FDUL Direito - FDUL

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Bom dia. Gostaria de saber se o curso de direito na universidade de Lisboa é bom, ou se é pior do que por exemplo direito em Coimbra.
Obrigada

Ana92

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Já tive nas duas (fiz um ano em Coimbra) e as diferenças são enormes. Em Coimbra as aulas são mais teóricas, é mais fácil obteres boas notas mas também não ficas com grande preparação a nível prático. Na Clássica, existem muito bons alunos é uma realidade mas a maioria tem notas péssimas, o curso é muito mais exigente contudo, tens aulas teóricas e práticas em que as turmas são pequenas e são resolvidos casos práticos. Seja qual for a tua escolha o importante é que estejas disposta a estudar muito mesmo! Qualquer dúvida sobre a clássica pergunta!

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Já tive nas duas (fiz um ano em Coimbra) e as diferenças são enormes. Em Coimbra as aulas são mais teóricas, é mais fácil obteres boas notas mas também não ficas com grande preparação a nível prático. Na Clássica, existem muito bons alunos é uma realidade mas a maioria tem notas péssimas, o curso é muito mais exigente contudo, tens aulas teóricas e práticas em que as turmas são pequenas e são resolvidos casos práticos. Seja qual for a tua escolha o importante é que estejas disposta a estudar muito mesmo! Qualquer dúvida sobre a clássica pergunta!
Muito obrigada ;)

luna77

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Uma conhecida minha que esteve em Coimbra e em Lisboa diz que é ao contrário, que as notas em Coimbra são mais puxadas de tirar...Deve depender de cada aluno então.

Ana92

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Uma conhecida minha que esteve em Coimbra e em Lisboa diz que é ao contrário, que as notas em Coimbra são mais puxadas de tirar...Deve depender de cada aluno então.
Frequentei o 1ºano em ambas porque decidi repetir até porque algumas cadeiras são diferentes, passei de uma média de 16 para 11, e não falo apenas por mim, falo por muita gente que conheço, mas claro que cada um tem a sua opinião e cada caso é um caso

• Like
Reactions: luna77

joao1234567

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Vou para direito na classica...devo preparar me para o pior?

joao1234567

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Olá, Ana!
Como é viver em Lisboa?
Gostas do curso?
As praxes , em Lisboa, são de algum modo problemáticas?
Se puderes responder, fico grato.
:)

Ana92

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Boas!

Como é que são as praxes na FDUL?
Na FDUL duram 1 dia, a partir da 1ºsemana as aulas começam a sério, é impossível haver mais dias de praxe. No 1º dia fazem-se as coisas tradicionais, jogos e actividades (levar roupa desportiva e que se possa sujar). Nos dias seguintes são feitas algumas actividades como o baptismo do caloiro, idas ao banco alimentar fazer voluntariado... Mas praxe é mesmo só no primeiro dia.

Última edição:

Ana92

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Olá, Ana!
Como é viver em Lisboa?
Gostas do curso?
As praxes , em Lisboa, são de algum modo problemáticas?
Se puderes responder, fico grato.
:)

Eu moro nos arredores de Lisboa mas é uma cidade óptima, tanto de dia como de noite é fantástica, tem lugares históricos, sítios modernos, muita diversão, só quanto ao espírito académico é que não há muito (comparando com Coimbra por exemplo), quanto a alojamento os valores são mais elevados do que no resto do país. Não sei como é a praxe das outras faculdades mas na fdul não é nada mesmo problemática, dura 1 dia em que são feitos jogos e actividades, dá para conhecer muita gente e por isso acho que é importante ir.
É um curso muito trabalhoso e especialmente na fdul, mas, se gostares mesmo de Direito, isso não é nada. Eu pessoalmente adoro o curso, a partir do 1ºano então cada vez gostei mais, as cadeiras vão sendo cada vez mais interessantes e isso ajuda bastante à motivação! Se não deixares as coisas acumularem e estudares desde o início não vão haver problemas decerto.

joao1234567

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Eu moro nos arredores de Lisboa mas é uma cidade óptima, tanto de dia como de noite é fantástica, tem lugares históricos, sítios modernos, muita diversão, só quanto ao espírito académico é que não há muito (comparando com Coimbra por exemplo), quanto a alojamento os valores são mais elevados do que no resto do país. Não sei como é a praxe das outras faculdades mas na fdul não é nada mesmo problemática, dura 1 dia em que são feitos jogos e actividades, dá para conhecer muita gente e por isso acho que é importante ir.
É um curso muito trabalhoso e especialmente na fdul, mas, se gostares mesmo de Direito, isso não é nada. Eu pessoalmente adoro o curso, a partir do 1ºano então cada vez gostei mais, as cadeiras vão sendo cada vez mais interessantes e isso ajuda bastante à motivação! Se não deixares as coisas acumularem e estudares desde o início não vão haver problemas decerto.
Muito obrigado!
Esclareceste me totalmente!
Posso saber em que ano estás?
Fiquei um pouco preocupado quando disseste que passaste de media de 16 para 11, mas tenho esperança que tudo corra bem...

