Dicas de Estudos

Gost_Evil

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2020
Olá, tou em 10 CT e não sei por onde começo a organizar os meus estudos e como faço os estudos, se faço todos os dias para rever o que foi dado nas aulas, ..., ou não sei mesmo xD. Deia-me dicas sobre como foram ou são os vossos estudos e quais são as disciplinas que tiveram maiores dificuldades e porque, escolhi bg e fq

Lucas C.

Membro Veterano
Matrícula
30 Outubro 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá, tou em 10 CT e não sei por onde começo a organizar os meus estudos e como faço os estudos, se faço todos os dias para rever o que foi dado nas aulas, ..., ou não sei mesmo xD. Deia-me dicas sobre como foram ou são os vossos estudos e quais são as disciplinas que tiveram maiores dificuldades e porque, escolhi bg e fq
Olá!

Para o curso de CT, recomendo que você faça muitos exercícios para praticar o maior número de vezes possíveis, consolidando assim a matéria. Agora, ler a teoria também é essencial para BG. Qualquer coisa, só falar.

Gost_Evil

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2020
Olá!

Para o curso de CT, recomendo que você faça muitos exercícios para praticar o maior número de vezes possíveis, consolidando assim a matéria. Agora, ler a teoria também é essencial para BG. Qualquer coisa, só falar.
Porque é que as pessoas falam "tão mal" de biologia, dizem que é uma disciplina difícil e trabalhosa, porque?

Lucas C.

Membro Veterano
Matrícula
30 Outubro 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Porque é que as pessoas falam "tão mal" de biologia, dizem que é uma disciplina difícil e trabalhosa, porque?
A disciplina em si possui alto grau interpretativo. Deste modo, é necessário, para além do conhecimento técnico do conteúdo abordado, bom domínio da língua portuguesa, nomeadamente a interpretação de textos, dados, análises e estudos.

É trabalhosa, pois exige esta prática contínua, para o aperfeiçoamento da interpretação e boa escolha de respostas restritas (desenvolvimento) e itens de múltipla escolha.

Difícil não é. É considerada difícil por, além dos fatores supracitados (que são os principais), a sua quantidade de conteúdo abordado, que permite uma variedade de abordagens possíveis.

• Like
Reactions: Tiz

kateee

Membro
Matrícula
20 Agosto 2020
Eu estudei a ler a matéria, fazer resumos, etc. Mas o que fez a diferença comigo foi fazer "flashcards".
Se pesquisares sobre, capaz de explicarem melhor, mas é basicamente escreveres uma pergunta ou nome de um conceito num lado de uma folha e, atrás, a resposta. Lê as perguntas em voz alta e tenta responder sem veres a resposta, depois confirma para veres o que escapou e vai fazendo isso até decorares aquele conceito.
E também há canais de youtube a explicar as matérias. Para o exame, eu estudei muito pelo BrasilEscola ahah. Os professores são brasileiros, mas a matéria é basicamente a mesma e só pode mudar alguns nomes mas podes confirmar isso através dos teus livros... eles explicam de maneira bem concisa e fácil, pelo menos a biologia e geologia.

Tiz

Membro Veterano
Matrícula
23 Outubro 2017
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
UTAD
Hellooo!
No 10º ano é normal que ao inicio de sintas um bocadinho perdido, também eu não sabia muito bem por onde começar.
Comigo o que funcionou foi:
- fazer resumos de bg com TODA a matéria dada --> isto exige um estudo muito continuo se não acabas a acumular matéria (o que me aconteceu) e não é tão produtivo mas é SUPER útil para o exame, se n fossem os meus resumos nem sei que nota tinha
- fazer muitos, muitos mas mesmos muitos exercícios--> a fq e bg fazia essencialmente exercícios de exame, a matemática fazia todos os exc propostos no manual pela minha prof e todos os que restassem se tivesse tempo, a pt fazia exc do CA para gramática
- resumos da educ. lit de português --> fazia apenas como prep de testes
- resumo de filo --> a minha prof. dava-nos a matriz com os temas e possíveis perguntas, por isso eu limitava-me a resumir o que lá aparecia e respondia como se tivesse a fazer um teste.

Não sei bem como é que se consegue ter boas notas sem um estudo diário, por isso aconselho-te mesmo a todos os dias dares sempre uma vista de olhos na matéria que deste. Também me ajudou imenso resgatar os livros do básico de fq e bg (principalmente de fq) pq há muitas matérias em que se n tens bases não te safas mt bem e ajuda imenso dar uma revisão em conteúdos do 7º ano que, somehow, são a base de uma matéria qualquer.

Resumindo: estuda, faz muitos muitos exercícios e interessa-te pelas matérias.
Desejo-te muita sorte 😄
Beijinhos

• Love
Reactions: Patrícia Guedes 1