Diferença entre Exame e Recurso (FLUL)?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

João_Melo332

Membro
Matrícula
9 Agosto 2019
Curso
História
Instituição
Faculdade de Letras da UL
Boa noite a todos. Sou aluno do curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com o primeiro semestre quase finalizado e com as notas quase lançadas, tenho algumas questões sobre os tão afamados exames e recursos. Penso que irei ter duas negativas em duas cadeiras (História da Antiguidade Pré-Clássica e Introdução à Paleografia e Diplomática). Muito tenho ouvido falar sobre os exames e recursos mas tenho algumas questões:

1- Em que condições os posso realizar?
2- Quando me posso inscrever para os realizar?

Desde ja agradeço!!!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Por norma funciona que se não fizeres a cadeira por frequências vais a exame na época normal (ou mesmo fazer melhoria), se não passares mesmo assim ou se quiseres fazer melhoria de nota vais a recurso mas não sei se é assim que funciona para todas as faculdades.

Tens que ver com a FLUL, não há datas nacionais afixadas como para os exame de secundário.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Boa noite a todos. Sou aluno do curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com o primeiro semestre quase finalizado e com as notas quase lançadas, tenho algumas questões sobre os tão afamados exames e recursos. Penso que irei ter duas negativas em duas cadeiras (História da Antiguidade Pré-Clássica e Introdução à Paleografia e Diplomática). Muito tenho ouvido falar sobre os exames e recursos mas tenho algumas questões:

Desde ja agradeço!!!
Acho que aqui tens algumas informações úteis.

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte

Desde ja agradeço!!!
Olá, João. Fiz a minha licenciatura na FLUL, portanto penso conseguir ajudar-te. Em relação às tuas questões, é o seguinte:

1) A não ser que sejas trabalhador-estudante, tens que ter no mínimo, 7 valores de nota final para te poderes candidatar a exame. Tem atenção que só podes fazer no máximo 2 exames por ano lectivo, exceptuando se fores aluno finalista - e, nesse caso podes realizar até 3 exames por ano lectivo. Se fores trabalhador-estudante, estas regras não se aplicam.

2) Segundo o calendário disponível aqui: Calendário de Inscrições e Matrículas 2019/2020 - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa podes realizar a tua inscrição em exame entre 6 e 10 de janeiro de 2020, na plataforma Fénix.

Espero que tenhas ficado esclarecido e, se tiveres mais alguma dúvida, fica à vontade para perguntares :) Boa sorte, Fluliano!

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
F Qual acham que pode ser a diferença entre um aluno que obtém 20 valores num exame nacional e um que consegue 17/18? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
CarlaSR Diferença entre o exame de Filosofia e de Geografia A Ensino Secundário 3
Ângela0104 Qual a diferença entre a média do secundario e a media de acesso ao ensino superior? Ensino Secundário 2
P Diferença entre notas do último colocado Concursos Institucionais – Privado 2
M Qual a diferença entre Terapêutica da Fala e Terapia da Fala? Saúde 0
M Qual a diferença entre o curso de auxiliar de saude e o curso auxiliar de ação médica? Ensino Secundário 1
L Diferença entre Exames de Época Normal e Época de Recurso Ensino Superior 5
PedrOliveira Qual a diferença entre Contabilidade e Gestão e Contabilidade ? Ciências Económicas e Empresariais 0
G FCUP FCUP - diferença entre dois cursos Universidade do Porto 5
B Mestrado em Crime, diferença e desigualdade Vs. Mestrado em intervenção social na infância e juventude em risco de exclusão social Ciências Sociais e Serviços 0
LeonardoCruz Faz diferença a instituição onde tiro o curso? Ensino Superior 1
iLeandro Diferença: Ciências do Desporto vs Desporto? Desporto e Artes do Espetáculo 2
Ângela0104 Educação básica e ciências da educação, qual é a diferença? Educação 4
Sarah Soares Qual é a diferença dos cursos de ciências biomédicas e ciências biomédicas laboratoriais? Saúde 21
C Soluções manual 11 português entre nós e as palavras Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
K Circulação entre concelhos Geral 3
F Fichas de Trabalho QUÍMICA ENTRE NÓS • 10ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
T Proibição de deslocações entre concelhos Ensino Superior 13
F Soluções do Manual de Português Santillana10º ano " Entre nós e as palavras" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
C entre nós e as palavras 10ºano soluções do manual Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Deolinda Peralta Português Entre Palavras 8º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
FábioDFerreira A colocação da 1Fase mantem-se caso me candidate na 2Fse e entre? Concurso Nacional e Locais - Público 1
inesbernardo Alguém me consegue disponiblizar o manual "Entre Palavras" 12 ano da ASA? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Permuta entre alunos no ano de candidatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Curso de Psicologia: Indecisão entre 3 Faculdades Ciências Sociais e Serviços 1
M Marketing e Publicidade : Dúvida entre faculdades Ciências Sociais e Serviços 0
Daniela Duran escolha entre 1ª e 2ª fase de exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Á Equivalência entre cadeiras - IST e FCT UNL Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
S Entre Palavras 10 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Entre palavras 11 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 8
E Entre nos e as palavras 11 livro professor Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
M Soluções da ficha "O sentimento dum ocidental" do manual Entre nós e as palavras" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
lenadias Soluções de ficha sobre o Sarau da Trindade para o manual "Entre nós e as palavras 11" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
S Livro Manual do professor Há química entre nós da Porto Editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Dúvida de Geologia- Alguns cientistas estabelecem relações entre os répteis e as aves. Fundamente esta afirmação Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Soluções do manual " Química entre nós" 11 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
T Diferenças entre administração publica e gestão Ciências Económicas e Empresariais 0
F Português Santillana "Entre nós eas palavras" soluções Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
Cláudia_Torres Estou indecisa entre Gestão de Empresas ou Ciências Empresarias, AJUDEM-MEEEE Ciências Económicas e Empresariais 0
A Resolução do manual "Há química entre nós" do 11º ano da porto editora. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Dúvida entre Electrotécnica e Informática Tecnologias 1
A Entre palavras 8.º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
R soluçoes manual português santillana "entre nós e as palavras" 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 12
Sofia122 Soluções manual ENTRE NÓS E AS PALAVRAS • Português • 12.o ano • © Santillana Pedido de Recursos - Ensino Secundário 9
M Diferentes áreas entre licenciatura e mestrado Ensino Superior 2
Liliana Félix Correia soluções do manual "Entre Palavras 9" Pedido de Recursos - Ensino Básico 6
Liliana Félix Correia soluções do manual "Entre Palavras 8 " Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Matheus Giandalia Dossiê do professor Entre leituras - português 12 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Recursos de professor Português - 9º Ano - Entre Palavras 9 (Leya) Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
Mr. Gomes ENTRE NÓS E AS PALAVRAS • Português • 10.o ano • © Santillana Pedido de Recursos - Ensino Secundário 38