Ana92

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Muito obrigado!
Esclareceste me totalmente!
Posso saber em que ano estás?
Fiquei um pouco preocupado quando disseste que passaste de media de 16 para 11, mas tenho esperança que tudo corra bem...
Vou para o 4º. Isso ocorreu porque não tinha método de estudo, tanto no secundário como em coimbra, estudei 1 semana antes dos testes/exames e resultou sempre, cheguei à fdul e uma semana não chegou claramente, cheguei inclusive a chumbar a cadeiras e ir a exames de recurso. A partir daí organizei-me, comeci a estudar praticamente todos os dias e subi a média. Com esforço tudo se consegue! É preciso é não deixar tudo para a última que aqui definitivamente não resulta

• Like
Reactions: joao1234567

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Olá Ana :)
Estás na FDUL certo? Eu tive a ver o plano curricular e pelo que vi e pelo que me disseram o curso centra-se muito na parte da fiscalidade e economia, em relação a outras universidades. Eu ainda nao sei, mas estava a pensar mais numa area de direito internacional ou direito criminal, será que por ter cadeiras mais contabilisticas isso pode prejudicar futuramente no mestrado?
obrigada

joao1234567

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Vou para o 4º. Isso ocorreu porque não tinha método de estudo, tanto no secundário como em coimbra, estudei 1 semana antes dos testes/exames e resultou sempre, cheguei à fdul e uma semana não chegou claramente, cheguei inclusive a chumbar a cadeiras e ir a exames de recurso. A partir daí organizei-me, comeci a estudar praticamente todos os dias e subi a média. Com esforço tudo se consegue! É preciso é não deixar tudo para a última que aqui definitivamente não resulta
Muito Obrigado, Ana!
Ainda poderás ser minha madrinha, sabe se lá...o mundo é pequeno! (ahahah)
O pessoal é muito dado a festas e jantares frequentes? Ou as pessoas centram se, como é suposto, mais no curso em si?
Uma coisa que me preocupa é o facto de ao abrirem 480 vagas implicar que as turmas sejam imensamente grandes..confirmas, Ana?
O professor Marcelo Rebelo de Sousa lecciona na fdul, não lecciona?

• Like
Reactions: Cecília

swt

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2015
Boa noite. Gostava de saber algumas opiniões. Acham que a média na FDUL vai subir ou descer? E em relação ao regime pós-laboral, alguém me pode dar uma opinião? obrigada!

• Like

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Boa noite. Gostava de saber algumas opiniões. Acham que a média na FDUL vai subir ou descer? E em relação ao regime pós-laboral, alguém me pode dar uma opinião? obrigada!
vou responder so para acompanhar as respostas xb

Ana92

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Olá Ana :)
Estás na FDUL certo? Eu tive a ver o plano curricular e pelo que vi e pelo que me disseram o curso centra-se muito na parte da fiscalidade e economia, em relação a outras universidades. Eu ainda nao sei, mas estava a pensar mais numa area de direito internacional ou direito criminal, será que por ter cadeiras mais contabilisticas isso pode prejudicar futuramente no mestrado?
obrigada
Sim estou! Tanto na fdul como em Coimbra, o ensino é mais para a parte clássica do direito tal como direito criminal, é a área mais forte. Na fdul tens ao longo de todo o curso 2 cadeiras (economia e finanças) mas que são teóricas e completamente ligadas ao direito, servem para compreender muita coisa na actualidade e são as cadeiras mais fáceis do curso. Outras económicas apenas são optativas e só as escolhe quem quer seguir esta área. Quanto do ao direito Internacional, é focado na fdul mas não com a mesma intensidade, na nova é mais por exemplo . Mas a parte penal/criminal é mesmo o ponto forte da fdul, até porque a faculdade não evoluiu muito e continua presa a essas áreas, só recentemente é que se abriu portas ao direito Internacional!

• Like