Dietética e Nutrição

joanaaaaraujo

Membro Caloiro
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
Dietética e Nutrição
Instituição
Instituto Politécnico Leiria
Olá pessoal!
Vou para o segundo ano da Licenciatura de Dietética e Nutrição, e, queria deixar aqui a minha disponibilidade para ajudar e esclarecer alguém que pode estar interessado a seguir a mesma licenciatura <3
E se alguém precisar de apontamentos também posso disponibilizar!

• Like
Reactions: Marianagon2003
Olá pessoal!
Vou para o segundo ano da Licenciatura de Dietética e Nutrição, e, queria deixar aqui a minha disponibilidade para ajudar e esclarecer alguém que pode estar interessado a seguir a mesma licenciatura <3
olá bom dia, eu acabei agora o 12° fiz os exames, vou ainda á segunda fase com esperança de melhorar a minha nota nos mesmo, no entanto ainda estou um pouco indecisa quanto ao meu percurso profissional, eu sempre tive interesse na área da saude e neste momento as minhas indecisões são entre dietetica e nutrição e enfermagem, o meu problema é, eu se fosse para dietetica e nutrição a minha ideia seria sem duvida trabalhar num hospital e dar consultas de nutrição, mas pelo que oiço falar para ai chegar é um pouco raro, pois não é preciso muitos nutricionista a esse nivel aqui em portugal, e queria perguntar a alguém que pronto estivesse ja no curso, o que acha da empregabilidade do mesmo aqui em portugal?! se eu entrasse neste curso teria interesse em realizar mestrado em nutrição clínica também, isso faria alguma diferença depois a nível profissional para entrar nessa área hospitalar?! obrigada :)

olá bom dia, eu acabei agora o 12° fiz os exames, vou ainda á segunda fase com esperança de melhorar a minha nota nos mesmo, no entanto ainda estou um pouco indecisa quanto ao meu percurso profissional, eu sempre tive interesse na área da saude e neste momento as minhas indecisões são entre dietetica e nutrição e enfermagem, o meu problema é, eu se fosse para dietetica e nutrição a minha ideia seria sem duvida trabalhar num hospital e dar consultas de nutrição, mas pelo que oiço falar para ai chegar é um pouco raro, pois não é preciso muitos nutricionista a esse nivel aqui em portugal, e queria perguntar a alguém que pronto estivesse ja no curso, o que acha da empregabilidade do mesmo aqui em portugal?! se eu entrasse neste curso teria interesse em realizar mestrado em nutrição clínica também, isso faria alguma diferença depois a nível profissional para entrar nessa área hospitalar?! obrigada :)
Olá!
Trata-se por tu 😅
Revejo-me imenso no que dizes... Eu tinha os mesmos objetivos que tu tens quando pensava em entrar neste curso.
A verdade é que é muito difícil trabalhar num hospital!
De acordo com o que os meus professores dizem, há empregabilidade mas é muito complicado entrar num hospital.
Já em relação ao mestrado, para seres reconhecida como nutricionista, após a licenciatura concluída deves inscrever-te na Ordem dos Nutricionistas, onde fazes um estágio e provas e assim passas a ser reconhecida como nutricionista. Depois fazendo o mestrado e com a experiência que vais tendo, a Ordem Dos Nutricionistas é que te vão dar o título da especialização.
Agora que estou no segundo ano, eu sinto interesse em todas as áreas dentro da Nutrição, então já não me sinto tão ligada à ideia de vir a trabalhar num hospital!
Espero ter ajudado um bocadinho, como deves imaginar, os meus conhecimentos no assunto é o que os meus professores vão nos dizendo!
Beijinhos e muito boa sorte! Se precisares de resumos de biologia e geologia avisa <3 ou se quiseres ter acesso há matéria das cadeiras que tive no primeiro ano diz!
Beijinhos

