Dificuldade em matemática no curso de Ciências-Socioeconómicas

cura

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2022
Olá a todos, encontro-me no 12º ano e tive notas relativamente boas nos anos anteriores(média acima de 16 no 10º e acima de 17 no 11º), acabei o 11º com 17 a matemática e estava bastante confortável com a disciplina, tendo notas de 19 para cima em alguns testes. No entanto, desde que cheguei à matéria de sucessões, progressões e funções que não sei o que se passou mas tive uma queda drástica na matéria que consigo reter e compreender. As minhas notas nesses respetivos conteúdos baixaram para valores abaixo de 15 e eu não sei o que ei de fazer. Por mais que tente realizar exercícios, há passos que não consigo compreender por não saber como realizar o exercício. Estou com dúvidas se Economia foi realmente o curso ideal para mim visto que nunca gostei muito de matemática e safo-me melhor em línguas. Espero que alguém me consiga dar algum conselho acerca do que fazer em relação a esta descida de desempenho em matemática. Obrigado pela vossa atenção.

• Love
Reactions: Ricardo A. Ferreira
Olá a todos, encontro-me no 12º ano e tive notas relativamente boas nos anos anteriores(média acima de 16 no 10º e acima de 17 no 11º), acabei o 11º com 17 a matemática e estava bastante confortável com a disciplina, tendo notas de 19 para cima em alguns testes. No entanto, desde que cheguei à matéria de sucessões, progressões e funções que não sei o que se passou mas tive uma queda drástica na matéria que consigo reter e compreender. As minhas notas nesses respetivos conteúdos baixaram para valores abaixo de 15 e eu não sei o que ei de fazer. Por mais que tente realizar exercícios, há passos que não consigo compreender por não saber como realizar o exercício. Estou com dúvidas se Economia foi realmente o curso ideal para mim visto que nunca gostei muito de matemática e safo-me melhor em línguas. Espero que alguém me consiga dar algum conselho acerca do que fazer em relação a esta descida de desempenho em matemática. Obrigado pela vossa atenção.
Olá.
Em primeiro lugar, falando de matemática,acho que deves tentar identificar as tuas dúvidas. Consegues entender a teoria e tens problemas na prática? Tens dificuldades na teoria? Se sim, em que parte em específico.
Identificares as tuas dúvidas e perguntares a alguém é meio caminho andado. Se precisares de ajuda podes enviar me dm. Posso tirar te dúvidas pontuais e n te vou cobrar nada ahahah.
Em segundo lugar, se achas que línguas é algo com que te identificas mais, na minha opinião, deverias ver alguns cursos da universidade nessa área. Mts vzs podes entrar com português. Ou quem sabe, podes fzr um exame de história (...) como externo.
Se precisares de alguma coisa podes enviar dm. Boa sorte 🍀

Estou com dúvidas se Economia foi realmente o curso ideal para mim
Credo. Questionar a tua escolha inteira de curso por causa de uma matéria de uma disciplina?
Acho estranho só te deparares com este problema quase no final do curso. Pode ser desânimo devido à descida das notas, é normal isso acontecer (ou pode não ser).
Se sempre não conseguires perceber essa matéria em particular, não te preocupes, que não reprovas por isso nem deixas, muito provavelmente, de poder seguir o que queres seguir. Isto dito, era melhor se conseguisses, com certeza.
nunca gostei muito de matemática e safo-me melhor em línguas
Não sei o que queres seguir no futuro - se realmente não gostares de Matemática, talvez seguir Economia no futuro não seja para ti, considerando que depende significativamente da Matemática, mas não sei se tinhas essa ideia sequer ou não. Quanto a se foi o curso ideal para ti, não sei nem interessa. Já estás praticamente no fim, debater se foi a escolha certa ou se outra teria sido melhor não te traz nenhum benefício. Quanto a avaliar o que podes fazer a partir daqui, o melhor é acabar o curso. Se quiseres ir para uma área diferente, inscreve-te no(s) exame(s) e faz as provas adicionais de que precisas (e.g. Física e Química para Engenharia) - ou este ano, se não achares que te vai sobrecarregar, ou para o ano, que sempre é melhor perder 1 ano que 2 ou 3 a repetir desnecessariamente o secundário.
algum conselho acerca do que fazer em relação a esta descida de desempenho em matemática
Experimenta ver as aulas da RTP, pode ser que te esclareçam melhor que o/a teu/a professor/a

Última edição:
Olá, tenho 17 anos e estou no 12 ano. Queria anular a matrícula a matemática mas os meus pais não querem. Eu faço os 18 dia 31 de maio.
É possível, entao, anular a matrícula antes do exame nacional?

Olá, tenho 17 anos e estou no 12 ano. Queria anular a matrícula a matemática mas os meus pais não querem. Eu faço os 18 dia 31 de maio.
Olá.
O melhor é perguntares na escola se, com os 18 anos recentemente completados, te deixam anular sem a autorização do Encarregado de Educação.

Porque queres anular a matrícula? Se fores a exame para melhoria e a nota for melhor, o que conta é a nota do exame de qualquer modo, e não perdes a nota interna caso esta última seja melhor.

@cura Tenho três recursos que te podem ajudar:
- O meu site (imensos recursos e dicas de estudo): Secundário | Ricardo Ferreira - Arrasa na Matemática!
- O meu YouTube (imensos vídeos de explicação): https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g
- O meu Discord (esclarece dúvidas): Join the Ricardo Ferreira - Comunidade Matemática Discord Server!

Especialmente se não percebes bem certos passos, então o meu livro de Matemática A pode-te ajudar imenso (porque te explica toda a matéria do zero através de exercícios). Todos os enunciados e resoluções são hiper detalhados, por isso sabes sempre exatamente o que fazer. Mas o melhor mesmo é experimentares as fichas grátis e veres por ti próprio: Arrasa no Exame: Matemática A — Loja | Ricardo Ferreira

COMEÇA AQUI
Para definires o teu plano de estudo daqui para a frente, começa já pelo meu vídeo de como preparar testes e exames (diz-te tudo o que precisas de saber para definir o teu plano de estudo):

Agora, mãos à obra! E já sabes: eu estarei cá para o que precisares! 😁🔥