Direito - Caloiros 2019/2020

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Vocês têm bonificação, nós não temos; creio. Mas sim, é por aí. Quem trabalhar consegue ter bons resultados, e qualquer coisa acima de uns treze e meio já passa para o domínio do bom, e quanto mais alto for, também do excecional. O que acho é que se deve ser sensato a traçar os objetivos.
Acho que só a FDUL e FDUC têm, não sei das outras. Sim, não ir para um curso de Direito numa faculdade normal com expetativas altas é meio caminho andado. Esforçar, sim, ficar paranoico (como já vi a acontecer) porque não vai conseguir acabar com média X, não.
Post automatically merged:

Obrigado pela explicação completa!!
Eu perguntei pelo estágio durante a licenciatura pois acho que é uma parte muito importante de todos os cursos.
O estágio na ordem dos advogados é obrigatório, mas vamos supor que não quero seguir advocacia, então que estágio vou ter se o curso de Direito não é constituído por estágio?
Espero que entendas a minha dúvida e desculpa se não me estou a expressar bem

O curso de Direito dá-te as bases teóricas e um cheirinho da vida prática através dos casos, nada mais. Se o nosso curso tivesse estágio ficava com uma extensão enorme, já são 4 anos com as coisas ali bastante comprimidas...E depois depende da profissão que cada um quiser. Bem, teria de ser uma coisa muito bem coordenada para haver estágio. Depende do que queiras seguir, o que tens em mente? Por exemplo, se quiseres ser prof universitário não tens nenhum estágio. :P

Última edição:
Acho que só a FDUL e FDUC têm, não sei das outras. Sim, não ir para um curso de Direito numa faculdade normal com expetativas altas é meio caminho andado. Esforçar, sim, ficar paranoico (como já vi a acontecer) porque não vai conseguir acabar com média X, não.

O curso de Direito dá-te as bases teóricas e um cheirinho da vida prática através dos casos, nada mais. Depende do que queiras seguir, o que tens em mente? Por exemplo, se quiseres ser prof universitário não tens nenhum estágio. :P
Por exemplo, notário (não quer dizer que esteja a pensar seguir). Se quiser ir para esta profissão, como é que me vou ambientar ao mercado de trabalho sem estágio?

Por exemplo, notário (não quer dizer que esteja a pensar seguir). Se quiser ir para esta profissão, como é que me vou ambientar ao mercado de trabalho sem estágio?
Se procuras algo um pouco mais prático, já consideraste uma licenciatura em Solicitadoria?

• Like
Reactions: dino3
Tens de entrar na Ordem dos Notários e para isso é preciso fazer estágio. :: Ordem dos Notários :: Tens aqui o regulamento de estágio.

Se procuras algo um pouco mais prático, já consideraste uma licenciatura em Solicitadoria?
Depende do que ele quiser, solicitadoria não dá para a maioria das saídas de Direito.

• Like
Reactions: Ariana_
Sim, já considerei! Mas vou para Direito devido à maior abrangência de saídas profissionais. Contudo sempre pensei que tivesse um estágio tal como todos os outros cursos de ensino superior...

Sim, já considerei! Mas vou para Direito devido à maior abrangência de saídas profissionais. Contudo sempre pensei que tivesse um estágio tal como todos os outros cursos de ensino superior...
Nem todos, há vários cursos que não têm estágios de todo.

Os alunos muitas vezes é que os procuram externamente

• Like
Reactions: Jorge01
Não te stresses com isso dos estágios, lembra-te que a maioria dos cursos não tem tanta diversidade de saída, não me afigura muito possível metermos toda a gente num escritório de advogados e elas quererem ser, sei lá, professores universitários. As próprias ordens profissionais têm uma parte de estágio para lá entrares, não te mandam aos leões sem saberes nada.

Nem todos, há vários cursos que não têm estágios de todo.

Os alunos muitas vezes é que os procuram externamente

Exato, acho que devem ser mais os que não dos que os que sim!

• Like
Reactions: Jorge01
Não te stresses com isso dos estágios, lembra-te que a maioria dos cursos não tem tanta diversidade de saída, não me afigura muito possível metermos toda a gente num escritório de advogados e elas quererem ser, sei lá, professores universitários. As próprias ordens profissionais têm uma parte de estágio para lá entrares, não te mandam aos leões sem saberes nada.

Estatisticamente, não faço ideia qual é a proporção de cursos que têm estágio. 😂 Em Letras tenho a certeza de que há um número significativo de cursos que não têm previsto nenhum estágio no plano curricular. São cursos teóricos e muitos deles estão estruturados para prosseguimento de estudos.

• Like
Reactions: cherrypie
Obrigado, não fazia a mínima que havia ordem dos notários
Eu também não fazia ideia de muita coisa e provavelmente ainda me escapa imensa! 😂 Feel free para perguntares o que te apetecer. Estás a pensar candidatar onde?

