Dicas para organização do estudo para o exame nacional de uma disciplina que já não vou ter mais aulas (Biologia e Geologia)

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
Boa Tarde ! Sei que ainda é um pouco cedo para já pensar num exame nacional que vai ser realizado em 1 ano mas queria saber alguns dos vosso métodos e a forma como vocês (pessoas que repetiram o exame de Biologia e Geologia no 12º ano e seguintes) se organizaram ao longo do ano de modo a conseguir efetivamente melhorarem a vossa nota da disciplina e da prova de ingresso à universidade. Se me pudessem ajudar a organizar melhor o meu estudo agradecia.
Já agora alguém sabe se na 2ª fase de candidatura a medicina costumam ainda haver vagas? Se não, acham que eu devia refazer um exame que consegui melhor nota só na 2ª fase (sendo que depois tenho de fazer 4 exames nacionais num mesmo ano letivo) ? Obrigada desde já pela atenção.

• Like
Reactions: Patrícia99

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Olá! É uma questão de saberes gerir bem o tempo que tens de forma a dar para tudo. Eu fiz "horários" semanais de estudo para conseguir encaixar BG. Mais perto da data fui começando a fazer e a refazer exercícios de exames anteriores. Acho que isto depende um bocado dos métodos de estudo de cada um, não há regra universal. Por exemplo eu memorizo bem as coisas se as disser em voz alta 😂

• Like
Reactions: Sofia122

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
Por exemplo eu memorizo bem as coisas se as disser em voz alta 😂
És como eu então mas tenho de dizer muitas vezes 😂 Será que me podes mandar um exemplo desses teus"horários" semanais de estudo se ainda os tiveres?

• Like

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
És como eu então mas tenho de dizer muitas vezes. 😂 Será que me podes mandar um exemplo desses teus"horários" semanais de estudo se ainda os tiveres?
Sorry já não os tenho :/ Já foi há bastante tempo ahaha. Mas basicamente é decidir quanto tempo queres dispor para o estudo de cada disciplina, tendo em conta o teu horário escolar e também os testes que vais tendo ao longo do ano. É fácil caíres numa rotina de marranço mas tenta que isso não aconteça, só prejudica mesmo

• Like
Reactions: Sofia122

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
Sorry já não os tenho :/ Já foi há bastante tempo ahaha. Mas basicamente é decidir quanto tempo queres dispor para o estudo de cada disciplina, tendo em conta o teu horário escolar e também os testes que vais tendo ao longo do ano. É fácil caíres numa rotina de marranço mas tenta que isso não aconteça, só prejudica mesmo
Já tou a imaginar na minha cabeça. Eu sei que não posso pôr só a escola na minha cabeça preciso também de sair para me distrair senão dou em maluca 😂 Obrigada pelas tuas dicas.
Mensagem fundida automaticamente:

A 2ª fase é demasiado imprevisível... Não é impossível, mas é melhor não depender disso. 😅
Com que nota entraste em medicina? Por acaso sabes qual foi a nota mais baixa que alguém já entrou em medicina nos últimos 2/3 anos ?

Última edição:
  • Like
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
G Dicas de estudo e organização para o exame de FQA Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Naariko Dicas para a faculdade (principalmente enfermagem) Ensino Superior - Geral 4
RitaDani96 Dicas para os exames nacionais - MAIORES DE 23 ANOS Ensino Secundário 1
M Dicas de estudos para exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
G Dicas de Como estudar para História A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Pedro Guilherme Ajuda e dicas para o Exame Nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
C Sonho de entrar em medicina + dicas para os exames Ensino Secundário 19
T Dicas para a faculdade Candidatos 2019/2020 30
Mr. Gomes Precisam-se DICAS para a construção de APONTAMENTOS - EXAME Ensino Secundário 9
Casal Dicas para Preparação para Exame Mat. do Próximo Ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Afonso Ramos Dicas para o 12° ano/ Ajuda a escolher o curso Ensino Secundário 12
DiOliveira03 Dicas para Ciências e Tecnologias Ensino Secundário 30
nandogonx Dicas para CT Ensino Secundário 4
sam_mukka Dicas para alguém que precisa urgentemente de melhorar a gramática Ensino Secundário 1
P Dicas para estudar Matemática 12° Ensino Secundário 0
E Dicas para preparação dos exames nacionais para Medicina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 33
H Dicas para estudar para fisica e quinica a como externo Ensino Secundário 0
Hiperd00 Dicas para o Exame de Fisico Química Exames Nacionais e Provas de Ingresso 78
C Dicas para escrever a Tese de Mestrado Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
Nuno Choupina Dicas para o ínicio do secundário Ensino Secundário 23
L Dicas para caloiros envergonhados/tímidos Ensino Superior - Geral 23
D Dicas para planear o reingresso no superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Dicas para os exames Arquivo 1
Cristiana Matos Dicas de matemática A Ensino Secundário 1
Ana Banana Estou preocupada com o final do 10º ano. Alguém pode me dar algumas dicas? Ensino Secundário 6
M Dicas de exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
L Dicas de exame de Biologia e Geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
Y Aprender Japonês - Dicas e primeiros passos? Diversão e Jogos 4
Paulo Braga Como Estudar Matemática - Dicas / Neurociência e Ensino da Matemática Ensino Secundário 0
SciencesInês Exames nacionais 2021 dicas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Gost_Evil Dicas de Estudos Ensino Secundário 5
Juam Dicas Direito Ciências Sociais e Serviços 1
Z Dicas economia Ensino Secundário 2
L Dicas Universidade Ensino Superior - Geral 4
B Dicas de Estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
B Dicas de estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
J Dicas de estudo Geografia A 10 ano Ensino Secundário 0
joanaoplo Estudar no exterior - Dicas? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
R FCTUNL Engenharia Informmática NOVA FCT - Dicas primeiro semestre. Universidade Nova de Lisboa 0
C Dicas motivacionais e de estudo Ensino Secundário 2
Casal Dicas matemática faculdade Ensino Superior - Geral 10
catarinaswift_ Exames Nacionais Dicas enquanto frequento Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
L Ensino secundário - 10ºAno - Dicas, métodos e materiais Ensino Secundário 7
C Dicas e Métodos de Estudo Ensino Secundário 21
D Dicas de estudo Ensino Secundário 4
E Biologia 12º e Química 12º Dicas e Ajudas Ensino Secundário 31
D Dicas ao Caloiro Ensino Superior - Geral 61
N Cálculo da média para efeitos de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
K Preciso de ajuda para completar o ensino obrigatório (tenho agora 21 anos) Ensino Secundário 3
A Mochilas apropriadas para o curso de Design e Multimédia da Universidade de Coimbra Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0