IPLeiria Dietética e nutrição e terapia da fala

Eduardacsantos

Membro Caloiro
Matrícula
19 Outubro 2021
Olá!
Sou estudante do 12°ano e com o tempo a apertar vejo-me cada vez mais indecisa sobre a licenciatura que irei tirar. Estou dividida entre duas das seis opções que irei colocar, que são dietética e nutrição e terapia da fala no politécnico de Leiria. Alguém me poderia informar, mais ou menos, as maiores dificuldades de ambos os cursos e a empregabilidade?

Olá!
Sou estudante do 12°ano e com o tempo a apertar vejo-me cada vez mais indecisa sobre a licenciatura que irei tirar. Estou dividida entre duas das seis opções que irei colocar, que são dietética e nutrição e terapia da fala no politécnico de Leiria. Alguém me poderia informar, mais ou menos, as maiores dificuldades de ambos os cursos e a empregabilidade?
A maior dificuldade é realmentea empregabilidade. Além da pouca oferta, os trabalhos que existem são precários (recibos verdes):

Terapia da fala: Precariedade da Terapia da Fala

Nutrição: Ordem dos Nutricionistas (gráfico 6; A mediana de idades dos membros da ordem está a baixo dos 35 anos, ou seja, mais de metade dos profissioais inscritos estão concentrados nas primeiras 3 linhas de faixas etárias). Dos quase 5 mil membros, só 400 estão no SNS (País precisa de 500 nutricionistas mas só tem 400 no SNS - Ordem) e mais alguns quantos nas universidades ou Câmaras. Daí veres tanta percentagem de contratos nas faixas etárias mais velhas.
O relatório de 2021 está há quase um ano para sair. E um dos motivos porque está a demorar tanto, é porque as coisas não melhoraram.

Última edição:
A maior dificuldade é realmentea empregabilidade. Além da pouca oferta, os trabalhos que existem são precários (recibos verdes):

Terapia da fala: Precariedade da Terapia da Fala

Nutrição: Ordem dos Nutricionistas (gráfico 6; A mediana de idades dos membros da ordem está a baixo dos 35 anos, ou seja, mais de metade dos profissioais inscritos estão concentrados nas primeiras 3 linhas de faxas etárias). Dos quase 5 mil membros, só 400 estão no SNS (País precisa de 500 nutricionistas mas só tem 400 no SNS - Ordem) e mais alguns quantos nas universidades ou Câmaras. Daí veres tanta percentagem de contratos nas faixas etárias mais velhas.
O relatório de 2021 está há quase um ano para sair. E um dos motivos porque está a demorar tanto, é porque as coisas não melhoraram.
Muito obrigada!