Direito - discussão

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Em falácias para enganar tolos, se forem a buscar as estatísticas do IEFP. Olhem para de onde vêm o pessoal que entra na OA, no CEJ...E depois falamos.

Tens os links das estatísticas, agora fiquei bastante curioso, se conseguires claro, ficaria muito grato.

Tanto não é ridículo que é exatamente o que acontece e nisto estou a excluir os casos do pessoal que vai de Erasmus e vê 17's e 18's a ser convertidos para 14's e 15's.
E com isto não quero dizer que seja descabido que tenham orgulho da vossa Alma Mater, porque não o é. Todos nós devemos ter orgulho do local onde estudamos e do que estudamos porque foi uma escolha que foi feita por nós. Ao levantarmos o pano e permitirmos um breve vislumbre desta realidade não temos por intuito dizer que a nossa faculdade é intrinsecamente melhor do que a vossa só por ter mais história e mais reconhecimento, dizer que o método pedagógico de x e y universidade é melhor que o de w e z é mesmo muito relativo e altamente pessoal, até porque temos de ter em consideração a visão global do panorama. É normal que os professores sejam menos próximos de nós do que são no minho por exemplo, dado que todos os anos entram 334 alunos na fduc e no minho já só entram 70 ou algo do género. No porto só entram 120. Querendo ou não isso é relevante. Assim como o nível de exigência é relevante para as entidades empregadoras. Sobretudo se as entidades empregadoras forem privadas. Há escritórios de advogados que vendo um aluno de Coimbra ou de Lisboa com média final de 13 e um proveniente de outra faculdade mais recente com um 16 preferem o primeiro. E isso não constitui mera lenda urbana. O nível de exigência também é relevante por outros motivos. Quanto mais exigente a avaliação melhor te vais preparar para atingires os teus objetivos dentro da faculdade e isso acaba por ser muito útil em cenários específicos como é o exame de ingresso na ordem dos advogados.
Além disso, um pequeno à parte sem querer desrespeitar ninguém e tendo em conta que todos nós temos experiências pessoais completamente diferentes (e não sendo esta parte diretamente direcionada para ti Gonçalo), acho apenas que quando queremos fazer comparações do género "estou tão melhor agora do que estava na instituição x" devemos ter conhecimento de causa. E isso não se ganha em meio semestre ou um terço de semestre. É isso.
Espero que estejam todos a ter um bom dia e que esta mensagem vos encontre bem dispostos, desejo de ótima continuação, caríssimos colegas.
Acrescentar que muitos colegas meus foram de Erasmus este ano e tiveram 16 a cadeiras que no segundo semestre tiveram 10, portanto...Erasmus é ótimo para subir a média, como se vê.

Boa noite,
Não pretendo ofender ninguém, mas tenho uma leve impressão que o motivo deste tópico existir ser para esclarecer futuros alunos de direito a fazerem a sua escolha de forma razoável e sensata, sendo que estarem para aqui a virem pessoas de outros cursos "mandarem postas de pescada" e a darem a sua opinião em nada ajuda e acrescenta. Se realmente é a vossa intenção ajudar futuros alunos não comentem, pois na minha óptica, só estão a dizer mentiras em relação ao que se trata um curso de direito. Se um aluno realmente quiser saber como a faculdade é no geral existem outros tantos tópicos a esclarecer.

Olá! É assim, eu realmente de Direito percebo 0, falo mais por Enfermagem (poderá ser diferente claro), mas dando apenas um exemplo, no meu estágio de Enfermagem não tive X nota porque segundo o superior 'não se dava mais que X nota', mas não é isso que faz a escola ser uma escola exigente! É o tipo de pessoa que está a lecionar, porque depois concerteza apanhas professores mais benevolentes... Quanto à 'melhor escola do pais' ou aquela que 'dá maior empregabilidade', a minha dizia n vezes isso, se eu acreditava? Acreditava... Se as outras o diziam também? Também.

Agora temos de entender uma coisa, TODAS as escolas, TODOS os cursos, têm as suas dificuldades, têm as suas exigências, claro. No final do curso não saem todos Licenciados em Direito? Claro que sim! Não saem todos iguais? Claro que sim! Eu também pensei que a ESEL me iria garantir mais empregabilidade por ser uma faculdade de 'prestigio', no final? Nas entrevistas tiveram-se a BORRIFAR para saber em que escola me formei, o que eles me avaliaram mais foi - personalidade, capacidade de resposta, currículo, atividades extra-curriculares, presença em seminários.

