Dicas para Ciências e Tecnologias

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias (12º Ano)
Olá! :smile:

Acabei de terminar o 9º ano e tenho em mente seguir Ciências e Tecnologias no próximo ano letivo, com Biologia e Geologia e Físico-Química A como bienais.

Já fiz várias pesquisas sobre as disciplinas do curso, mas gostava de me informar com dicas pessoais: o grau de dificuldade de cada disciplina (claro que isto é sempre subjetivo, mas gosto de estar a par das várias opiniões :wink:), os métodos de estudo mais recomendáveis para cada uma, os maiores choques em relação ao básico, que bases são indispensáveis para as disciplinas específicas... entre quaisquer outras dicas/avisos que entendam ser pertinente referir. Podem mencionar disciplinas de formação geral e as específicas.

Todas as perspetivas são bem-vindas! Muito obrigada :blush:

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina

Acabei de terminar o 9º ano e tenho em mente seguir Ciências e Tecnologias no próximo ano letivo, com Biologia e Geologia e Físico-Química A como bienais.

Já fiz várias pesquisas sobre as disciplinas do curso, mas gostava de me informar com dicas pessoais: o grau de dificuldade de cada disciplina (claro que isto é sempre subjetivo, mas gosto de estar a par das várias opiniões :wink:), os métodos de estudo mais recomendáveis para cada uma, os maiores choques em relação ao básico, que bases são indispensáveis para as disciplinas específicas... entre quaisquer outras dicas/avisos que entendam ser pertinente referir. Podem mencionar disciplinas de formação geral e as específicas.

Antes de mais, vais ter de te aplicar bastante mais do que no ensino básico, mas também não é nada de assustador e tudo se faz! :p

Português
É um pouco diferente do básico em termos de dificuldade da interpretação por exemplo, mas de resto parece-me semelhante. Penso que é muito importante estares atento nas aulas e leres as obras de leitura integral quando as houver. De resto, não acho que exija muito estudo - apenas uma boa capacidade de interpretação e de escrita.

Inglês
Provavelmente, é a disciplina que será mais parecida àquilo que estás habituado. Continuamos a dar os mesmos temas e são introduzidos alguns aspetos gramaticais novos. Se tens facilidade a inglês, não terás problema algum e estuda-se perfeitamente numa hora ou duas na véspera.

Filosofia
Apesar de adorar os temas abordados, senti que nos testes nos era pedido que despejassemos matéria, coisa que não me agrada (mas deverá depender de escola para escola). Estar atento nas aulas e fazer resumos é o melhor a fazer, na minha opinião.

Matemática A
É importante perceber muito bem os conceitos e a parte teórica e depois é treinar imenso e fazer montes de exercícios! E aconselho mesmo a não deixares nenhuma dúvida por tirar, quer seja com o teu professor ou mesmo aqui na uniarea se precisares... :p

Física e Química A
Esta talvez seja a disciplina mais exigente do secundário e completamente diferente do básico (pelo menos eu senti isso)! É necessário saber muito bem parte teórica quer a prática. Tem de se ir estudando ao longo do tempo e fazer muitos exercícios como em Matemática A.

Biologia e Geologia
Diria que é uma disciplina acessível para se ter positiva, mas mais complicada para se ter 20's. A teoria e todos os seus pormenores têm de estar sempre presentes. Aconselho a que faças bastantes esquemas e resumos e depois que te comeces a habituar à estrutura dos testes e exames.

E, acima de tudo, não desanimes se a primeira rodada de testes não for muito bom. É perfeitamente normal, acontece a imensa gente e é facilmente recuperável com trabalho e empenho.

Muito boa sorte nesta nova etapa! :)

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Curso
Antes de mais, vais ter de te aplicar bastante mais do que no ensino básico, mas também não é nada de assustador e tudo se faz! :p

Português
É um pouco diferente do básico em termos de dificuldade da interpretação por exemplo, mas de resto parece-me semelhante. Penso que é muito importante estares atento nas aulas e leres as obras de leitura integral quando as houver. De resto, não acho que exija muito estudo - apenas uma boa capacidade de interpretação e de escrita.

Inglês
Provavelmente, é a disciplina que será mais parecida àquilo que estás habituado. Continuamos a dar os mesmos temas e são introduzidos alguns aspetos gramaticais novos. Se tens facilidade a inglês, não terás problema algum e estuda-se perfeitamente numa hora ou duas na véspera.

Filosofia
Apesar de adorar os temas abordados, senti que nos testes nos era pedido que despejassemos matéria, coisa que não me agrada (mas deverá depender de escola para escola). Estar atento nas aulas e fazer resumos é o melhor a fazer, na minha opinião.

Matemática A
É importante perceber muito bem os conceitos e a parte teórica e depois é treinar imenso e fazer montes de exercícios! E aconselho mesmo a não deixares nenhuma dúvida por tirar, quer seja com o teu professor ou mesmo aqui na uniarea se precisares... :p

Física e Química A
Esta talvez seja a disciplina mais exigente do secundário e completamente diferente do básico (pelo menos eu senti isso)! É necessário saber muito bem parte teórica quer a prática. Tem de se ir estudando ao longo do tempo e fazer muitos exercícios como em Matemática A.

Biologia e Geologia
Diria que é uma disciplina acessível para se ter positiva, mas mais complicada para se ter 20's. A teoria e todos os seus pormenores têm de estar sempre presentes. Aconselho a que faças bastantes esquemas e resumos e depois que te comeces a habituar à estrutura dos testes e exames.

