Olá
@ana baeta,
Os nomes dão uma pequena dica do que é o curso se trata e das fundamentais diferenças entre eles. Informática é a área que trata de informação digital e isto inclui todos os processos associados como criação, deleção, modificação, transmissão, armazenamento, ... O trabalho de um Eng. Informático anda sempre à volta da informação que está a tratar seja através da criação de aplicações e programas, de protocolos, de redes, servidores, bases de dados e de tudo aquilo que se pode fazer com informação. Algumas das perguntas que estão a encargo desta área são: Como é que podemos transmitir informação de forma confiável de Portugal à Argentina? Como é que garantimos que essa informação só é acedida por quem deve acedê-la? Como é que podemos visualizar informação? Como é que extraímos propriedades relevantes de quantidades enormes de informação? Como é que armazenamos a informação de forma eficiente e rápida? Como é que protegemos a informação? Como é que podemos criar algoritmos ou programas que possam dar os resultados desejáveis da melhor forma (com recursos a menos memória, tempo, ...)?
Informática é uma área de estudo muito abrangente que abrange estas áreas (e não só): inteligência artificial, robótica, engenharia de software, cibersegurança, algoritmia, bases de dados, processamento e análise de dados, visualização de dados, sistemas informáticos, sistemas distribuídos, jogos, linguagem e muitos outros. Tudo aquilo que fazes na internet são coisas que centenas de informáticos trabalharam ao longo das décadas para tornar possível desde o facto de estares a ler esta mensagem num fórum (com um certo design, estilo, funcionalidades), até ao facto de poderes ler esta mensagem quando quiseres (porque está armazenada numa base de dados), através de qualquer computador com acesso à internet no planeta (seja por wi-fi, dados, satélite, etc), ... quem diz o fórum diz tudo o resto que fazes na internet (videoconferências, redes sociais, notícias, motores de busca, etc).
Por outro lado, Engenharia Computacional foca-se em aspetos particulares da informática aplicados a certas áreas. Normalmente é visto como uma área que usa volumes de dados enormes para o estudo de sistemas muito complexos. Alguns exemplos são a simulação de modelos climáticos, simulação de fenómenos químicos e físicos (por exemplo aplicados a mecânica, engenharia nuclear, processos químicos, etc), estudo dos oceanos e da atmosfera, estudo de mercados financeiros, etc. É uma área da informática que tem muito a ver com a matemática e as equações conhecidas que determinam certos fenómenos de modo a ganharmos conhecimento sobre o mundo (e.g. como será o clima daqui a 100 anos, como é que as correntes nos oceanos estão a mudar ao longo do tempo, qual é o impacto do aquecimento global na atmosfera) através do recurso a computadores. O trabalho de engenheiros computacionais normalmente está muito ligado a sistemas de elevada confiabilidade e alta performance devido à complexidade dos cálculos por isso tens de ter atenção a certos aspetos que para outros informáticos podem não ser tão fundamentais como práticas de computação paralela e de alta performance. A Engenharia Computacional é uma mistura de engenharia, informática e matemática para conseguires estudar estes sistemas incrivelmente complexos.
Pela minha experiência, não é mega difícil (embora haja resistência, obviamente) um Eng. Informático conseguir posições de Eng. Computacional (e.g. estudo de colisões de átomos, modelação climática, trabalhos com dados geofísicos associados a possíveis descobertas científicas, etc) mas é óbvio que um curso em Eng. Computacional dá-te bases incríveis para estas áreas muito melhores do que um curso em Eng. Informática que estamos preocupados com outros aspetos como mencionei acima. Acho que normalmente estas posições de Engenharia Computacional também são ocupadas por engenheiros das respetivas áreas (Engenheiros físicos, por exemplo) mas há certas coisas que aprendes no curso que são fundamentais e que não são triviais para outras engenharias (como aquilo que disse relativamente a sistemas de alta performance, computação paralela, etc).
Boa sorte e espero ter-te ajudado. Estás obviamente à vontade para fazer mais perguntas se tiveres. :)