FDUNL Direito - FDUNL

Patrícia

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2015
Boa tarde a todos!
Entrei este ano no curso de Direito na Faculdade De Lisboa. A minha ideia inicial era entrar no curso de Ciência Política e Relações Internacionais na Nova, algo que viria a não acontecer.
Apesar de estar a gostar do curso, não estou a gostar tanto da universidade. Sair de Lisboa está fora de questão porque tenho lá casa. Queria perguntar se alguém estaria disponível para me falar da Universidade Nova (Direito): como é o ambiente, o método de avaliação, os professores..., pois estou a ponderar tentar pedir transferência para o ano. Desde já, muito obrigada pela atenção.

Última edição:
Olá! Quero ir para direito, mas ainda estou a decidir a universidade, contudo estou muito inclinada para a Nova. Queria saber a opinião de alguém que a frequente, para formar uma ideia. Alguém me pode ajudar?

• Like
Reactions: Iara Filipa
Boa tarde,

Eu frequentei tanto a FDUL quanto a FDUNL, tendo mudado da primeira para a segunda precisamente por não gostar da clássica. O ambiente na Nova é excelente, pareceu-me bem menos pesado e competitivo do que na clássica; mas claro que há pessoas de todo o tipo como em todo o lado. O método de avaliação (pelo menos na altura) é bastante diferente do da clássica, sendo que fazes todas as cadeiras por exame final, podendo realizar trabalhos ao longo do semestre que servirão como "bónus" na tua classificação final, mas o exame final é o principal. Os professores não creio que devam algo ao nível da competência e currículo aos da clássica, e muitos deles são bastante mais acessíveis.

A minha impressão da Nova é bastante positiva, recomendo.

Muito, muito obrigada pela opinião, ajudou muito, até porque não tinha nunca conseguido falar com ninguém da Nova. Só mais uma pergunta, ao nível de empregabilidade há quem diga que é pior por ser menos conceituada que a FDUL e a FDUC, sente-se mesmo isso ou é só um mito?

• Like
Reactions: Bateau Ivre
Desconheço os níveis de empregabilidade da FDUL e da FDUC, mas parece-me que o principal fator é o teu trabalho e as tuas capacidades. Eu não concluí o curso, cheguei à conclusão que o que gosto mesmo é de música e aventurei-me, felizmente, mas tenho ex-colegas de curso em grandes sociedades de advogados, outros professores em faculdades como Oxford ou Harvard, outros em pequenos escritórios, outros desempregados, mas se te empenhares realmente e te focares nos teus objetivos (um curso de Direito "dói", mesmo que gostes), não me parece que tenhas problemas no mercado de trabalho, mesmo que isso não seja um mito (mas parece-me que é).

• Like
Reactions: Catarina Duarte
Eu acabei a minha licenciatura em direito na Nova há pouco tempo. E posso dizer-te que isso não é verdade! Tal como disse o Diogo a taxa de empregabilidade da Nova é bastante alta, até mesmo mais do que a da Clássica ou de Coimbra.

Boa sorte!

Já que existe um tópico sobre Direito na FDUNL aproveito para perguntar:
1- O que pretendes fazer após a licenciatura? Ou achas importante e necessário tirar um mestrado?
2- Qual é o teu método de estudo durante a licenciatura?
3- Para se ser um profissional na área tem que se ter mestrado?
4- Como está o mercado de trabalho para os licenciados em Direito?
5- Não te arrependes de não ter escolhido outro curso?
6- Como funcionam as cadeiras em inglês

• Like
Reactions: Isa
1- O que pretendes fazer após a licenciatura? Ou achas importante e necessário tirar um mestrado?

Também gostava que nos esclarecessem!

Vou tentar responder às questões o melhor possível, uma vez que, como referi, não concluí o curso.