E, acima de tudo, não desanimes se a primeira rodada de testes não for muito bom. É perfeitamente normal, acontece a imensa gente e é facilmente recuperável com trabalho e empenho.

Obrigada! :grinning:

Só mais uma dúvida: é preciso ter em mente toda a matéria do básico para as disciplinas específicas ou a maior parte são conteúdos novos? Já estou esquecida de alguns pormenores, então talvez seja recomendável ir dando uma vista de olhos até ao início do ano, não?

• Like
Reactions: Blasty

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Obrigada! :grinning:

Só mais uma dúvida: é preciso ter em mente toda a matéria do básico para as disciplinas específicas ou a maior parte são conteúdos novos? Já estou esquecida de alguns pormenores, então talvez seja recomendável ir dando uma vista de olhos até ao início do ano, não?
Acho que não precisas de rever nada, a não ser que tenhas alguma dificuldade em relação a algo muito básico. Mas normalmente os professores começam quase que do zero. Por exemplo, tivemos uma ou duas aulas de FQ em que a professora reviu tudo o que nós tínhamos dado (do tipo um átomo ter eletrões, neutrões e protões, por exemplo xD). Quando receberes os manuais dá uma vista de olhos e tenta interessar-te pela matéria, mas não te preocupes com isso, a sério. :)

• Like
Reactions: Alterado

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Curso
Acho que não precisas de rever nada, a não ser que tenhas alguma dificuldade em relação a algo muito básico. Mas normalmente os professores começam quase que do zero. Por exemplo, tivemos uma ou duas aulas de FQ em que a professora reviu tudo o que nós tínhamos dado (do tipo um átomo ter eletrões, neutrões e protões, por exemplo xD). Quando receberes os manuais dá uma vista de olhos e tenta interessar-te pela matéria, mas não te preocupes com isso, a sério. :)
Então espero para ver... Obrigada pelas dicas :grin:

• Like
Reactions: Blasty

SirHarold

Membro Veterano
Matrícula
5 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUL

Olá!!
Em primeiro lugar parabéns pela escolha do curso de ciências e tecnologias que é sem duvida (não querendo ser tendencioso) o curso que te prepara melhor para a universidade quer a nível de estudo quer a nível pessoal (adquir-se uma desenvoltura que nos ajuda a resolver os problemas do quotidiano). Espero que tenhas escolhido espanhol de iniciação pois escolhi inglês e lixei-me (só consegui um pobre 17 e se tivesse espanhol tinha 20 como todos os outros que andavam em espanhol 😓)
Então agora vou fazer um breve resumo do que foram estes dois anos da minha vida escolar 10 e 11 (vou para 12 💪🏻). Basicamente estes dois anos foram os mais trabalhosos de todos (o 10 é o grande choque e o 11 é muito intensivo em termos de carga horária e quantidade de matéria) e pelo que me disseram o 12 é muito mais fácil (*espero bem que sim xd *).

10°Ano
É o grande choque. Em português e inglês/espanhol é tudo semelhante ao 3 ciclo. Atenção na primeira parte de português que é a poesia trovadoresca (com muitos arcaismos e temas ultrapassados como as romarias, as idas à fonte e o amor cortês 🤢). Filosofia é a grande novidade mas é fácil pois normalmente é só decorar a matéria do livro e despeja-la no teste (raciocínio zero). Inglês é fácil de estudar mas difícil de tirar notas superiores a 18. Para mim matemática não foi grande mudança (só exemplificando: tinha 5 no 9 ano e no primeiro teste de matemática a tive 18.7). A matéria de 10 ano de matemática não é muito complicada. Pronto so far so good... agora FQ e BG. A FQ tens de te esforçar mais do que no 3 ciclo pois os exercícios não são tão diretos e tem que se usar raciocínio; não percas o comboio e não deixes a matéria acumular; o melhor é na sexta feira de cada semana fazeres o resumo da matéria que deste e fazer exercícios (era o que eu fazia ). A BG é que vai ser uma grande surpresa porque não tem nada a ver com ciências da natureza; o que te disse para FQ digo-te agora para BG - não percas o comboio e utiliza o fim de semana para fazeres os resumos da matéria. Aconselho-te a fazeres os resumos e a arquivá-los num dossier; assim quando estiveres a estudar para o exame será mais fácil. De início BG assustar-te-á um pouco e se no primeiro teste tiveres uma nota que não te agrade não te preocupes, isso acontece a todos (tive 12.7 no primeiro teste e acabei o ano com 17).

11° ano
Relativamente ao 11 ano embora seja mais puxado que o 10 ano, todos conseguem eventualmente subir as notas. Eu pessoalmente gostei muito do 11 ano: das matérias e das notas (que melhoraram xd ). Como adquiriste métodos de estudo no 10º, o 11º vai parecer mais simples embora depois tenhas o desgraçado fator tempo que teima em te perseguir.

Eu vou ser sincero: o 10 e 11 foram a experiência mais enriquecedora que tive na minha vida.