Olá!
Trata-se por tu 😅
Revejo-me imenso no que dizes... Eu tinha os mesmos objetivos que tu tens quando pensava em entrar neste curso.
De acordo com o que os meus professores dizem, há empregabilidade mas é muito complicado entrar num hospital.
Já em relação ao mestrado, para seres reconhecida como nutricionista, após a licenciatura concluída deves inscrever-te na Ordem dos Nutricionistas, onde fazes um estágio e provas e assim passas a ser reconhecida como nutricionista. Depois fazendo o mestrado e com a experiência que vais tendo, a Ordem Dos Nutricionistas é que te vão dar o título da especialização.
Agora que estou no segundo ano, eu sinto interesse em todas as áreas dentro da Nutrição, então já não me sinto tão ligada à ideia de vir a trabalhar num hospital!
Espero ter ajudado um bocadinho, como deves imaginar, os meus conhecimentos no assunto é o que os meus professores vão nos dizendo!
Beijinhos e muito boa sorte! Se precisares de resumos de biologia e geologia avisa <3 ou se quiseres ter acesso há matéria das cadeiras que tive no primeiro ano diz!
Beijinhos
Ah eu não quis de todo tratar por você foi sem querer se o fiz!😅
Mas sim o meu medo seria mesmo a empregabilidade nesse nivel mas ja cai mais em mim também que é mesmo difícil, até como disse pelo que vamos ouvindo por aí. Ainda assim acredito que sim posso vir a desenvolver um interesse maior na nutrição em si e dai vir a ter outras perspectivas, mas não deixa de ser um medo a empregabilidade, acho que nos dias de hoje somos muito forçados com isso o que nos deixa mais inseguros na escolha final.
Mas muito obrigada pelo esclarecimento! precisava mesmo desta ideia de alguém que está já na área ! quanto a resumos de biologia e geologia acho que não preciso pois ja é a terceira vez que vou fazer o exame ahah, mas nunca é demais claro! Quanto a matéria das cadeiras secalhar até dava jeito para ter uma melhor ideia do que dão e ver se me cativa mais! Vou me candidatar em enfermagem e dietetica e nutrição de qualquer das maneiras, dependendo do que entre e das minhas decisões que vão sempre mudando eu vou dando notícias! muito obrigada e beijinhos!! <3

• Like
Reactions: joanaaaaraujo
Mas sim o meu medo seria mesmo a empregabilidade nesse nivel mas ja cai mais em mim também que é mesmo difícil, até como disse pelo que vamos ouvindo por aí. Ainda assim acredito que sim posso vir a desenvolver um interesse maior na nutrição em si e dai vir a ter outras perspectivas, mas não deixa de ser um medo a empregabilidade, acho que nos dias de hoje somos muito forçados com isso o que nos deixa mais inseguros na escolha final.
Mas muito obrigada pelo esclarecimento! precisava mesmo desta ideia de alguém que está já na área ! quanto a resumos de biologia e geologia acho que não preciso pois ja é a terceira vez que vou fazer o exame ahah, mas nunca é demais claro! Quanto a matéria das cadeiras secalhar até dava jeito para ter uma melhor ideia do que dão e ver se me cativa mais! Vou me candidatar em enfermagem e dietetica e nutrição de qualquer das maneiras, dependendo do que entre e das minhas decisões que vão sempre mudando eu vou dando notícias! muito obrigada e beijinhos!! <3
Está bem querida!
Podes ir aos meus apontamentos aqui e vês logo as coisas de biologia e geologia.
Manda-me o teu mail e mando-te o que tenho!
Vou te mandar as coisas das cadeiras que temos no Instituto Politécnico de Leiria.
Beijinhos <3
Post automatically merged:

E sobre a empregabilidade, eu sinto-me com receio também! Mas neste momento tento-me dedicar a aprender e saber o máximo que posso até porque acredito que quando és bom, te dedicas e procuras, as oportunidades aparecem!

