Olá Inês!
Estou no segundo ano de Direito na FDUC, pelo que não tenho nenhuma experiência concreta com nenhuma das faculdades, todavia, creio poder ajudar-te, pelo que, aquando do meu décimo segundo ano dei por mim veemente indecisa entre a FDUC e a FDUP o que me levou a fazer alguma pesquisa. Como podes constatar, resolvi bem o meu dilema, pelo que, apesar de ter média mais do que suficiente para entrar na FDUP em 2017, optei por colocar a FDUC como primeira opção. No meu caso, os fatores determinantes foram a localização, as rendas, o prestigio e a tradição. Coisas que aprecio imenso, embora o nível de exigência da minha faculdade intimide as dezenas de caloiros que acabam por desistir. Há quem diga que a FDUC se apoia no prestígio que foi acumulando ao longo dos séculos e que raramente inova, sendo muito conservadora e pouco prática, no entanto, o paradigma tem vindo a mudar lentamente. E eu acredito que quem sobrevive a esta faculdade, sobrevive às situações mais perniciosas da vida adulta. Mas não foi para ouvir falar da FDUC que aqui vieste e não foi para falar da FDUC que aqui vim, não querendo, de modo algum, parecer estar a puxar a brasa à proverbial sardinha.
Quando falamos em Direito há faculdades cujo nome surge de forma quase automática. Posso dizer-te que, embora a Escola de Direito do Minho seja ainda pouco reconhecida, ficas bem servida em todas as faculdades públicas de Direito do país. Já nas privadas o paradigma é bastante diferente, só há uma privada que se considera que esteja ao nível da FDUC, da FDUL e da FDUP, nomeadamente, a Católica do Porto. Até porque grande parte do corpo docente é proveniente da FDUC. Se não tivesse vindo para a FDUC tinha ido para a Católica do Porto, tem muito menos alunos, o que faz com que a relação entre docente e discente seja muito melhor e têm um contacto muito mais prático com o mercado de trabalho. Todavia, a Católica do Porto é muito mais reconhecida nos mestrados do que propriamente na licenciatura em si. Se tiver possibilidade, tenciono fazer mestrado na Católica, posto, caso saibas aproveitar bem a oportunidade, representar um passaporte quase direto para aquilo que ambicionas.
Já a FDUP, é uma boa faculdade, tenho amigos que andam lá e que me falam muito bem do ensino e da disponibilidade dos docentes, mas ainda é muito recente. O facto de ser muito recente não significa que não seja uma boa faculdade, atenção. Apenas te acautelo para não te deixares levar pelo facto de a média de entrada ser muito mais alta do que em outras faculdades. Confesso-te que no meu ano senti que estava a desperdiçar a minha média (que no Porto era 18,5 valores) ao candidatar-me a Coimbra (cuja média do último colocado no meu ano foi de 14,8 valores), mas não nos podemos esquecer que o Porto no meu ano tinha cerca de 120 vagas, enquanto que Coimbra tinha 334 vagas. E que, ademais, o Porto apenas pedia uma única prova de acesso enquanto que Coimbra já pedia duas (o que, naturalmente, baixava as médias - daí que a minha média de entrada em Coimbra tenha sido 17.3). Este ano, em que passaram a pedir somente uma prova de acesso em Coimbra a média já aumentou para os 156,5! Ou seja 15,6. Mesmo mantendo as 334 vagas! Escusado será dizer que as médias de acesso à FDUP aumentaram ainda mais posto a redução de vagas. Mas já estou a divagar! A questão central não é essa.
A FDUP é uma boa faculdade, mas creio que, tendo a oportunidade de entrar na Católica do Porto, optaria pela Católica, sem dúvida alguma. Mas tens de pensar muito bem nas tuas ambições. Se queres fazer mestrado convém que também o faças na Católica, o que envolve gastos superiores à licenciatura. E na licenciatura é como te disse, ficas bem servida em qualquer faculdade pública do país. Se quiseres poupar na licenciatura para investires num bom mestrado, opta pela FDUP. Caso não precises de fazer esse tipo de poupança, vai para a Católica, tendo bolsa sempre te fica mais em conta.
Espero ter ajudado! :)