Mais uma vez digo, falo do que sei na área de Enfermagem, em Direito poderá ser diferente. Coloquei apenas o meu testemunho para terem uma perceção um pouco diferente das coisas. Não podemos generalizar 😉
Post automatically merged:

Respondendo agora às coisas ditas, vale a pena mencionar esta afirmação: "No final do curso não saem todos Licenciados em Direito? Claro que sim! Não saem todos iguais? Claro que sim!".
Não é verdade, no mercado de trabalho as empresas não acham isso, alias a primeira coisa que olham na actualidade é onde o aluno tirou o curso, e de seguida a sua média. Entendo perfeitamente que em medicina é completamente diferente e na realidade todas as faculdades são semelhantes quando se contrata recém licenciados, mas em direito nem de perto funciona dessa maneira.

Vamos por uns pontos nos i's. As faculdades são todas diferentes, de facto. Não podemos negar que uma certa nota numa faculdade X seja mais complicado de atingir que Y (e que um 12 equivalha a um 14, eventualmente). Isto é válido para qualquer curso. A questão é: até que ponto é que isto significa que a qualidade de ensino faculdade X seja melhor que a da faculdade Y? Estarmos a limitar a nota que uma pessoa pode ter a uma cadeira é indicador de qualidade (por exemplo, um 14)? Não. Qualquer buraco de faculdade poderia fazer isto, não quer dizer que a formação seja melhor. Não se gabem por estarem numa faculdade cuja nota máxima é um 13 e a inferiorizar os outros estarem numa em que há 16 e 17. Isto não é indicador de que as pessoas aprendam melhor no primeiro caso, por vezes pelo contrário. A questão do nome da faculdade é uma cena, mas não vamos entrar por aí: o mercado de trabalho é uma coisa esquisita, ainda para mais em direito onde nome é tudo (mais o nome do que propriamente as notas...).

"até que ponto é que isto significa que a qualidade de ensino faculdade X seja melhor que a da faculdade Y? Estarmos a limitar a nota que uma pessoa pode ter a uma cadeira é indicador de qualidade (por exemplo, um 14)? Não."
Deixa-me colocar as coisas desta forma. Tu podes aprender a matéria que das na faculdade sozinho certo? Qual é o motivo de tirares um curso superior de direito, se não é para teres uma licenciatura e poderes praticar?
Respondidas as anteriores perguntas talvez seja mais fácil de entender que tu na verdade estas a tirar um curso para conseguires ir trabalhar numa determinada empresa, e só consegues, ou tens mais facilidade em conseguir esse emprego se tires frequentado a faculdade X. Logo, tu na verdade estas a aprender o máximo que consegues com o objectivo de teres sucesso numa determinada area/coisa, agora pergunto-te se a qualidade do docentes é realmente o mais importante?
É de ressalvar que os docentes da FDUL são de extrema qualidade, não estamos a falar de uma diferença enorme como quis transmitir.

Feliz ou infelizmente, Direito não funciona do mesmo modo que enfermagem. Espero que o curso te tenha corrido bem, btw, é das profissões mais heróicas que existem e não te estou a dizer isto para dizer que há profissões melhores que outras, mas porque tenho plena noção que não é qualquer pessoa que dedica a sua vida a ajudar os outros quando estão mais frágeis/débeis fisicamente (assim como os psicólogos também são pretty bad ass porque a saúde psicológica é mesmo muito underrated mas é das coisas mais importantes que existem). Vejo que estás a estudar Medicina, good luck and may u become a great doctor.
* Fim do off topic*
Direito é uma área muito tradicional e feliz ou infelizmente ainda é muito relevante qual a tua Alma Mater, quem foram os teus mestres. Claro está que podes arguir que se calhar é tudo um raminho de lendas urbanas delicadamente floreado pelos nossos professores e pelos nossos colegas mais velhos que estão já no mercado de trabalho (ou até dos conhecidos dos nossos pais que têm ou trabalham em escritórios ou firmas de advogados) para nos encorajar, mas, honestamente, não me cheira que assim o seja. Há muita coisa a acontecer nos bastidores.
Entendam que Direito é um mundinho à parte sff. Epa, falem daqui a uns bons anos e digam se mantêm a opinião.

