Direito: FDUL ou FDUNL 2022

joaoacf17

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2022
Boa tarde, sou um aluno do secundário que para o ano quer ingressar o Ensino Superior, em Direito.
O meu problema é o seguinte: sei o que quero, mas não sei para onde vou. Estou indeciso entre a Clássica e a Nova e, portanto procuro um testemunho da Nova que me posso responder a umas questões, dado que já tenho vários testemunhos da Clássica. Se houver aí um alguém que tenha frequentado ambas seria o melhor. Mandem mensagem no privado pfv :D

Martacfern

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2020
Boa tarde, sou um aluno do secundário que para o ano quer ingressar o Ensino Superior, em Direito.
O meu problema é o seguinte: sei o que quero, mas não sei para onde vou. Estou indeciso entre a Clássica e a Nova e, portanto procuro um testemunho da Nova que me posso responder a umas questões, dado que já tenho vários testemunhos da Clássica. Se houver aí um alguém que tenha frequentado ambas seria o melhor. Mandem mensagem no privado pfv :D
Olá! Também estou na mesma situação que tu e agradecia imenso se me pudesses mandar esses testemunhos da Clássica e da Nova! Obrigada :)

• Like
Reactions: Dalila003
Matrícula
10 Fevereiro 2019
O que me disseram, que me agradou imenso, foi:
- prestigio;
- preparação/exigência;
- ter cursos intensivos de inglês que te podem fazer ter uma pós graduação com um trabalho final;
- a Associação Académica e o seu peso político;
- Os clubes, principalmente um de simulação das Nações Unidas;
- Ter avaliação contínua e orais.
Acho que a fdul, pelo que me contam, peca é em ter tetos de nota e os professores serem tão distantes. Mas, de resto, parece ótima.
Post automatically merged:

Same situation!! Mas, já agora, porquê a inclinação? Que te contam?? (Estou a fazer coleção de opiniões para tomar a decisão final :p)
Que outros fatores ouviste falar?

• Like
Reactions: Jay Pritchett

joaoacf17

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2022
O que me disseram, que me agradou imenso, foi:
- prestigio;
- preparação/exigência;
- ter cursos intensivos de inglês que te podem fazer ter uma pós graduação com um trabalho final;
- a Associação Académica e o seu peso político;
- Os clubes, principalmente um de simulação das Nações Unidas;
- Ter avaliação contínua e orais.
Acho que a fdul, pelo que me contam, peca é em ter tetos de nota e os professores serem tão distantes. Mas, de resto, parece ótima.

Que outros fatores ouviste falar?
Hmm pois... é consensual que o método é mais tradicional, menospreza áreas emergentes do direito, ao contrário da nova. Sei por fontes que empresas e sociedades de advogados de topo têm maior percentagem de formados na clássica (o que não quer dizer que seja melhor, apenas pode significar que a clássica licencia mais alunos). Ouvi dizer que a fdul tem nos planos curriculares áreas mais procuradas (isto se já tiveres advocacia como caminho definido). As festas são das melhores!!! Depois tens os contrapontos, para mim um dos mais relevantes é o ambiente. Dizem que é o tóxico e competitivo. Atenta que cada um tem a sua própria experiência, são apenas opiniões e nenhuma delas me é vinculativa. É praticamente o que sei :/

LԐoɳor

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
10 Agosto 2018
Curso
Direito
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Bem...é óbvio que muitas ideias que têm da NOVA estão erradas ou desatualizadas.

Prestígio? É claro que a FDUL tem mais, afinal existe desde o início do século XX, enquanto que a NOVA tem pouco mais de 25 anos de história. Não é justo sequer comparar.

Preparação/exigência? Se consideram que um professor não dar mais do que uma certa nota porque é assim que acha bem, é ser exigente, então sim a FDUL é ridiculamente exigente. No entanto a NOVA, não é um curso para andar a passear, as avaliações estão bem mais contínuas (rara é a cadeira que não tem pelo menos um teste ou apresentação ao longo do semestre), para ajudar a tirar o peso da avaliação final por exames.

Temos um grande leque de cadeiras em Inglês (chegam a ser metade das cadeiras de cada semestre), e é necessário ter um nível mínimo de B2 para fazer o curso nesta faculdade (ou trazem certificado, ou fazem um exame de Inglês na própria faculdade). Temos muitos acordos com faculdades estrangeiras que permitem fazer mobilidade e usar créditos feitos fora do país para completar o número necessário de créditos necessários para acabar o curso.

Aqui os professores preocupam-se contigo (também porque em vez de quase 500 alunos, somos 100 por ano), e mesmo que tal não acontecesse ou fosse o oposto (um professor não ir com a tua cara), os exames são todos anónimos. Logo, nenhum professor sabe que exame está a corrigir, não te pode prejudicar ou beneficiar.

Uma das cadeiras (Direito da União Europeia) é feita, tradicionalmente, através da realização de mootcourt. Pode mudar este ano que vem? Pode, mas neste momento é assim que se faz. E, se fores associado da ELSA NOVA, eles também fazem alguns mootcourts por ano para poderes participar.

A única queixa que tenho da minha faculdade são os serviços académicos, que por vezes demoram muito tempo a responder, ou a quantidade de melhorias permitidas (8 melhorias ao longo dos 4 anos de curso).

O facto é: uma faculdade com muitas mais dezenas de anos de história do que outra, vai sempre ser vista como tendo mais prestígio e por isso mais oportunidades futuras de emprego.

Se alguém tiver mais dúvidas da NOVA: enviem mensagem privada, estou disponível para responder. 😉

joanaa.ffernands

Membro Caloiro
Matrícula
24 Outubro 2020
Curso
Direito
Instituição
fdul
alô, eu estou na clássica, se tiveres alguma dúvida, tenho todo o gosto em esclarecer ;))

alô, eu estou na clássica, se tiveres alguma dúvida, tenho todo o gosto em esclarecer ;))
e vale para todos os que quiserem também

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro

Aidiana

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2020

e vale para todos os que quiserem também
Olá. Fui ao open day da fdul neste ano e adorei. O espaço é muito bom, e até tivemos um cheirinho do que é a constituição e um exemplo daquilo que é uma aula prática. A minha primeira opção é direito na clássica. Sei que todos os cursos têm a sua dificuldade, mas ouvi dizer que nesta faculdade é MUITO difícil ter boas notas e que o ambiente de competividade pode ser um pouco tóxico. Queria saber um pouco da tua experiência, e se esses rumores são verdade. Tmb pretendo começar a tirar a carta, será que é possível equilibrar isso com as aulas?

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro
Matrícula
10 Fevereiro 2019
Olá. Fui ao open day da fdul neste ano e adorei. O espaço é muito bom, e até tivemos um cheirinho do que é a constituição e um exemplo daquilo que é uma aula prática. A minha primeira opção é direito na clássica. Sei que todos os cursos têm a sua dificuldade, mas ouvi dizer que nesta faculdade é MUITO difícil ter boas notas e que o ambiente de competividade pode ser um pouco tóxico. Queria saber um pouco da tua experiência, e se esses rumores são verdade. Tmb pretendo começar a tirar a carta, será que é possível equilibrar isso com as aulas?
tbm vou colocá-la em primeira opção 😃