eu acabei o 12° este ano e fiz os exames contudo as notas não me agradaram e queria ir fazer o exame de fq e mat a em 2022 para melhoria de nota, alguém tem dicas pra estudar pra esses dois exames? eu precisava de ter uma boa nota lmao
eu tou agr a fazer os exercícios de uma coleção da raiz de 10 ano pra ir revendo mas duvido q seja suficiente
@alexandra12345678 Oi oi, Alexandra! Relativamente a Matemática, a Maria já te disse o mais importante:
fazer exercícios. Além disso, eu posso-te dar uma ideia mais concreta de como podes organizar o teu estudo e de que recursos utilizar:
EXERCÍCIOS
O teu estudo deve dividir-se em duas fases: "Aprender a Matéria" e "Preparar para Exame".
(1) "Aprender a Matéria" deve ir até ao final de março, mais ou menos. Nesta fase, qualquer livro de preparação para exame vai-te dar uma boa dose de exercícios e resumos teóricos. Tens aqui os
pdf de uns livros mais antigos:
Livro completo preparação exame Matemática A Porto Editora
Livro completo preparação para exame Matemática A Leya
Eu próprio também criei um livro com esse propósito:
Arrasa no Exame: O teu Guia de Estudo de Matemática A! - Ricardo Ferreira | Hotmart
Se estás indecisa sobre comprar o meu livro, aqui estão dois capítulos grátis:

"Limites - Como calcular limites" -
Limites1.pdf

"Combinatória - Como contar":
Combinatória.pdf
E claro, tens o meu resumo completo de Matemática A no YouTube:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLmXHtzilUbISk011NSfFmmnffTWbzJnLO
Combinando os meus vídeos de Matemática A com um livro de preparação para exame e/ou o meu livro, acho que já tens explicações teóricas e exercícios suficientes. Se eu fosse a ti,
via os meus vídeos (para ter o primeiro contacto com a matéria),
comprava o meu livro (para teres explicações simples e aprenderes com os primeiros exercícios) e também
comprava um livro de preparação de exame (para teres uma segunda opinião mais rigorosa nas partes teóricas e muitos exercícios extra para treinares).
(2) Depois, em abril, começas a "Preparar o Exame". Para o exame não precisas de saber tudo, mas tens de saber os básicos muito bem. A melhor maneira de preparar para o exame é fazendo exercícios de exame!
No início, recomendo-te que faças provas-modelo (ou seja, daquelas fichas tipo exame):
PROVAS MODELO - Materica
Depois, recomendo-te que faças exercícios de exames antigos (exames de 2019 e antes)
Matemática? Absolutamente! - Matemática A
Por fim,
uma semana antes do exame, recomendo-te que faças exames anteriores cronometrados (exames de 2020 e 2021) - ou seja, fazes o exame durante 3 horas, como se estivesses no exame real, e depois corriges. Com isto, aprendes a gerir o teu tempo e treinas a tua estratégia de exame.
OS TRÊS GRANDES PERIGOS
(1) O primeiro grande perigo é sentires que tens demasiado tempo e não começares a estudar já. Uma solução é teres uma
"hora da Matemática": arranja uma hora do dia em que estás sempre disponível e dedica-te nessa hora só à Matemática (sem mais distrações). Para garantires que fazes isto todos os dias, segue a
"regra dos dois dias", ou seja, "não falhes dois dias seguidos" (por exemplo, se hoje não estudaste a tua "hora da Matemática", então amanhã obrigatoriamente vais ter de estudar a tua "hora da matemática". Seguindo a regra dos dois dias, ou seja, não falhando dois dias seguidos, garantes que a tua "hora da Matemática" fica sempre na tua rotina).
(2) O segundo grande perigo é a ilusão do saber - pensares que sabes a matéria quando afinal não sabes (podes ler a matéria, podes fazer resumos, podes ler exercícios e perceber as soluções - ao fazeres isto, podes pensar que estudaste muito e que percebeste a matéria, quando afinal não percebeste: porque na Matemática o que interessa é se sabes resolver os exercícios). Por isso, se queres ser pro a resolver exercícios, então tens de
resolver exercícios! (e quanto mais variados e mais te fizerem pensar, melhor. Por isso, não te refugies nos mesmo exercícios de sempre, mas desafia-te!).
(3) O terceiro grande perigo é esqueceres-te da matéria (porque é muita!) Uma solução é começares a tua hora da Matemática perguntando
"O que é que eu dei até agora?" e terminares com
"O que é que dei hoje?". Podes acompanhar este processo de relembrar com um mini esquema/resumo/mind map da matéria: sem olhar para o esquema, perguntas-te "o que é que dei até agora?" e respondes. Depois, olhas para o teu esquema e verificas se te lembraste de tudo ou se te esqueceste alguma coisa. E no fim da tua hora de matemática, perguntas-te "O que é que eu dei hoje?" e respondes. Depois, verifica se não te esqueceste de nada daquilo que deste nesse dia e adicionas esses conteúdos novos ao teu esquema. Assim, à medida que estudas todos os dias, vais construindo um esquemo completo da matéria! (que será o teu guia quando esqueceres de alguma coisa). Aprende mais sobre este método neste vídeo:
- Também ajuda se fores fazendo de vez em quando
exercícios de matérias que já estudaste antes (ou seja, fazeres não só exercícios da matéria que estás a aprender agora, mas também um ou dois das matérias que já estudaste há uns tempos e que talvez já não te lembras bem).
- Outra ideia é usares um sistema de
repetição espaçada e flashcards como Anki (tens uma explicação simples de como funciona neste vídeo:
) - podes usar isto para te lembrar das fórmulas. Por exemplo, na parte da frente da carta podes pôr "fórmula da distância entre A(a,b,c) e B(x,y,z)" e na parte de trás podes escrever a fórmula da distância.
OUTRAS DICAS
- Toda a matéria que precisas para o exame está nas
Aprendizagens Essenciais de Matemática A 10º, 11º e 12º:
Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário | Direção-Geral da Educação
- Está atenta ao site do IAVE para ver quando saem as
informações sobre o exame 2021/2022 (especialmente se este ano vai sair "Estatística", quais são as cotações e o formato do exame, bem como quais são as calculadoras permitidas.
IAVE Provas e Exames
- Podias também pensar em arranjar um
bom explicador. Um bom explicador ajuda-te com os "três grandes perigos": garante que percebes e te lembras da matéria e dá-te os recursos que precisas para o fazer. Além disso, ajuda a manter-te na linha, dando-te um incentivo extra para estudares regularmente e não adiares.
Para mais dicas como esta, Alexandra, visita o meu canal de Desenvolvimento Pessoal no YT:
https://www.youtube.com/channel/UCdJAP0gUGUrOW4pS2kO4teg
Ou então vê todas as minhas dicas de estudo e muito mais neste “livro” (grátis):
Ricardo Ferreira - O Livro
Acima de tudo, Alexandra, lembra-te: começa já com uma "hora da Matemática" todos os dias e nunca falhes dois dias seguidos. E claro,
faz exercícios! Faz isto, e estarás bem encaminhada! Bom trabalho, Alexandra!