Deixa-me colocar as coisas desta forma. Tu podes aprender a matéria que das na faculdade sozinho certo? Qual é o motivo de tirares um curso superior de direito, se não é para teres uma licenciatura e poderes praticar?
Respondidas as anteriores perguntas talvez seja mais fácil de entender que tu na verdade estas a tirar um curso para conseguires ir trabalhar numa determinada empresa, e só consegues, ou tens mais facilidade em conseguir esse emprego se tires frequentado a faculdade X. Logo, tu na verdade estas a aprender o máximo que consegues com o objectivo de teres sucesso numa determinada area/coisa, agora pergunto-te se a qualidade do docentes é realmente o mais importante?
Mas neste caso nem estamos a falar de exigência, mas sim de uma falsa exigência. Limitar notas de uma cadeira a 14 está longe de ser uma boa exigência, longe de ser uma boa maneira de tirar o máximo dos alunos. Os alunos normalmente não aprendem nada com isso, só frustação ou talvez aumento do ego por estar numa faculdade "extremamente exigente", como muitas vezes é o caso de alunos de Direito.

verídico, nunca disse que concordo com o que se pratica na FDUL. Mas a verdade é que é a forma de operar desta faculdade e uma pessoa deve-se adaptar e saber reconhecer. Não é dizer que tudo é igual que se chega a uma consenso. Existem diferenças acentuadas.

Boa noite,
Não pretendo ofender ninguém, mas tenho uma leve impressão que o motivo deste tópico existir ser para esclarecer futuros alunos de direito a fazerem a sua escolha de forma razoável e sensata, sendo que estarem para aqui a virem pessoas de outros cursos "mandarem postas de pescada" e a darem a sua opinião em nada ajuda e acrescenta. Se realmente é a vossa intenção ajudar futuros alunos não comentem, pois na minha óptica, só estão a dizer mentiras em relação ao que se trata um curso de direito. Se um aluno realmente quiser saber como a faculdade é no geral existem outros tantos tópicos a esclarecer.

Não é verdade, no mercado de trabalho as empresas não acham isso, alias a primeira coisa que olham na actualidade é onde o aluno tirou o curso, e de seguida a sua média. Entendo perfeitamente que em medicina é completamente diferente e na realidade todas as faculdades são semelhantes quando se contrata recém licenciados, mas em direito nem de perto funciona dessa maneira.

"até que ponto é que isto significa que a qualidade de ensino faculdade X seja melhor que a da faculdade Y? Estarmos a limitar a nota que uma pessoa pode ter a uma cadeira é indicador de qualidade (por exemplo, um 14)? Não."
É de ressalvar que os docentes da FDUL são de extrema qualidade, não estamos a falar de uma diferença enorme como quis transmitir.
Também não entendo porque vêm para aqui pessoas opinar de uma realidade que não conhecem, enfermagem, medicina, cursos de letras? Quê? Está tudo meio doido? Que tem a ver? Eu vou para os vossos tópicos dar o bitaite sobre como é a vossa realidade? Os meus amigos de muitas engenharias também têm emprego logo, vou dizer que isso é a regra? Fora a questãozinha de andarem noutros tópicos a falar mal das pessoas que aqui comentam, querem um mundo cor de rosa em que as faculdades são todas iguais e ai de mim dizer que um 14 é mais complicado de conseguir que não sei onde? Ok inventem esse mundinho, pois ele não existe. É sim mais complicado. Quando vejo pessoas que SÓ chumbavam aqui a irem para outra (nem digo o nome…) e tirarem 16, uau, génios, os ares lá de cima fizeram bem. Quando eu disse que a escala era cortada aos meus amigos, achavam que exagerava. Direito é um mundo à parte, como foi dito acima, get over it!

Também não entendo porque vêm para aqui pessoas opinar de uma realidade que não conhecem, enfermagem, medicina, cursos de letras? Quê? Está tudo meio doido? Que tem a ver? Eu vou para os vossos tópicos dar o bitaite sobre como é a vossa realidade? Os meus amigos de muitas engenharias também têm emprego logo, vou dizer que isso é a regra? Fora a questãozinha de andarem noutros tópicos a falar mal das pessoas que aqui comentam, querem um mundo cor de rosa em que as faculdades são todas iguais e ai de mim dizer que um 14 é mais complicado de conseguir que não sei onde? Ok inventem esse mundinho, pois ele não existe. É sim mais complicado. Quando vejo pessoas que SÓ chumbavam aqui a irem para outra (nem digo o nome…) e tirarem 16, uau, génios, os ares lá de cima fizeram bem. Quando eu disse que a escala era cortada aos meus amigos, achavam que exagerava. Direito é um mundo à parte, como foi dito acima, get over it!
Achas mesmo que estás numa posição para te queixares do que alguns membros poderão ter dito?
Queres que cite todos os posts onde tu e outros membros se dedicaram a denegrir a imagem de faculdades e implicitamente de quem lá anda, nas quais vocês nem andaram? É que ninguém vos proibiu de darem a vossa opinião, especialmente sobre a vossa faculdade, visto que poderá ser útil aos estudantes. Agora dedicarem-se a enumerar como outras faculdades são "mais fracas" parece-me passar dos limites daquilo que o Uniarea pretende e o argumento do "deixemo-nos do politicamente correto" parece, francamente, fraco.

