Diferença entre Eng. Biomédica e Saúde Digital e Inov. Biomédica

Matrícula
2 Abril 2025
Olá! Alguém por aí me sabe explicar a diferença na prática entre o curso de Engenharia Biomédica no ISEP e o curso de Saúde Digital e Inovação Biomédica da FMUP? Quais são as saídas profissionais de cada um ? Eu já estive a ver o programa de ambas as licenciaturas nos respectivos sites, mas sinto que nada se compara ao feedback em primeira mão de pessoas que estão/estiveram no curso.

Última edição:
Olá! Alguém por aí me sabe explicar a diferença na prática entre o curso de Engenharia Biomédica no ISEP e o curso de Saúde Digital e Inovação Biomédica da FMUP? Quais são as saídas profissionais de cada um ? Eu já estive a ver o programa de ambas as licenciaturas nos respectivos sites, mas sinto que nada se compara ao feedback em primeira mão de pessoas que estão/estiveram no curso.
Olá! Deixo-te aqui um resumo prático das diferenças entre os dois cursos, baseado no feedback de quem está lá dentro:

O curso Saúde Digital e Inovação Biomédica da FMUP combina saúde e tecnologia. Vais ter bases de medicina, mas também trabalhar com programação, ciência de dados e estatística. Um ponto forte é que há estágios observacionais desde o primeiro ano, mesmo em contexto hospitalar, e o curso colabora com outras instituições para complementar áreas como programação, matemática, estatística e clínica. Isto torna a formação muito interdisciplinar e ligada à prática real no setor da saúde.

O curso Engenharia Biomédica no ISEP, por outro lado, é mais focado em engenharia aplicada à saúde. Tem uma forte base de engenharia (física, eletrónica, programação, termodinâmica) que depois é aplicada à saúde (anatomia, fisiologia, biomecânica). O foco é mais o desenvolvimento de tecnologia: aprendes modelação 3D, estudas biomateriais, biossensores e processamento de sinal e imagem médica. Para além disso, tens oportunidade de criar um dispositivo médico e terminas o curso com um estágio curricular de 420h.

Por fim, em termos de saídas profissionais, se te vês mais a analisar dados de saúde, a otimizar processos em hospitais e a estar perto da vertente clínica, a FMUP parece ser uma excelente aposta. Se o teu objetivo é mesmo construir aparelhos, programar dispositivos médicos e perceber a fundo o funcionamento de próteses e sensores, o ISEP dá-te todas as bases de engenharia para isso.
Em qualquer dos casos, ambos os cursos são válidos, mas a escolha depende de quanto queres estar ligado ao lado clínico versus ao lado tecnológico/engenharia!

Boa sorte com a tua escolha!

• Like
Reactions: sigis and davis