estou a ter bastantes dificuldades em me adaptar à dinâmica. Tendo sido colocada apenas na terceira fase, não tive a oportunidade de conhecer os meus colegas
Se a tua universidade tiver um programa de mentores, poderá ser um bom sítio por onde começar para conhecer alguém que te possa ajudar e até esclarecer dúvidas - embora, quando possível, a melhor opção para esclarecer dúvidas sejam os professores e não os colegas.
Se tiveres interesse na praxe, pode também ser uma oportunidade de conhecer pessoas do teu curso, do mesmo ano e de anos posteriores.
Poderás também questionar junto do núcleo de estudantes do teu curso se te podem ajudar, dizendo que gostavas de conhecer mais pessoas do teu curso ou algo semelhante.
falta me também a motivação para querer ir às aulas, pois custa me ir para um sítio onde me sinto invisível
A tua universidade poderá, ou não, ter recursos de saúde mental para te ajudar neste momento difícil - é uma questão sobre a qual te podes informar.
Quando estou na faculdade só consigo pensar em ir embora, tenho faltado mais do que estado presente e se assim se mantiver estou a pensar desistir.
É relativamente comum ter problemas de motivação ao frequentar o Ensino Superior, nem sendo obrigatório nem tão estruturado no dia-a-dia como os ciclos anteriores. Nenhum terceiro te consegue dizer se os consegues superar ou não, e a decisão de ficar ou não ficar é tua, mas é possível, outros já o fizeram.
Se chegar ao ponto de não aguentares continuar este ano, podes sempre tentar ingressar noutro curso (na mesma ou noutra universidade) na 1ª fase do próximo ano, e assim já não estarias em desvantagem face aos restantes alunos quanto a fazer amigos, já que entravam todos ao mesmo tempo.
sinto que ninguém tem vontade de se dirigir a mim ou ter uma simples interação
Eu acho normal pessoas que não te conhecem não se dirigirem a ti. Houve colegas que eu conheci logo nos primeiros dias do primeiro ano (dos quais alguns ficaram meus amigos, outros não), outros que só conheci em anos posteriores, e ainda outros colegas cujo nome eu não sabia mesmo no ano de finalista. Logicamente, nem eu falava para eles nem eles para mim. Tu é que vais ter de tomar o primeiro passo, nem que seja algo simples como um "Olá, como é que te chamas?" a um colega, ou bater à porta do núcleo para lhes pedir ajuda, e não desistir se não funcionar à primeira.