Dicas para o 11° ano

byersfloweracc

Membro Caloiro
Matrícula
11 Outubro 2020
Olá a todos!
Bem, vou para o 11° ano no curso de ciências e tecnologias e estou um bocadinho preocupada.
Pretendo aumentar a minha média (de 16) e queria saber algumas dicas para alcançar o meu objetivo! (Atenção, já tenho o meu método de estudo, mas acho que uma ajudinha não faz mal hahaha)
Ah! Têm algumas recomendações de livros de preparação para os exames?

Obrigada! 🥰😊

Vanessantos

Membro Caloiro
Matrícula
24 Outubro 2020
olaaa, não te quero assustar mas o 11 ano é realmente o pior ano letivo do secundario. Precisas de manter o foco do inicio ao fim, nunca deixes matéria atrasada nem estudes um dia antes para um teste. Uma dica é organização, se fores uma pessoa organizada consegues subir a média, consegues conciliar todas as disciplinas. Provavelmente se fores uma pessoa ansiosa e muito focada nos estudos vais passar por alguns momentos mais dificeis, nunca desistas nem deixes que a desmotivaçao vença. Falo por experiencia própria foi o ano mais dificil, os professores mandavam imensos trabalhos, tinha os testes e imensas q.a e tudo isso stressava me um pouco.
Se já tens o teu método de estudo que dá certo contigo, ótimo é menos tempo que vais perder para perceber como funciona o teu estudo. Uma coisa q eu fiz e que resultou foi, mal dava uma matéria tentava o mais rápido possível fazer resumos por que o meu método de estudos envolve resumos se o teu tmb, penso q isso te vá ajudar.

-Para os exames os livros da leya de preparaçao para exame são mt bons
Boa sortee!!😁

Pedro D. Jesus

O Revoltado
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
e queria saber algumas dicas para alcançar o meu objetivo!
Acho que a mais importante dica que se possa dar é basicamente estudar. Estuda todos os dias, um pouco de cada disciplina mas talvez mais algum tempinho numas que nas outras no caso das disciplinas que vais fazer exame e caso haja um teste à porta, é fazer o mesmo, virar a balança do equilíbrio mais para a disciplina / as disciplinas para as quais vais ter teste em breve. Convém também rever e estudar a matéria umas 2 semanas antes de cada teste ou no mínimo uma semana antes.

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
olá! visto já teres método de estudo, não tenho muito a acrescentar, mas sugiro que seleciones as disciplinas em que tens nota mais baixa e te foques mesmo nelas. tenta, por exemplo, trocar o método de estudo para essas, porque às vezes um método pode não funcionar tão bem para todas as disciplinas.
recursos adicionais: eu estudei muito por um canal de youtube chamado Brasil Escola (não faz mal não seres brasileira, a matéria é a mesma salvo exceções em quesito de termos ou conceitos, mas sabendo o que pretendes estudar também consegues traduzir e entender) porque tem vídeos curtos a condensar disciplinas de maneira muito fácil.
tens o método pomodoro, se ainda não conheceres e resultar para ti. há apps para anotares quanto tempo estudas e afins.
para flashcards/questionários e associações, tens o quizzlet, mas eu prefiro fazer os flashcards à mão mesmo.
em relação aos livros de preparação, da primeira vez que fiz exames não usei e da segunda só usei uma editora então não tenho como comparar a outras. vai às aulas de esclarecimento de dúvidas, se tiveres, e experimenta explicar a matéria a alguém ou ler em voz alta para um aluno invisível 😁
e diverte-te! não stresses pois isso prejudica a performance e não te esqueças de aproveitar os tempos do secundário. boa sorte!

• Like
Reactions: Pedro D. Jesus

byersfloweracc

Membro Caloiro
Matrícula
11 Outubro 2020
olaaa, não te quero assustar mas o 11 ano é realmente o pior ano letivo do secundario. Precisas de manter o foco do inicio ao fim, nunca deixes matéria atrasada nem estudes um dia antes para um teste. Uma dica é organização, se fores uma pessoa organizada consegues subir a média, consegues conciliar todas as disciplinas. Provavelmente se fores uma pessoa ansiosa e muito focada nos estudos vais passar por alguns momentos mais dificeis, nunca desistas nem deixes que a desmotivaçao vença. Falo por experiencia própria foi o ano mais dificil, os professores mandavam imensos trabalhos, tinha os testes e imensas q.a e tudo isso stressava me um pouco.
Se já tens o teu método de estudo que dá certo contigo, ótimo é menos tempo que vais perder para perceber como funciona o teu estudo. Uma coisa q eu fiz e que resultou foi, mal dava uma matéria tentava o mais rápido possível fazer resumos por que o meu método de estudos envolve resumos se o teu tmb, penso q isso te vá ajudar.