1- Eu pretendia seguir a magistratura. Acho importante, aliás necessário, tirar um mestrado após a licenciatura, pelo menos para quem quer seguir profissões na área do Direito, visto que, neste momento, precisas de mestrado tanto para entrar na ordem dos advogados quanto para a magistratura. Porém, ainda podes fazer muita coisa só com a licenciatura, Direito é um curso abrangente.
2- O meu método de estudo talvez não seja o mais aconselhável: estudava 2-3 dias antes dos exames, mas até conseguia bons resultados.
3- Penso que só não precisas de mestrado para trabalhar na área dos Registos e Notariado. Com a licenciatura és apenas jurista.
4- O mercado não está muito bom, mas a Susana talvez possa responder melhor do que eu a essa questão porque, como disse, eu não concluí o curso. Não está fácil mas, como em todos os cursos, se fores realmente bom e te destacares arranjas trabalho com relativa facilidade.
5- Eu arrependi-me, tanto que abandonei o curso. Cheguei à conclusão que não era o que queria realmente.
6- Tens duas ou três cadeiras em inglês ao longo do curso (political science, international relations, legal anthropology acho) e um teste de inglês no início para averiguar o teu nível de competência na língua. Se ele for muito baixo, tens aulas de inglês durante o primeiro ano. As cadeiras em inglês, na altura em que frequentei o curso, eram lecionadas em inglês, mas podias realizar o exame em português, sendo os trabalhos também em inglês.

Espero ter ajudado.

Última edição:
Olá a todos, mais uma vez! Estando o momento a aproximar-se começam a surgir dúvidas na minha cabeça... são questões um pouco parvas mas quero saber o mais que conseguir! Sei que em Coimbra os pais nem sequer podem ir com os filhos quando estes se vão matricular, porque começa logo a haver as cenas dos padrinhos, e praxes, essas coisas... Também sei que a primeira semana lá é muito baseada nisso. E na nova, o que devo esperar? Há padrinhos? Há praxes? Na primeira semana começa-se logo a sério ou...?

• Like
Reactions: André Neves
Olá a todos, mais uma vez! Estando o momento a aproximar-se começam a surgir dúvidas na minha cabeça... são questões um pouco parvas mas quero saber o mais que conseguir! Sei que em Coimbra os pais nem sequer podem ir com os filhos quando estes se vão matricular, porque começa logo a haver as cenas dos padrinhos, e praxes, essas coisas... Também sei que a primeira semana lá é muito baseada nisso. E na nova, o que devo esperar? Há padrinhos? Há praxes? Na primeira semana começa-se logo a sério ou...?

Quando te fores matricular, não há problema nenhum em os teus pais irem! Certamente te mostrarão a faculdade, vão te ajudar a fazeres matrículas, dar algumas dicas e conselhos.
A nível de praxes dura uma semana e o que te posso dizer é que, por ser uma faculdade pequena, onde apenas entram cento e pouco alunos por ano, o seu objectivo é que conheças a tua turma e alunos mais velhos que te vão certamente ajudar ao longo do curso. A praxe é calminha, não há abusos, nem nunca houve e caso não te sintas à vontade de fazer o que quer que seja, simplesmente não fazes, mas acredita em mim, é uma praxe que apela ao convívio e aconselho-te seriamente a ires.
De resto, padrinhos e tudo mais, depende de ti, escolhes se quiseres e quem quiseres.
A primeira semana é calminha, não vais ter o andamento que tens ao longo do semestre, os professores são compreensíveis e vão fazer com que a transição secundário - faculdade seja a mais adequada possível. Mas não contes ter muitas aulas a sério logo nos primeiros dias.
Alguma dúvida ou pergunta, está à vontade.

Acho que sim, em princípio, estamos safos. A nota de português desceu ligeiramente e as notas de Filosofia e História não subiram muito. Mas eu sou assim, mesmo que as coisas estejam bem encaminhadas, como é o caso, prefiro esperar para ver. A mim o que me safou foi Filosofia porque a Português tive bem abaixo da minha nota interna. Mas, de qualquer das maneiras, colega, espero eu, boa sorte! Foste a primeira que descobri ,aqui no forúm, que fez a mesma opção do que eu. Estava a ver que tinha concorrido sozinho, ahaha.

Pois, muita gente para a clássica, pouca para a Nova. Já é o habitual. Mas no meu caso, como venho das Socioeconómicas, ainda menos gente que fez a opção de Direito conhecia.