Mas mais importante que tudo o que te disse anteriormente é não entrares em stress ou parafuso. Tudo se faz bem e todos passam pelo mesmo. Portanto boa sorte para este novo ano 😁

Última edição:

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Curso
Olá!!
Em primeiro lugar parabéns pela escolha do curso de ciências e tecnologias que é sem duvida (não querendo ser tendencioso) o curso que te prepara melhor para a universidade quer a nível de estudo quer a nível pessoal (adquir-se uma desenvoltura que nos ajuda a resolver os problemas do quotidiano). Espero que tenhas escolhido espanhol de iniciação pois escolhi inglês e lixei me (só consegui um pobre 17 e se tivesse espanhol tinha 20 como todos os outros que andavam em espanhol 😓)
Então agora vou fazer um breve resumo do que foram estes dois anos da minha vida escolar 10 e 11 (vou para 12 💪🏻). Basicamente estes dois anos foram os mais trabalhosos de todos (o 10 é o grande choque e o 11 é muito intensivo em termos de carga horária e quantidade de matéria) e pelo que me disseram o 12 é muito mais fácil (*espero bem que sim xd *).

10°Ano
É o grande choque. Em português e inglês/espanhol é tudo semelhante ao 3 ciclo. Atenção na primeira parte de português que é a poesia trovadoresca (com muitos arcaismos e temas ultrapassados como as romarias, as idas à fonte e o amor cortês 🤢). Filosofia é a grande novidade mas é fácil pois normalmente é só decorar a matéria do livro e despeja-la no teste (raciocínio zero). Inglês é fácil de estudar mas difícil de tirar notas superiores a 18. Para mim matemática não foi grande mudança (só exemplificando: tinha 5 no 9 ano e no primeiro teste de matemática a tive 18.7). A matéria de 10 ano de matemática não é muito complicada. Pronto so far so good... agora FQ e BG. A FQ tens de te esforçar mais do que no 3 ciclo pois os exercícios não são tão diretos e tem se que usar raciocínio; não percas o comboio e não deixes a matéria acumular; o melhor é na sexta feira de cada semana fazeres o resumo da matéria que deste e fazer exercícios (era o que eu fazia ). A BG é que vai ser uma grande surpresa porque não tem nada a ver com ciências da natureza; o que te disse para FQ digo te agora para BG - não percas o comboio e utiliza o fim de semana para fazeres os resumos da matéria. Aconselho te a fazeres os resumos e a arquivá-los num dossier, assim quando estiveres a estudar para o exame será mais fácil. De início BG, será estranho e se tiveres no primeiro teste uma nota que não te agrade não te preocupes, isso acontece a todos (tive 12.7 no primeiro teste e acabei o ano com 17).

11° ano
Relativamente ao 11 ano embora seja mais puxado que o 10 ano, todos conseguem eventualmente subir as notas. Eu pessoalmente gostei muito do 11 ano: das matérias e das notas (que melhoraram xd ). Como adquiriste métodos de estudo no 10, o 11 vai parecer mais simples embora depois tenhas o fator tempo que está sempre a te tramar.

Eu vou ser sincero: o 10 e 11 foram a experiência mais enriquecedora que tive na minha vida.

Mas mais importante que tudo o que te disse anteriormente é não entrares em stress ou parafuso. Tudo se faz bem e todos passam pelo mesmo. Portanto boa sorte para este novo ano 😁
Obrigada pelas dicas :grinning:

Sobre os primeiros testes do ano, já não é a primeira vez que me dizem que não costumam correr tão bem como seria de esperar... É só por causa da habituação ou há mais algum fator?

