Dietética e Nutrição

filipa795

Membro
Matrícula
24 Maio 2016
Tou em enfermagem mas estou a pensar em mudar para dietética. Como é a empregabilidade do curso e o curso em si? Não estou a gostar de enfermagem mas toda a gente me diz ser mais seguro...
Eu estou a pensar candidatar-me a dietética este ano e pelo que tenho ouvido é um curso bastante bom e que cada vez mais tem mais saídas. Mas óbvio que é relativo, porque quem prosseguir estudos e tirar mestrados e assim, terá muito mais facilidade em arranjar emprego do que alguém que fique só pela licenciatura :)

Teresa Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2016
Olá a todos, estou a pensar em seguir Dietética e Nutrição em Coimbra. Alguém me pode falar sobre o ambiente, a escola, as cadeiras e se é um curso muito complicado? Desde já muito obrigada ((: Beijinhos

Mariana Serra

Membro
Matrícula
31 Julho 2015
Tou em enfermagem mas estou a pensar em mudar para dietética. Como é a empregabilidade do curso e o curso em si? Não estou a gostar de enfermagem mas toda a gente me diz ser mais seguro...
Olá! Se não estás a gostar do curso onde estás muda, o mais importante é estares a fazer algo que realmente gostes e ainda p mais um curso como enfermagem exige muito gosto ao que se faz por ser uma profissão exigente, no sentido dos longos horários de trabalho, etc.
Quanto às questões acerca da empregabilidade e do curso já respondi antes. Mais alguma dúvida dispõe :)

Última edição:

Mariana Serra

Membro
Matrícula
31 Julho 2015
Olá a todos, estou a pensar em seguir Dietética e Nutrição em Coimbra. Alguém me pode falar sobre o ambiente, a escola, as cadeiras e se é um curso muito complicado? Desde já muito obrigada (:) Beijinhos
Oi! Já respondi a essas perguntas antes.
Mais qualquer coisa que precises avisa ;)

Andreia Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2016
Olá :blush:
Eu vou candidatar-me agora ao ensino superior e o que realmente queria era ciências da nutrição na FCNAUP, no entanto a minha média está cinco centésimas abaixo do último colocado neste último ano letivo. Assim, como vêem estou numa situação muito complicada, até porque a Universidade do Porto é a única universidade pública do país que disponibiliza este curso. Então tenho que pensar em alternativas e dietética pode vir a ser uma delas. É possível eu inscrever-me em dietética e ter acesso a transferência?

Mariana Serra

Membro
Matrícula
31 Julho 2015
Olá :blush:
Eu vou candidatar-me agora ao ensino superior e o que realmente queria era ciências da nutrição na FCNAUP, no entanto a minha média está cinco centésimas abaixo do último colocado neste último ano letivo. Assim, como vêem estou numa situação muito complicada, até porque a Universidade do Porto é a única universidade pública do país que disponibiliza este curso. Então tenho que pensar em alternativas e dietética pode vir a ser uma delas. É possível eu inscrever-me em dietética e ter acesso a transferência?
Oi :)
Estava na mesma situação que tu! E sim podes fazer isso mas chama-se MUDANÇA DE CURSO, há poucas vagas mas podes tentar. Eu era p tentar pedir mudança de curso mas acabei por n o fazer e ficar na mesma em DN tal como outras colega minhas q também tinham a FCNAUP em primeira opção. Qualquer coisa q precises avisa :p

Andreia Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2016
Oi :)
Estava na mesma situação que tu! E sim podes fazer isso mas chama-se MUDANÇA DE CURSO, há poucas vagas mas podes tentar. Eu era p tentar pedir mudança de curso mas acabei por n o fazer e ficar na mesma em DN tal como outras colega minhas q também tinham a FCNAUP em primeira opção. Qualquer coisa q precises avisa :p
Antes de mais obrigada pela resposta! Tento em conta que, pelo que disseste, tinhas várias colegas tuas a pensar fazer o mesmo e sendo que há poucas vagas posso acabar por não conseguir essa mudança de curso, não é? Quais são os parâmetros que têm em conta para a seleção dessas vagas?
A verdade é que como dietética é lecionada em politécnicos a não ser no Algarve fiquei receosa que essa não pudesse ser uma opção. Só que sinceramente a ideia de ir viver para o Algarve não é das minhas preferidas, uma vez que sou de Braga... Por isso Lisboa ou Coimbra agradava-me mais só que são politécnicos e não há transferências entre politécnicos e universidades, mas segundo percebi existem mudanças de curso que será algo diferente. Consegues explicar-me esse processo um pouco melhor, por favor?