-Para os exames os livros da leya de preparaçao para exame são mt bons
Boa sortee!!😁
Muito obrigada pela resposta! Acredito que o 11° seja o ano mais complicado de todos mas vou tentar de tudo para conseguir melhorar e recuperar o ano anterior!
Já agora, muito obrigada pela motivação 😄
Post automatically merged:

Acho que a mais importante dica que se possa dar é basicamente estudar. Estuda todos os dias, um pouco de cada disciplina mas talvez mais algum tempinho numas que nas outras no caso das disciplinas que vais fazer exame e caso haja um teste à porta, é fazer o mesmo, virar a balança do equilíbrio mais para a disciplina / as disciplinas para as quais vais ter teste em breve. Convém também rever e estudar a matéria umas 2 semanas antes de cada teste ou no mínimo uma semana antes.
Obrigada! Sim, planejo organizar cada semana quando o horário sair. A respeito dos testes e outras avaliações, espero seguir os teus conselhos hahah mas parece ser tão complicado 😅😅..

olá! visto já teres método de estudo, não tenho muito a acrescentar, mas sugiro que seleciones as disciplinas em que tens nota mais baixa e te foques mesmo nelas. tenta, por exemplo, trocar o método de estudo para essas, porque às vezes um método pode não funcionar tão bem para todas as disciplinas.
recursos adicionais: eu estudei muito por um canal de youtube chamado Brasil Escola (não faz mal não seres brasileira, a matéria é a mesma salvo exceções em quesito de termos ou conceitos, mas sabendo o que pretendes estudar também consegues traduzir e entender) porque tem vídeos curtos a condensar disciplinas de maneira muito fácil.
tens o método pomodoro, se ainda não conheceres e resultar para ti. há apps para anotares quanto tempo estudas e afins.
para flashcards/questionários e associações, tens o quizzlet, mas eu prefiro fazer os flashcards à mão mesmo.
em relação aos livros de preparação, da primeira vez que fiz exames não usei e da segunda só usei uma editora então não tenho como comparar a outras. vai às aulas de esclarecimento de dúvidas, se tiveres, e experimenta explicar a matéria a alguém ou ler em voz alta para um aluno invisível 😁
e diverte-te! não stresses pois isso prejudica a performance e não te esqueças de aproveitar os tempos do secundário. boa sorte!
Não conhecia esse canal de youtube, até fiquei bastante curiosa!! Vou tentar seguir as dicas que propuseste ☺️ Obrigada

Última edição:
  • Like
Reactions: Pedro D. Jesus

anarita04

Membro
Matrícula
12 Abril 2021
Curso
Ciências e tecnologias
Não estudes a toda a hora. Dedica umas horas durante um dia só para ti.
No 11º saía, de 2h de ef, às 17:30 às sextas. Logo a seguir tinha piano por isso usava essas 3h para não pensar em nada.
Sê presente. Não fiques a pensar no passado (um teste que te tenha corrido mal) nem no futuro (ansiedade de uma avaliação). Pensa sempre "agora estou a fazer isto, daqui a bocado vou fazer aquilo mas isso é só daqui a bocado".
Descobre qual o melhor método de estudo. Eu, por exemplo, sou ótima a decorar imagens, então faço resumos coloridos e com muitas imagens e tiro uma "foto mental" às folhas.
Estas foram as coisas que descobri serem perfeitas para eu estar bem mentalmente e nas notas. Tu deves encontrar a tua melhor forma.

pipaa_26

Membro
Matrícula
24 Abril 2019
Curso
12º ano - Ciências e Tecnologias
Olá! Concordo com quase tudo o que foi dito acima, mas há algumas coisas que gostaria de acrescentar.