• Like
Reactions: SirHarold

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Curso
Psicologia

Sobre os primeiros testes do ano, já não é a primeira vez que me dizem que não costumam correr tão bem como seria de esperar... É só por causa da habituação ou há mais algum fator?
Olá!
Acho que o facto de os primeiros testes nunca correrem como esperado deve-se à estrutura destes. Pede os testes de anos passados a antigos alunos do professor da disciplina para que vais estudar, para ficares com uma ideia de como funcionará no teste quando o fizeres.
Como já referiram, acho que as disciplinas gerais não serão o teu problema. Filosofia, infelizmente, só exige que decores a matéria. Geralmente, por ser uma disciplina completamente nova, os professores disponibilizam testes modelo ou dão-te uma ideia das questões que poderão sair. Se não o fizerem, tens exercícios nos livros. Para te preparares para os testes, tenta responder a essas perguntas porque vai ser sempre algo dentro disso que te vão pedir. As perguntas são sempre muito diretas, não estás dependente da tua capacidade de interpretação da matéria. No entanto, por experiência própria, copiar parágrafos do livro para o teste não resulta super bem. Consegues safar-te com um 15/16, mas aconselho-te a fazer as tuas próprias respostas. Não exige muito estudo, lê a matéria toda, sublinha o que achares mais importante e no final faz os teus resumos e responde às perguntas a que tiveres acesso. Decoras o que tiveres de decorar e acho que é suficiente. :)
Português é dentro do mesmo género, é mais interpretativo mas a dificuldade não sobe muito. Inglês é basicamente a mesma coisa. Destas duas disciplinas, acho que a maior mudança é mesmo a estrutura dos testes.
Biologia tem o mesmo problema. Os testes seguem a estrutura do exame que, como verás, é muito diferente dos testes de Ciências que fizeste até agora. Não é uma disciplina difícil, facilmente tiras boa nota, tens é de perceber muito bem a matéria porque vai ser muitas vezes pedido que relaciones conceitos. O livro do IAVE é muito bom para praticares, tens todas as questões que saíram em exame organizadas por tema. Se quiseres comprar, podes encomendar no site. Eu tenho o livro disponibilizado em versão pdf, posso enviar-te quando precisares :)
Física e Química e Matemática são as disciplinas mais difíceis e as que exigem um esforço maior da tua parte. Não é um bicho de 7 cabeças nem tens de stressar ou ficar assustada, mas é MESMO importante que percebas os conceitos que são dados nas aulas e que pratiques muito. Se não perceberes o que o professor está a explicar, pergunta sempre. Nem que ele tenha de explicar a mesma coisa 5 vezes até tu perceberes, não tenhas vergonha nem te sintas mal em tirar dúvidas, é importante que saias da aula a perceber o que foi ensinado. FQ tem uma parte teórica em que tens de decorar propriedades e leis, tal como no básico, mas tem muita matemática misturada. É uma disciplina muito prática e, portanto, a melhor forma de estudares, é fazeres exercícios. O mesmo se aplica a Matemática. O meu problema no 12º, foi não entender conceitos leccionados em anos anteriores porque sempre me limitei a decorar fórmulas. Matemática no 10º é muito simples mas é a base, não te desleixes por ser mais fácil, vais precisar dela para os anos seguintes. Procura entender sempre a forma como as coisas funcionam, vais ter de decorar fórmulas mas tens de conseguir olhar para um exercício e saber que fórmulas usar.
Olha, um conselho que tenho para te dar é que te esforces desde o início. É mesmo muito fácil terminares o 10º ano com ótimas notas mas tens de estudar desde o começo, não podes ter a mentalidade do "ainda tenho mais 2 anos para subir a média" porque não é bem assim que as coisas funcionam. É verdade que a grande maioria das pessoas sobe a média ao longo dos anos, mas ficas sempre com a média de 10º a estragar as outras. Eu sei que é difícil manter a motivação mas acredita que te vai facilitar muito a vida se assegurares logo uma boa média no 10º.
O secundário proporciona-te anos muito bons. Vais gostar muito, estuda e esforça-te, mas aproveita esta altura porque vais ter muitas saudades quando terminar.
Por agora, foca-te em aproveitar as férias e não stresses com isso. Boa sorte e beijinhos :)

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Curso
Olá!
Acho que o facto de os primeiros testes nunca correrem como esperado deve-se à estrutura destes. Pede os testes de anos passados a antigos alunos do professor da disciplina para que vais estudar, para ficares com uma ideia de como funcionará no teste quando o fizeres.
Como já referiram, acho que as disciplinas gerais não serão o teu problema. Filosofia, infelizmente, só exige que decores a matéria. Geralmente, por ser uma disciplina completamente nova, os professores disponibilizam testes modelo ou dão-te uma ideia das questões que poderão sair. Se não o fizerem, tens exercícios nos livros. Para te preparares para os testes, tenta responder a essas perguntas porque vai ser sempre algo dentro disso que te vão pedir. As perguntas são sempre muito diretas, não estás dependente da tua capacidade de interpretação da matéria. No entanto, por experiência própria, copiar parágrafos do livro para o teste não resulta super bem. Consegues safar-te com um 15/16, mas aconselho-te a fazer as tuas próprias respostas. Não exige muito estudo, lê a matéria toda, sublinha o que achares mais importante e no final faz os teus resumos e responde às perguntas a que tiveres acesso. Decoras o que tiveres de decorar e acho que é suficiente. :)
Português é dentro do mesmo género, é mais interpretativo mas a dificuldade não sobe muito. Inglês é basicamente a mesma coisa. Destas duas disciplinas, acho que a maior mudança é mesmo a estrutura dos testes.
Biologia tem o mesmo problema. Os testes seguem a estrutura do exame que, como verás, é muito diferente dos testes de Ciências que fizeste até agora. Não é uma disciplina difícil, facilmente tiras boa nota, tens é de perceber muito bem a matéria porque vai ser muitas vezes pedido que relaciones conceitos. O livro do IAVE é muito bom para praticares, tens todas as questões que saíram em exame organizadas por tema. Se quiseres comprar, podes encomendar no site. Eu tenho o livro disponibilizado em versão pdf, posso enviar-te quando precisares :)
Física e Química e Matemática são as disciplinas mais difíceis e as que exigem um esforço maior da tua parte. Não é um bicho de 7 cabeças nem tens de stressar ou ficar assustada, mas é MESMO importante que percebas os conceitos que são dados nas aulas e que pratiques muito. Se não perceberes o que o professor está a explicar, pergunta sempre. Nem que ele tenha de explicar a mesma coisa 5 vezes até tu perceberes, não tenhas vergonha nem te sintas mal em tirar dúvidas, é importante que saias da aula a perceber o que foi ensinado. FQ tem uma parte teórica em que tens de decorar propriedades e leis, tal como no básico, mas tem muita matemática misturada. É uma disciplina muito prática e, portanto, a melhor forma de estudares, é fazeres exercícios. O mesmo se aplica a Matemática. O meu problema no 12º, foi não entender conceitos leccionados em anos anteriores porque sempre me limitei a decorar fórmulas. Matemática no 10º é muito simples mas é a base, não te desleixes por ser mais fácil, vais precisar dela para os anos seguintes. Procura entender sempre a forma como as coisas funcionam, vais ter de decorar fórmulas mas tens de conseguir olhar para um exercício e saber que fórmulas usar.
Olha, um conselho que tenho para te dar é que te esforces desde o início. É mesmo muito fácil terminares o 10º ano com ótimas notas mas tens de estudar desde o começo, não podes ter a mentalidade do "ainda tenho mais 2 anos para subir a média" porque não é bem assim que as coisas funcionam. É verdade que a grande maioria das pessoas sobe a média ao longo dos anos, mas ficas sempre com a média de 10º a estragar as outras. Eu sei que é difícil manter a motivação mas acredita que te vai facilitar muito a vida se assegurares logo uma boa média no 10º.
O secundário proporciona-te anos muito bons. Vais gostar muito, estuda e esforça-te, mas aproveita esta altura porque vais ter muitas saudades quando terminar.
Por agora, foca-te em aproveitar as férias e não stresses com isso. Boa sorte e beijinhos :)
Muito obrigada pelas dicas e pela disponibilidade! :relaxed:

Quanto ao caderno de exames de Biologia, ainda é capaz de me vir a dar jeito, então ficava mesmo muito agradecida se me pudesses enviar o PDF quando for mais conveniente.

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Curso
Psicologia
Muito obrigada pelas dicas e pela disponibilidade! :relaxed:

Quanto ao caderno de exames de Biologia, ainda é capaz de me vir a dar jeito, então ficava mesmo muito agradecida se me pudesses enviar o PDF quando for mais conveniente.
Oki, envia-me mensagem com o teu mail que eu envio-te o material que tiver :)

SirHarold

Membro Veterano
Matrícula
5 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUL

É habituação mesmo. No primeiro teste de cada disciplina normalmente as notas são baixas.

Ana Noronha

👸 das Citações
Especialista
Psicologia & Música
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Olá! Estou a concluir o 11º no curso de Ciências e Tecnologias e acho que te posso dizer alguma coisa sobre as disciplinas do mesmo, ou acrescentar, atendendo o que já foi dito:

Português
Quero-te pedir que, sempre que vás responder às perguntas de desenvolvimento, que as faças de forma estruturada e que digas o essencial!
Filosofia
Procura também perceber a matéria... Talvez ao início possa parecer difícil, pelo menos foi o que senti, mas com o decorrer do tempo, vais ver que nem é tão mau quanto parece :p
Física e Química A
Esta disciplina foi a que senti uma enorme diferença. Não acumules matéria e vai estudando, vê bem a teoria e faz exercícios, tal como Matemática e sempre que puderes tira as tuas dúvidas com o professor, a sério!
Biologia e Geologia
Não me apanhou de surpresa, mas pode parecer que tem muita matéria. Eu sempre fui tentando arranjar algumas mnemónicas e que até deram resultado xDD Se conseguires compreender a matéria e relacioná-la, acho que consegues. Cuidado quando fizeres as perguntas de desenvolvimento. Vê se usas os devidos termos e se apresentas o raciocínio de forma correta e clara!

Bom, acho que já te apercebeste foi que eu peço que vás estudando desde logo! Mas não estou a dizer para te trancares e ficares ali ao pé dos livros e tudo... Mas que vás pondo a matéria em dia, para que esta não fique acumulado e para não te atrapalhares depois quando os testes se aproximam! Usa esquemas, resumos, o que te der jeito. Não sei se tenho algo mais a acrescentar, a não ser que talvez possas organizar o teu tempo de estudo, também poderá resultar... E... Penso que esteja tudo....Qualquer coisa, pergunta! :)

Tiago Daniel

Membro
Matrícula
5 Julho 2018

Olá! :wink:

Em primeiro lugar, e à semelhança de alguns comentários que li acima, gostava de dizer-te que o curso de Ciências e Tecnologias é bastante enriquecedor, e não tão difícil como as pessoas o fazem parecer, por vezes. No ano passado estava também incerto quanto ao curso a seguir, desde logo porque não tinha gostos particulares nem disciplinas em que sobressaísse. Acabei por seguir Ciências e Tecnologias pela segurança que o curso dá, em virtude do vasto número de cursos de ensino superior a que se pode aceder através do mesmo. As minhas dúvidas eram de certa forma idênticas às tuas, e compreendem-se perfeitamente. Algo que verifiquei na minha escola, e não sei se é generalizado, é que é dada uma maior importância, digamos assim, ao curso de Ciências e Tecnologias. Tenho amigos noutros cursos e pelo que pude observar, existiam inúmeros professores a faltar com relativa frequência e denotei também que as turmas são muito mais instáveis do que as de Ciências e, inevitavelmente, acabam por prejudicar os alunos mais empenhados e interessados desses cursos. Também por esse aspeto, e que ninguém aqui referiu, penso que Ciências e Tecnologias é uma opção mais fiável. Mas claro, depende também muito da escola.