Mccf

Membro
Matrícula
17 Junho 2015
Antes de mais obrigada pela resposta! Tento em conta que, pelo que disseste, tinhas várias colegas tuas a pensar fazer o mesmo e sendo que há poucas vagas posso acabar por não conseguir essa mudança de curso, não é? Quais são os parâmetros que têm em conta para a seleção dessas vagas?
A verdade é que como dietética é lecionada em politécnicos a não ser no Algarve fiquei receosa que essa não pudesse ser uma opção. Só que sinceramente a ideia de ir viver para o Algarve não é das minhas preferidas, uma vez que sou de Braga... Por isso Lisboa ou Coimbra agradava-me mais só que são politécnicos e não há transferências entre politécnicos e universidades, mas segundo percebi existem mudanças de curso que será algo diferente. Consegues explicar-me esse processo um pouco melhor, por favor?
A escola superior de saúde do Algarve também é ensino politécnico!

• Like
Reactions: Andreia Ribeiro

Mariana Serra

Membro
Matrícula
31 Julho 2015
Acho que estás aí um pouco confusa nuns aspetos eheh. O Algarve apesar da escola pertencer à universidade é na mesma ensino politécnico, é exatamente a mesma coisa.
As minhas outras colegas acho q nenhuma pensou em mudar eu é q pus em questão essa ideia. Existem mudanças de curso entre faculdades e politécnicos, podes compreender isto melhor aqui no próprio forum no respectivo topico.
Ao início pensava q não tinha hipótese (só haviam 5 vagas e eu ainda tinha diferença de algumas decimas, mas atenção a tua nota de entrada por mudança de curso tem um cálculo diferente que a candidatura normal (podes encontrar essas informações no site da faculdade), apensar depois de investigar muito (pq eles n divulgam as notas de quem entrou) talvez até tivesse tido hipótese de entrar, mas na altura devido a vários fatores n tentei candidatar-me.
Se quisere mais alguma informação detalhada manda mensagem privada, bj :p

• Like
Reactions: Andreia Ribeiro
Matrícula
17 Junho 2016
Olá! O meu sonho é ser enfermeira, mas tenho duas amigas que estão mesmo a pensar ir para dietética. Não te consigo dar informações sobre o curso em si, mas acho que, em termos de emprego e financeiramente, sim talvez dietética seja "menos seguro", dado que enfermagem é um dos cursos com maior taxa de empregabilidade. No entanto, se realmente não estás a gostar do curso e achas que gostarias mais de estar em dietética, então acho que deves fazer o que te vai fazer mais feliz. Até porque para se ser enfermeiro é mesmo preciso amar isso, senão não acho que seremos bons enfermeiros. Portanto se ao pesquisares sobre o curso de dietética e gostares das cadeiras e tudo mais, acho que deves arriscar. É melhor do que continuares num curso que se calhar não te diz nada e exerceres uma profissão que não te cativa como outra.

Matrícula
17 Junho 2016
Não te consigo dar informações sobre o curso em si, mas acho que, em termos de emprego e financeiramente, sim talvez dietética seja "menos seguro", dado que enfermagem é um dos cursos com maior taxa de empregabilidade.
Note-se que, mesmo havendo emprego, há uma insatisfação da parte dos enfermeiros (e com razão) devido ao seu trabalho e curso ser desvalorizado, relativamente a outras profissões na área da saúde. E claro que, os ordenados não são os melhores ou os merecidos. Uma das coisas boas que posso apontar que não sei como é em dietética são as oportunidades que tens no estrangeiro. Mas mantenho o que disse, faz aquilo que te faz realmente feliz, e o resto vem depois :)

filipe2015

Membro
Matrícula
23 Julho 2015
Será que existe em algum Politécnico com esta Licenciatura em regime pós-laboral ou nocturno?

