Direito - Caloiros 2019/2020

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Muito obrigada, a sério! Tiraste-me muitas dúvidas e de facto também estou um pouco assustada mas vai correr tudo bem 😊

Olá a todos, criei este tópico para responder a todo o tipo de questões que os futuros novos caloiros de direito possam ter. Eu estudo na FDUC, em Coimbra, por isso terei mais facilidade em lidar com questões de quem aspire a ingressar na FDUC.
Não obstante, quaisquer dúvidas sobre o curso de direito de outras instituições, podem ser colocadas à mesma visto que a maioria de dúvidas sobre o curso são universais.

Olá!
Se aqui houver alguém interessado na FDUP, eu estou totalmente disponível para responder a todo o tipo de perguntas que tiverem sobre a faculdade. Sintam-se completamente à vontade!

Olá! Eu quero muito ir para a FDUP e em princípio consigo entrar. Eu já tentei informar-me de tudo, desde ao ambiente até às aulas (e também li as tuas respostas que foram muito esclarecedoras hehe). Só tenho uma dúvida e já procurei em todo o lado mas ninguém consegue responder-me... É o seguinte, o meu computador é relativamente velhinho e eu queria saber se é necessário levá-lo para as aulas. Usa-se muito o computador nas aulas para ter acesso a conteúdo ou simplesmente tomar notas? Com isto eu queria tentar perceber se é melhor comprar um computador mais recente e que também seja mais fácil de transportar.
Obrigada!

• Like
Reactions: ivofernandes15
Olá!
Se aqui houver alguém interessado na FDUP, eu estou totalmente disponível para responder a todo o tipo de perguntas que tiverem sobre a faculdade. Sintam-se completamente à vontade!

Heyyy! Gostava muito de ir para a FDUP, e creio que consiga, mas agora com isto dos exames e da subida das médias perco um pouco de esperança ahah como minha segunda opção tenho a Católica ou a UM. Gostava de te perguntar como é a praxe na fac. Porto. Tenho colegas meus na UM, que em comparação com a praxe minhota, a portuense é um pouco "abusiva" - isso deixa-me de pé atrás porque não sei até que ponto é que gostava de fazer parte da praxe. Sabes-me dizer como é o ambiente dentro da praxe e se é kinda agressiva?
Abraço!

Olá! Eu quero muito ir para a FDUP e em princípio consigo entrar. Eu já tentei informar-me de tudo, desde ao ambiente até às aulas (e também li as tuas respostas que foram muito esclarecedoras hehe). Só tenho uma dúvida e já procurei em todo o lado mas ninguém consegue responder-me... É o seguinte, o meu computador é relativamente velhinho e eu queria saber se é necessário levá-lo para as aulas. Usa-se muito o computador nas aulas para ter acesso a conteúdo ou simplesmente tomar notas? Com isto eu queria tentar perceber se é melhor comprar um computador mais recente e que também seja mais fácil de transportar.
Obrigada!

Olá! Quanto ao assunto do computador, confesso que apenas se usa mais para tirar notas, pelo facto dos professores falarem mais rápido e ser quase impossível apanhar tudo em papel, embora haja quem consiga (não é o meu caso). Quanto à consulta de material, pode ser-te útil nas aulas práticas se não quiseres imprimir os casos práticos se bem que, na grande maioria das vezes, os professores até projetam os mesmos.
Se achares que consegues trabalhar bem no word com esse, não te precipites. Mas se realmente achares que é muito difícil de transportar ou assim, aí aconselho-te a comprares um dos mais baratinhos, não precisamos de nada por aí além. Acima de tudo um portátil leve e cujo word funcione na perfeição.
Qualquer coisa, dispõe!
Estudo na FDUP também

Obrigada!
olá! definitivamente não tem problema nenhum o teu computador ser mais velhote. Eu uso nas aulas o meu iPad para tirar apontamentos e muitos usam computador, mas também há pessoas que preferem fazer à mão; e eu fazia isso à relativamente pouco tempo, também. Fica completamente descansada.
Heyyy! Gostava muito de ir para a FDUP, e creio que consiga, mas agora com isto dos exames e da subida das médias perco um pouco de esperança ahah como minha segunda opção tenho a Católica ou a UM. Gostava de te perguntar como é a praxe na fac. Porto. Tenho colegas meus na UM, que em comparação com a praxe minhota, a portuense é um pouco "abusiva" - isso deixa-me de pé atrás porque não sei até que ponto é que gostava de fazer parte da praxe. Sabes-me dizer como é o ambiente dentro da praxe e se é kinda agressiva?
Abraço!
Olá Bárbara! Antes de mais, desejo-te boa sorte para o concurso e muito pensamento positivo; porque podes muito bem estar connosco na FDUP para o ano.

Sobre praxe, a primeira coisa a dizer é que a escolha de onde vais estudar não deve ser norteada por ela. a praxe é uma escolha, não uma condenação. Tu podes ir para a universidade, qualquer que ela seja, e escolher não ir à praxe. Na FDUP, se optares por ir, ok; se optares por não ir, te garanto absolutamente que não vais por isso ter problemas de integração de todo.

Eu não fiz parte de praxe da FDUP e, quando estava no primeiro ano - observando de fora, e ouvindo relatos dos caloiros que saíam de lá, nomeadamente para outros grupos académicos - soube que aquilo era tudo menos bom. Eles tiveram poucos caloiros nesse ano, e tudo. Mas agora está melhor, porque claramente houve mais caloiros a fazer praxe este ano.

Volto a dizer: não te sintas nunca intimidada por causa da praxe, porque além de haver outros grupos académicos, ninguém se deixa de integrar melhor ou pior por estar na praxe. Aliás, em abono da verdade, diga-se que a maior parte das pessoas que anda lá na faculdade não integra nem praxe nem outro grupo académico e tem uma vida académica perfeitamente normal ;)

Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar!

Boa tarde, alguém me sabe dizer se com média de 18 tenho hipóteses de entrar na FDUC e para a FDUL média de 16,9?

olá a todos! Eu sou estudante de direito em Coimbra, por isso se alguém estiver interessado em estudar na FDUC e tiver duvidas ou precisarem de ajuda estejam à vontade para perguntar!

Status
Não está aberto para novas mensagens.