Obrigado!! O que eu quero mesmo é ingressar na OA depois da licenciatura e exercer advocacia, mas tenho medo de por algum motivo ao fim dos 4 anos de licenciatura ter de arranjar emprego e sem estágio torna esse processo mais complicado

Eu também não fazia ideia de muita coisa e provavelmente ainda me escapa imensa! 😂 Feel free para perguntares o que te apetecer. Estás a pensar candidatar onde?
FDUP, caso não consiga, Lusíada ou lusófona

Obrigado!! O que eu quero mesmo é ingressar na OA depois da licenciatura e exercer advocacia, mas tenho medo de por algum motivo ao fim dos 4 anos de licenciatura ter de arranjar emprego e sem estágio torna esse processo mais complicado

FDUP, caso não consiga, Lusíada ou lusófona

Não stresses com isso, a sério.
Boa sorte!

Obrigado!! Igualmente

Podes também dar-me algumas dicas de como começar o ano lectivo? Eu gostava de ir já “estudando” nas férias, pesquisar os temas básicos etc...

Na FDUP não sei que cadeiras têm ou materiais, sinceramente não é preciso ires já estudando, aproveita as férias, aprendes o que precisas lá depois. Podes dar uma voltinha na Constituição, mas não acho necessário. Só se não tiveres nada que fazer.

Dicas para quem vai para a FDUL?

Obrigado!! Igualmente

Podes também dar-me algumas dicas de como começar o ano lectivo? Eu gostava de ir já “estudando” nas férias, pesquisar os temas básicos etc...
Primeira dica: esquece completamente o curso e aproveita as férias :p se quiseres fazer um gostinho à curiosidade, dá uma vistinha de olhos na Constituição (que vais usar imenso, e que é importante que qualquer cidadão conheça). Mas só na "desportiva"..
Preocupa-te só quando iniciares o ano letivo! ;)

• Like
Reactions: _ac0nitum_
Primeira dica: esquece completamente o curso e aproveita as férias :p se quiseres fazer um gostinho à curiosidade, dá uma vistinha de olhos na Constituição (que vais usar imenso, e que é importante que qualquer cidadão conheça). Mas só na "desportiva"..
Preocupa-te só quando iniciares o ano letivo! ;)

Acho que o melhor mesmo é que ele aproveite as férias. Embora seja compreensível todo o nervosismo e a "vontade" de começar já a saber coisas sobre o curso. Não quero estar a sair do tópico até porque é para isso mesmo que existem as mensagens privadas, mas espero que estejas a gostar do teu percurso na FDUP :)

Acho que o melhor mesmo é que ele aproveite as férias. Embora seja compreensível todo o nervosismo e a "vontade" de começar já a saber coisas sobre o curso. Não quero estar a sair do tópico até porque é para isso mesmo que existem as mensagens privadas, mas espero que estejas a gostar do teu percurso na FDUP :)
Não posso deixar de agradecer as palavras ;) está a ser ótimo, obrigado. Espero que esteja tudo bem, aí pelos lados da Cabra (não dá para evitar uma migalhinha de saudade xb)

Alguém me pode dizer tudo aquilo que acham que seria necessário um novo aluno saber sobre a fdup? Por exemplo, o ambiente da faculdade, as cadeiras, o método de avaliação, os horários, a praxe, os professores, etc

Alguém me pode dizer tudo aquilo que acham que seria necessário um novo aluno saber sobre a fdup? Por exemplo, o ambiente da faculdade, as cadeiras, o método de avaliação, os horários, a praxe, os professores, etc
Olá! Sou estudante da FDUP e vou agora para o meu segundo ano. Qualquer dúvida que tenhas podes colocar :) vou tentar dar-te uma ideia geral.
Eu estava com um bocado de medo de ir para a fdup porque a média de entrada é muito alta e fiquei com medo do tipo de ambiente que ia lá encontrar. Mas acabei por gostar bastante. Claro que isto varia de acordo com o tipo de pessoas com quem te dás e tudo mais mas se mantiveres fiel a ti mesmo vais acabar por enco trar pessoas com quem te identificas bastante e vais ver que acaba tudo por correr bem. Acho que acaba por ser assim em qualquer faculdade. Um conselho que te dou: entra naquela faculdade de mente aberta e vais ver que corre bem.
Quanto às cadeiras, sinceramente nem te sei dizer do que estava à espera. As cadeiras do primeiro ano podem ser um pouco seca e algumas são mesmo desnecessárias mas acho que depois percebes que nem fazia sentido começares logo de outra forma, com cadeiras mais práticas (como são as do segundo ano). No geral, gostei bastante. No meu caso demorei um pouco a habituar-me à exigência mas depois correu tudo bem e tenho a certeza que não será diferente contigo.
O método de avaliação é por exame final. Ou seja, não tens frequências ao longo do semestre (mas depende de cadeira para cadeira). Parece chato e mais puxado mas não é um monstro de sete cabeças. Os horários, na minha opinião, também são um pouco puxados, pelo menos no primeiro ano. Mas se te organizares bem, vais ver que não vais ter que abdicar de outras coisas só por causa do curso.
Quanto à praxe, não posso sinceramente dizer grande coisa porque não estou na praxe. Experimentei mas vi que não era para mim. Depende de pessoa para pessoa, por isso experimenta e pode ser que gostes :)

• Like
Reactions: MaroRocha
Status
Não está aberto para novas mensagens.