Dicas para os exames nacionais - MAIORES DE 23 ANOS

RitaDani96

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2020
Boa tarde a todos!
Venho deixar aqui algumas dicas/conselhos para quem, assim como eu, decidiu fazer os exames nacionais após ter deixado o ensino secundário á mais de 8 anos...
Á pouco tempo decidi o que finalmente quero fazer da vida (já não era sem tempo...) E decidi que queria ser enfermeira após uma experiência que me mostrou que é mesmo isso que nasci para fazer!
Como tal, decidi concorrer aos exames nacionais para entrar em enfermagem (no Politécnico de Setúbal, que já frequentei) e vi que os provas de ingresso eram: Biologia e Geologia, Física e química e Português... Como a minha média de secundário era baixíssima (13 valores) resolvi que vou fazer os 3 exames para os próximo ano. Mas o meu problema principal foi: eu nunca tive biologia/geologia nem Física e química... E português... Eu era muito má mesmo!
O que fiz foi voltar ao básico (literalmente) comecei a estudar as matérias de ciências naturais e física e química do básico... Desde o 7° ano até ao 9° ano (incluindo português - gramática - e matemática para ajudar em física e quimica) e parecendo que não, tudo o que damos no secundário em BG e FQ nós já demos no básico.
Então o meu conselho, para quem vai fazer exames nacionais após muito tempo sem estudar, é voltem ao básico... Revejam bem as bases da matéria, percebam as coisas e só depois comecem a matéria propriamente dita do secundário... Eu estudei a matéria do básico por 6 meses (com algumas interrupções) e ajudou-me bastante a ter bases para os exames que vou realizar!

Concordo a 100%. Fiz o mesmo com matemática, estudei desde o 5º até ao 9º para poder estudar MACS como deve ser. Para tal, comprei livros de apoio ao estudo, 1 por ano. Ajudaram imenso. Recomendo!

• Like
Reactions: RitaDani96
Sabem se é possível, pedir na escola secundária para ir assistir as aulas de biologia e fq?
Ou seja, a minha ideia seria para além de estudar em casa (vou concorrer aos maiores de 23, mas a matéria é do secundário) ir assistindo as aulas como complemento (e para relembrar matérias) ou tenho que me obrigatoriamente propor a exame nacional para conseguir assistir as aulas?

Sabem se é possível, pedir na escola secundária para ir assistir as aulas de biologia e fq?
Ou seja, a minha ideia seria para além de estudar em casa (vou concorrer aos maiores de 23, mas a matéria é do secundário) ir assistindo as aulas como complemento (e para relembrar matérias) ou tenho que me obrigatoriamente propor a exame nacional para conseguir assistir as aulas?
Depende das escolas, fala na secundária onde pretendes se te autorizam a assistir.
Não tens que ir obrigatoriamente a exame nacional, até porque, se o fizesse já não estarias apta para os maiores de 23.

"O concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente:

• Sejam maiores de 23 anos;

• Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior;"

• Like
Reactions: davis
Depende das escolas, fala na secundária onde pretendes se te autorizam a assistir.
Não tens que ir obrigatoriamente a exame nacional, até porque, se o fizesse já não estarias apta para os maiores de 23.

"O concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente:

• Sejam maiores de 23 anos;

• Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior;"

Pois é que eu não quero fazer os nacionais. Apenas queria assistir às aulas das matérias que me interessam para os maiores de 23.

• Like
Reactions: helenarr
Pois é que eu não quero fazer os nacionais. Apenas queria assistir às aulas das matérias que me interessam para os maiores de 23.
Fala na secretaria da escola, se te autorizam. Algumas escolas aceitam, inclusive podes fazer os testes para te ires apercebendo se estás a entender ou não, tentar não custa.
Podes ainda questionar a universidade que pretendes frequentar, se o curso que queres fornece algum curso de preparação para os maiores de 23. Por exemplo, sei que a IPVC, facilita um curso de preparação para os exames maiores de 23 em enfermagem.

Já eu enveredei pela prestação de provas dos maiores de 23 na ESEP e na IPVC, consegui bons resultados em ambas, se precisarem de alguma coisa(resumos, curiosidades,...) apitem.
Olá Patricia ! Será que podes dar umas dicas do conteúdo das provas para +23? Eles devem disponibilizar mais para a frente não é? No site da ESEP aí da não tem muita informação e gostava de me preparar o melhor possível. Obrigada :)

• Like
Eu estou a pensar em estudar sozinho para +23. Para já penso que tomei a decisão errada... Fui adquirir um manual de preparação para o exame nacional de matemática A 2022, mas depois de 20 anos sem estudar, não me parece que seja este o caminho....
Algumas dicas?

• Like
Estou a preparar-me sozinha também. Adquiri os materiais todos aqui (obrigada uniarea <3). Mas não consigo encontrar aulas em vídeo em sequência e queria acostumar-me com elas... Se tiverem dicas de estudo e canais, agradeço!

Eu entrei no site da DGES e decidi usar as grelhas de conteúdos abordados nos anos secundários..

• Like
Reactions: CoolZero
A nível de vídeos de Matemática A, comecei a ver estes:

Mas já verifiquei que existem outros...
Para já ainda estou a começar e a tentar avivar a memória para ver se me consigo recordar de alguma coisa embora já tenham passados 20 anos. Vamos lá ver se o gosto da matemática vem ao de cima para finalmente me decidir em tirar uma formação superior...

• Like
Já eu enveredei pela prestação de provas dos maiores de 23 na ESEP e na IPVC, consegui bons resultados em ambas, se precisarem de alguma coisa(resumos, curiosidades,...) apitem.
Patrícia eu precisava da sua ajuda se me podesse enviar alguns deixo o meu e-mail josesoares121@hotmail.com. tive um problema de saúde e para me abstrair estava a pensar em candidatar me pos laboral á Losofona no porto ao curso de direito

Uma vez que não faço a mínima ideia de como é o teste gostaria de ter uma ideia embora tenha bases sólidas na área do direito, mas deve incluir outras matérias

Cumprimento e obrigada

Patrícia eu precisava da sua ajuda se me podesse enviar alguns deixo o meu e-mail josesoares121@hotmail.com. tive um problema de saúde e para me abstrair estava a pensar em candidatar me pos laboral á Losofona no porto ao curso de direito

Uma vez que não faço a mínima ideia de como é o teste gostaria de ter uma ideia embora tenha bases sólidas na área do direito, mas deve incluir outras matérias

Cumprimento e obrigada
Boa tarde José,

Infelizmente não consigo ajuda-lo, uma vez que estou em enfermagem e não em direito.

Boa tarde Patricia, podes me dar dicas , precisa de resumos também vistos que estou a pensar em fazer no próximo ano . obrigada

Olá boa tarde
Seria possível enviar resumos e curiosidades ? Também acho fazer as provas dos maiores de 23 anos para entrar em enfermagem. Obrigada 🙏
O meu e-mail : Marianarferreira94@gmail.com

Agradecia muito a ajuda