Olá! Quanto às NOVA não te posso ajudar muito, mas, e em relação à Clássica, tens dois métodos de Avaliação: A e B. Em método A, vais fazendo pequenos exercícios, orais e escritos, ao longo do Semestre, que vão contando para nota (fazes estes exercícios nas chamadas aulas práticas, onde aplicas a matéria dada nas aulas teóricas). No fim do Semestre, antes da interrupção do Natal, fazes uma frequência que faz média com aquilo que fizeste em avaliação contínua; se tiveres média de 12 ou mais, tás dispensada de exame, podendo optar por fazer oral de melhoria; caso tenhas menos de 12, tens de ir a exame, podendo optar por ir com a média da avaliação contínua, ou em método B, em que só conta a nota do exame. Em método B, não tens a avaliação contínua, tás dispensada das aulas práticas, e só contam os exames finais mesmo, nos quais tens de ter no mínimo 10. Mesmo indo a método B, podes depois, se quiseres, ir a oral de melhoria.
Não sei se fui muito claro, mas espero ter ajudado.
Só uma nota, as notas da Clássica, em contínua pelo menos, estão sempre entre o 12 e o 14, para teres mais que isso, só mesmo indo a oral.