Sem querer aguçar mais a discussão, vou entrar em Direito este ano e esta conversa ainda me fez ter mais medo do que já tinha antes...
Medo de? 😁 Esta discussão pouco é relevante, vale o que vale. Pensa nos milhares estudantes de Direito do país que não dão importância ao que foi abordado aqui e apenas estão focados em concluir o curso com o maior sucesso possível.
Esquece isso, estuda muito, aproveita o curso e vamos com tudo!

Editado por um moderador:
Este tópico não deveria servir para criar desunião entre membros, que é o que está aqui a acontecer. Deixemos de lado este debate infrutífero, que em nada acrescenta à comunidade do Uniarea, e foquemo-nos no que é mais proveitoso, tanto para os novos caloiros de direito quanto para os restantes membros. Todos ganhamos ao não alimentar mais esta discussão, que ao princípio até poderia ser interessante, mas que se tornou geradora de conflitos desnecessários.
Desejo a todos uma noite tranquila, bem como um ambiente mais relaxado por estas bandas ✨

Medo de? 😁 Esta discussão pouco é relevante, vale o que vale. Pensa nos milhares estudantes de Direito do país que não dão a importância ao que foi abordado aqui e apenas está focado em concluir o curso com o maior sucesso possível.
Esquece isso, estuda muito, aproveita o curso e vamos com tudo!
Obrigada 😊
Mas com esta discussão sobre o prestígio das faculdades fiquei com medo que mais tarde no mercado de trabalho venha a ter muitos problemas devido a de onde venho, e não queria nada pensar assim pois estou super entusiasmada em entrar para o curso que quero!

Obrigada 😊
Mas com esta discussão sobre o prestígio das faculdades fiquei com medo que mais tarde no mercado de trabalho venha a ter muitos problemas devido a de onde venho, e não queria nada pensar assim pois estou super entusiasmada em entrar para o curso que quero!
Confia que no que te tens mais de focar é no trabalho, na consistência e na disciplina para conseguires as melhores notas possíveis.
Não sei em que faculdade vais ingressar (não menciones, ainda és comida viva!) jk, podes dizer se quiseres. Se aliares uma boa média, seja em que faculdade for, e mostrares ter integridade e seres boa no que fazes, conquistando e persuadindo as entidades empregadoras , pensa que em princípio não terás problema algum no mercado de trabalho. Agora o que menos precisamos é desânimo antes do curso.
Muita boa sorte e bom trabalho para ti!

Obrigada 😊
Não podes pensar assim. Pensa antes que as opiniões que aqui ouviste são gotas de água num oceano e tenta retirar o que de produtivo há. 🤗

Confia que no que te tens mais de focar é no trabalho, na consistência e na disciplina para conseguires as melhores notas possíveis.
Não sei em que faculdade vais ingressar (não menciones, ainda és comida viva!) jk, podes dizer se quiseres. Se aliares uma boa média, seja em que faculdade for, e mostrares ter integridade e seres boa no que fazes, conquistando e persuadindo as entidades empregadoras , pensa que em princípio não terás problema algum no mercado de trabalho. Agora o que menos precisamos é desânimo antes do curso.
Muita boa sorte e bom trabalho para ti!
Não podes pensar assim. Pensa antes que as opiniões que aqui ouviste são gotas de água num oceano e tenta retirar o que de produtivo há. 🤗
Obrigada! 🥰

Obrigada 😊
Que nada do que aqui foi dito te retire o entusiasmo! Entre as páginas anteriores, vais encontrar várias posições sobre a questão do prestígio da instituição. Isso pode ser, ou não, relevante para ti. O que aqui me importa enquanto estudante é auxiliar quem queira ingressar (através da minha experiência) em geral, e com a minha opinião.
Mas não há motivo nenhum para teres receio. Reitero o que disse: qualquer instituição de ensino superior pública de te vai proporcionar ensino de qualidade. Se a isso juntares trabalho árduo, vais ser uma excelente jurista.

