uma parede.

Por falar em momentos semi-embaraçosos e quando pessoas vêm falar connosco por interesses em comum. Na Turquia, estava no jardim a fumar e um rapaz da conferência veio trocar ideias sobre feminismo na literatura comigo e começou por elogiar o meu paper e apresentação e eu retribui que o dele também tinha sido interessante....... só que ele era um dos organizadores e não apresentou nada, pelo que eu simplesmente confundi-o com alguma outra pessoa e nesse momento pensei se não era melhor fingir demência e correr pelo jardim da faculdade fora :]

• Haha
Reactions: voidlessmind
Ya, aqui o que é para ler de Marx é na altura em que ele ainda era um classicista e não um teórico político x) o programa é interessante, embora Descartes seja extremamente aborrecido no que escreve (é mesmo o molde de como se escrevia filosofia, o conteúdo é ok). O prof estava a ler excertos às 9h30 e estava prestes a dormir porque a sala é minúscula e estava só sentada numa cadeira encostada a uma parede.

Por falar em momentos semi-embaraçosos e quando pessoas vêm falar connosco por interesses em comum. Na Turquia, estava no jardim a fumar e um rapaz da conferência veio trocar ideias sobre feminismo na literatura comigo e começou por elogiar o meu paper e apresentação e eu retribui que o dele também tinha sido interessante....... só que ele era um dos organizadores e não apresentou nada, pelo que eu simplesmente confundi-o com alguma outra pessoa e nesse momento pensei se não era melhor fingir demência e correr pelo jardim da faculdade fora :]
KKKKKKKKKKKKKKKKK Ele chamou-te à atenção sobre isso ou simplesmente fez-se luz na tua cabeça?

É verdade Mrs. Ariana, tens goodreads?

KKKKKKKKKKKKKKKKK Ele chamou-te à atenção sobre isso ou simplesmente fez-se luz na tua cabeça?

É verdade Mrs. Ariana, tens goodreads?
Sim, ele disse "Even though I did not present" e eu ri de vergonha e totalmente falámos noutros temas porque ele percebeu que eu fiquei pior do que estragada.

Tenho! Acho que este link vai dar ao perfil idk no android: Goodreads
Morri, não deu. Mas deves chegar lá por Ariana Galamba.

Sim, ele disse "Even though I did not present" e eu ri de vergonha e totalmente falámos noutros temas porque ele percebeu que eu fiquei pior do que estragada.

Tenho! Acho que este link vai dar ao perfil idk no android: Goodreads
Morri, não deu. Mas deves chegar lá por Ariana Galamba.
Meu Deus... eu ia morrer a rir, com respeito, claro. 😂

wHAAAAAAT tá pending, nem me lembro de ter enviado...

Meu Deus... eu ia morrer a rir, com respeito, claro. 😂

wHAAAAAAT tá pending, nem me lembro de ter enviado...
Done! Provável que o link automaticamente solicite amizade, magiaaa.

Certo, os salários por norma são muito mais recompensadores do que cá, mas há todos os afazeres para sair do país, residir fora, o custo de vida variável de cidade para cidade. O que menos me agrada na ideia de sair para fora é que há algumas oportunidades boas que conseguiria, mas o custo de vida nos países para os quais conseguiria emigrar é muito superior e all in all acho que não pouparia tanto quanto gostaria, pelo que por agora é um não-plano para mim.

Sim, o pior mesmo é os afazeres todos...tanto para sair como ao chegar (neste caso, sem proposta de emprego, teria que residir lá para poder iniciar o processo de reconhecimento da minha profissão porque a autoridade competente por isso muda entre cada distrito e todas pedem ou prova de residência primária ou outra coisa qualquer que comprove a intenção de seguir a vida profissional naquele estado)

De resto...tanto a nível de rendas como das restantes despesas, tudo aponta que apesar de mais caro o poder de compra é maior (e to be honest decidi fazer uma pesquisa rápida e encontrei um quarto por volta dos 600€ em Dortmund, sounds familiar enough em comparação com o Porto/Lisboa 😂 )

De qualquer das formas, isto também sou só eu a pesquisar por curiosidade e caso fosse fazer um move desses tenho ainda que ficar cá um bom tempo a juntar dinheiro (algo que inevitavelmente tenho que fazer porque aqui em Portugal não quero arrendar, saio de casa quando conseguir meter um empréstimo e comprar)