Gostava de chamar-te a atenção para a fase inicial da disciplina de português, Poesia Trovadoresca. Como aqui já foi referido, é um conteúdo do programa algo questionável até, para mim foi um choque chegar ao primeiro teste de uma disciplina em que nunca tinha tido abaixo de 85% na básica e tirar 11 valores. Mas não desanimes, depois as coisas facilitam, e desde que respondas de forma estruturada e completa às questões de interpretação, é meio caminho andado para conseguires uma nota mais elevada. Para teres como referência, acabei o ano com 18 à disciplina de Português. É só manter o foco, e isso nem sempre é fácil, há alturas em que a desmotivação se apodera de nós. Quanto à disciplina de Inglês, concordo com o que aqui foi dito. O grau de exigência é semelhante a anos anteriores, e acaba por ser a disciplina com que, à partida, se perde menos tempo. Na disciplina de filosofia, sendo-se bom na escrita e dominando as ideias fundamentais da matéria, nas perguntas de desenvolvimento não terás grandes problemas. Foi a disciplina em que as minhas notas mais foram constantes ( oscilaram entre 17,3 - 18,8 nos testes), sem grande esforço da minha parte. Mas cada um é como cada qual, e as dificuldades residem em coisas diferentes. Tenta ao máximo manter a concentração na aula e perceber o que é dito, acho que essa é mesmo a parte mais trabalhosa da disciplina. A matemática não é muito mais difícil do que a do 9º ano, mas pratica, pratica bastante e esclarece as tuas dúvidas ao máximo. Mantém a matéria em dia porque ela começa a interligar-se e será essencial para os anos seguintes da disciplina. Físico Química - para mim, foi indubitavelmente a disciplina de que mais gostei, é de facto bastante interessante e também exigente. ( Totalmente diferente da Físico-Química lecionada na básica, ainda que alguns temas já tenham sido abordados superficialmente). Tal como a matemática, mantém a matéria em dia e pratica bastante, faz o maior número de exercícios possível e de tipologias distintas, para que te possas preparar para todas as eventualidades e exercícios de teste. Estudei quase todos os dias para a disciplina, sem que para isso fosse necessário superar uma preguiça quase intransigente. A matéria (bem como a professora) cativou-me a mim e a muitos outros colegas, e estudar rapidamente se tornou uma rotina agradável. Biologia e Geologia foi a disciplina em que tive mais dificuldades, num produto de vários fatores que, conjugados, contribuíram para tal. Professora que dá as aulas lendo e passando diapostivos do slideshare, exclusivamente; estrutura do teste bastante diferente (até de outras disciplinas); o método de estudo também tem que ser outro, na minha opinião. Mas são estas conclusões a que deves chegar no final do 1º período: o que tens de te esforçar mais, menos, o que tens de compensar com mais trabalho autónomo, para poderes organizar o teu tempo e não deixar de lado disciplinas, pois todas pesam na média.

Vais ver que a meio do ano letivo já terás uma mentalidade diferente e mais de aluno(a) de secundário, pelo menos foi isso que aconteceu comigo. Encaro as coisas de outra forma desde então. Alguma dúvida que tenhas, está à vontade. :wink:

Matrícula
6 Julho 2018
Curso
Engenharia do Ambiente
Instituição
FCT Nova

Todas as perspetivas são bem-vindas! Muito obrigada :blush:[]Olá! :smile:

Olá! Em primeiro lugar digo-te que tudo o que te vou dizer abaixo não passa da minha perspetiva da minha experiência como aluna deste curso no 10º ano e que as minhas dicas podem diferir consoante os professores que tiveres e a tua organização de estudo.
No geral, achei que este ano diferiu muito do ensino básico, não propriamente da dificuldade das disciplinas, mas sim, do ritmo a que dás as matérias como consequência dos programas serem muito extensos, apesar de, para mim, as disciplinas de Português e Física e Química aumentaram o nível de dificuldade face ao 9º ano. Se ponderaste estudar algo nas férias, digo-te que não precisas. Eu pensei em fazê-lo nas férias antes do 10ºano e não o cheguei a fazer. Porquê? No início do ano, os meus professores de física e química e biologia e geologia fizeram um bom resumo daquilo que foi dado no básico, e, mesmo que não tivessem dado, não acho que seja necessário. As únicas coisas que recomendo é de vez em quando dar uma olhada nuns exercícios de matemática, apesar do início do programa de matemática se focar em revisões do 9º ano, e também recomendo leres e escreveres com alguma regularidade, pois isso ajuda em teres um melhor nível de escrita, que é pretendido no 10º ano. Seguem-se as minhas dicas de abordagem a cada disciplina.

Português- De todas as disciplinas, sem dúvida esta foi a que mais me surpreendeu pelo seu nível de dificuldade ( pelo menos com a minha stora), os textos tornam-se muito mais difíceis de interpretar devido ao português característico de cada época que vais estudar. No 1º período não tinha a noção do que era preciso para ter boas notas e perdi-me muito, a minha apresentação oral foi 13, os testes 12 e 12,7 e trabalho de aula 14. O problema é que não era só eu com estas notas, até os melhores alunos que costumam ter notas de 18 e 19 tiravam no máximo 15 ( a minha stora é mesmo muito exigente). No 2º período alterei o meu método de estudo e abordagem à disciplina, como sabia que dificilmente iria tirar nboas notas no teste, foquei-me nas apresentações orais e no trabalho de aula que sem dúvida foi o mais importante. Comprei aqueles livros pretos e amarelos com resumos das obras e textos estudados na aula e antes das aulas pesquisava no slideshare e nos meus livros aqueles conteúdos que íamos dar na aula e punha tudo o que podia no caderno e depois quando chegava à aula sabia responder a todas as perguntas, e também por ter uma boa base de apontamentos era mais fácil para mim chegar a outras perguntas que a stora formulava. Assim não precisava de fazer muitos apontamentos a seguir às aulas e como tinha uma participação mais ativa era mais fácil saber bem a matéria para os testes. As minhas notas nos testes não mudaram drasticamente mas foram um pouco melhores. Tive 13, e dois 14,5, no entanto as minhas outras apresentações orais foram 18 e trabalho de aula 17, tendo assim passando de um 13 no 1º período, para uma média de 15 no 3º período. Resumindo, aconselho, em vez de teres um método de estudo pós-aula, é preferível um estudo pré-aula.