Achas mesmo que estás numa posição para te queixares do que alguns membros poderão ter dito?
Queres que cite todos os posts onde tu e outros membros se dedicaram a denegrir a imagem de faculdades e implicitamente de quem lá anda, nas quais vocês nem andaram? É que ninguém vos proibiu de darem a vossa opinião, especialmente sobre a vossa faculdade, visto que poderá ser útil aos estudantes. Agora dedicarem-se a enumerar como outras faculdades são "mais fracas" parece-me passar dos limites daquilo que o Uniarea pretende e o argumento do "deixemo-nos do politicamente correto" parece, francamente, fraco.

Parece-te fraco porque tu, e nem é para te "ofender", entre muitos outros, não sabem a realidade das coisas. Tanto eu como os meus colegas que deram a sua opinião neste sentido estão na área, sabem o que ouvem, sabem o que veem. Então, só por não termos andado não podemos dizer o que pessoas que recrutam dizem? O que está a ter peso no mercado? Não, claro, porque é tudo igual, e haver diferenças é contra a ordem natural das coisas...Tal como tu não estás numa posição para tentar puxar brasas à sardinha num certo sentido só porque dá mais jeito ao fórum. O fórum devia ser para esclarecer as pessoas, não para dar uma ideia de igualdade quando ela não reflete a realidade. Por amor de deus, aprendam a interpretar. Ninguém quer denegrir faculdades, nem as pessoas (cada um faz as suas escolhas e cada um tem os seus motivos), apenas dizer que atualmente é assim que se passam as coisas. Como disse antes, eu ou alguém, sinceramente já nem me lembro, não estamos a dizer que o ensino é pior, estamos a dizer que cá fora o ensino parece pior. Se isto pode mudar daqui a uns anos? Claro que pode, se calhar até vai! Mas atualmente é assim. Os futuros estudantes têm sim de ter noção que não é só ir, é também para onde se vai. Claro que nem todos os estudantes da FDUC/FDUL são brilhantes, nem todos vão ser bons juristas. Ninguém está a dizer que as outras faculdades formam maus juristas, sequer, duvido muito que não saiam de lá bons juristas. Depois de muito bater no mesmo e vendo a falta de capacidade interpretativa que por aqui se vê, ou falta de capacidade para entender/aceitar a realidade, fiquem descansados, já começa a cansar esta discussão toda sem levar a lado algum. Tenham em consideração o que aqui foi dito, não tenham, é convosco. Cada um sabe de si. Mas por favor, não tentem fazer do fórum um sitio de politicamente corretos em que a opinião que tem mais aceitação é aquela tenta fazer parecer as coisas mais bonitas do que elas são, mesmo de quem não sabe do que fala. Dou só um conselho, se não sabem como as coisas são, não sabem. Eu não sei qual é o panorama de mercado de alguns cursos, vou opinar sobre eles? Não me parece. Não foi o que aconteceu aqui, em que se meteram pessoas que não têm qualquer experiência no assunto e puxaram brasas à sardinha que mais convinha.

Dou por encerrada esta discussão da minha parte, resto de boa noite.

Bom dia! Realmente não o fiz com intenção de maldade, fi-lo no sentido de mostrar outra perspetiva. Mas dou-te razão, realmente eu de Direito entendo 0 e, portanto, não tinha que me vir intrometer falando de áreas que em nada têm a haver. Aproveito para pedir desculpas a todos, se em algum momento vos 'ofendi'. Resto de um bom dia para toda a gente e como dizem, vamos estar zen 🤗

Bom dia! Realmente não o fiz com intenção de maldade, fi-lo no sentido de mostrar outra perspetiva. Mas dou-te razão, realmente eu de Direito entendo 0 e, portanto, não tinha que me vir intrometer falando de áreas que em nada têm a haver. Aproveito para pedir desculpas a todos, se em algum momento vos 'ofendi'. Resto de um bom dia para toda a gente e como dizem, vamos estar zen 🤗
Nada a haver? 😂 Estás desculpada! Não ofendeste, não te preocupes com isso.

Status
Não está aberto para novas mensagens.