• Like
Reactions: Ariana_
Sim, o pior mesmo é os afazeres todos...tanto para sair como ao chegar (neste caso, sem proposta de emprego, teria que residir lá para poder iniciar o processo de reconhecimento da minha profissão porque a autoridade competente por isso muda entre cada distrito e todas pedem ou prova de residência primária ou outra coisa qualquer que comprove a intenção de seguir a vida profissional naquele estado)

De resto...tanto a nível de rendas como das restantes despesas, tudo aponta que apesar de mais caro o poder de compra é maior (e to be honest decidi fazer uma pesquisa rápida e encontrei um quarto por volta dos 600€ em Dortmund, sounds familiar enough em comparação com o Porto/Lisboa 😂 )

De qualquer das formas, isto também sou só eu a pesquisar por curiosidade e caso fosse fazer um move desses tenho ainda que ficar cá um bom tempo a juntar dinheiro (algo que inevitavelmente tenho que fazer porque aqui em Portugal não quero arrendar, saio de casa quando conseguir meter um empréstimo e comprar)
Por acaso tive a pesquisar sobre estudar em outros países e avé maria, estão todos com housing crisis e depois há toda uma outra pletora de problemas, isto está tudo fucked up. 😭

Estou a ver as coisas de matemática e aquele bichinho já me está a dizer "Filho... acho que não" 💀

Por curiosidade, o que estiveste a ver? 👀
Olha o Floater!! Há quantos séculos ahaha. Tive a ver o programa de Mat. A e fiquei logo freaked out AHAHA, muitos simbolos, muitas letras, muita coisa confusa. Tenho que me acalmar, respirar, e depois ver por onde pegar aquilo. Também não sei se posso simplesmente saltar para matemática A não tendo as bases mais estáveis a matemática no 3º ciclo...

aCredo AHAHA espero que não, tenho que tomar algum rumo pela vida cedo, também só estudar porque sim entraria em conflito com os meus valores.
Sou-te sincera, se ainda não descobriste o que queres fazer mesmo, é melhor não desesperares à procura de uma licenciatura. Eu quando acabei o secundário, já há alguns anos, quis ir para Solicitadoria pois gostava de tudo o que tinha a ver com Direito (e porque é uma profissão que dá dinheiro), no entanto sempre tive paixão e talento natural para Geografia, mas nunca achei que devia seguir isso porque não dava dinheiro, etcs..
Conclusão: Entrei em Solicitadoria na altura, não fiz sequer um semestre inteiro, odiei o curso, poucas cadeiras de Direito e muitas de contabilidade e afins. Desisti da faculdade e fui trabalhar. Aos 26 anos decidi que queria voltar a estudar, e que queria seguir a minha paixão, a Geografia. Infelizmente num ano meteu-se o covid e desleixei-me para fazer os exames nacionais, e no ano a seguir não entrei por décimas, ainda assim não desisti e entrei na terceira fase num outro curso que não era a minha cena mas até se tornou interessante ao longo do ano, para depois concorrer a Geografia pela Mudança de par/curso. Assim o fiz, e o ano passado finalmente entrei em Geografia, adoro o que estou a estudar, e sei que estou a estudar para o que quero (ser professora). E agora penso, devia ter seguido o meu instinto na altura em que acabei o secundário e estudar o que realemente gostava e não a pensar no dinheiro. Porque sei que quando terminar o meu curso e se tudo correr bem der aulas, sentir-me-ei muito mais realizada pessoalmente do que se tivesse feito a licenciatura em Solicitadoria.
Obviamente que o fator "dar dinheiro" importa, mas pensa primeiro no que queres realmente fazer, e se não souberes agora e souberes mais tarde, não há problema nenhum, nem todos temos de estar licenciados aos 21 anos. Eu tenho 30, estou no segundo ano e não me sinto menos capaz do que os meus colegas que têm se for preciso menos 10 anos do que eu.