Filosofia- Esta é uma disciplina com alguma controvérsia, pois difere imenso com a abordagem do teu professor na forma de dar a matéria e na forma como tu vês a disciplina, há pessoas que acham a filosofia uma grandessíssima seca e outras pessoas como eu, que a acham fascinante. Como faço parte do 2º grupo e tive a sorte de ter uma professora espetacular que não se resume a despejar matéria, mas sim também de dar exemplos da vida real relacionados com a matéria de forma a que fosse mais fácil fazer uma brainstorm nas aulas e que todos participasse, foi mais fácil no estudo, e no meu caso a única coisa que precisei para estudar para os testes era tentar decorar as definições importantes. Os meus principais conselhos é não estudares pelo livro!! Normalmente os stores de filosofia falam e muito, portanto o mais importante é tirares notas àquilo que o professor ou professora diz porque sem dúvida é o mais importante, o livro só deve servir como suporte de estudo e o mais importante a reter dele são as definições e sublinhá-lo também ajuda. Tenta não pensar nas matérias como caixas, mas como cordas interligadas, pois todas as matérias de filosofia relacionam-se de uma forma de outra e conectam-se. Toma uma posição em relação às teorias que dás e tem uma participação ativa na aula, também é importante. Toma muita atenção aos artigos que te vão ser dados, pois quase de certeza que vão dar muito jeito para perceberes melhor a matéria e se o seu ter stor te dá é porque têm probabilidade dessa matéria ter algum destaque no teste.

Inglês- De todas foi a disciplina mais fácil e que mais se equiparou ao básico. Não precisei de estudar muito, mas aconselho a fazeres os exercícios de gramática e o resto resume-se a trabalho fora de aula, fazer textos em inglês, ver séries em inglês com legendas em inglês e no geral tentares teres o maior contacto com a língua inglesa que conseguires

Matemática- Esta é uma disciplina em que o programa se torna cada vez mais difícil ao longo do ano e a minha única dica é fazer exercícios constantemente. Obviamente é muito difícil fazeres todos os exercícios do manual portanto tenta fazeres todos os que conseguires. Dá prioridade aos exercícios que o stor recomenda e se tiveres algum tipo de reforço de matemática vai, porque acaba sempre por ser importante É também importante teres muita atenção à parte mais teórica e tentar perceber a matéria logo quando começas a dá-la, pois sem uma boa base de percebimento do que vais dar vai-te ser muito difícil passares para os exercícios. É uma disciplina que convém estares sempre a par, não faltares a aulas, e praticar com regularidade e não antes do teste, isso não funciona!

Física e Química- Sem sombra de dúvida que esta disciplina comparada com o básico é muito mais difícil, o ritmo a que dás a matéria é completamente diferente e a dificuldade também, prepara-te para uma física e química mais centrada no cálculo e na parte prática porque é essa a grande diferença entre o básico e o secundário. Nas aulas não te percas nos powerpoints do stor, mas sim naquilo que ele diz, tira nota daquilo que ele diz!! É uma disciplina que convém mais tempo de estudo. Aconselho-te a primeiro de tudo perceberes bem a parte teórica e depois muitos muitos exercícios, todos os que conseguires!!! Estuda também muito bem as atividades laboratoriais antes de as fazer e prepara-te para depois delas teres alguma ficha surpresa porque eu tive algumas e não estava muito bem preparada. Foca-te em fazer muitos exercícios, dá prioridade às fichas que o teu stor dá e aconselho a comprares algum manual de exercícios que contenha exercícios modelo do exame, pois preparam-te muito melhor para os testes do que os exercícios do manual. Para estudares melhor a parte teórica, fazer mindmaps ajuda um bocado, mas fazer texto contínuo não é má ideia, só não te percas nos resumos e preocupa-te em fazer exercícios.

Biologia e Geologia- Esta é uma disciplina que pode ser difícil se não adotares o método de estudo correto. O meu stor só dita apontamentos e de resto explica algumas coisas, por um lado é bom porque fiz com as coisas bem explicadas por escrito, no entanto, um erro que eu e os meus colegas fizemos foi guiar-nos apenas por esses apontamentos e tentar decorá-los, não funciona. O método mais correto para estudar biologia é usar tudo o que seja visual: esquemas, mindmaps, desenhos, ou simplesmente podes imprimir imagens da internet, principalmente para a parte da biologia em que tens várias legendas e vários aspetos visuais, nunca fiques pelo escrito, simplesmente não chega! Para esta disciplina também aconselho a comprares algum manual de exercícios complementar, ao contrário de física e química não acho que seja necessário fazeres tantos exercícios, focando-te assim mais nos esquemas e nos recursos visuais. A dificuldade da disciplina tem muito a ver com a preparação que tens do básico. Eu tive a sorte de ter uma boa preparação, os meus testes continham muito conteúdo para pensar, interpretar e relacionar com escolhas múltiplas em vez de despejar matéria, como alguns colegas meus tiveram. Se identificares os teus testes do básico com os de "despejar matéria", aconselho-te a pelo menos nos primeiros testes a fazeres mais exercícios e fazeres testes-tipo, para teres uma noção daquilo que vais ter que fazer.

