Direito: Católica ou NOVA?

Direito na Católica ou na NOVA?

• Católica

Votes: 12 38.7%
  • NOVA

Votes: 19 61.3%

• Total voters
    31
Matrícula
8 Março 2019
Curso
Direito
Instituição
Nova School of Law
Então é assim: Desde o 10º ano, quando meti na cabeça que queria seguir direito, que a minha primeira opção foi a Católica (teria de concorrer a uma bolsa mas ainda assim estava bastante decidida). Apesar de ser ateia e no geral um pouco anti religiosa, em todas as minhas pesquisas surgia como sendo a melhor em portugal, apesar de ser privada. Mas cada vez tenho mais dúvidas. Gostava então de saber se o ensino de direito na católica é tão bom como é pintado e se há "pressão religiosa" estando lá dentro?

Olá ;)
Abri este tópico porque encontro-me numa situação super parecida com a tua, quase idêntica, mas acho que consigo responder a algumas das tuas perguntas.
É, sem dúvida, a melhor de Portugal no curso de Direito, pelo menos em termos de empregabilidade (creio que a taxa de empregabilidade ronda os 97% todos os anos) e para além disso as instalações são boas, tens acesso a estágios em escritórios de advogados, podes ir fazer um semestre ao estrangeiro a partir do segundo ano (acho), etc...
Eu estou na mesma situação do que tu, também me encontro indeciso com a questão de escolher entre a católica ou a clássica/nova, no entanto se optar pela católica teria de concorrer a uma bolsa (acho que, tendo em conta a minha média, a conseguiria) o único problema é depois a pressão de tirar bons resultados para a conseguir manter...
Em relação a essa questão da ''pressão religiosa'' não te preocupes pois tenho quase a certeza que muitos estudantes lá são ateus (confesso que também sou) e mesmo assim nunca ouvi nem nunca encontrei nenhuns relatos acerca de conflitos religiosos.

não te posso ajudar muito, mas reconheço que a UCP seja uma otima opção!
e quanto à 'pressão religiosa' 😂 não te preocupes com isso! aquilo não é tipo colégio de freiras em que te obrigam a rezar antes e depois das aulas... De Católica só mesmo de nome e prestigio, porque aquilo é totalmente laico em termos de ensino.
Boa Sorte :)

• Like
Reactions: Madalena Biscaia
Olá ;)
Abri este tópico porque encontro-me numa situação super parecida com a tua, quase idêntica, mas acho que consigo responder a algumas das tuas perguntas.
É, sem dúvida, a melhor de Portugal no curso de Direito, pelo menos em termos de empregabilidade (creio que a taxa de empregabilidade ronda os 97% todos os anos) e para além disso as instalações são boas, tens acesso a estágios em escritórios de advogados, podes ir fazer um semestre ao estrangeiro a partir do segundo ano (acho), etc...
Eu estou na mesma situação do que tu, também me encontro indeciso com a questão de escolher entre a católica ou a clássica/nova, no entanto se optar pela católica teria de concorrer a uma bolsa (acho que, tendo em conta a minha média, a conseguiria) o único problema é depois a pressão de tirar bons resultados para a conseguir manter...
Em relação a essa questão da ''pressão religiosa'' não te preocupes pois tenho quase a certeza que muitos estudantes lá são ateus (confesso que também sou) e mesmo assim nunca ouvi nem nunca encontrei nenhuns relatos acerca de conflitos religiosos.
Olá!! É bom saber que não ando sozinha a tomar estas decisões 😅 Não sei se já sabias, mas a Católica para além das bolsas de mérito tem bolsas de benfeitores. Estas são atribuídas não só de acordo com a tua média mas também com a necessidade que tens. A parte boa é que são para os quatro anos, renováveis desde que faças trabalho voluntário e passes a todas as cadeiras, o que tira um pouco a pressão de ter tão boas notas. No próximo dia aberto até vou ver se consigo falar com alunos que tenham uma destas bolsas. É que realmente me sentiria mais segura com uma dessas do que com uma bolsa dependente das minhas notas estando lá. Mas pronto obrigada pela ajuda!!

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro
Olá outra vez! Devo confessar que dessa não sabia. Mas faz sentido sim, não excluírem alunos com mais necessidades económicas (só que não sei até que ponto é que eles atribuem essas bolsas, deve depender dos rendimentos das famílias), também desconhecia essa parte do trabalho voluntário, aprendemos coisas novas todos os dias 😅 tenho uma ''revista'' da católica cheia de informações e conteúdos sobre a faculdade, se quiseres alguma informação específica da revista ou isso.
Já agora, dia aberto será interessante sim, fazes mais ou menos ideia de quando vai ser?
Hello again again 😂! Pesquisa bolsas catolica lisboa direito benfeitores e algures vais encontrar as condições. Mas sim acho que é baseado nos rendimentos, é mais ou menos como a bolsa da DGES. Sim, o dia aberto é dia 8 de maio se não me engano e é um dia fantástico, amei ir no ano passado!