Primeiro, estudar é importante, mas a tua saúde mental também o é. Não te esqueças de equilibrares tudo: o estudo, desporto, tempo com amigos e com a familia ou simplesmente sozinha a fazeres algo que gostas. A mim o desporto ajuda-me imenso!

Segundo, em qualquer disciplina a teoria é uma das partes mais importantes, no entanto, nas disciplinas específicas do curso de Ciencias e Tecnologias, tens também de ”gastar” muito tempo com a prática. Ao longo do ano vai fazendo exercícios de exame (não precisas de comprar os livros do Iave, eles estão aqui no Fórum do Uniarea) quer como forma de preparação para os testes, mas também te vais logo acostumando com a estrutura dos exercícios de exame.

Por último, se tiveres a sorte de ter os mesmos professores do 10ºano, analisa o modo como fazem os testes. Tal como a equipa do IAVE todos os anos faz os exames com mais ou menos a mesma estrutura, também os professores o fazem. ”Ninguém inventa nada, já está tudo inventado”

Espero ter ajudado! Não stresses demasiado, vai com calma e acima de tudo confia em ti e no teu estudo.

anarita04

Membro
Matrícula
12 Abril 2021
Curso
Ciências e tecnologias
Olá! Concordo com quase tudo o que foi dito acima, mas há algumas coisas que gostaria de acrescentar.

Primeiro, estudar é importante, mas a tua saúde mental também o é. Não te esqueças de equilibrares tudo: o estudo, desporto, tempo com amigos e com a familia ou simplesmente sozinha a fazeres algo que gostas. A mim o desporto ajuda-me imenso!

Segundo, em qualquer disciplina a teoria é uma das partes mais importantes, no entanto, nas disciplinas específicas do curso de Ciencias e Tecnologias, tens também de ”gastar” muito tempo com a prática. Ao longo do ano vai fazendo exercícios de exame (não precisas de comprar os livros do Iave, eles estão aqui no Fórum do Uniarea) quer como forma de preparação para os testes, mas também te vais logo acostumando com a estrutura dos exercícios de exame.

Por último, se tiveres a sorte de ter os mesmos professores do 10ºano, analisa o modo como fazem os testes. Tal como a equipa do IAVE todos os anos faz os exames com mais ou menos a mesma estrutura, também os professores o fazem. ”Ninguém inventa nada, já está tudo inventado”

Espero ter ajudado! Não stresses demasiado, vai com calma e acima de tudo confia em ti e no teu estudo.
Concordo com tudo👏

garfo101

Melhor membro de sempre!
Colaborador Editorial
Matrícula
28 Novembro 2015
Curso
Som e Imagem
Instituição
ESAD.CR - IPLeiria
Olá a todos!
Bem, vou para o 11° ano no curso de ciências e tecnologias e estou um bocadinho preocupada.
Pretendo aumentar a minha média (de 16) e queria saber algumas dicas para alcançar o meu objetivo! (Atenção, já tenho o meu método de estudo, mas acho que uma ajudinha não faz mal hahaha)
Ah! Têm algumas recomendações de livros de preparação para os exames?

Obrigada! 🥰😊
Olá! Olha, vou-te falar da minha experiência no secundário. Então, nos primeiros meses do 11.º, comia pouco, bebia pouca água, dormia e acabei por sacrificar um bocado da minha saúde pelas notas. Certifica-te que dormes o suficiente e bem, hidrata-te e come o mais variado possível para a cabeça ter as melhores hipóteses de te levar a melhores resultados.
Relativamente a notas, só posso falar das pessoas ao meu redor que estavam em CT e muitas conseguiram aumentar a média no 11.º. É um ano mais exigente, mas nada do outro mundo! Não é um bicho de sete cabeças! Planeia e organiza o teu estudo. A que horas és mais produtiva? Música ajuda-te na concentração? Para além disso, se fores como eu e não consegues pousar o telemóvel para te focares, há uma aplicação que se chama Forest que "bloqueia" o telemóvel e "cresce" uma planta que morre se mexeres no telemóvel. Dito isto, tira uns 10 minutos e lê antes de dormir, não mexas no telemóvel. O teu sono de certeza que irá melhorar.
Aproveita as aulas ao máximo e não deixes a vergonha tomar o melhor de ti. Os professores estão para te ajudar e são os primeiros a quererem que tenhas os melhores resultados, quer em testes, quer nos exames nacionais. Usa e abusa dos exercícios dos manuais, dos recursos dos manuais, dos recursos dados pelos professores, etc. Quanto a livros de preparação, não sou o mais indicado, mas no 10.º e 11.º usei o livro da Porto Editora para Matemática A e usei o da Raiz para o 12.º.
Não te esqueças de te divertir. Aproveita o tempo livre e sai (na medida do possível, maldito micróbio) de casa. Pode ser exercício físico, sair com amigos, visitar família, mas dedica um tempo para estares 100% livre do estudo.

