Direito - Alternativas e Equivalências

José Nuno

Membro Caloiro
Matrícula
2 Agosto 2016
Ora Boas,
Imagino que nao estarei sozinho nesta situação: Pretendo entrar em Direito (Lisboa preferencialmente) o problema que se poe e que tendo uma media inferior ao ultimo do ano passado espero um raio de sorte e que entre, sendo que tenho 13,6 media (ja com exame de Portugues/Historia) dificilmente entrarei numa das 3 opçoes que tinha iniciais FDUL, Nova de Lisboa e Coimbra.

Sendo que privadas para já estao fora de questao que cursos que "Substituem" o curso de direito, sendo que Considerei Ciencia Politica e Relaçoes Internacionais, Admistraçao Publica/Privada e Solicitaria.

Oque pensam que devo fazer? Que cursos podem "remediar" o curso de Direito ou ate mesmo como vi um comentaria aqui no Forum, que tinha feito Solicitaria e no final do 1º ano pedido tranferencia para Direito como equivalencias de algumas cadeiras.

Obrigado.

• Like
Reactions: Matildegonc
Ora Boas,
Imagino que nao estarei sozinho nesta situação: Pretendo entrar em Direito (Lisboa preferencialmente) o problema que se poe e que tendo uma media inferior ao ultimo do ano passado espero um raio de sorte e que entre, sendo que tenho 13,6 media (ja com exame de Portugues/Historia) dificilmente entrarei numa das 3 opçoes que tinha iniciais FDUL, Nova de Lisboa e Coimbra.

Sendo que privadas para já estao fora de questao que cursos que "Substituem" o curso de direito, sendo que Considerei Ciencia Politica e Relaçoes Internacionais, Admistraçao Publica/Privada e Solicitaria.

Oque pensam que devo fazer? Que cursos podem "remediar" o curso de Direito ou ate mesmo como vi um comentaria aqui no Forum, que tinha feito Solicitaria e no final do 1º ano pedido tranferencia para Direito como equivalencias de algumas cadeiras.

Obrigado.
Se realmente queres direito, tens opção de, caso haja mais faculdades públicas com direito, que tentes lá entrar, não desistas, mesmo que tenhas receio de ir morar para longe e se não entrares na 1ª fase, tenta na 2ª e até na 3ª fase. Se não conseguires, na primeira fase, escolhe um curso que se relacione com direito (não sou a pessoa ideal para te dizer) e/ou que tenhas equivalências ao curso ao qual te candidatas para que depois tentes pedir transferência no ano seguinte e o ano não tenha sido em vão. Caso entres nesse curso de plano B, continua a tentar na 2ª e 3ª fase de candidatura. Última coisa, nessas faculdades, vê se em alguma tens direito a preferência regional, e se tiveres, usa-a! Assim tens mais oportunidade de entrar (porque a média costuma ser mais baixa, e tens prioridade por teres estudado nessa região).

• Like
Reactions: José Nuno
Última coisa, nessas faculdades, vê se em alguma tens direito a preferência regional, e se tiveres, usa-a! Assim tens mais oportunidade de entrar (porque a média costuma ser mais baixa, e tens prioridade por teres estudado nessa região).

Fui verificar e infeizmente nao vou poder usar a preferencia Regional:

Deve preencher estes distritos de acordo com o que consta no ponto 9 da ficha ENES. Caso a sua ficha tenha o ponto 9 preenchido com "Não especificado" e pretenda beneficiar de preferência regional, deverá solicitar à sua escola uma nova ficha que indique os distritos de frequência e conclusão dos 11.º e 12.º anos.

Eu tenho como "não especificado" e sendo que nem tinha prestado atençao a esse facto quando recebi a ficha e sendo que Apenas Segunda feira pode-se deslocar a secretaria da escola e eu nao me posso deslocar para lá agora(Estou em espanha)... talvez um dos meus pais mesmo nao sendo Encarregados de Educação consigam pedir uma nova ficha, mas que mesmo assim, na minha escola disseram que demoram pelo menos 2 dias uteis a dar a ficha oque ficava para o ultimo dia tentar a candidatura.. Talvez faça isso.

Se nao conseguir pode-se usar preferencia regional na 2º fase? ou so na 1º fase?

E eu confirmo! Tive muitos colegas o ano passado que não trabalhavam no pós-laboral da FDL...

Sim, podes entrar em pós-laboral sem estares a trabalhar. Não é podes mudar de Dia para a Noite sem comprovativo de trabalhador-estudante :)

Boa tarde, gostaria de saber se eu entrar com uma média mais baixa numa área com cadeiras equivalentes a direito seria possível fazer equivalência sem me pedirem a média do secundário quando pedir a equivalência
Obrigado.
--- Post atualizado ---
Boa tarde, gostaria de saber se eu entrar com uma média mais baixa numa área com cadeiras equivalentes a direito seria possível fazer equivalência sem me pedirem a média do secundário quando pedir a equivalência
Obrigado.
E que áreas recomendam para não "perder" o ano e depois fazer equivalência para direito no segundo ano?

Gostaria de saber quais os melhores cursos para fazer equivalência de cadeiras com direito, obrigada!
Não te posso garantir nada, tanto que as equivalências não seguem regras exatas e universais e variam consoante o caso (universidades, cadeiras, cursos, responsáveis), mas penso que o melhor curso para possíveis equivalências seria Solicitadoria. De resto, apostava em Criminologia, Administração (aquela que é lecionada na FDUC, por exemplo), alguma coisa de Economia ou Gestão... Relações Internacionais também tem umas noções de Direito. Mas mesmo que viesses de Direito de uma Universidade para outra, seria provável não teres equivalência a tudo.