Estou no Segundo ano em Direito na NOVA! Qualquer dúvida, façam favor de colocar.

Quanto à Católica, tenho uma boa impressão de faculdade - mas pelo que sei manter a bolsa é que deve ser bastante complicado, pelo que depois é contar com o preço normal das propinas.

Estou no Segundo ano em Direito na NOVA! Qualquer dúvida, façam favor de colocar.

Quanto à Católica, tenho uma boa impressão de faculdade - mas pelo que sei manter a bolsa é que deve ser bastante complicado, pelo que depois é contar com o preço normal das propinas.
Desculpa, achas que me podes dizer como funcionam as aulas na Nova? Eu estou a acabar o segundo ano na fdul mas, sinceramente, não estou a gostar nada e estou a ponderar pedir transferência para a nova. Pelo que sei, tem um espírito totalmente diferente da fdul, o que me agrada, mas não sei mesmo como é o método de ensino aí.

Desculpa, achas que me podes dizer como funcionam as aulas na Nova? Eu estou a acabar o segundo ano na fdul mas, sinceramente, não estou a gostar nada e estou a ponderar pedir transferência para a nova. Pelo que sei, tem um espírito totalmente diferente da fdul, o que me agrada, mas não sei mesmo como é o método de ensino aí.

De facto, pelo que conheço da FDUL, o espírito é totalmente diferente. Como a faculdade é pequena, existe competição mas ela é muito saudável e todos se ajudam mutuamente, nada de sebentas erradas nem e-mails apagados, etc...

As aulas em concreto:
- na NOVA, todas as aulas são dadas por Professores doutorados, igualmente regentes da cadeira - quer isto dizer que não existem professores assistentes;
- existem cadeiras, pela sua natureza, que são somente teóricas (e que não têm componente prática);
- existem as outras cadeiras que têm teoria e prática, e basicamente não existe distinção: em qualquer aula dessa cadeira podes colocar uma dúvida e resolver casos práticos, os professores estão sempre disponíveis a colaborar.
- excepto no primeiro ano em Introdução, as aulas são dadas num anfiteatro para toda a turma (sensivelmente 100 pessoas), mas dependendo da cadeira, o normal é assistirem 70-50 pessoas.

Espero ter ajudado

De facto, pelo que conheço da FDUL, o espírito é totalmente diferente. Como a faculdade é pequena, existe competição mas ela é muito saudável e todos se ajudam mutuamente, nada de sebentas erradas nem e-mails apagados, etc...

As aulas em concreto:
- na NOVA, todas as aulas são dadas por Professores doutorados, igualmente regentes da cadeira - quer isto dizer que não existem professores assistentes;
- existem cadeiras, pela sua natureza, que são somente teóricas (e que não têm componente prática);
- existem as outras cadeiras que têm teoria e prática, e basicamente não existe distinção: em qualquer aula dessa cadeira podes colocar uma dúvida e resolver casos práticos, os professores estão sempre disponíveis a colaborar.
- excepto no primeiro ano em Introdução, as aulas são dadas num anfiteatro para toda a turma (sensivelmente 100 pessoas), mas dependendo da cadeira, o normal é assistirem 70-50 pessoas.

Espero ter ajudado
Muito obrigada! Realmente não é nada parecido com a fdul.
Post automatically merged:

As aulas em concreto:

Espero ter ajudado
Já agora, podes me dizer como é que funciona a avaliação?

Última edição:
Muito obrigada! Realmente não é nada parecido com a fdul.
Post automatically merged:

Já agora, podes me dizer como é que funciona a avaliação?
Claro!

- Todas as cadeiras são avaliadas por exame final, que normalmente conta 100%;
- Dependendo do professor, poderá existir avaliação contínua; normalmente, as cadeiras mais importantes têm esta hipótese, que é definida pelo professor e pode depender de participação nas aulas, trabalho, teste intercalar; a nota da avaliação contínua conta em determinada percentagem para a avaliação final, sendo que anda por volta dos 30-35%, dependendo do professor, podendo chegar aos 50% - de qualquer das formas, essa nota só contará se te aumentar a nota final, nunca baixará a nota do exame.
- Só em casos muito raros haverá dispensa (normalmente, DUE ou DIP podes participar no Moot Court e dispensar o exame; História do Estado e Informação e Documentação Jurídicas, em que preparas um trabalho);
- No caso de chumbares ou quereres fazer melhoria, só o poderás fazer no semestre seguinte: isto porque na NOVA, à semelhança das universidades americanas, só existe um momento de avaliação por semestre.
- Não existem testes orais (isto avalia-se, e muito bem do meu ponto de vista, em Moot Courts).

Olá! Eu tinha uma dúvida... eu gostava de fazer o curso de direito mas estou indecisa entre a universidade nova e a católica, qual achas que é a melhor em direito em geral e qual tem melhores saídas profissionais internacionais?, eu gostava de fazer um master em norteamérica..
de antemão, obrigada!