Direito: Católica ou NOVA?

Direito na Católica ou na NOVA?

• Católica

Votes: 2 33.3%
  • NOVA

Votes: 4 66.7%

• Total voters
    6

Madalena Biscaia

Membro Caloiro
Matrícula
8 Março 2019
Então é assim: Desde o 10º ano, quando meti na cabeça que queria seguir direito, que a minha primeira opção foi a Católica (teria de concorrer a uma bolsa mas ainda assim estava bastante decidida). Apesar de ser ateia e no geral um pouco anti religiosa, em todas as minhas pesquisas surgia como sendo a melhor em portugal, apesar de ser privada. Mas cada vez tenho mais dúvidas. Gostava então de saber se o ensino de direito na católica é tão bom como é pintado e se há "pressão religiosa" estando lá dentro?

Matrícula
8 Janeiro 2017
Olá ;)
Abri este tópico porque encontro-me numa situação super parecida com a tua, quase idêntica, mas acho que consigo responder a algumas das tuas perguntas.
É, sem dúvida, a melhor de Portugal no curso de Direito, pelo menos em termos de empregabilidade (creio que a taxa de empregabilidade ronda os 97% todos os anos) e para além disso as instalações são boas, tens acesso a estágios em escritórios de advogados, podes ir fazer um semestre ao estrangeiro a partir do segundo ano (acho), etc...
Eu estou na mesma situação do que tu, também me encontro indeciso com a questão de escolher entre a católica ou a clássica/nova, no entanto se optar pela católica teria de concorrer a uma bolsa (acho que, tendo em conta a minha média, a conseguiria) o único problema é depois a pressão de tirar bons resultados para a conseguir manter...
Em relação a essa questão da ''pressão religiosa'' não te preocupes pois tenho quase a certeza que muitos estudantes lá são ateus (confesso que também sou) e mesmo assim nunca ouvi nem nunca encontrei nenhuns relatos acerca de conflitos religiosos.

• Like
Reactions: Madalena Biscaia

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
CPO -Ciência Politica
Instituição
ISCTE-IUL
não te posso ajudar muito, mas reconheço que a UCP seja uma otima opção!
e quanto à 'pressão religiosa' 😂 não te preocupes com isso! aquilo não é tipo colégio de freiras em que te obrigam a rezar antes e depois das aulas... De Católica só mesmo de nome e prestigio, porque aquilo é totalmente laico em termos de ensino.
Boa Sorte :)

• Like
Reactions: Madalena Biscaia

Madalena Biscaia

Membro Caloiro
Matrícula
8 Março 2019
Olá ;)
Abri este tópico porque encontro-me numa situação super parecida com a tua, quase idêntica, mas acho que consigo responder a algumas das tuas perguntas.
É, sem dúvida, a melhor de Portugal no curso de Direito, pelo menos em termos de empregabilidade (creio que a taxa de empregabilidade ronda os 97% todos os anos) e para além disso as instalações são boas, tens acesso a estágios em escritórios de advogados, podes ir fazer um semestre ao estrangeiro a partir do segundo ano (acho), etc...
Eu estou na mesma situação do que tu, também me encontro indeciso com a questão de escolher entre a católica ou a clássica/nova, no entanto se optar pela católica teria de concorrer a uma bolsa (acho que, tendo em conta a minha média, a conseguiria) o único problema é depois a pressão de tirar bons resultados para a conseguir manter...
Em relação a essa questão da ''pressão religiosa'' não te preocupes pois tenho quase a certeza que muitos estudantes lá são ateus (confesso que também sou) e mesmo assim nunca ouvi nem nunca encontrei nenhuns relatos acerca de conflitos religiosos.
Olá!! É bom saber que não ando sozinha a tomar estas decisões 😅 Não sei se já sabias, mas a Católica para além das bolsas de mérito tem bolsas de benfeitores. Estas são atribuídas não só de acordo com a tua média mas também com a necessidade que tens. A parte boa é que são para os quatro anos, renováveis desde que faças trabalho voluntário e passes a todas as cadeiras, o que tira um pouco a pressão de ter tão boas notas. No próximo dia aberto até vou ver se consigo falar com alunos que tenham uma destas bolsas. É que realmente me sentiria mais segura com uma dessas do que com uma bolsa dependente das minhas notas estando lá. Mas pronto obrigada pela ajuda!!

Madalena Biscaia

Membro Caloiro
Matrícula
8 Março 2019
Olá outra vez! Devo confessar que dessa não sabia. Mas faz sentido sim, não excluírem alunos com mais necessidades económicas (só que não sei até que ponto é que eles atribuem essas bolsas, deve depender dos rendimentos das famílias), também desconhecia essa parte do trabalho voluntário, aprendemos coisas novas todos os dias 😅 tenho uma ''revista'' da católica cheia de informações e conteúdos sobre a faculdade, se quiseres alguma informação específica da revista ou isso.
Já agora, dia aberto será interessante sim, fazes mais ou menos ideia de quando vai ser?
Hello again again 😂! Pesquisa bolsas catolica lisboa direito benfeitores e algures vais encontrar as condições. Mas sim acho que é baseado nos rendimentos, é mais ou menos como a bolsa da DGES. Sim, o dia aberto é dia 8 de maio se não me engano e é um dia fantástico, amei ir no ano passado!

TMJ

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2016
Estou no Segundo ano em Direito na NOVA! Qualquer dúvida, façam favor de colocar.

Quanto à Católica, tenho uma boa impressão de faculdade - mas pelo que sei manter a bolsa é que deve ser bastante complicado, pelo que depois é contar com o preço normal das propinas.