Bem...é óbvio que muitas ideias que têm da NOVA estão erradas ou desatualizadas.
Prestígio? É claro que a FDUL tem mais, afinal existe desde o início do século XX, enquanto que a NOVA tem pouco mais de 25 anos de história. Não é justo sequer comparar.
Preparação/exigência? Se consideram que um professor não dar mais do que uma certa nota porque é assim que acha bem, é ser exigente, então sim a FDUL é ridiculamente exigente. No entanto a NOVA, não é um curso para andar a passear, as avaliações estão bem mais contínuas (rara é a cadeira que não tem pelo menos um teste ou apresentação ao longo do semestre), para ajudar a tirar o peso da avaliação final por exames.
Temos um grande leque de cadeiras em Inglês (chegam a ser metade das cadeiras de cada semestre), e é necessário ter um nível mínimo de B2 para fazer o curso nesta faculdade (ou trazem certificado, ou fazem um exame de Inglês na própria faculdade). Temos muitos acordos com faculdades estrangeiras que permitem fazer mobilidade e usar créditos feitos fora do país para completar o número necessário de créditos necessários para acabar o curso.
Aqui os professores preocupam-se contigo (também porque em vez de quase 500 alunos, somos 100 por ano), e mesmo que tal não acontecesse ou fosse o oposto (um professor não ir com a tua cara), os exames são todos anónimos. Logo, nenhum professor sabe que exame está a corrigir, não te pode prejudicar ou beneficiar.
Uma das cadeiras (Direito da União Europeia) é feita, tradicionalmente, através da realização de mootcourt. Pode mudar este ano que vem? Pode, mas neste momento é assim que se faz. E, se fores associado da ELSA NOVA, eles também fazem alguns mootcourts por ano para poderes participar.
A única queixa que tenho da minha faculdade são os serviços académicos, que por vezes demoram muito tempo a responder, ou a quantidade de melhorias permitidas (8 melhorias ao longo dos 4 anos de curso).
O facto é: uma faculdade com muitas mais dezenas de anos de história do que outra, vai sempre ser vista como tendo mais prestígio e por isso mais oportunidades futuras de emprego.
Se alguém tiver mais dúvidas da NOVA: enviem mensagem privada, estou disponível para responder.