Obrigado.

Teresa Gago

Membro Caloiro
Matrícula
29 Julho 2016
Fiz o primeiro ano num outro curso, mas estou a considerar mudar para dietética e nutrição no Algarve ou na escola superior de tecnologia da saúde de Lisboa.
Será que alguém me pode dar informações detalhadas sobre as aulas de laboratório?
-como são em geral
-que preparação é necessária antes de ir para a aula
-nível de stress (importante) (xP)
-quantas cadeiras têm aulas laboratorias no primeiro ano e nos outros
-quantas cadeiras ao longo do curso têm laboratórios e como são
:yum:
Outra pergunta: onde é que o curso na ualg e e não é reconhecido?

Última edição:

Vanessa Campff

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2016
Fiz o primeiro ano num outro curso, mas estou a considerar mudar para dietética e nutrição no Algarve ou na escola superior de tecnologia da saúde de Lisboa.
Será que alguém me pode dar informações detalhadas sobre as aulas de laboratório?
-como são em geral
-que preparação é necessária antes de ir para a aula
-nível de stress (importante) (xP)
-quantas cadeiras têm aulas laboratorias no primeiro ano e nos outros
-quantas cadeiras ao longo do curso têm laboratórios e como são
:yum:
Outra pergunta: onde é que o curso na ualg e e não é reconhecido?

Olá, sou aluna da Ualg e estou no curso de dietética e nutrição. Sim, o curso é reconhecido. Temos aulas em dois lugares diferentes, na escola superior de saúde e depois no Campus das gambelas. Normalmente as aulas laboratoriais são realizadas em gambelas e praticamente todas as aulas teóricas. No 1º ano são poucas as aulas na escola superior de saúde ( o que é bom porque nas gambelas conheces mais pessoas ).
- Como tive bastante aulas laboratoriais no secundário consegui adaptar-me bem, mas se não tiveste não é o fim do mundo. Os professores são bem acessíveis e ajudam-te no que for preciso.
- Para as aulas precisas de levar um caderno e pouco mais.
- Em relação ao stress acho que ocorre mais a meio do semestre quando recebemos alguns trabalhos, relatórios e frequências ao mesmo tempo, mas com calma consegue-se fazer tudo.
- No 1º semestre tive 2 cadeiras com aulas laboratoriais e no 2º semestre tive 3. As cadeiras laboratoriais do 1º semestre é quimica geral e biologia celular e molecular que basicamente fazes o que aprendeste no secundário. No 2º semestre as cadeiras laboratoriais são quimica organica, microbiologia e dietética laboratorial, que aprendemos coisas novas nas aulas e depois aplicamos no laboratório.

Sou suspeita em dizer isto mas adoro o curso, é mesmo muito giro! O 1º não vais ter muitas cadeiras especificas mas terás muita base para o que vem depois. Se vieres para a Ualg serás muito bem recebida! Boa sorte!

Zipora

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2019
Instituição
Politécnico de Leiria
Desde que seja uma pessoa ambiciosa e boa naquilo q faz, a empregabilidade não é o problema, acredita ;)
Aliás, atualmente somos cada vez mais requisitados!
Olá Mariana! Preciso mesmo de ajuda...
A minha paixão é Nutrição mas cada vez que falo nisso a alguém dizem-me sempre que vai ser dificil depois arranjar trabalho.
Eu quero estudar algo que goste, mas também não quero ficar desempregada depois e já não tenho 18 anos, tanto que fiz o exame para Maiores de 23.
Tenho estado a ponderar escolher Biotecnologia, exatamente pelo "medo" de depois não conseguir trabalho com a Licenciatura em Nutrição.
Alguém que tenha terminado o curso pode-me elucidar?
Agradeço imenso, pois daqui a uns dias abrem as candidaturas.
Muito obrigado