• Like
Reactions: byersfloweracc

Teresaperes

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2021
Se precisares de livros de preparação envia mensagem. Tenho vários que estou a vender desde 3 euros. JÁ não preciso deles, mas deram-me imenso jeito.
Além disso segue os sites de estudo que recomendam, o Uniarea tem muitos recursos, o aspirarciência, professor jubilut...Tudo ajuda. E muita calma.
Boa sorte

byersfloweracc

Membro Caloiro
Matrícula
11 Outubro 2020
Não estudes a toda a hora. Dedica umas horas durante um dia só para ti.
No 11º saía, de 2h de ef, às 17:30 às sextas. Logo a seguir tinha piano por isso usava essas 3h para não pensar em nada.
Sê presente. Não fiques a pensar no passado (um teste que te tenha corrido mal) nem no futuro (ansiedade de uma avaliação). Pensa sempre "agora estou a fazer isto, daqui a bocado vou fazer aquilo mas isso é só daqui a bocado".
Descobre qual o melhor método de estudo. Eu, por exemplo, sou ótima a decorar imagens, então faço resumos coloridos e com muitas imagens e tiro uma "foto mental" às folhas.
Estas foram as coisas que descobri serem perfeitas para eu estar bem mentalmente e nas notas. Tu deves encontrar a tua melhor forma.
Muito obrigado, a sério! Vou seguir as tuas dicas!

Concordo, o 10º ano foi muito cansativo para mim. Nao dormia bem e chegava a casa super cansada sem motivação nenhuma. Mas já estou a seguir algumas dicas de organização que fui vendo por aí e estou a conseguir gerir bem o meu tempo. Por exemplo, hoje consegui estudar 3/4 disciplinas em apenas 2h e já estou bastante satisfeita.
Obviamente que estou um bocado preocupada com as avaliações, mas estou a tentar de tudo para que eu consiga estudar de uma forma mais eficaz.
Muito obrigada pelas respostas, adorei este apoio! 😊

Se precisares de livros de preparação envia mensagem. Tenho vários que estou a vender desde 3 euros. JÁ não preciso deles, mas deram-me imenso jeito.
Além disso segue os sites de estudo que recomendam, o Uniarea tem muitos recursos, o aspirarciência, professor jubilut...Tudo ajuda. E muita calma.
Boa sorte
Tenho que ver isso dos livros, preciso da aprovação dos meus pais primeiro haha
Mas qualquer coisa, eu mando mensagem! A respeito dos recursos, muito obrigada pela indicação! ☺️

Última edição:
  • Like
Reactions: anarita04

InêsSimão

Membro
Matrícula
23 Julho 2018
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Há imensos canais bons no youtube que te ajudam a perceber melhor a matéria e são muito didáticos e já falaram aqui de alguns. É um ano complicado porque há imensa carga horária e há imensa ansiedade envolvida por causa da média e dos exames e tens de tentar manter-te saudável a comer bem e com 1 boa rotina de sono para conseguires estudar e absorver melhor a matéria. Para biologia faz imensos exames e treina a escolha múltipla porque vai chegar uma altura em que percebes que aquilo é tudo igual principalmente a parte laboratorial. Não usei nenhum livro de preparação fui apenas procurando recursos online. Os exames vão ser de FQ e BG mas não deixes de dar atenção à matemática porque a matéria é mais difícil que a do 10º e se perdes o fio à meada depois vai ser complicado fazeres o exame do ano que vem.
Boa sorte e bons estudos!