Dificuldade em escolher a escola

lucas07

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2022
Curso
Secundário- Ciências e Tecnologias
olá! sou mais um aluno do básico cheio de dúvidas sobre o secundário. Começou o intervalo de tempo para fazer as matrículas para o secundário e tenho que mudar de escola. Estou em dúvida entre duas escolas, tenciono escolher científicos e no futuro gostaria de seguir algo no campo da saúde, a escola para a qual estou mais virado é conhecida como a escola dos médicos, só que várias pessoas já me disseram que é uma escola muito competitiva e que os professores não são os melhores. Também me disseram que tinha perfil para essa escola mas não me convenceram. Sobre a outra escola já ouvi coisas boas e más, e tenho amigos que recomendam a escola. Então a minha pergunta é, se a escola secundária vai fazer diferença mais tarde no meu percurso académico? E já agora se a escolha de uma escola mais competitiva vale a pena?

olá! sou mais um aluno do básico cheio de dúvidas sobre o secundário. Começou o intervalo de tempo para fazer as matrículas para o secundário e tenho que mudar de escola. Estou em dúvida entre duas escolas, tenciono escolher científicos e no futuro gostaria de seguir algo no campo da saúde, a escola para a qual estou mais virado é conhecida como a escola dos médicos, só que várias pessoas já me disseram que é uma escola muito competitiva e que os professores não são os melhores. Também me disseram que tinha perfil para essa escola mas não me convenceram. Sobre a outra escola já ouvi coisas boas e más, e tenho amigos que recomendam a escola. Então a minha pergunta é, se a escola secundária vai fazer diferença mais tarde no meu percurso académico? E já agora se a escolha de uma escola mais competitiva vale a pena?
Na minha opinião, não tem qualquer relevância a escola secundária de onde vieres. No teu percurso académico vai apenas contar a tua média do secundário + provas de ingresso para o curso que quiseres. Escolhe a escola em que achas que aprenderias melhor e gostarias do ambiente.

Acho que vai fazer diferença, mas não em questão de entrares ou não entrares no curso que queres.
O que vai contar é a tua média e provas de ingresso, sendo que isso depende não só dos professores como também de estudo próprio e de oportunidades externas como teres ou não explicações, ambiente estável em casa, etc. A matéria em si é a mesma e às vezes a fama da escola não diz absolutamente nada sobre a experiência que podes vir a ter lá dentro.
Eu escolheria baseado na escola que mais gostei. Ambiente, teres conhecidos lá dentro pode ser positivo, proximidade de casa e afins. O secundário vai ser o que fizeres dele, escolhe baseado no que queres agora porque a universidade vai ser uma coisa à parte.