Direito - Alternativas e Equivalências

Resumindo rapidamente a última média na FDUC foi 14.5. Devido aos exames a média que tenho para lá é 14.3 não sei se entro mas de qualquer forma coloquei como primeira opção.
Caso não de certo será que é possível ingressar em solicitadoria e administração na ISCAC e depois pedir transferência para Direito na FDUC?

Penso que a minha duvida surge em várias cabeças espalhadas por aí. Sabendo que o curso de Solicitadoria é o mais semelhante a Direito em termos de unidades curriculares, quais são as certezas de que, após o primeiro ano de solicitadoria, posso mudar para Direito, recorrendo a equivalências e afins?

Olá pessoal! Eu entrei em solicitadoria, mas o que eu queria mesmo era direito, gostaria de saber se alguém me podia dizer se eu posso mudar pra direito no próximo ano através de equivalências, pois há cadeiras de primeiro ano que são iguais nos dois cursos. Obrigado

olá gente, eu ando muito stressada ultimamente por causa das médias, atualmente eu estou no 11 ano e estou a esforçar-me ao máximo para obter uma média superior a 14, para não me prejudicar no final do secundário.
Bom, a minha média no 10 ano foi uma vergonha (11,5), literalmente andei a brincar com o fogo, e agora vejo-me aflita e desesperada porque eu pretendia entrar em Direito, mas mesmo que tire média de 14,5 neste ano e no próximo, a minha média vai ser prejudicada por causa do 10.
Alguém pode por favor informar-me se existe algum curso superior pelo menos com média de 13,4, e com disciplinas de equivalência a Direito, para mais tarde se possível fazer transferência?
Eu já pensei em ingressar em Arqueologia, porém tenho medo de acabar a faculdade e depois não conseguir entrar no mercado de trabalho.
Mil obrigados a quem ajudar, eu realmente estou desesperada 😭

Boa tarde, tenho a seguinte dúvida:
Estou neste momento a acabar o 12º ano e gostaria de entrar em Direito porém não tenho média suficiente, outra opção que tenho é ingressar noutro curso, obter os ECTS necessários e pedir transferência para Direito. Gostaria de saber qual é o curso com mais cadeiras semelhantes a Direito de modo a obter os ECTS necessários para a transferência, se não estou em erro creio que é Solicitadoria mas tive a olhar para o plano curricular e todas as cadeiras de Solicitadoria no IPCA são semestrais o que faz com que os ECTS não contem se a mesma cadeira for anual em Direito.

Boa tarde, tenho a seguinte dúvida:
Estou neste momento a acabar o 12º ano e gostaria de entrar em Direito porém não tenho média suficiente, outra opção que tenho é ingressar noutro curso, obter os ECTS necessários e pedir transferência para Direito. Gostaria de saber qual é o curso com mais cadeiras semelhantes a Direito de modo a obter os ECTS necessários para a transferência, se não estou em erro creio que é Solicitadoria mas tive a olhar para o plano curricular e todas as cadeiras de Solicitadoria no IPCA são semestrais o que faz com que os ECTS não contem se a mesma cadeira for anual em Direito.

Olá @omgwthc !

Não sei de que zona és, mas na FLUL tens o curso de Estudos Europeus, onde consegues algumas equivalências de cadeiras do primeiro ano (Introd. ao Estudo do Direito, História das Ideias Políticas na Europa e Introdução à Economia) e mais outras nos outros anos, pelo menos se a transferência for para a FDUL - mas o plano de estudos de Direito não deve variar muito de faculdade para faculdade. Claro que não é um curso exatamente como Direito, pois acaba por abordar mais áreas como História/Geografia - podes ver aqui o plano de estudos Estudos Europeus - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa , mas é uma alternativa caso não consigas entrar em Direito, aliás, consegues fazer mais tarde um Mestrado na área. A média do ano passado foi de 14,4 e podes entrar com um destes exames: Filosofia/Geografia/Português/História.

Se tiveres alguma dúvida, avisa. De qualquer forma, podes cá aparecer no dia aberto (9/05), onde poderás assistir a aulas abertas e contactar com o pessoal de EE ;)

Última edição:
  • Like
Reactions: Paulo Inácio
Olá @omgwthc !

Não sei de que zona és, mas na FLUL tens o curso de Estudos Europeus, onde consegues algumas equivalências de cadeiras do primeiro ano (Introd. ao Estudo do Direito, História das Ideias Políticas na Europa e Introdução à Economia) e mais outras nos outros anos, pelo menos se a transferência for para a FDUL - mas o plano de estudos de Direito não deve variar muito de faculdade para faculdade. Claro que não é um curso exatamente como Direito, pois acaba por abordar mais áreas como História/Geografia - podes ver aqui o plano de estudos Estudos Europeus - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa , mas é uma alternativa caso não consigas entrar em Direito, aliás, consegues fazer mais tarde um Mestrado na área. A média do ano passado foi de 14,4 e podes entrar com um destes exames: Filosofia/Geografia/Português/História.

Se tiveres alguma dúvida, avisa. De qualquer forma, podes cá aparecer no dia aberto (9/05), onde poderás assistir a aulas abertas e contactar com o pessoal de EE ;)

Sou de Braga e ir para Lisboa não é uma opção até porque trabalho, a alternativa que estava a considerar era entrar em Solicitadoria no IPCA (Barcelos) e no ano seguinte transferir para Direito, só não sei se tem cadeiras equivalentes suficientes nesse curso

boa noite. quero ingressar no curso de direito este ano letivo contudo a primeira fase nao correu nada bem e por isso estou a procurar outras alternativas para estar mais calma e decidida em relação ao futuro. gostava de saber se alguém me pode ajudar ao indicar-me cursos que tenham equivalência de algumas cadeiras para o segundo ano de direito. agradeço uma resposta