Olá!
Trata-se por tu 😅
Beijinhos
Relativamente à Ordem, há muito essa ideia que para estar a exercer é preciso estar na Ordem. Mas não é verdade. A Ordem regula o titulo de "Nutricionista". Por isso, se estiverem a contratar Técnicos de Nutrição ou Técnicos Superiores - Área da Nutrição, não precisas de estar na Ordem.
Isso acontece muito em autarquias, ou nas áreas da alimentação coletiva ou saúde publica. Em nutrição é que se vende muito a ideia que para exercer é preciso estar na ordem. Contudo, para se chamar nutricionista, é preciso estar na Ordem, mas para exercer não.
Eu exerço como "Mestre em Nutrição", por exemplo, recuso-me a pagar cotas à Ordem. Simplesmente nunca assino como "Nutricionista" assino como Licenciado ou Mestre em Nutrição.

P.S. Para quem está na área da alimentação coletiva, até é mais util estár inscrito na Ordem dos Engenheiros Técnicos (https://www.oet.pt/downloads/OET-Index_de_cursos_ministrados_em_Portugal.pdf). Estes têm atos específicos para a área alimentar https://files.dre.pt/2s/2019/12/242000000/0018300236.pdf - Pontos 3.

Última edição:
Olá! Eu candidatei me a nutrição este ano na estsc e gostava que me tirasses algumas dúvidas. Achas que podias??
1- O curso tem muita química?
2-A carga horária é muito grande?
3- As cadeiras são feitas por exames ou frequências?
4- Eu li em baixo, relativamente à empregabilidade, que é difícil entrar num hospital. Eu estava interessada na nutrição clínica, atendimento e planeamento alimentar. Este curso não costuma dar a oportunidade de sermos nutricionista desse modo que expus a cima??
Obrigada pela disponibilidade!!
Sobre a 4, depende do que consideres ser "Nutrição Clínica". Há sempre oportunidades em ginásios ou naquelas empresas de dietas pré feitas. No público, tens um relatório que te mostra quandos nutricionistas estão em hospitais ou centros de saúde (https://www.ordemdosnutricionistas....2/SNS/Integracao_Nutricionistas_SNS_ON_V4.pdf). Também há o privado, mas dado ser uma profissão tão " jovem (gráfico 3 - https://www.ordemdosnutricionistas....dem_dos_Nutricionistas_em_Numeros_04.2022.pdf) dificilmente os lugares já ocupados serão liberados tão cedo

P.S. O Universo de insctiros na ordem são de mais de 5 mil membros, com uma entrada anual de mais de 300 membros por ano. Depois tens pessoal como eu que não está na ordem mas exerce funções na área da nutrição (em comunitária ou nutrição coletiva não precisas de estar na ordem)

Última edição:
Sobre a 4, depende do que consideres ser "Nutrição Clínica". Há sempre oportunidades me ginásios ou naquelas empresas de dietas pré feitas. No público, tens um relatório que de mostra quandos nutricionistas estão em hospitais ou centros de saúde (https://www.ordemdosnutricionistas....2/SNS/Integracao_Nutricionistas_SNS_ON_V4.pdf). Também há o privado, mas dado ser uma profissão tão " jovem (gráfico 3 - https://www.ordemdosnutricionistas....dem_dos_Nutricionistas_em_Numeros_04.2022.pdf) dificilmente os lugares já ocupados serão liberados tão cedo

P.S. O Universo de insctiros na ordem são de mais de 5 mil membros, com uma entrada anual de mais de 300 membros por ano. Depois tens pessoal como eu que não está na ordem mas exerce funções na área da nutrição (em comunitária ou nutrição coletiva não precisas de estar na ordem)
OK obrigada pelo cuidado!!

Olá pessoal!
Podes me enviar por favor?
omariana847@gmail.com

Olá pessoal!
Olá tudo bem?
Será que me podias enviar pf?
Obrigada!! dianasol376@gmail.com

Olá pessoal!
Olá, gostava de saber mais sobre, estou a pensar em candidatar-me a Dietética e Nutrição!

Olá pessoal!
Olá!!
Caso ainda tenhas os resumos, agradecia imenso se me pudesses enviar. Vou agora para o segundo ano do curso. Obrigada!