Direito Coimbra (FDUC) candidatos

Pedro__Gomes

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2021
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Boas, eu sou aluno da faculdade de direito de Coimbra (FDUC), sendo que estou prestes a entrar para o meu terceiro ano e estarei disponível para esclarecer qualquer dúvida aos futuros alunos/caloiros da mesma (ou de outra instituição), desde questões relacionadas com a faculdade ( e o seu funcionamento), com a matrícula ou mesmo sobre a cidade e arranjar casa(e claro, aquilo que distingue Coimbra do resto, a sua vida académica). Assim, tenham umas boas férias e aproveitem esta nova etapa!

• Like
Reactions: davis
Olá, estou neste momento no 12 ano de Línguas e Humanidades com media de 19,2 e prentendo seguir Direito na Universidade, sempre gostei da ideia de ir para Coimbra pois tenho familia lá bem como quarto ( o que iria facilitar muito a nível económico) no entanto desde o meu 10 ano que bastantes pessoas me dizem que o curso de Direito em Coimbra já não é o que era e que está muito ultrapassado, é demasiado teórico e que existem universidades bem melhores como o Porto e o Minho, o que me deixa muito indeciso em relação a qual faculdade escolher, podias-me dar a tua perspectiva sobre o curso e sobre as suas vantagens e desvantagens?

Olá, estou neste momento no 12 ano de Línguas e Humanidades com media de 19,2 e prentendo seguir Direito na Universidade, sempre gostei da ideia de ir para Coimbra pois tenho familia lá bem como quarto ( o que iria facilitar muito a nível económico) no entanto desde o meu 10 ano que bastantes pessoas me dizem que o curso de Direito em Coimbra já não é o que era e que está muito ultrapassado, é demasiado teórico e que existem universidades bem melhores como o Porto e o Minho, o que me deixa muito indeciso em relação a qual faculdade escolher, podias-me dar a tua perspectiva sobre o curso e sobre as suas vantagens e desvantagens?
Olá, vou dar a minha sincera opinião até porque quando fiz a minha candidatura, também tinha essas dúvidas (apesar de não ter família em Coimbra). Alguns professores também já me disseram que consideravam que o "nosso" curso era mais teórico que os restantes porém também referiam sempre como a exigência não deixa de ser alta. Para além disso, se fores constatar os altos cargos da justiça, normalmente vão rodando entre Coimbra e Lisboa (atualmente a ministra da justiça é professora de Coimbra) e Coimbra também foi disparado a que teve mais candidatos a entrar no centro de estudos judiciário (para a posterior formação para juiz e procurador, sendo que Coimbra teve 24 e depois 16 de Lisboa e 13 de Porto e 2 do Minho ). Assim, não creio, de todo que Coimbra fique para trás das restantes faculdades, até porque nas matérias em que a doutrina/posições se divide(m) é normal contrapôr as posições de Lisboa e Coimbra.
Claro que pode haver desvantagens por haver um foco excessivo na teórica e que tornam o curso até maçante e pesado porém penso que as próprias ordens e o CEJ quando entrares na área que pretenderes poderão te proporcionar melhor essa "experiência". Para além disto tudo, uma coisa que lamento um pouco mas ao mesmo tempo compreendo pela tradição é a distância que às vezes existe entre aluno e professor, sendo necessário chamar como senhor doutor, acabar a aula para ir tirar dúvida, etc... Ainda, lamento também que aqui quase sempre a avaliação é por exame final (sendo o único momento de avaliação do semestre inteiro e que não há aulas obrigatórias) apesar de haver muito raramente uma frequência ou outra.
Enfim, não duvides que ao sair licenciado de Coimbra vais ter tanto ou mais prestígio como noutra faculdade qualquer, pode não ser o lugar mais moderno de sempre mas a diversidade de pensamento nunca vai faltar, desde professores monárquicos a progressistas e gentes de todas juventudes partidárias.