Isto é só o que resulta melhor para mim, não sigas à regra o que disse porque em algumas disciplinas pode diferir consoante o professor que tiveres, tenta ao longo do tempo perceber o que funciona melhor para ti consoante as tuas dificuldades pelas disciplinas, tempo, etc.
Outra dica é simpatizares com os professores e não responderes ao que eles dizem mesmo que seja estúpido, e tem sempre uma participação ativa e uma postura correta na sala de aula, os stores entendem que te interessas pela matéria e entre um 15 e um 16 vais ter um 16.
Espero que te adaptes bem ao 10º ano e que tudo corra bem!! Boa sorte e bom trabalho!!!

laura_oliv_

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Eu tambem vou escolher o mesmo. e como lingua ingles, apesar de saber que me vou arrepender. Ia criar um topico com a mesma pergunta mas sendo assim, é desnecessario.
Obrigada
DiOliveira03
por partilhares a mesma duvida :sweatsmile::sweatsmile:

E ja agora e ingles? É lixado né?
Mensagem fundida automaticamente:

Português

Inglês

Filosofia

Matemática A

Física e Química A

Biologia e Geologia

Muito obrigada. Ajudou me imenso

Obrigada a todos pelas vossas opinioes. Gostaria de saber porque é que nos topicos em que ha documentos nao os consigo ver (desculpem ter fugido do tema)

laura_oliv_

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá!
tambem gostaria que me disponibilizasses esse material do iave. era mesmo muito importante.

• Like
Reactions: DiOliveira03

brod56

Membro
Matrícula
4 Abril 2017
Curso
Eng. Informática
Instituição
FEUP
Olá, segue o feedback de um aluno que acabou de concluir o 11º ano!

PORTUGUÊS
Não muito diferente do básico, apenas proporcionalmente mais difícil. Compreender as obras e fazer bons resumos é essencial para tirar boa nota. E claro, escrever bem e de maneira organizada ajuda imenso.

MATEMÁTICA
Típica disciplina mecânica, que se torna muito difícil se não fizeres exercícios regularmente, mas tranquila se acompanhares bem. Não deixes nenhuma dúvida por tirar, sob o risco de perderes o comboio.

INGLÊS
Em tudo semelhante ao básico. Vai ser a disciplina à qual dedicas menos tempo, e faz-se muito bem se estiveres familiarizado com a língua. Estar atento às aulas e ver boas séries é o melhor método de estudo :)

FILOSOFIA
A disciplina que mais me surpreendou. Quando entrei pensava que seria uma espécie de disciplina argumentativa e muito pessoal, mas acabou por ser uma disciplina quase toda ela teórica (para o bem e para o mal, na medida em que se torna mais fácil mas grande parte das vezes implica vomitar frases feitas e descurar qualquer capacidade argumentativa). Apesar disso, achei muito interessante e cativante, talvez devido ao meu tipo de personalidade :) Também aqui, fazer bons resumos é a chave para o sucesso.

FÍSICA E QUÍMICA
De longe a disciplina mais complexa e diferente do básico, mas não tem de ser um bicho de sete cabeças. Interligar a parte teórica ao racícinio e ao cálculo vai ser o teu maior desafio, e superá-lo depende exclusivamente da tua capacidade de trabalho. É importante não caires no erro de te tornar uma máquina fazedora de exercícios pois, ao contrário de matemática, cada exercício é diferente do outro. Decora muito bem a teoria e só depois faz exercícios; tenta percebê-los e não apenas mecanizar processos.

BIOLOGIA E GEOLOGIA
Curiosamente a disciplina com que tive mais problemas, muito por ter o programa mais extenso e eu não ter conseguido encaixar tantos pormenores aqui e acolá. Totalmente diferente do básico, na medida em que é necessário aplicar conhecimentos em casos reais e muitas vezes confusos e inovadores. Algumas perguntas são muito simples, tornando-se acessível a positiva, mas há sempre duas ou três de interpretação complexa que literalmente tiram o juízo a qualquer um. Acredito que se gostares das matérias vais conseguir abraçar o desafio com distinção. Se fores como eu e gostares mais de números, vai ser o osso mais duro de roer.

O melhor conselho que te posso dar é evitar a procrastinação. Faz as coisas a tempo e horas, cria o teu próprio método de estudo, que seja equilibrado, não apenas em quantidade mas também em qualidade.
O curso é incrivelmente interessante e posso-te garantir que vai ser uma experiência muito enriquecedora para o futuro. Boa sorte e muita força.

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Eu tambem vou escolher o mesmo. e como lingua ingles, apesar de saber que me vou arrepender. Ia criar um topico com a mesma pergunta mas sendo assim, é desnecessario.
Obrigada
DiOliveira03
por partilhares a mesma duvida :sweatsmile::sweatsmile:

E ja agora e ingles? É lixado né?

Muito obrigada. Ajudou me imenso

Obrigada a todos pelas vossas opinioes. Gostaria de saber porque é que nos topicos em que ha documentos nao os consigo ver (desculpem ter fugido do tema)
E melhor nao me falarem de ingles como disciplina porque isso vai me dar mas memorias do 11 ano...
Guiei me muito com essas ideias do menos tempo e lixei-me...