Sou-te sincera, se ainda não descobriste o que queres fazer mesmo, é melhor não desesperares à procura de uma licenciatura. Eu quando acabei o secundário, já há alguns anos, quis ir para Solicitadoria pois gostava de tudo o que tinha a ver com Direito (e porque é uma profissão que dá dinheiro), no entanto sempre tive paixão e talento natural para Geografia, mas nunca achei que devia seguir isso porque não dava dinheiro, etcs..
Conclusão: Entrei em Solicitadoria na altura, não fiz sequer um semestre inteiro, odiei o curso, poucas cadeiras de Direito e muitas de contabilidade e afins. Desisti da faculdade e fui trabalhar. Aos 26 anos decidi que queria voltar a estudar, e que queria seguir a minha paixão, a Geografia. Infelizmente num ano meteu-se o covid e desleixei-me para fazer os exames nacionais, e no ano a seguir não entrei por décimas, ainda assim não desisti e entrei na terceira fase num outro curso que não era a minha cena mas até se tornou interessante ao longo do ano, para depois concorrer a Geografia pela Mudança de par/curso. Assim o fiz, e o ano passado finalmente entrei em Geografia, adoro o que estou a estudar, e sei que estou a estudar para o que quero (ser professora). E agora penso, devia ter seguido o meu instinto na altura em que acabei o secundário e estudar o que realemente gostava e não a pensar no dinheiro. Porque sei que quando terminar o meu curso e se tudo correr bem der aulas, sentir-me-ei muito mais realizada pessoalmente do que se tivesse feito a licenciatura em Solicitadoria.
Obviamente que o fator "dar dinheiro" importa, mas pensa primeiro no que queres realmente fazer, e se não souberes agora e souberes mais tarde, não há problema nenhum, nem todos temos de estar licenciados aos 21 anos. Eu tenho 30, estou no segundo ano e não me sinto menos capaz do que os meus colegas que têm se for preciso menos 10 anos do que eu.
O problema é já ter 21 anos e ainda andar "meio perdido" e infelizmente, não posso estar perdido. Não me é permitido, então tenho que fazer algo. Tenho que fazer algo da vida e também hoje em dia ir trabalhar só para um ordenado mínimo ia-me fazer sentir pior acerca de tudo... :/

Meio que um desabafo então vou meter em spoiler!
Vejo tantos colegas a mudarem de curso ou a simplesmente "aceitarem" que vão fazer algo para o resto da vida que não querem fazer e que eventualmente dizem que vão gostar... acho isso tão estranho, mas ao mesmo tempo admirável, não sei, é complicado. Simplesmente não consigo forçar-me a fazer algo, quer seja pela motivação do dinheiro ou "fazer por fazer porque tenho que fazer algo". É um sentimento isolador.

Última edição:
Porque sei que quando terminar o meu curso e se tudo correr bem der aulas, sentir-me-ei muito mais realizada pessoalmente do que se tivesse feito a licenciatura em Solicitadoria.
Isto!
No meu caso, se tivesse decidido ir para a Universidade aos 18 anos teria ido para Biologia.

Licenciei-me na área das Humanidades e fiz um Mestrado na área das Ciências Sociais e não podia ser mais feliz a trabalhar nesta área

• Like
Reactions: Teresa P.
Não me é permitido, então tenho que fazer algo.

Só para clarificar, no que me toca a mim, quando mencionei que é importante continuar a fazer alguma coisa quis dizê-lo do ponto de vista de desenvolvimento e descobrimento pessoal e não simplesmente aceitar que de momento não sabes o que queres e ficares só a ver o mundo correr. Espero que não me tenhas levado pelo lado negativo pois não era de todo a intenção.

• Like
Reactions: Teresa P.
Só para clarificar, no que me toca a mim, quando mencionei que é importante continuar a fazer alguma coisa quis dizê-lo do ponto de vista de desenvolvimento e descobrimento pessoal e não simplesmente aceitar que de momento não sabes o que queres e ficares só a ver o mundo correr. Espero que não me tenhas levado pelo lado negativo pois não era de todo a intenção.
Oh não, não te preocupes! Eu sei que é necessário a pessoa fazer algo e não ficar a ver navios 😅
Tenho andado a fazer isso já desde os 18, a cena é que parece que nunca chego a uma resposta. Sei das coisas que eu gosto, mas as coisas de que eu gosto não me vão levar a alguns objetivos que tenho então... yah, c'est la vie.