Direito FDUNL ou FDUC

maria67

Membro Caloiro
Matrícula
4 Novembro 2023
Mensagens
1
Olá!! Estou neste momento no terceiro período do 12º ano e sei que quero seguir a área de direto, mas ainda estou indecisa em relação a que faculdade escolher. Descartei as faculdades do Porto e do Minho, pois têm médias altas, que estão fora do meu alcance e no momento estou principalmente indecisa entre a nova e a FDUC.
Por um lado, a nova atrai-me muito, pois parece-me ter uma vertente mais prática, o que é importante para a formação de um bom profissional e um modo de ensino mais inovador em relação às restantes faculdades de direito. Também gosto do facto de a nova focar-se também no direito internacional e não apenas no direito português, o que é ótimo caso um dia considere trabalhar no estrangeiro. Pelo que tenho pesquisado, também percebi que a nova tem um ambiente menos competitivo e as relações entre os professores e os alunos são geralmente mais próximas, devido ao menor número de vagas. No entanto, preocupa-me o facto de algumas cadeiras importantes não serem obrigatórias e assusta-me o custo de vida em Lisboa, principalmente a parte do alojamento.
Por outro lado, estou a considerar direito em Coimbra, pois é uma faculdade com um grande prestígio e que encontra-se sempre em ótimas posições nos rankings internacionais e na verdade, são lá que são formados a maioria dos "grandes nomes" do mundo do direito. Pelo que percebi em Coimbra o curso de direito é bastante teórico e o ensino é mais antiquado, o que não me agrada tanto. Embora me pareça um curso bastante exigente, tenho a ideia de que prepara muito bem os alunos para o mercado de trabalho. Também gosto muito da cidade de Coimbra, pois tem uma grande tradição e vida académica e acredito que acaba por ser muito mais acessível do que Lisboa.
Caso não consiga entrar em Coimbra nem na nova, talvez considere a clássica de Lisboa, apesar de o seu ambiente não me agradar tanto, também me parece que prepara bons juristas.
Se alguém andar na FDUNL ou na FDUC gostava muito de saber as vossas experiências e opiniões.
Muito obrigada pela atenção,
Maria